segunda-feira, 29 de maio de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #26 (Ano 2017).


Próximos Cancelamentos

escrito por Diego Felipe

É, pessoal, já temos pelo menos dois mangás que não vão durar mais na revista: Dameterasu-sama。 e Tokiwa Kitareri!! (ironicamente eu disse que esta obra estava segura na edição anterior). Bom, sem mais delongas, vamos à análise.


TOC Weekly Shonen Sunday #26 (2017):
Mizuki Yamashita & Riria Itou & Momoko Ozono (Capa)
K・O・I - King of Idol (Páginas Coloridas de Abertura, 28 pg.) (capítulo 03)
01. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 55)
02. Major 2nd (capítulo 96)
Inseki Shoujo -Meteorgirl- (Pré-Rank, 34 pg.) (capítulo 02)
Kyoukai no Rinne (Página Colorida) (capítulo 371)
Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (Pré-Rank) (capítulo 06)
Tenshi to Akuto!! (Página Colorida) (capítulo 117)
Daiku no Hatou (Pré-Rank) (capítulo 05)
03. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 53)
Tenshou no Quadrable (Pré-Rank) (capítulo 07)
04. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 77)
05. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 350)
06. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 75)
07. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 290)
08. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 20)
09. Hatsukoi Zombie (capítulo 78)
10. Dagashi Kashi (capítulo 143)
11. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 300)
12. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 59)
13. Dameterasu-sama。 (capítulo 27)
14. Saike Mata Shite mo (capítulo 82)
15. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 118)
Youkai Giga (Não é Ranqueado) (capítulo 04)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 54)
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Ausente) (pausado no capítulo 46)
Detective Conan (Ausente) (pausado no capítulo 993)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Zettai Karen Children (Em hiato) (pausado no capítulo 476)

TOC Weekly Shonen Sunday #27 (2017):
- Capa: Detective Conan
- Página Colorida de Abertura: Tenshou  no Quadrable
- Página Colorida: Inseki Shoujo -Meteorgirl-
- Fim: Dameterasu-sama。
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko, Zettai Karen Children

TOC Weekly Shonen Sunday #28 (2017):
- Capa: Hikaru Takahashi
- Página Colorida de Abertura: Souboutei Kowasubeshi
- Ausente: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
- Fim: Tokiwa Kitareri!!
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko, Zettai Karen Children

A capa da vez foi estampada por Mizuki Yamashita, Riria Itou e Momoko Ozono, ambas do grupo de idols Nogizaka46. As páginas coloridas de abertura e algumas páginas extras foram destinadas a K・O・I - King of Idol, novo mangá do autor de The World God Only Knows. Já as demais páginas coloridas foram para o veterano Kyoukai no Rinne e para Tenshi to Akuto!!.

O novato Tenshou no Quadrable passará a ser ranqueado daqui a duas edições, quando será publicado seu oitavo capítulo. Era pra ser ranqueado a partir do oitavo capítulo que sairia na semana que vem mas Tenshou receberá a página colorida de abertura nessa edição. Já os demais novatos Inseki Shoujo -Meteorgirl- (em seu segundo capítulo), Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (em seu sexto capítulo), Daiku no Hatou (em seu quinto capítulo) e o já citado K・O・I - King of Idol (no terceiro capítulo) ainda vão demorar mais um pouquinho para chegarem ao oitavo capítulo e passarem a ser ranqueados. Sunday Hikagaku Kenkyujo, por sua vez, é uma obra curtinha que nunca é ranqueada e já é publicada há mais de um ano. Vale lembrar que o também novato Youkai Giga tem ficado em penúltimo na ordem de leitura desde o seu segundo capítulo e pelo visto não será ranqueado, ao menos nessa situação.

Mesmo não tendo sido lançado mais nenhum capítulo especial de Magic Kaito, Detective Conan outra vez esteve ausente. Mas relaxem: o grande pilar irá retornar já na próxima edição, com direito a capa. Quem também esteve ausente mas deve retornar na próxima edição é Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, obra que por enquanto vem apresentando um desempenho regular mas não corre riscos de cancelamento a curto prazo (a médio prazo nada está realmente garantido).

