quarta-feira, 27 de julho de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #35 (Ano 2016).


O inesperado.

Errei - Pela primeira vez em todos esses anos que analiso o TOC, não consegui prever um mangá sendo cancelado ou encerrado - Os editores conseguiram me surpreender com um encerramento natural inesperado, mesmo que eu já tenha tido que o mangá estava chegando ao fim. Sim, estou comentando sobre o encerramento natural de "Nisekoi". Agora, sem mais delongas, vamos analisar e discutir as consequências desse encerramento. 

TOC Weekly Shonen Jump #35 (01/08)
Yakusoku Neverland (Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série)
01 - Boku no Hero Academia
02 - ONE PIECE
Black Clover (Página Colorida)
03 - Haikyuu!!
04 - Gintama
PSI Kusuo Saiki / Saiki Kusuo no Psi-nan (Página Colorida)
05 - Shokugeki no Souma
06 - World Trigger
07 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
08 - Kimetsu no Yaiba
09 - Hinomaru Zumou
10 - Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan 
11 - Sesuji wo Pin! to
12 - Toriko
13 - Samon-Kun wa Summoner
14 - Nisekoi
15 - Kochikame
16 - BLEACH
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição #36-37:
Capa: Heróis da WSJ
Página Colorida de Abertura: ONE PIECE

Página Colorida: Yakusoku Neverland, BORUTO.
Página Colorida de Encerramento: BLEACH e Nisekoi (25 Páginas).

Prévia da Edição #38:
Capa e Página Colorida de Abertura: LOVE RUSH de Ryohei Yamamoto (Nova Série).

Prévia da Edição #39:
Capa e Página Colorida de Abertura: Red Sprite de Tomohiro Yagi (Nova Série).

Começando pelos mangás não ranqueados, nesta edição tivemos o lançamento da nova série "Yakusoku Neverland". Mesmo sendo de uma dupla de novatos, a obra já porta em si um grande "hype" nas costas, justamente por causa do seu desenhista, que ficou famoso na internet por publicar artes fantásticas em várias plataformas diferentes. O roteirista ainda é uma incógnita gigantesca, mas isto não parece ser um empecilho para muitas pessoas pensarem que Yakusoku Neverland já é um sucesso garantido. Espero que a série acabe dando certo, pois parece ter uma temática muito interessante, mas todos nós sabemos que a estrada para o sucesso é lunga e complicada, por isso, a dupla terá que trabalhar duro para conseguir transformar Yakusoku Neverland em um novo grande sucesso da revista.

Em comparação as demais séries que também serão lançadas nesta leva, Yakusoku Neverland é aquele que vem com a proposta mais diferenciadas, e isto pode acabar sendo o seu ponto de destaque perante os demais mangás. Love Rush é uma obra extremamente genérica, que deve convencer o público com personagens carismáticos e piadas pontuais, ao invés de entregar um roteiro realmente surpreendente. Já Red Sprite é uma série distópica básica, e por mais que seja diferente vê-la na revista, vemos em magazines seinen obras deste gênero constantemente. Já Yakusoku Neverland parece se tornar de um bom mangá de mistério ambientado em um orfanato, contudo, ser diferente não é uma garantia de sucesso, pois o autor terá que convencer o público que a sua ideia é realmente fantástica, enquanto os outros dois novatos já terão uma certa familiaridade. Sinceramente, acredito que dos três mangás lançados nesta leva, aquele tem o potencial de se tornar um grande monstro de vendas, caso seja realmente bem desenvolvido e apresentado, é Yakusoku Neverland. Um bom mangá de mistério, tende a ter uma publicidade boca a boca, muito maior que uma obra ecchi ou um B-Shounen sério.

