segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #37-38 (Ano 2017).


O Milésimo Capítulo


escrito por Diego Felipe



Essa não é uma edição comum, senhoras e senhores. Finalmente foi lançado o milésimo capítulo de Detective Conan, um dos maiores mangás da história da Weekly Shonen Sunday e atualmente o maior de todo o plantel. Também tivemos novidades sobre Dagashi Kashi. Sem mais delongas, eis a análise.

TOC Weekly Shonen Sunday #37-38 (2017):
Detective Conan (Capa, Páginas Coloridas de Abertura, Comemoração do Lançamento do Milésimo Capítulo) (capítulo 1000)
01. Amano Megumi wa Suki Darake (capítulo 86)
Dagashi Kashi (Páginas Coloridas) (capítulo 154)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 94)
03. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 361)
04. Major 2nd (capítulo 106)
Shinobino (Pré-Rank, Página Colorida) (capítulo 05)
05. Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (capítulo 18)
06. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 64)
07. Tenshi to Akuto!! (capítulo 128)
08. Hatsukoi Zombie (capítulo 89)
09. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 300)
10. K・O・I - King of Idol (capítulo 13)
11. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 31)
12. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 56)
13. Tenshou no Quadrable (capítulo 18)
14. Kyoukai no Rinne (capítulo 382)
15. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 66)
16. Daiku no Hatou (capítulo 16)
17. Saike Mata Shite mo (capítulo 88)
18. Inseki Shoujo -Meteorgirl- (capítulo 13)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal) (capítulo 61)
19. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 311)
20. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 68)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 15)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 65)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Zettai Karen Children (Em hiato) (retorna na próxima edição) (pausado no capítulo 476)

TOC Weekly Shonen Sunday #39 (2017):
- Página Colorida de Abertura: Be Blues! ~ Ao ni Nare
- Página Colorida: Tenshi to Akuto!!
- Retorno do Hiato: Zettai Karen Children


Página Colorida de Abertura: Detective Conan

Levou um tempão... vinte e três anos de publicação... mas eis que Detective Conan chegou a uma das marcas mais impressionantes a serem alcançadas na história dos mangás: o milésimo capítulo. Não é a primeira obra a ter mil capítulos publicados mas é uma das poucas a alcançar esse glorioso feito. E para comemorar essa façanha Conan não só ganhou capa, como também duas páginas coloridas de abertura...

Isso mesmo. Conan ganhou páginas coloridas de abertura. Raramente a obra recebe páginas coloridas, tanto é que quase sempre a obra ganha capa mas não páginas coloridas. A edição #37-38 de 2017 não só fica marcada pelo milésimo capítulo de Conan como também a volta do lançamento de páginas coloridas do mangá após tanto tempo.

Outro mangá que ganhou páginas coloridas foi Dagashi Kashi, que veio com um anúncio especial: o seu anime terá uma segunda temporada. Inclusive, recentemente saiu um trailer da segunda temporada, que pode ser conferido clicando aqui nesse link. O novato Shinobino, ainda em seu quinto capítulo, também ganhou uma página colorida. A obra passará a ser ranqueada a partir do lançamento de seu oitavo capítulo.

Os mangás Youkai Giga e Sunday Hikagaku Kenkyujo sempre ocupam a penúltima e a última posições da ordem de leitura das edições da Weekly Shonen Sunday. Por conta disso, as obras nunca são ranqueadas. Outra obra que nunca é ranqueada é Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai, que é lançada mensalmente em uma revista semanal (sim, isso é possível). Yugami-kun ainda se encontra em situação estável na revista.

Nessa edição quatro mangás, por estarem em hiato, não tiveram capítulos lançados. Foram eles: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko e Zettai Karen Children. Mas os tempos de ausência prolongada de Zettai chegarão ao fim na próxima edição, quando enfim o mangá veterano voltará a ter capítulos lançados. Vale lembrar que Zettai está em seu arco final e as chances do mangá chegar ao fim em 2018 são muito grandes.

Página Colorida de Abertura: Detective Conan

Geralmente quando Detective Conan ganha capa, ele é ranqueado por não ganhar páginas coloridas. Mas dessa vez não foi o caso. E por isso o primeiro lugar entre os ranqueados ficou para a segunda posição na ordem de leitura, que foi justamente... Amano Megumi wa Suki Darake. Obra com muito ecchi e momentos de humor, Amano Megumi continua em situação bem tranquila na revista, com um nível de vendas mais que satisfatório.

O segundo lugar ficou para Komi-san wa、Komyushou Desu。. E a situação da obra está muito boa, com média de vendas na casa das 100 mil cópias por volume (podendo subir para 150 mil mais para frente). É impressionante ver como a obra segue se destacando cada vez mais e como ela conseguiu a atenção dos leitores a ponto do mangá conseguir com o passar do tempo alcançar o nível de vendas de Souboutei Kowasu Beshi, até então o novato com melhor nível de vendas depois do lançamento de Major 2nd.

Em terceiro e quarto lugares ficaram o veterano Magi ~ The Labyrinth of Magic e Major 2nd, respectivamente. Enquanto Magi está perto de seu fim, a poucos capítulos de acabar após um longo tempo de publicação, Major 2nd (continuação do clássico mangá Major) continua sendo uma das grandes esperanças para amenizar a crise que vem assolando a Weekly Shonen Sunday há um bom tempo. Em quinto lugar ficou o mangá de faroeste Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 , novato que busca sua estabilização na revista mas já tem mais chances de permanência do que companheiros de leva como Tenshou no Quadrable e Inseki Shoujo -Meteorgirl-.

Após ter ficado na porta do bottom na edição passada, Maou-jou de Oyasumi dá o pulo do jaguar (pulo do gato é para os fracos) e fica na sexta colocação. O mangá da princesa dorminhoca continua tendo um bom desempenho nas vendas de volumes, pelo menos considerando que trata-se um gag mangá com nível de vendas de 60 mil cópias por volumes e com desempenho melhor que mangás como Aozakura, Hatsukoi Zombie e Tenshi no Akuto!!, por exemplo.

Mais uma vez Tenshi to Akuto!! consegue ser ranqueado numa posição acima de sua média e fica em sétimo lugar desta vez. O mangá, que é publicado desde 2015, não aparenta ter um potencial comercial dos mais elevados, mas eu não diria que as possibilidades de uma adaptação em anime estão absolutamente descartadas. Isso vai depender dos editores e se eles acreditam que uma adaptação em anime tratá o retorno financeiro desejado. Por outro lado, vale lembrar que o plantel apresenta obras com mais potencial.

Página Colorida: Dagashi Kashi

Como está ficando cada vez mais comum, Hatsukoi Zombie ficou no Top 10, na oitava posição. O mangá de Ryou Minenami está em uma situação tão tranquila que o autor (ou seria autora? Ainda não obtive essa confirmação) segue desenvolvendo a obra no ritmo que desejar. Essa comédia romântica com muitos momentos ecchi ainda parece longe do fim. