domingo, 23 de abril de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #21 (Ano 2017).


A Calmaria Deu Um Basta

escrito por Diego Felipe

Sete páginas coloridas, muitos mangás não sendo ranqueados, quatro obras em hiato (duas delas entraram em hiato nas últimas edições)... Um mangá que normalmente pega uma posição mediana pega uma posição mais alta na ordem de leitura, anúncio de que o fim de Magi ~ The Labyrinth está muito perto (e não será a única, outra obra deve ser encerrada já na próxima edição), duas obras chegando perto da marca de 300 capítulos publicados... isso sem falar na estreia da edição (Daiku no Hatou) e dos dois novatos que estrearam até agora sendo alçados a posições altas na ordem de leitura para atrair os leitores.

Bem, contando esses elementos dá pra ver que essa TOC não foi das mais calmas. E muito mais pode vir por aí nas próximas edições. Mas por ora foquemos nessa edição, cuja ordem de leitura pode ser conferida abaixo.

TOC Weekly Shonen Sunday #21 (2017):
Daiku no Hatou (Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá, 46 pg.) (capítulo 01)
01. Detective Conan (Capa) (capítulo 993)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 73)
03. Major 2nd (capítulo 92)
Maiko-san chi no Makanai-san (Página Colorida) (capítulo 16)
Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (Pré-Rank, 32 pg.) (capítulo 02)
Tenshou no Quadrable (Pré-Rank) (capítulo 03)
04. Hatsukoi Zombie (capítulo 74)
05. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 50)
Magi ~ The Labyrinth of Magic (Página Colorida) (capítulo 346)
06. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 51)
07. Be Blues! - Ao ni Nare (capítulo 286)
08. Dagashi Kashi (capítulo 139)
Amano Megumi wa Suki Darake! (Página Colorida) (capítulo 71)
09. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 55)
10. Kyoukai no Rinne (capítulo 367)
11. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 43)
12. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 114)
13. Tenshi to Akuto!! (capítulo 113)
14. Saike Mata Shite mo (capítulo 78)
15. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 296)
16. Keijo!!!!!!!! (capítulo 176)
17. Dameterasu-sama。 (capítulo 23)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 50)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Zettai Karen Children (Em hiato) (pausado no capítulo 476)

TOC Weekly Shonen Sunday #22・23 (2017):
- Capa: Gosho Aoyama World
- Páginas Coloridas de Abertura: Youkai Giga (Novo Mangá), por Satsuki Satou (autor novato)
- Páginas Coloridas: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Magi ~ The Labyrinth of Magic
- Fim: Keijo!!!!!!!!
- Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko, Zettai Karen Children

TOC Weekly Shonen Sunday #24 (2017):
- Páginas Coloridas de Abertura: K・O・I (Título Provisório) (Novo Mangá), por Tamiki Wakaki (Autor de Kami nomi zo Shiru Sekai* e Nanoha Yougashiten no Ii Shigoto)
* Também conhecido como The World God Only Knows.
- Páginas Coloridas: Be Blues! - Ao ni Nare, Hatsukoi Zombie, Tenshou no Quadrable,

TOC Weekly Shonen Sunday #25 (2017):
Novo Mangá: Inseki Shoujo - Meteorgirl, por Riichi Ishiyama (autor novato)

A capa da edição foi para Detective Conan, mas como esse só recebeu a capa, o capítulo foi ranqueado. Mas a primeira posição na ordem de leitura ficou para o novo mangá de Michiteru Kusaba, mesmo autor de Fantasista e Fantasista Stella: Daiko no Hatou, que recebeu as páginas coloridas de abertura e 46 páginas nesse primeiro capítulo lançado. Segundo a OtakuPT a obra contém a seguinte sinopse: "A história desenrola-se à volta de Minato Ebihara, um jovem de uma escola moderna da cidade, que parte para a cidade de Isahaya em Nagasaki para o aniversário da morte do seu pai. Um encontro casual com uma garota à beira do mar muda o seu destino. Uma história de juventude e romance começa tendo com pano de fundo o “Clube de Ciências Pesqueiras” da universidade".