Lembrando que existe uma pequena possibilidade das três séries acabarem vingando, já vimos isso acontecendo antigamente na revista (muito antigamente, cerca de 20 anos atrás), e levando em conta a situação da revista, onde temos tantas séries vendendo pouco, este ano essa possibilidade é um pouco maior do que nos anos anteriores. Acredito que os editores aceitariam com tranquilidade cancelar estes mangás: Takuan to Batsu, Sesuji wo Pin! to e Kimetsu no Yaiba. E além disso, outras duas séries podem ainda ser encerradas este ano: Gintama e Toriko. Deste modo, caso três mangás sejam bem recepcionado, o impacto para a revista não seria grande, pois os editores tem obras de sobre para cancelar. Podemos até incluir na lista Hinomaru Zumou e Samon-Kun wa Summoner, mas acredito que estas duas obras estão seguras, pois estou vendo um grandíssimo apoio editorial em cima delas, demonstrando que os editores não pretendem cancela-las de modo algum. Samon-Kun, mesmo vendendo pouco, é um sucesso em crítica e leitores dentro da revista, alcançando o necessário para uma série de comédia sobreviver na revista. A possibilidade dos três mangás vingarem é minuscula, acredito que nem deve ser considerada, mas estou só dizendo que caso isto aconteça, não seria um grande problema para os editores.

Nesta edição também tivemos páginas coloridas para Black Clover e PSI Kusuo Saiki - O segundo mangá está tendo um anime em exibição, e por este exato motivo os editores preferiram colocar em uma posição bem mais alta que o normal (normalmente as páginas colorida de PSI são classificadas em posições intermediárias), mesmo assim, dá para perceber que ainda não colocam tanta fé que a série poderá se tornar uma grande comédia de sucesso. O mangá pode até ter sido classificado em uma posição mais alta que o comum, mas mesmo assim ficou atrás de Black Clover, que os editores claramente consideram mais importante para a revista. Estou curioso para saber quanto a série venderá após o anime, talvez caso o resultado seja muito positivo, os editores comecem dar uma importância maior para PSI Kusuo Saiki - Que nunca se tornará um pilar, mas pode se tornar o "chefe" das comédias com o encerramento de Gintama, que está muito próximo -.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Boku no Hero Academia que na edição passada completou 100 capítulos. Acredito que a série ganhará a sua devida capa de aniversário muito em breve, provavelmente já nas primeiras edições após o lançamento de todos os novatos. Para ser sincero, fiquei realmente surpreso por ONE PIECE ter recebido a página colorida de abertura da edição dupla - Normalmente dão para a série de piratas, mas já aconteceu alguns casos que a segunda série mais importante para a revista recebesse o direito de abrir a revista. Levando em conta que ONE PIECE já tinha recebido duas páginas coloridas seguidas, acreditei que iam entregar a página colorida de abertura da edição dupla para Boku no Hero Academia, me enganei. A verdade é que por mais que a série de super-heróis tenha sido promovida para pilar da revista, a sua importância para o público e para os editores, está longe de ser parecida com Ansatsu Kyoushitsu, que conseguiu roubar algumas páginas coloridas de abertura à ONE PIECE, que essa semana ficou na segunda colocação e continua soberano na revista. O seu filme está sendo um sucesso e conseguiu se tornar o maior lançamento do ano nos cinemas japoneses, alcançando 1.1 bilhões de ienes, cerca de 400 mil entradas somente no primeiro dia. 

Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!! que continua quieto, comendo como um mineirinho. O importante é que o mangá mantenha suas vendas e sua popularidade, o que parece que está conseguindo fazer com grande eficiência. Logo após, na quarta colocação tivemos Gintama que pode ser encerrado ainda este ano, mesmo que eu acredite que acabará no primeiro semestre do próximo ano. O mangá é a comédia da revista de maior sucesso da atualidade, e podemos dizer que carrega o gênero nas costas, pois nenhum outro mangá consegue vender tão bem quanto ele, deste modo, acredito que os editores devem se esforçar bastante para encontrar um substituto à altura, mesmo porque, este ano foi terrível para as comédias da Shonen Jump. Os editores perderam três que vendiam acima de 200 mil cópias: Ansatsu Kyoushitsu, Nisekoi e Gintama. Muitos dizem que é necessário encontrar novos B-Shounens, mas a verdade é que a revista está ficando é com uma deficiência enorme no gênero de comédias, o que pode acabar afastando muitos leitores do gênero. Talvez PSI Kusuo Saiki consiga sustentar o gênero, caso o anime dê um grandíssimo boost, mas duvido que isto aconteça, provavelmente o mangá não conseguirá superar a marca de 300 mil cópias por volume, como as comédias que citei conseguem. 

