quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #47 (Ano 2016).


Importância.

Análise escrita por Siul

É inegável que o gênero mais famoso entre o público ocidental é o Shounen de Batalhas, e este ano todos os holofotes ficaram voltados a Boku no Hero. Deste modo a segunda série mais importante da Shounen Jump atual acabou sendo ofuscada pelo hype em torno de Academia. Mas está na hora de lembrar quem está sentado na segunda cadeira ao lado de One Piece.

Weekly Shonen Jump #47
One Piece (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Haikyuu!!
02 - Boku no Hero Academi
Spring Weapon No.1 (Página Colorida)
03 - Hinomaru Zumou
04 - Yakusoku no Neverland
Boruto (Página Colorida)
05 - Black Clover
Kimetsu no Yaiba (Página Colorida)
06 - Samon-Kun wa Summoner
07 - Gintama
08 - PSI Kusuo Saiki
Amalgam of Distortion (Capítulo 03)
09 - Yuragi-sou no Yuuna-san
10 - World Trigger
11 - Sesuji wo Pin! to
12 - Toriko
13 - Red Sprite
14 - Shokugeki no Souma
15 - Love Rush!
Isobe Isobee Monogatari

Weekly Shonen Jump #48
Capa e Página Colorida de Abertura: Black Clover
Página Colorida: Gintama (Anúncio Importante), PSI Kusuo Saiki, Isobe Isobee Monogatari (Anúncio Importante)

Weekly Shonen Jump #49
Caoa, Página Colorida de Abertura: Black Clover
Página Colorida: 

Abrindo a revista com capa e página colorida principal temos o pilar entre os pilares, One Piece é considerado por muitos o mangá mais importante na história da Shounen Jump. Ignorando as discussões sobre o tamanho de sua importância, é inegável que um mangá com essa quantidade absurda de vendas mesmo depois de 82 volumes publicados é a espinha dorsal da maior revista de mangás do mundo. Também tivemos a clássica página colorida para o segundo capítulo de Spring Weapon No.1, outra para o mangá mensal Boruto (que por curiosidade recebeu página colorida em todos os seus capítulos publicados) e uma página colorida para Kimetsu no Yaiba provavelmente num esforço para que ocorra um aumento de vendas em seus volumes. Também devo comentar que o ranking do terceiro capítulo de Amalgam foi baixíssimo, parece que nem os editores estão esperando muito da série.

Em primeiríssimo lugar tivemos a segunda força da Jump Haikyuu!!, uma posição bem atípica para a obra (esse é só o seu 4º primeiro lugar no ano) mas não surpreendente. Como disse na introdução Haikyuu!! é sem sombra de dúvidas a segunda obra mais importante da Shounen Jump. Ela é a terceira série que mais vende em toda a revista (perdendo apenas para One Piece e Hunter X Hunter) e uma das que trazem mais publicidade para a mesma (recebendo 6 capas esse ano, Hero que recebeu muito destaque em 2016 por causa de seu anime foi agraciado com 4 capas), tem um anime enorme sucesso com temporada em exibição, além de ser muito bem elogiado pela crítica por causa de seu roteiro conciso e constante (algo que Souma por exemplo é duramente criticado). Muitos podem se indagar então porque a quantidade tão pequena de primeiros lugares por ano, dentre os vários motivos eu considero dois mais importantes: a Shounen Jump continua sendo uma revista muito conhecida pelos seus B-Shounens (o maior de todos é publicado nela atualmente) então normalmente o primeiro lugar é ocupado por eles como parte de sua ‘’tradição’’. Outro motivo pode ser simplesmente um artifício para fazer o leitor continuar interessado na revista. Para quem não sabe a TOC é o índice da revista, então a série sempre fica variando entre 2ª e 6ª posições para fazer o leitor continuar interessado na revista mesmo depois de ter lido um capítulo desinteressante de alguma série. Uma estratégia adotada de forma muito mais agressiva na Shounen Magazine por exemplo. Normalmente Haikyuu!! só recebe primeiras colocações para ajudar na publicidade de seu volume novo ou quando o capítulo é muito importante.

Em segundo lugar após 4 semanas em primeiro lugar temos Boku no Hero Academia, por esse ano ter recebido uma animação com relativo sucesso (mesmo conseguindo apenas se pagar, não podemos considerar um aumento tão grande de vendas nos seus volumes um fracasso) Hero continua bem seguro na revista e só tem perigo de ter seu posto de terceira força tomado caso o anime de Black Clover que deverá sair ano que vem venha a fazer um sucesso gigante a nível Haikyuu!! e One Punch-man OU caso Hunter X Hunter volte a ter uma periodicidade normal (foi uma piada).  E só para lembrar o nosso querido leitor que o volume 01 de Hero está sendo lançado esse mês no Brasil pela editora JBC.

A terceira posição fica com Zumou após ter recebido uma página colorida na última edição, comecei a perceber que a série tem épocas com muita divulgação: de tempos em tempos ela sai do meio da tabela e começa a receber posições altas e páginas coloridas, logo depois volta para o seu lugar de origem. Isso deve-se provavelmente a capítulos importantes e divulgação de volumes novos. Para quem está esperando um anime de Zumou devo avisá-los que uma real chance só deve aparecer no final do ano que vem caso a série continue com essa boa média de posições, normalmente mangás de esporte demoram mais para receber anime por ter muitos capítulos adaptados em apenas um episódio, Haikyuu mesmo recebeu anuncio lá pelo capítulo 80, sem contar que a leitura de um capítulo de Zumou é bem mais rápida que a maioria dos mangás da revista.

Neverland conquista o quarto lugar, estou curioso quanto a série irá vender em seu primeiro volume que provavelmente sairá em novembro. Até lá não teremos uma real ideia do que a Shounen Jump tem em mãos é apenas um sucesso passageiro ou algo com um brilhante futuro.

A última vez que Black Clover conquistou uma posição abaixo do 4ª lugar foi na edição dupla 3 e 4 deste ano. Mas não se desespere, caso olhe para a TOC irão perceber que a série está entre dois mangás com página colorida, isso também pode ser considerado uma posição ‘’alta’’, normalmente colocam séries novatas ou que precisam receber divulgação entre páginas coloridas ou logo depois de uma série de sucesso para tentar atiçar o leitor a dar uma espiada no capítulo. Sem contar que nas duas próximas edições Clover receberá o prestígio de abrir a revista, e já devo deixar algo claro: as chances da edição 49 vir com o anuncio de anime são altíssimas.

Samon-kun ficou novamente no meio de tabela, essas instabilidades de posições são de praxe para séries de comédia. Por enquanto está seguro.

Esse súbito 7º lugar de Gintama parece até os editores dizendo para nos prepararmos para a próxima edição. Dentre os possíveis anúncios, eu considero os mais prováveis uma ‘’contagem’’ de capítulos para o fim da série (como aconteceu com Bleach), um Crossover com Isobe Isobee Monogatari (que também receberá um anúncio na próxima semana) ou uma adaptação teatral. Mas bem, o que custa esperar uma semana para descobrirmos o quê é, certo?

Saiki conquista o 8º lugar e junto de Black Clover já tem duas páginas coloridas garantidas para as edições 48 e 49 respectivamente. Mesmo o seu anime tendo sido um fracasso enorme ainda podemos ter esperança em seu live-action, quem sabe Saiki não dê uma de Ansatsu e tenha a sua adaptação em ‘’vida real’’ como um sucesso e não seu desenho.

Yuuna-san e World Trigger receberam o 9º e 10º lugar, ambas as séries estão seguras, Yuuna-san na próxima edição provavelmente já será mais bem ranqueado, já Trigger deve continuar nesse meio/fim de tabela.

A cada semana a situação de Pin!To fica mais crítica, o mangá de dança deve sobreviver esse ano mas o risco de ir para a vala no começo do ano que vem é enorme. Tudo vai depender de quantas almofadas vão aparecer com essa nova leva.

Toriko de umas semanas para cá deu uma leve subida de posições, mas bem leve mesmo. Com o andar da carruagem na trama, não duvido de vermos o mangá de culinária e proporções zuadas finalizado naturalmente até dezembro.

Se Neverland foi uma grata surpresa Red Spirite foi a típica série que só vai ser lembrada por 3 pessoas daqui uns 3 anos, o caixão já foi encomendado, agora só falta esperar chegar.

E para a surpresa da nação temos Shokugeki no Souma em 14º lugar, mas não se desesperem, falando de forma mais fácil, Souma ainda vende para um caralho, para a série correr algum risco de ser cancelada antes de 2019 é só se os editores darem a louca. E sinceramente considero uma ideia muito boa colocar séries famosas no fim da revista, dá mais destaque para o fundão e tem mais chances de o leitor ver toda a revista. Souma é o candidato perfeito para esse cargo já não deve ter mais um aumento significativo de vendas. Mas mesmo achando uma boa ideia ter séries famosas por aqui (como a magazine faz) essa estadia de Shokugeki na zona vermelha deve ser passageira e daqui uma ou duas edições veremos nosso mangá de ‘’foodgasms’’ favorito em cima novamente.

Eu gostaria que Love Rush trocasse de lugar com Souma para eu precisar de apenas um parágrafo para falar das séries que já estão com os dias contados.

E extraordinariamente irei comentar sobre o nunca ranqueado Isobe Isobee Monogatari, obviamente será sobre o anuncio da série na próxima edição. Já cantei que acho bem provável ser um crossover com Gintama, mas talvez seja uma transferência ou até mesmo um aumento de páginas por edição. Uma curiosidade interessante é uma das ‘’zonas de ouro’’ junto do top 05 de uma revista é o fim dela, pois quando existe uma série sempre em último na revista, o leitor saberá que tal série estará lá sempre, e se alguém abrir uma revista ao contrário, a primeira série também será a que está ranqueada em último. Logo meus amigos, por incrível que pareça é estar sempre em último é um feito bem louvável. Todos saúdem Isobe.

Aviso

Não foi possível que o Nicolin escreva a análise de novo, mas semana que vem é quase garantido que ele voltará para seu lugar de direito (que é escrevendo por horas essas análises, sério, demora pra caralho).
Att. Siul, o cara que depois de fazer uma análise desistiu de tomar o controle do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'