sábado, 19 de agosto de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #38 (Ano 2017).


Depois da Pausa.

Após uma pequena pausa de uma semana, que os editores usaram para descansar, os autores para irem a praia, os assistentes verem seus familiares (já que são escravos e só podem ver nessas datas), os funcionários para dormirem, e os leitores para chorarem a ausência dos seus mangás preferidos, a WSJ está de volta e com uma TOC bem interessante (com um primeiro lugar muito surpreendente). Então, sem mais delongas, vamos à TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #38
Yakusoku no Neverland c51 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Dr. Stone c23
02 - One Piece c875
Haikyuu!! c266 (Página Colorida)
03 - Kimetsu no Yaiba c74
04 - Boku no Hero Academia c149
05 - Robot×Laserbeam c21
06 - Black Clover c121
Boruto: Naruto Next Generations c15 (Página Colorida)
07 - Shokugeki no Souma c227
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c27 (Página Colorida)
08 - Saiki Kusuo no Sainan c266
09 - Gintama c645
10 - Hunter×Hunter c368
11 - Hinomaru Zumou c157
12 - Yuragi-sou no Yuuna-san c75
13 - Shudan! c10
14 - Spring Weapon No. 1 c40
15 - Cross Accountc 09
16 - Harapeko no Mariec24
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c250
Ausentes: World Trigger c165 (Hiato)


Weekly Shonen Jump #39 (28/08/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: Shokugeki no Souma
Página Colorida: Yuragi-sou no Yuuna-san, Robot×Laserbeam, Aharen-san wa Hakarenai (Capítulo Especial), Binbou Choujin Kanenashi-kun (Capitulo Especial)


Começando pelos mangás não ranqueados, nessa edição tivemos mais uma capa para Yakusoku no Neverland, que está sendo um monstro em vendas. Essa é a sua terceira nessa ano e praticamente a série está recebendo uma capa cada 12 ou 13 edições, um ótimo número que chega muito próximo à aqueles que de ONE PIECE e Haikyuu!!. Yakusoku no Neverland, entre todas as séries novatas (e nesse grupo ainda incluo Black Clover), é aquela tem o maior potencial de se tornar um grande sucesso de vendas, conseguindo vender o mesmo que Haikyuu!!, por exemplo. Logicamente, dependerá da qualidade do anime, mas o potencial já tem.

Também tivemos nessa edição páginas coloridas para três séries: Haikyuu!! que continua sendo o segundo pilar da revista. BORUTO que tem seu lançamento mensal, e deve ainda ter um bom número de seguidores, mesmo que o seu anime não deva ajudar em nada na popularidade do mangá, já que seguem uma narração totalmente diferente. E também tivemos uma bela página colorida para Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que ganhou mais como uma publicidade do seu novo volume, que vendeu em duas semanas cerca de 50 mil cópias, que por mais não seja uma quantidade enorme, é maior que Hinomaru Zumou, que já lançou mais de 10 volumes. Se continuar assim, a série talvez no volume cinco ou seis, consiga alcançar a marca de 100 mil cópias em duas semanas.

Em primeiro lugar tivemos uma grandíssimo surpresa, Dr.Stone, que deve ter ganho essa colocação por dois motivos: os editores estão acreditando no potencial da série, e a importância do capítulo, que nessa semana pelo que tudo indica, trouxe novidades aos leitores. A série pode não estar vendendo tão bem quanto Robot x Laserbeam, contudo levando em consideração que o "hype" criado em torno de Dr.Stone foi bem menor e o primeiro volume teve problemas na distribuição (os editores tiveram que fazer uma reeimpressão), o resultado que a série está alcançando é muito bom. Ainda é cedo para dizer se Dr.Stone se tornará uma grande série, eu acho que devemos esperar alcançar ao menos o terceiro volume (vendo assim quanto vende no segundo e logo no terceiro), mas é inegável que os editores estão dando o apoio necessário para a série alcançar bons resultados.

Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que mesmo perdendo a primeira colocação algumas vezes, quase nunca vai abaixo da segunda colocação, isso por causa da sua grande popularidade e vendas. Um outro motivo comentei alguns meses atrás (principalmente justificando as posições de World Trigger e que comentei quando escrevi sobre Hunter x Hunter semanas atrás), e que um comentário na mangahelpers me fez lembra-lo: a série alcança um público de idade vasta, por isso é um mangá que agrada os compradores de 10 à 30 anos. Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que continua aumentando muito suas vendas, já alcançou a marca de 96 mil cópias em duas semanas (no seu sétimo volume). Kimetsu no Yaiba antigamente não era uma aposta segura, aliás, todos os dados levavam a crer que valia a pena cancela-lo, mas a situação da série mudou e atualmente é um dos principais novatos da revista. 

Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que continua indo muito bem na revista, mas essa semana teve uma posição relativamente baixa. O seu anime pode não ser um dos maiores sucessos de audiência da história, contudo, está conseguindo bons resultados, e acredito que o canal televisiva esteja satisfeito. Existe chances de acabar sendo cancelado? Sim, se o canal receber uma proposta de um programa ainda mais promissor, mas acredito que antes de cancelarem Boku no Hero Academia, iriam transferi-lo de horário - não vejo motivos para cancelar uma série que tem uma audiência estável -. Em quinto lugar tivemos Robot x Laserbeam que continua sendo uma grandíssima montanha russa, mas por motivos já explicados nas semanas anteriores. Robot x Laserbeam vende muito bem, e tem potencial de se tornar um grande sucesso após o seu anime: os editores irão manter essa série na revista por ainda muito tempo.

