sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #49 (Ano 2016).


O RETORNO.

Como todo mundo sabe, não estive muito bem esses dias (os rumores sobre eu estar em uma viagem no Caribe, usufruindo do dinheiro que peguei com o Analyse It são totalmente falsos, mesmo que as imagens dos paparazzis dizem o contrário), mas agora que as coisas estão melhorando, estou de volta para escrever ao menos a TOC da Shonen Jump. Por isso, não vamos mais perder nenhum segundo e vamos ver a TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #49 (07/11)
Black Clover (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Haikyuu!!
02 - ONE PIECE
03 - Hinomaru Zumou
Ibitsu no Amalgam (Quinto Capítulo)
Boku no Hero Academia (Página Colorida)
04 - Yakusoku no Neverland
Seishun Heiki Number One (Quarto Capítulo)
PSI Kusuo Saiki (Página Colorida)
05 - Toriko
06 - World Trigger
07 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
08 - Kimetsu no Yaiba
09 - Samon-Kun wa Summoner
10 - Sesuji wo Pin! to
11 - Shokugeki no Souma
12 - Gintama
13 - Red Sprite
14 - Love Rush!
Isobe Isobee Monogatari

Weekly Shonen Jump #50:
Capa e Página Colorida de Abertura: Shokugeki no Souma (Aniversário)
Página Colorida: Hinomaru Zumou, Yuragi-Sou no Yuuna-San, Himitsu Kessha D Tai (One Shot de Monri Kei)
Páginas Extras: Toriko (31 Páginas)

Começando pelos mangás não ranqueados, nessa edição tivemos pela segunda semana consecutivas capa para "Black Clover", que serviram para dar ainda mais destaque para série e firmarem de uma vez por toda, a obra como a próxima grande aposta da revista. Black Clover é o provavelmente deve ter o seu anúncio de anime já na próximo ano, entre o mês de fevereiro (Quando terá o seu aniversário de dois anos) e o mês de junho. Por isso é mais do que justo que os editores realcem a série um pouco mais, dando mais páginas coloridas para o mangá nesse período. Lembrando que mesmo estando muito bem na TOC, o status da séries era mais de "mangá promissor que recebe muitas páginas coloridas". Raramente os editores estavam dando capa para a série. pois não acreditavam que suas vendas eram altas o suficiente para conseguir sustentar tamanha responsabilidade. Agora que o mangá está preste a ganhar um anime, é o momento de dar mais destaque e dar um "voto" de confiança. 

Também tivemos nessa edição página colorida para duas séries: Boku no Hero Academia, o terceiro pilar da revista. E PSI Kusuo Saiki que enquanto tiver o anime em exibição, deve continuar recebendo algumas páginas coloridas por parte dos editores, mas em breve, quando o anime for encerrado, deve entrar no triste, mas confortável, "limbo" do esquecimento. Também tivemos duas obras não classificadas, que ainda não tive tempo de ver a sua recepções, mas sinceramente, do pouco que li, não consigo acreditar em um futuro promissor para Amalgam, mas devo ler melhor a opinião dos japoneses antes de cravar uma sentença sobre o que acontecerá com o mangá. Já Seishun Heiki Number One parece ter mais chances, mas ainda também preciso dar uma checada, antes de dizer algo com muita certeza.  Seria vantajoso para os editores os dois mangás serem cancelados, caso os dois se demonstrassem sucessos medíocres como Sesuji wo Pin! to ou Kimetsu no Yaiba, por isso, ou esses mangás tem uma recepção muito alta, ou serão cancelados. 

