quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #48 (Ano 2016).


Procura-se um novato muito rentável.

Escrito por Diego Felipe
  
A Jump, de 2015 pra cá, só achou duas obras que conseguiram vender acima de uma média 100 mil cópias por volume em pouco tempo: Black Clover e Yuragi-sou no Yuuna-san. Yuragi-sou é promissor e deve ganhar muito mais destaque dos editores mais pra frente. Mas por ora o destaque maior mesmo vai para Black Clover, obra que os editores farão o que puderem pra expandir comercialmente.

TOC Weekly Shonen Jump #48
Black Clover (Capa e Página Colorida de Abertura)
01. One Piece
02. World Trigger
Gintama (Página Colorida)
03. Boku no Hero Academia
Seishun Heiki Number One (3º Capítulo, 23 pg.)
Ibitsu no Amalgam (4º Capítulo)
04. Toriko
05. Yuragi-sou no Yuuna-san
PSI Kusuo Saiki (Página Colorida)
06. Yakusoku no Neverland
07. Haikyuu!!
08. Kimetsu no Yaiba
09. Samon-kun wa Summoner
10. Hinomaru Zumou
11. Shokugeki no Souma
12. Sesuji wo Pin! to
Isobe Isobee Monogatari (Página Colorida)
13. Love Rush!
14. Red Sprite
Hunter x Hunter (Em Hiato)

Weekly Shonen Jump #49:
Capa, Página Colorida de Abertura: Black Clover
Página Colorida: Boku no Hero Academia, PSI Kusuo Saiki
One-shot: Akuma no Memumemu-chan (Capítulo especial da Jump+)
Ausente: Hunter x Hunter (em hiato)

Como de costume, a análise começa pelas obras que não foram ranqueadas. A capa e as páginas coloridas principais ficaram com Black Clover, que continua fazendo sucesso na revista. Tanto que vai ganhar a capa e as páginas coloridas principais na próxima edição também.

As páginas coloridas ficaram com Gintama, PSI Kusuo Saiki e Isobe Isobee Monogatari. Gintama e Isobe vinham com anúncios importantes pra essa edição. Pois bem, caros leitores, o anúncio de Gintama, segundo a OtakuPT, é uma exposição da obra num centro comercial em Akihabara previsto para o mês de dezembro. Já a novidade de Isobe Isobee Monogatari ainda não vazou, mas quando sair a matéria será atualizada. PSI Kusuo Saiki não tinha um anúncio importante mas vem com novidades: saiu o trailer de um jogo do mangá para Nintendo 3DS, de nome Saiki Kusuo no Psi-nan: Shijou Psi Dai no Psi-nan!?. Para conferir é só clicar aqui. Vale lembrar que PSI Kusuo Saiki vai ganhar mais uma página colorida na próxima edição.
(Link do vídeo com o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=n2Ug12nvVio)

Vale lembrar que os novatos Seishun Heiki N° 1 (que os gringos chamam por Spring Weapon N° 1 e que está em seu terceiro capítulo) e Ibitsu no Amalgam (no quarto capítulo) ainda não estão sendo ranqueados. Aliás, se na edição passada Ibitsu ficou numa posição baixa na ordem de leitura (acima do nono lugar ranqueável), nessa edição fica acima do quarto lugar ranqueável.

Em primeiro lugar está One Piece... é curioso como esse ano o mangá ficou menos vezes entre os primeiros lugares entre mangás ranqueados do que Boku no Hero Academia. Geralmente One Piece fica mais vezes em primeiro. Mas a majestade de carro-chefe continua sendo de One Piece. É bastante previsível que One Piece fique entre as três primeiras posições quase sempre (só não é mais previsível que um comentário do leitor Luís Couto ao fim da análise falando sobre alguma colaboração ou jogo de Bleach).

Em segundo lugar uma grata surpresa: World Trigger. O mangá já tem três anos e meio de publicação e continua com vendas estáveis, na média de 300 mil cópias por volume, mesmo sem ter mais o anime em exibição. É claro que há o risco das vendas caírem mais pra frente, mas World Trigger por enquanto segue firme. Resta saber se continuará em situação favorável em 2017. Ainda assim dificilmente o mangá ficará em pouco tempo com risco grande de ser cancelado, como muitos leitores e acompanhantes ocidentais das TOCs pensavam há tempos atrás (se bobear tem quem pense isso até hoje).

No terceiro lugar, Boku no Hero Academia. O anime pode não vender muito (embora também não seja um desastre em vendas) mas foi bastante importante pra obra ter um bom aumento nas vendas. Ainda não foi anunciada a data da segunda temporada do anime, que já está em produção. Mas provavelmente essa informação já será passada após a JUMP Festa.