O novato de faroeste Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 teve seu segundo capítulo ranqueado nessa edição e só será ranqueado a partir da publicação de seu oitavo capítulo. A história segue o homem-da-lei Elmore Evans, que apesar de ser um dos mais incríveis pistoleiros do Oeste não consegue se livrar da má sorte em sua vida amorosa. O segundo capítulo, vale lembrar, teve 32 páginas.

Outro novato, Tenshou no Quadrable, também não será ranqueado (ao menos na forma de análise ocidental) enquanto não chegar ao seu oitavo capítulo. A obra, que ainda está em seu terceiro capítulo, tem a seguinte sinopse: "A história se passa na Idade Média da Europa, no século XVI. Mas ao invés de lidar somente com a praga, temos também monstros, bruxas e outras coisas com as quais as pessoas têm que se preocupar. O ministério na Europa não permitirá que isso continue, então decidem obter ajuda de meninos especiais que vivem no Japão. Essas crianças aparentemente são os avatares das divindades nascidas na era presente para destruir o demônio". Outro mangá que não está sendo ranqueado é Sunday Hikagaku Kenkyujo, mas no caso é porque ele sempre encerra a revista, desde que foi lançado há um ano. O gag mangá curto recentemente chegou a 50 capítulos lançados.

Página Colorida de Abertura: Daiko no Hatou

Três obras ganharam páginas coloridas nessa edição: Maiko-san chi no Makanai-san, novato que teve uma boa recepção inicial e cujo primeiro volume está perto de ser lançado; Amano Megumi wa Suki Darake!, que continua com um bom nível de vendas de volumes e terá seu mais novo volume lançado em breve; e Magi ~ The Labyrinth of Magic, que está muito, mas muito perto de seu fim, há pouquíssimas semanas de ser finalizado. O fim de Magi vai pesar negativamente para a Shonen Sunday, que precisará achar um novo mangá com um rendimento elevado... mas será complicado encontrar uma obra ou ao menos um conjunto de obras que chegue a 450 mil cópias em média por volume.

A edição também teve quatro mangás em hiato: Arata Kangatari, que quase nunca sai capítulos desde 2013; Gin no Saji, cuja autora, Hiromu Arakawa, ainda segue publicado regularmente o mensal Arslan Senki na Bessatsu Shonen Magazine; o novato Ryoko, cuja entrada em hiato recentemente se mostrou uma surpresa; e Zettai Karen Children, que chegou ao fim da primeira parte de seu arco final. Os quatro não tem previsão de retorno, mas Ryoko provavelmente é o que retornará antes dos demais... aliás a situação de Ryoko na revista é delicada e acredito que será cancelado mais pra frente.

Em primeiro lugar ficou Detective Conan, que esteve em alta nos últimos tempos: no dia 15 de abril houve a estreia de seu 21º filme animado, Detective Conan: Crimson Love Letter, nos cinemas japoneses e por isso o mangá mais importante da Shonen Sunday recebeu a capa dessa edição. E, entre os dias 10 e 16 de abril, Conan deu as caras quatro vezes no Top 50 de mangás vendidos do Ranking Oricon. O 92º volume da obra ficou em segundo lugar, vendendo 310.029 cópias no período. A edição limitada do mesmo volume (que contém um DVD) conseguiu vender 43.323 cópias (mais do que muito mangá da Sunday vende em um mês inteiro). O mais recente Super Digest Book de Detective Conan vendeu 24.601 cópias e uma coletânia "Detective Conan Heiji & Kazuha Selection" vendeu 19.094 cópias.

Página Colorida de Abertura: Daiko no Hatou

E mais uma vez vemos o novato Komi-san wa、Komyushou Desu。pegando uma posição alta na ordem de leitura, sendo ranqueado em segundo lugar. Komi-san está apresentando um bom nível de vendas para os padrões da Weekly Shonen Sunday e considero muito boas as chances do mangá da da garota popular com distúrbio de comunicação receber uma adaptação em anime mais para frente, visto o bom rendimento comercial que Komi-san tem apresentado.

O pilar Major 2nd ficou ranqueado na terceira posição. O mangá de beisebol está cada vez mais próximo da marca de 100 capítulos publicados, marca importante mas inevitável de ser alcançada, afinal a imensa maioria dos mangás publicados semanalmente ultrapassa a marca dos cem capítulos lançados. Também considero inevitável que Major 2nd mais pra frente receba uma adaptação em anime, visando a expansão de seu potencial comercial.