Em primeiro lugar tivemos um grandíssimo presente de "Bem retornado" para mim: Haikyuu!! - O segundo pilar da revista, mostrou porque detém tal título e conseguiu se estabelecer no topo da revista, atrás somente de Black Clover que ficou a capa da semana. O mangá de vôlei continua vendendo muito bem e está com sua terceira temporada em exibição, por isso o grupo editorial tem todos os motivos do mundo para colocarem a série entre os primeiros colocados, mesmo que sejamos sinceros, na altura do campeonato, todo mundo do Japão já conhece a série, o máximo que uma publicidade pode fazer é atrair leitores mais jovens, que estão entrando no mundo dos Shonens (o que é importante) ou recuperar aqueles leitores perdidos (o que é MUITO importante), atrair novos leitores de uma faixa etária acima de dezesseis anos, é quase impossível. Além disso, dar um destaque para a série deixar os fãs, que são muitos no caso de Haikyuu!!, bem animados, e a euforia é muito importante no capitalismo, pois intensificam a vontade de comprar aquele produto. Por isso, o objetivo que os editores tem com a série são bem diferentes, por exemplo, dos objetivos que eles tem com Black Clover. Haikyuu!! serve como apoio de vendas para a revista (já que a atrai muitos compradores) e fazer publicidade em cima dela, além de atrair os típicos compradores, tem como objetivo principal atrair os dois públicos já citados, e não exatamente apresentar o mangá para o público alvo da revista, que já o conhece MUITO bem.

Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que continua muito estável na primeira colocação: O mangá tinha antigamente dois inimigos na TOC, Naruto e Ansatsu Kyoushitsu - Os dois conseguiam vendas absurdas, e mesmo não alcançando os dois "milhões" que One Piece alcançou pós-marineford, podemos dizer que vendiam alto o suficiente para serem considerados verdadeiros inimigos dentro da revista, contudo, o novo adversário de "TOC" do mangá, em nenhum momento demonstra ser uma ameaça real à ONE PIECE, pois não chega nem a vender 800 mil cópias - Boku no Hero Academia vem tendo um destaque enorme na TOC, inclusive tem mais primeiros lugares, mas realmente não chega a ameaçar a popularidade da série de piratas, e nem demonstra ser um real inimigo. Podemos dizer que é mais um "inimigo" forçado pelos editores. Boku no Hero Academia tem uma popularidade alta realmente, isso é inegável, mas sua popularidade em nenhum momento chega aos pés da popularidade alcançada pelos dois grandes inimigos precedentes, Naruto e Ansatsu Kyoushitsu - Esses sim eram monstros em vendas, que serviam como um forte pilar para a revista, e conseguiam dar dentro da revista, leves cutucadas em ONE PIECE, principalmente Naruto entre os anos 2002 e 2009.

Em terceiro lugar tivemos o nosso querido mangá de sumô (Hinomaru Zumou), que quando vai mal, todo mundo pensa que está preste a ser cancelado, mas após duas semanas chega dando uma rasteira em quem diz isso, e sem explicações lógicas, volta a ser bem classificado pelos editores (o mesmo vale para Shokugeki no Souma). Acho que depois de todos esses meses, é mais do que claro que o amor que os editores tem pelo mangá, é incondicional, e independente das suas vendas, a obra tem tudo para sobreviver por mais alguns outros meses (ou até mesmo anos, dependendo de quanto bem vão as novas séries que estão a vir nas próximas levas). Hinomaru Zumou consegue agradar muito bem os críticos, tem um apelo cultural muito bom, e agrada um público bem específico, por isso, é bem provável que os editores prefiram cancelar Samon-Kun wa Summmoner, Sesuji wo Pin! to e Kimetsu no Yaiba, antes mesmo de cogitar cancelar Hinomaru Zumou, mesmo que essas séries consigam superar as suas vendas. Próxima o mangá também receberá uma página colorida, só para comprovar como os editores estão disposto a dar uma grande publicidade para essa nova saga - Mangás como Sesuji wo Pin! to, não tem o mesmo tratamento quando estão entrando em um arco importante. Podemos dizer que Hinomaru Zumou é um daqueles mangás que consegue se impor pelo conteúdo que entrega (não significa que exatamente o conteúdo é bom, mas sim é muito apreciado por um nicho específico. Não estou aqui para julgar a qualidade de um mangá) e não pela popularidade que tem.