Em quarto está... Olhem só vocês, Toriko. Faz muitas edições que Toriko não pegava uma posição tão boa, mesmo considerando a ordem de leitura (ficou em oitavo). Toriko deve ser encerrado em 2017, até o fim do primeiro semestre no máximo. O fato é que a obra entrou em desgaste e teve uma queda de leitores e de popularidade nos últimos tempos. O mesmo aconteceu com o já encerrado Bleach, apesar de que Bleach vendia muito mais mesmo em sua pior fase.

Na quinta posição está Yuuragi-sou no Yuuna-san, que é por ora o sucesso mais recente da revista, conseguindo vender numa média acima de 100 mil cópias por volume. Fazia tempo que a Jump não conseguia achar um ecchi rentável e, após um anime mais pra frente, a popularidade de Yuragi-sou pode se expandir. Inclusive é grande a chance desse mangá ecchi receber um anime em 2018.

Mas o posto de sucesso mais recente da Jump pode não ficar por muito tempo com Yuuna-san, visto a boa recepção do sexto colocado: Yakusoku no Neverland. Fica a torcida pra que o primeiro volume venda muito bem e que a obra consiga se firmar, já que o mesmo não vai acontecer com Love Rush! e Red Sprite, seus parceiros de leva que, embora promissores no papel, não caíram nas graças do público.

Haikyuu!! ficou na sétima posição... O mangá tem ficado com grande frequência fora do Top 5. Fato preocupante? Não. Pelo contrário. O mangá vende mais de 800 mil cópias por volume e é o segundo mangá regularmente publicado que mais vende na revista atualmente (considerando que Hunter x Hunter fica em hiato na maior parte do tempo). A obra segue em alta, inclusive com a terceira temporada (que terá apenas 10 episódios) em exibição. E pelo nível de sucesso que a obra mantém é bem provável que o anime mais pra frente ganhe uma quarta temporada.

O oitavo lugar foi ocupado por Kimetsu no Yaiba. Seu terceiro volume vendeu pouco mais de 33 mil cópias. As vendas de Kimetsu deram uma crescidinha pequena em comparação com o segundo volume e isso parece que vai dando sobrevida provisória ao mangá, o que no entanto não garante que ele se mantenha na revista.

A nona posição ficou com Samon-kun wa Summoner, que na semana de lançamento de seu sexto volume vendeu pouco mais de 37 mil cópias. O gag mangá tem vendas aceitáveis e está estável na revista por enquanto. Inclusive, se a obra conseguir se manter por mais um tempo é possível que os editores aproveitem para expandir mais Samon-kun comercialmente.

Em décimo e abrindo o bottom está Hinomaru Zumou. O mangá de sumô, assim como Samon-kun e Kimetsu no Yaiba, não vende muito mas vai conseguindo se manter. Aliás, dentre as obras que vendem pouco mas estão sendo mantidas, Zumou é o mangá publicado há mais tempo (é lançado desde maio de 2014).

Shokugeki no Souma, mais uma vez no bottom, ficou na décima primeira colocação. Apesar de muitos leitores estarem preocupados em ver a obra no bottom com maior frequência esse ano, não há motivos para alarde. O mangá mantém uma média de vendas muito boa (perto de 400 mil cópias por volume) e segue como um dos mangás mais rentáveis da revista atualmente. Tão cedo o mangá não vai estar ameaçado.

O mesmo não se pode dizer do décimo segundo lugar ranqueável dessa edição, Sesuji wo Pin! to. O mangá de dança começou com uma recepção bem favorável no ano passado mas atualmente parece ter perdido o fôlego. Seu sétimo volume vendeu pouco menos que 35 mil cópias na semana passada. É só um pouco a mais do que o terceiro volume de Kimetsu está vendendo. Se Sesuji não acabar ainda em 2016, 2017 será um ano bem complicado para Sesuji sobreviver.

Nessa edição tive um pouco mais de sorte que o Siul (que deu uma força pro blog analisando a edição anterior) pois os dois últimos lugares são formados justamente pelos mangás que vão pra vala do cancelamento em breve: Love Rush! e Red Sprite. Você percebe que essas obras não tem salvação quando elas estão abaixo até de Isobe Isobee Monogatari, mangá que desde o ano passado fecha sempre a revista. Tá certo que Isobe ganhou página colorida, mas mesmo assim foi mantido entre os últimos. Significa que valia mais a pena deixar Love Rush! e Red Sprite abaixo de Isobe do que manter Isobe com sua página colorida na última posição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'