Em quinto lugar tivemos Shokugeki no Souma que continua sendo bem classificados pelos editores e deve continuar nestas posições nas próximas semanas. Acredito que Shokugeki no Souma seja um bom exemplo de dupla de "novatos" que acabou dando certo: Logicamente, os dois autores não eram novatos, mas também não tinham lançado nenhum sucesso antes de Souma - O desenhista de Yakusoku Neverland também não podemos considerar um novato, pois tem uma carreira atrás, só que o primeiro mangá que ele lança, por isso é inexperiente na área. Lembrando que o desenhista de Shokugeki no Souma, Shun Saeki, antes de começar a sua carreira na Shonen Jump, desenhava hentai para várias revistas do gênero e acabou se destacando na área. Já Posuka Demizu começou a sua carreira publicando suas pinturas na internet e acabou se destacando via DeviantArt, Twitter, Tumblr e outros sites que o davam a possibilidade de apresentar ao mundo a sua visão artista. Podemos dizer que os dois podem ter alguns pontos em comum, mesmo vindo de mundos diferentes. Em sexto lugar tivemos World Trigger que também conquistou uma boa colocação. Esperamos que o mangá se estabilize nessas colocações mais altas.

Em sétimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que pode estar preste a ganhar um pseudo-inimigo. Como comentei na análise passada, LOVE RUSH pode tranquilamente conviver com Yuragi-Sou, pois não deve ser um ecchi apelativo, contudo é inegável que uma pequena rivalidade pode nascer entre as duas séries. E espero que essa rivalidade empurre os dois mangás a serem um sucesso ainda maior. Lembrando que o novo volume da Yuragi-Sou no Yuuna-San será lançado na próxima semana, e todos estão esperando que o mangá consiga superar a marca de 100 mil cópias (não na primeira semana, mas sim no total), já que o primeiro volume vendeu cerca de 70 mil cópias. Acredito que seja possível que a obra consiga alcançar este número e deste modo se consagre como um novo sucesso da revista. Enquanto Yuragi-Sou está esperando o novo volume para provar que é um sucesso, Kimetsu no Yaiba que esta semana ficou na oitava colocação, está esperando o lançamento do seu segundo volume para demonstrar que merecer sobreviver na revista. Para isto, o novo volume deve mostrar um bom aumento de vendas em relação ao primeiro, o que parece bem complicado, mas ainda possível. Existe uma possibilidade que mesmo com vendas baixas os editores decidam manter a série, mas acredito que aos poucos, está morrendo aqueles editores de bom coração, deste modo, provavelmente se o segundo volume vender mal, Kimetsu no Yaiba acabará sendo cancelado. Em nono lugar tivemos Hinomaru Zumou.

Em décimo lugar tivemos Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan, que agora é quase certo que sobreviverá a esta leva, mas provavelmente acabará sendo cancelado já na próxima, pois sua popularidade não é grande o suficiente para conseguir sobreviver por muito tempo na revista. O engraçado é que na análise da semana passada eu estava em dúvida se os editores iriam ocupar o espaço vago deixado por HUNTER X HUNTER ou cancelariam Takuan to Batsu. Por engano, eu comentei que era quase certo que Hunter não seria substituído, e ao mesmo tempo, disse que era improvável o cancelamento de Takuan to Batsu, por causa das suas boas colocações - A verdade é eu achava as duas opções estranhas, pois não tinham sinais claros que os editores tomariam algumas dessas ações, mas acreditava que Hunter acabaria sendo substituído. Mas não é que realmente nenhuma das opções se concretizaram? Surpreendendo muitas pessoas, Nisekoi acabou sendo encerrado naturalmente. A boa notícia em relação a este fato, é que realmente a possibilidade de Togashi retornar a revista ainda este ano são reais, inclusive existe vários sites japoneses que noticiaram que Togashi está se recuperando bem e pode voltar ainda em 2016. Provavelmente é justamente por esse motivo que os editores preferiram não ocupar a sua vaga, como fizeram nos anos anteriores. Esperamos que HUNTER X HUNTER retorne logo. Em décimo primeiro lugar tivemos Sesuji wo Pin! to que continua na corda bamba. 