No quarto lugar uma grata surpresa: Hatsukoi Zombie. A obra há um bom tempo não era ranqueada em uma posição alta (ficou abaixo de sete mangás na ordem de leitura, sendo três deles ranqueados e quatro não sendo ranqueados). Mas vale lembrar que Zombie já tinha pego algumas posições altas na ordem de leitura em 2017, geralmente em edições em que recebeu uma página colorida. Falando em página colorida, Zombie receberá mais uma na edição #24. O mangá de Ryou Minenami está longe de ser um mangá com alto nível de vendas mas a recepção que a obra tem é boa na avaliação dos editores. Não a toa, mesmo não vendendo muito seus volumes, Zombie recebe páginas coloridas mesmo em um período distante do lançamento de um novo volume.

Página Colorida de Abertura: Daiko no Hatou

Em quinto quem aparece é o gag mangá da princesa cativa dorminhoca... sim, estou falando de Maou-jou de Oyasumi, que chegou à marca de 50 capítulos publicados. O mangá também está perto de completar um ano de publicação. Apesar de ter estreado em uma leva de quatro mangás com potencial e de ter visto Komi-san ficar bastante popular Maou-jou não ficou pra trás e também conseguiu um bom nível de popularidade para os padrões da revista. Os editores estão satisfeitos com os resultados apresentados por Maou-jou, ainda mais se considerarmos que os desempenhos das vendas de volume podem aumentar se o potencial comercial da obra for mais explorado no futuro.

A sexta posição ficou para Souboutei Kowasu Beshi, que recentemente alcançou a marca de 50 capítulos publicados e de quebra completou um ano de publicação. O mais novo mangá do cinquentão Kazuhiro Fujita conseguiu se estabilizar em uma média de vendas superior a 100 mil cópias em média por volume, algo complicado para muitos novatos da Shonen Sunday, mesmo em se tratando de obras de autores consagrados.

E eis que vemos Be Blues! - Ao ni Nare ficar no sétimo lugar dessa vez. A obra está cada vez mais perto de alcançar a marca de 300 capítulos lançados. É um feito muito considerável e relevante para a Be Blues, que já tem seis anos de publicação. O mangá também continua apresentando um bom desempenho nas vendas de volumes, mas pelo visto não veremos tão cedo esse potencial comercial ser melhor explorado (isso se for).

Página Colorida: Maiko-san chi no Makanai-san

O posto do oitavo lugar entre os ranqueados dessa edição ficou para Dagashi Kashi, que embora esteja recebendo menos destaque por parte dos editores, continua com um rendimento muito bom na revista, com uma média de, no mínimo, 200 mil cópias vendidas por volume, nível excelente para um gag mangá e considerando que a maior parte das obras da Shonen Sunday vendem abaixo de 100 mil cópias em média por volume. A situação de Dagashi permanece bastante confortável.

Na nona colocação tivemos Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。. A obra, que geralmente fica em posições medianas/baixas na ordem de leitura, até que ficou em uma posição boa para seus padrões. Apesar de quase nunca (pra não dizer nunca) receber páginas coloridas ou muito destaque durante o lançamento de novos volumes o mangá vende em média por cada volume, nível superior, por exemplo, ao de Hatsukoi Zombie, que é bem destacado pelos editores. A situação de Hiiragi-sama é estável e não há riscos de cancelamento.

Fechando o Top 10 da edição quem aparece é Kyoukai no Rinne, que continua em situação estável na revista, ainda mais com a terceira temporada do anime em exibição. Rinne não tem um nível muito elevado de vendas de volumes, mas tem um bom rendimento por meio da audiência de seu anime. No décimo primeiro lugar está Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que embora não apresente um bom nível de vendas, vai conseguindo se manter na revista, pelo menos a médio prazo. Por ora considero que Aozakura está estável no plantel.