Em quarto lugar tivemos Yakusoku no Neverland. Ainda é cedo para sabermos quanto o mangá venderá, já que vimos casos de obras que recebiam ótimos rankings venderem muito mal (vide Hinomaru Zumou), mas o seu sucesso é fantástico primeiro passo. É incrível ver como mangás com ritmos mais lentos e mais maduros tem ainda espaço para sobreviver na revista: O importante é entregar uma história que estimule o leitor a continuar lendo. Muitos autores, com medo do cancelamento, tendem a apresentar milhões de coisas nos primeiros capítulos (vide Red Sprite), e acabam não agradando tanto o público; o excesso de informação nunca é bom. Histórias como Yakusoku no Neverland só tem um grande problema, o roteirista (que não é a mesma pessoa que faz a arte) tem que ter um cuidado enorme para não tomar decisões erradas, que podem comprometer o mistério da série, no caso, ele deve conseguir continuar a manter o interesse dos leitores, prosseguindo de maneira interessante a série; dando ótimas respostas para o mistérios criados e criando novos mistérios tão interessantes quanto o anterior. Dar uma de LOST (Para quem não sabe é uma série de TV que era extremamente popular nos meados dos anos 2000), só vai fazer que o público migre em massa para um outro mangá. Por isso, uma obra como Yakusoku no Neverland corre um risco em qualquer momento de perder o seu público, caso o autor cometa um grande deslize (esses deslizes são mais tolerados pelo público em B-Shounen ou Ecchi's).

Em quinto lugar tivemos Toriko que terá 31 páginas na próxima edição, o que pode indicar um possível encerramento da série. É dito na cultura popular que muitos pacientes antes de "morrer" tem uma grande melhora (como fosse o último suspiro antes do adeus), e parece que é isso que está acontecendo com Toriko; nas últimas duas semanas, os editores melhoraram consideravelmente as posições da série, e na próxima semana darão um capítulo 31 páginas para a série. Tudo indica que os editores estão fazendo isso, porque a série está chegando ao fim. É como estivessem dando um pequeno destaque para os últimos três capítulos da série, fazendo assim que o público se importa mais com o encerramento natural da série. De qualquer modo, não posso negar que por mais que seja uma boa ação por parte dos editores colocar a série entre os primeiros colocados nos seus últimos capítulos, não entregar-la uma página colorida no seu último capítulo é uma grande ofensa para os seguidores da série. Talvez o mangá não seja mais tão popular quanto era a alguns anos atrás, mas ainda tem muitos leitores, séries como Beelzebub, que era bem menos popular no momento do seu cancelamento, ganhou uma página colorida de encerramento. Para mim, seria triste ver Toriko sendo encerrado com "somente" páginas extras, pela sua história e sua popularidade atual, merece ao menos ganhar uma página colorida de encerramento.

Em sexto lugar tivemos World Trigger, que deve continuar a ganhar mais espaço na revista, justamente por subir mais um degrau entre as séries que vendem bem - Quanto mais séries veteranas são encerradas, mais importante World Trigger se torna para revista - Em si o mangá já vendia mais que Toriko, contudo, mesmo estando já acima da série de culinária, ainda sim o seu encerramento acaba ajudando World Trigger, pois, mais do que nunca a série, fica "isolada" entre os mangás que vendem bem. Acima de World Trigger temos as determinadas séries: ONE PIECE, Haikyuu!!, Boku no Hero Academia, Shokugeki no Souma e Gintama (que deve ser encerrada em breve também). O destaque entre o sexto colocado, que é World Trigger, e o sétimo colocado que é Black Clover é gigantesco, e em comparação as demais séries? Um destaque em vendas ainda maior. Com o aumento do números de séries que estão vendendo abaixo da marca dos 300 mil, qualquer obra que vende acima dessa marca, vem tendo sua importância aumentada na revista. Talvez World Trigger anteriormente não era tão importante para a Weekly Shonen Jump, só que agora se tornou um mangá que não vale a pena ser cancelado de nenhum modo. A política de não dar grande publicidade ao mangá se manterá (provavelmente veremos o mangá pegando boas colocações, mas nada de ganhar páginas coloridas ou capas), pois realmente é inútil dar um grande foco no mangá, é melhor tentar aumentar as vendas dos novatos que devem ganhar futuramente um anime, contudo, World Trigger nessa situação complicada que se encontra a revista, está muito mais seguro.