Em sexto lugar tivemos Black Clover, que está cada vez mais próximo de ver seu anime estreará, falta somente um mês e meio. As suas vendas estão estáveis já alguns volumes, inclusive o último volume vendeu 128 mil cópias em duas semanas, cerca de 32 mil cópias a mais que Kimetsu no Yaiba, que é atualmente o B-Shounen com maior potencial após Black Clover. Em sétimo lugar tivemos Shokugeki no Souma, que na próxima edição ganhará sua merecida capa (provavelmente a penúltima no ano, já que a próxima deve ser somente no seu aniversário). A série pode estar tendo menos destaque que nos anos anteriores, mas continua sendo uma das principais séries da revista, e merece um bom destaque, principalmente se lembrarmos que deve ser lançado uma terceira temporada muito em breve. Acho que os fãs não devem esperar de Souma uma recuperação, mas uma estabilidade, e que os editores continuem apoiando a série.

Em oitavo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, que se encontra no limbo da zona intermediária, como eu havia previsto alguns meses atrás (no caso, eu disse que após a primeira temporada os editores deixariam a série nesse limbo, dando raramente posições mais altas ou baixas). Para uma comédia que vende bem, estar nesse limbo é um bom resultado. A minha única reclamação é que, para mim, a série mereça receber mais páginas coloridas. Em nono lugar tivemos Gintama, que tem uma possibilidade real se não ser encerrado para a próxima leva, dando a entender que talvez a série sobreviva até 2018, ou nos piores dos casos (para os fãs) seja encerrada naturalmente na leva de novembro ou dezembro. De qualquer modo, os editores tem uma lista de possíveis séries a serem canceladas, e não é que precisam obrigatoriamente esperar que Gintama acabe para estrear uma nova leva.

Em décimo lugar tivemos Hunter x Hunter, que já está 8 semanas na revista e ainda não fez nenhuma pausa: é para glorificar de pé, irmãos! Mesmo que isso seja uma notícia, só podemos comemorar mesmo quando a série conseguir superar a marca de 10 capítulos sem ter nenhum pausa, o que pode acontecer já na edição #40. Em décimo primeiro lugar tivemos Hinomaru Zumou que foi superado por Boku-tachi, e estou curioso para ver se irá ser superado também por Shudan!, que pelo que tudo indica não teve uma recepção alta e não deve vender muito bem - caso seja superado, e o mangá de futebol acabe sendo cancelado, chegaremos a conclusão final que os editores simplesmente não ligam para a preferência do público, quando o assunto é Hinomaru Zumou. A série irá sobreviver até quando para os editores for vantajosa se manter na revista (existe a possibilidade da popularidade interna de Zumou ser gigantesca, mas não temos nenhuma confirmação disso).

Em décimo segundo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que na próxima semana receberá uma página colorida. Atualmente a série ainda está vendendo mais que o seu irmão heterozigoto, Kimetsu no Yaiba, mas mesmo assim provavelmente não receberá o seu anime antes, pois o estúdio que apostar em Kimetsu no Yaiba tem mais chances de lançar um anime de grande sucesso, além de que provavelmente os editores darão um destaque gigantesco a série quando for lançado o anime. Já o estúdio que apostar em Yuragi-Sou no Yuuna-San tem chances de encontrar um sucesso, mas deve receber menos apoio interno da revista. Assim, levando em consideração ao apoio editorial, os estúdios devem estar mais interessados justamente em realizar uma adaptação de Kimetsu no Yaiba, do que de Yuragi-Sou. Em décimo terceiro lugar tivemos Shudan! que está correndo risco de ser cancelado, mas não na próxima leva. A possibilidade de ser cancelado precocemente são bem baixas, se levarmos em consideração a sua recepção mediana e também o autor que está guiando a série.

Em décimo quarto lugar tivemos Spring Weapon Number One, que acredito que será cancelado na próxima leva: os editores não tem mais nenhum motivo para manter a série na revista. Para mim, se realmente o mangá tem um grande apelo infantil, devem transferi-lo para a Saikyou Jump, que é uma revista da linha JUMP focada justamente no público infantil. Outro mangá que deve ser cancelado já na próxima leva, é Cross Account, que ficou na décima quinta colocação - a série teve uma péssima recepção e vem sendo classificado ao lado de Harapeko no Marie (que novamente ficou na última colocação), o que nos leva a crer que realmente os editores vão cancelar precocemente Cross Account. A nova leva deve estrear na edição #40, no máximo na edição #42. Por causa disso, o autor de Cross Account terá uma pequena satisfação, a sua série superou o número de capítulos de Tokyo Wonder Boys - não é que seja muito difícil realizar este feito, mas vamos fingir, dessa vez, que foi uma grande vitória para o autor, que provavelmente não receberá mais nenhuam chance na revista.

SITUAÇÃO DAS SÉRIES:
- Intócável (Pilar Supremo): One Piece
- Pilares: Haikyuu (Segundo), Boku no Hero Academia (Terceiro)
- Muito Seguros: Shokugeki no Souma, Black Clover,
  Yakusoku no Neverland,  Hunter x Hunter, Saiki Kusuo no Sainan (Saiki está no limite entre estável e muito seguro)
- Seguros e Estáveis:  Yuragi-sou no Yuuna-san, Kimetsu no Yaiba, Boruto: Naruto Next Generations,
- Aparentemente Seguros: Hinomaru Zumou, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, Robot×Laserbeam, Dr. Stone
- Em Busca de Estabilização: Shuudan!
- Possivelmente em Risco de Cancelamento: Spring Weapon Number One
- Em Grande Risco de Cancelamento: Harapeko no Marie, Cross Account
- Em Reta Final: Gintama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'