Página Colorida: Magi ~ The Labyrinth of Magic

Após duas edições seguidas no bottom, Tokiwa Kitareri!! dá as caras na porta do bottom mesmo, na décima segunda colocação. A obra continua com vendas satisfatórias e continua em situação estável na ordem de leitura, embora raramente receba muito destaque ou mesmo páginas coloridas. Em dezembro Tokiwa, que já superou há um bom tempo a marca de 100 capítulos publicados, completará três anos de publicação.

Quem abre o bottom na décima terceira posição nessa edição é Tenshi no Akuto!!, que segue variando bastante suas posições a cada nova edição. A obra, como sempre, está numa situação razoável nas vendas e ainda conta com um certo apoio de leitores para se manter. Vale ressaltar que se por um lado Tenshi no Akuto!! não é visto como uma obra com grande potencial comercial, por outro lado seu desempenho tem deixado os editores satisfeitos.

Se Tenshi no Akuto!! varia suas posições na ordem de leitura com frequência, desde que voltou de seu último "hiato" (ou "pausa longa", se preferir) Saike Mata Shite mo, décimo quarto lugar da vez, tem aparecido no bottom. Antes a obra pegava posições mais altas na ordem de leitura mesmo sendo publicada irregularmente. A média de vendas não é das mais altas (30 mil cópias em média por volume) mas é boa o suficiente para que o autor desenvolva a história e a finalize como melhor desejar. Saike é mais um dos mangás que não prevejo durando por um período muito longo na revista, não só pelo baixo potencial comercial mas também porque Tsubasa Fukuchi, o autor, não é de escrever obras de longa duração.

Página Colorida: Amano Megumi wa Suki Darake!

Mais uma vez vemos Joujuu Senjin!! Mushibugyo aparecer no bottom, dessa vez na décima quinta colocação. Mushibugyo pelo lado meio vazio está com um nível de vendas muito baixo e não deve durar por um longo prazo na revista. Aliás é bem possível que o fim de Mushibugyo esteja mais próxima do que se imagina. Já pelo lado meio cheio a obra ainda conta com apoio do grupo editorial, pelo menos por enquanto, e de vez em quando ganha páginas coloridas. Além disso Mushibugyo está perto de alcançar a marca de 300 capítulos publicados, feito difícil e importante a ser alcançado.

E vemos que já temos o próximo cancelado da Weekly Shonen Sunday: Keijo!!!!!!!!, que ficou na décima sexta posição dessa edição. Sim, senhoras e senhores, o mangá será finalizado. A prévia informa que isso acontecerá na próxima edição, informação que não foi desmentida por ora. A situação da obra já estava ruim antes. O mangá já não recebia destaque dos editores no passado, quando ainda tinha potencial comercial. Durante a época da estreia do anime, Keijo!!!!!!!! também não teve um grande aumento de destaque, raramente ganhando páginas coloridas. Com o fracasso da adaptação animada aí é que a situação ficou feia e Keijo!!!!!!!! foi parar no "limbo do esquecimento"... ou parecia que seria o limbo do esquecimento até ficar mais nítido que era a vala do cancelamento. Fica o desejo de boa sorte ao autor Daichi Sorayomi em sua próxima empreita

No décimo sétimo lugar está Dameterasu-sama。, que mais uma vez ficou em último entre os mangás ranqueados e no penúltimo lugar da ordem de leitura. A situação do mangá não está nada favorável, embora sejam reais as probabilidades desse novato ser encerrado com mais de 30 capítulos, assim como ocorreu com Oni wo Tadorite Ikuseisou, que terminou com 37 capítulos. Mesmo assim dificilmente Dameterasu-sama permanecerá a longo prazo.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Gin no Saji (****), Major 2nd.
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**), Tenshi no Akuto!!, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children.
Aparentemente Seguro: Sunday Hikagaku Kenkyujou
Em Busca de Estabilização: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Tenshou no Quadrable
Em Risco de Cancelamento:  Dameterasu-sama。(*) , Ryoko (**) (****)
Em Reta Final: Magi ~ The Labyrinth of Magic (*)
- Cancelado: Keijo!!!!!!!!

LEGENDA
(*) Devem ser encerrados em 2017.
(**) Podem ser encerrados em 2017.
(***) Mangá publicado mensalmente.
(****) Mangá em hiato

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #21 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'