E vale lembrar que a gangue do hiato segue em hiato. Sim, estou falando de Arata Kangatari (sem previsão alguma de retorno), Ryoko (novato que surpreendentemente está em hiato... nem sabemos se voltará), Zettai Karen Children (que volta daqui a alguns meses)... e Gin no Saji. Recentemente a autora Hiromu Arakawa declarou que já estava planejando storyboards para prosseguir com o desenvolvimento do mangá, que pode ser mais longo do que o especulado.

O primeiro mangá entre os ranqueados é Souboutei Kowasu Beshi, que continua com sua estabilidade e sua boa recepção costumeiras. O mangá já tem mais de um ano de publicação e embora não seja um fenômeno de vendas é um dos poucas da revista a ter uma média de vendas superior a 100 mil cópias por volume. Mas apesar do bom desempenho, o novato com mais potencial na revista é mesmo Major 2nd, que já se mostra até um pilar. O mangá de beisebol está perto da marca de cem capítulos publicados e é uma das armas para a Sunday tentar superar a crise que a tem assolado nos últimos tempos.

Na ordem de leitura Maou-jou de Oyasumi ficou abaixo de vários novatos não ranqueados e de mangás veteranos que ganharam páginas coloridas. Entre os ranqueados Maou-jou ficou mesmo é na terceira colocação. O mangá da princesa que faz altas loucuras mágicas para ter uma boa noite de sono não chega a vender horrores, mas ganhou a atenção e a boa recepção dos leitores, além de apresentar uma média de vendas satisfatória (40 mil cópias por volume).

Em quarto está Komi-san wa、Komyushou Desu。, que continua tendo moral no plantel e mesmo sendo um mangá de comédia com número menor de páginas por cada capítulo, já consegue apresentar um nível de vendas superior a algumas obras do plantel. O fato é que Komi-san continua nos planos do grupo editorial e é avaliado como um mangá cujo rendimento pode se expandir mais pra frente. No quinto lugar está  Magi ~ The Labyrinth of Magic, que chegou ao seu 350º capítulo publicado e está muito, mas muito perto de seu fim, abrindo uma grande lacuna na busca por um mangá com rendimento elevado.

Na sexta colocação está Amano Megumi wa Suki Darake!, outro mangá que tem moral com os editores pelo seu desempenho comercial relativamente positivo e por estar em alta com os leitores. Amano Megumi, vale lembrar, veio transferido da Shonen Sunday Super no fim de 2015 e desde então tem se mostrado uma boa aposta dos editores (para os padrões da revista, valendo ressaltar). O mangá atualmente está em segurança, sem riscos de cancelamento.

No sétimo lugar está o veterano mangá de futebol Be Blues ~ Ao ni Nare, que está se aproximando da marca de trezentos capítulos publicados, marca essa alcançada por Joujuu Senjin!! Mushibugyo nesta edição. Be Blues ainda consegue vender a um nível acima da média de boa parte das obras da line-up. Inclusive, ainda torço para que a obra receba, mais para frente, uma adaptação em anime, pois seria uma boa forma de expandir o rendimento do mangá. No entanto, é preciso considerar que é muito difícil saber de muitas das coisas mais importantes que ocorrem na editora Shogakukan (se até na Shueisha é difícil saber muito do que acontece...)... Se para o grupo editorial um anime para Be Blues! não for viável por determinadas razões, infelizmente não haverá adaptação (ao menos por ora).

Na nona colocação está o mangá Maiko-san chi no Makanai-san, que tem poucas páginas por capítulo. O mangá não chegou a apresentar vendas muito elevadas em seu primeiro volume (ao menos por enquanto) mas pelo menos a curto prazo os editores parecem acreditar que vale a pena manter o mangá na revista ao invés de prepararem o terreiro para o cancelamento da obra. Maiko-san ainda está em busca da estabilização.