Em décimo segundo lugar tivemos Toriko que tem grandes chances de ser encerrado naturalmente ainda este ano, pois pelo andar da carruagem, a sua história não tem como ir muito longe. E mesmo a série não vendendo tão bem quanto vendia a alguns anos atrás, será uma grande perda para os editores, que pouco a pouco estão perdendo todos os seus veteranos. Somente este ano, perdemos cerca de três séries que totalizam mais ou menos, quase 2 milhões de cópias por volume/tankobons (900 mil por Ansatsu Kyoushitsu, 500 mil por BLEACH e 400 mil por Nisekoi). O saldo desse ano está simplesmente terrível, nem mesmo o sucesso do anime de Boku no Hero Academia consegue "recuperar" este rombo causado pelo encerramento desses três mangás. Com Toriko terminando este ano, o buraco pode ficar ainda mais fundo, se Gintama também for encerrado, seria uma perda de 2.5 milhões por volume individuais, por isso, em um ano seriam 10 milhões de "tankobons" a menos, um resultado realmente preocupante. Em décimo terceiro lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que esta semana foi classificado em uma colocação mais baixa, mas não é nada de preocupante, pois o mangá parece estar muito seguro na revista, não correndo nenhum risco de ser cancelado. É normal as comédias terem uma grande variação de colocações, se tornando constantes montanhas russas. 

Em décimo quarto lugar tivemos Nisekoi que será encerrado na próxima semana com um capítulo final que terá cerca de vinte e cinco capítulos, um número de páginas um pouco maior que o normal. Eu comentei semana passada que a série não corria risco de cancelamento, pois vendia muito bem, mas todo mundo sabia que Nisekoi estava chegando a sua reta final. Serei sincero, esperava que o mangá fosse encerrado daqui a alguns meses, principalmente por ter acabado de mudar de editor, mas eu estava enganado, o autor decidiu encerrar o mangá ainda neste mês de agosto, e provavelmente o novo editor é para guiar-lo nos projetos futuros (O que praticamente confirma que o autor tentará lançar mais um outro mangá na própria Shonen Jump. Podemos dizer o mesmo do autor de Toriko que também acabou de mudar de editor, mesmo a sua obra estando nos últimos capítulos). A verdade é que Nisekoi pode ter muitas pessoas que a odeiam, mas foi um grandíssimo sucesso e os editores agora devem procurar um bom substituto para manter o público alvo, que sejamos claros, são pessoas que gostam de comédias românticas, e não exatamente de um ecchi. Acredito que LOVE RUSH pode ser um bom substituto para a série. Pela primeira vez, errei a minha previsão de qual série acabaria sendo cancelada, os editores estavam realmente classificando Nisekoi em uma posição de "encerramente", além disso o autor havia anunciado o seu clímax, do mesmo modo que BLEACH anunciou. Contudo, por desatenção minha, acabei não reparando o obvio, e pensei que o mangá seria encerrado naturalmente somente em outubro ou novembro deste ano. Devo prestar mais atenção nas próximas semanas para não cometer erros parecidos. 

Em décimo quinto lugar tivemos Kochikame que ficou em uma posição extremamente baixa essa semana, mas mesmo assim não corre risco algum de ser cancelado. Lembrando que o seu anime deve ser lançado ainda este ano, o que pode fazer o mangá aumentar suas vendas. Por fim, na última colocação tivemos BLEACH que também será encerrado na próxima semana. A discussão sobre a série estar sendo cancelada ou não, é bem longa, e eu sinceramente não posso dar uma resposta exata para vocês. Não vejo motivo para os editores cancelarem BLEACH, pois o mangá vende muito bem, mas também devo assumir que é estranho Tite Kubo encerrar a sua obra tão repetidamente. Talvez os editores querem que o mangaká comece imediatamente um novo projeto, deste modo pediram para que ele apressasse o encerramento de BLEACH ou talvez Kubo sempre planejou que os últimos capítulos fossem encerrados deste modo. A verdade é qualquer resposta que eu der a vocês, será simples e pura especulação baseada no nada. Próxima semana escreverei uma matéria onde darei o meu "adeus" para BLEACH e também para Nisekoi (serão duas matérias separadas), explicarei a importância dos dois mangás para a revista e relembrarei a vocês a trajetórias das duas séries Nesse meio tempo, também pesquisarei sobre o que realmente aconteceu com BLEACH. Por enquanto, levando em conta as vendas absurdas da série, a possibilidade maior é justamente que Tite Kubo sempre planejou encerrar a série deste modo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'