Em sétimo lugas tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que na próxima semana receberá mais uma página colorida. O mangá se estabeleceu de vez na revista, e tem grandes chances de ganhar um anime no seu aniversário de dois anos, por isso, podemos dizer que juntamente com Black Clover, é o único novato com um futuro bem assegurado na revistas. Os demais mangás novatos dependem muito do sucesso das novas séries lançadas nas próximas levas (principalmente Sesuji wo Pin! to) para prolongar sua vida na revista. O sucesso de Yuragi-Sou no Yuuna-San é um dos poucos resultados positivos que a Weekly Shonen Jump teve nesse ano, que foi protagonizado por grandes perdas: Ansatsu Kyoushitsu, BLEACH, Nisekoi, KochiKame e talvez agora Toriko. Logo após tivemos duas séries que devem continuar sobrevivendo na revista, por causa do encerramento das séries veteranas e mal rendimento de vários novatos: Kimetsu no Yaiba e Samon-Kun wa Summmoner respectivamente. Os dois mangás não devem ser cancelados nas próximas duas levas, mas não estão garantidos no ano de 2018; a estadia desses mangás na revista dependerá, como já comentei anteriormente, do sucesso das próximas séries lançadas.

Quem talvez não se encontra em uma situação nem um pouco confortável, é o décimo colocado Sesuji wo Pin! to, que corre risco sérios de ser cancelado daqui a duas levas. Provavelmente a próxima leva teremos o encerramento forçado de LOVE RUSH e Red Sprite, com o encerramento natural de Toriko, por isso entre a edição #51 e #03, devemos ver estreando mais três novatos. Por isso, na próxima leva tem grandes chances dos editores preferirem estrear somente mais duas séries, caso um desses dois novatos (Seishun Heiki Number One e Ibitsu no Amalgam) consiga se tornar um sucesso, o cancelamento do mangá de dança é praticamente confirmado, principalmente se levarmos em conta que o mangá já foi superado em vendas por Kimetsu no Yaiba (do quarteto "vendo pouco", aquele que vende menos é Hinomaru Zumou, mas os editores não estão cogitando cancelá-lo de nenhum modo). Caso esses dois novatos que temos atualmente na revista acabem dando errado, ainda tem uma pequena chance de Sesuji wo Pin! to ser cancelado, no caso do grupo editorial decidir estrear três novas séries, cancelando tanto os dois novatos quanto o mangá de dança. Por fim, tem uma pequena, mas muito pequena possibilidade de já na próxima leva a obra ser cancelado, isso se os editores decidirem estrear quatro mangás, mas a possibilidade disso acontecer é bem pequena.

Em décimo primeiro lugar tivemos Shokugeki no Souma, que não corre nenhum risco de cancelamento, mesmo sendo mal classificado nas últimas semanas. Os editores ultimamente vem dando posições ruins para Shokugeki no Souma naqueles capítulos que eles consideram "sem graça" ou "não importantes", o que é preocupante em longo prazo, pois demonstra que a série vem perdendo um pouco o prestígio por parte do grupo editorial, mas por enquanto o mangá continua muito seguro e não corre nenhum risco de cancelamento. Com certeza antes de começarem pensarem em cancelar um mangá que vende tão bem quanto Shokugeki no Souma, os editores terão que cancelar Sesuji wo Pin! to, Kimetsu no Yaiba e Samon-Kun wa Summoner. Logo após, na décima segunda colocações tivemos Gintama que deve ser encerrado no primeiro semestre do próximo ano e será uma outra grande perda para os editores. Só espero que o autor decida retornar a revista com uma outra ótima comédia, pois é triste ver como muitos autores, depois de lançar um sucesso na revista, tendem a abandona-la (mais por ser extremamente cansativo lançar uma obra semanalmente).

Nas últimas colocações tivemos respectivamente, Red Sprite e Love Rush, que devem ser cancelados muito em breve. A recepção de Red Sprite foi uma grande tragédia, o público simplesmente odiou o mangá e seu cancelamento é mais do que natural. Já Love Rush, o público gostou um pouco mais, e a obra deve vender um pouco mais que seu companheiro de leva, MAS, mesmo assim é insuficiente para conseguir sobreviver na revista, por isso, o mangá também merece ser cancelado. Espero que a próxima leva contenha ao menos dois autores veteranos, ou um veterano (autor de Beelzebub) e depois participantes da Gold Future Cup (O vencedor e Galaxy Gangs seria muito interessante). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'