Em nono está Hatsukoi Zombie, que continua com uma boa recepção e com destaque dos editores, ganhando páginas coloridas com frequência. E olha que as vendas do mangá nem são elevadas, na verdade o mangá já demora um pouco pra vender 30 mil cópias de cada volume. Mas mesmo comercialmente a obra vendendo pouco os editores parecem satisfeitos com o rendimento do mangá, que inclusive parece que está em um arco um pouco mais agitado após alguns capítulos sem grande agitação.

Fechando o Top 10 e ficando na porta do bottom está o gag mangá Dagashi Kashi, que continua em uma situação bem tranquila por causa do seu nível de vendas acima da média da maioria dos mangás da revista. Vale lembrar que por ser um mangá de comédia com capítulos com quantidade menor de páginas Dagashi Kashi não lança volumes com tanta frequência, pois precisa de mais capítulos para preencher cada volume.

Não tivemos muitos mangás ranqueados nesta edição, portanto não tivemos nenhuma zona intermediária entre o Top 10 e o bottom. Por isso, quem está em décimo primeiro lugar já está no bottom: Joujuu Senjin!! Mushibugyo, que chegou ao seu 300º capítulo. A situação da obra não é mais favorável e o mangá tem chances muito altas de ser finalizado ainda esse ano, se bobear daqui a pouquíssimas edições.

Na décima segunda posição temos Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, que mais uma vez aparece no bottom. A obra apresenta uma média de vendas de 45 mil cópias por volume. É uma boa quantidade, ainda mais considerando que Hiiragi-sama não recebe páginas coloridas. Talvez seja pra poupar o autor veterano, o que até faria sentido. Mas também tem relação com o apelo de expansão comercial baixo.

Em décimo terceiro lugar está o condenado Dameterasu-sama。. É, não deu para o mangá continuar se mantendo. Seu one-shot lançado no fim de 2015 até foi bem-recebido, mas a serializar a obra acabou não se mostrando um êxito. Uma pena, pois o autor tem experiência no mercado dos mangás. Fica a torcida para que ele consiga emplacar um novo sucesso em sua próxima tentativa, que talvez não demore muito pois na próxima edição já será lançado o último capítulo de  Dameterasu-sama。.

Na décima quarta colocação está outro habitante tradicional do bottom: Saike Mata Shite mo, que continua em uma situação estável a médio prazo mas dificilmente permanecerá na revista por um prazo longo, ainda mais considerando que as vendas de seus volumes não são elevadas. Não vejo Saike como uma obra que vá ser cancelada abruptamente, mas diria que o autor não vai desenvolver a obra por muito mais tempo.

Em último entre os ranqueados (décima quinta posição)  e antepenúltimo lugar na ordem de leitura está Tokiwa Kitareri!!, e sabe, pessoal, quando você diz uma suposição mas percebe que errou em cheio? Pois é, foi o que fiz com Tokiwa, caros leitores. Achei que o mangá iria se manter (até disse isso na análise anterior)... mas ele não vai. O fim da obra está confirmado para a edição #28. Se pararmos pra pensar, esses ranqueamentos baixos recentes e a falta de destaque da obra me lembram um pouco a situação de Keijo!!!!!!!!! na época que o mangá teve um anime anunciado (e mesmo na época a obra já estava fadada ao fim). É, pessoal, vivendo e aprendendo...

SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Major 2nd.
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Zettai Karen Children (****).
Aparentemente Seguros: Saike Mata Shite mo (**), Sunday Hikagaku Kenkyujou, Tenshi no Akuto!!
Em Busca de Estabilização: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Tenshou no Quadrable, Youkai Giga
- Em Risco de Cancelamento: 
Em Grande Risco de Cancelamento:  Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Ryoko (**) (****)
Em Reta Final: Gin no Saji (****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*)
- Cancelado: Dameterasu-sama。, Tokiwa Kitareri!!

LEGENDA
(*) Devem ser encerrados em 2017.
(**) Podem ser encerrados em 2017.
(***) Mangá publicado mensalmente.
(****) Mangá em hiato

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #26 da Weekly Shonen Sunday. Agradeço pelas sugestões, críticas e opiniões deixadas nos comentários.
Até a próxima!

(A matéria será atualizada mais tarde, com as páginas coloridas).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'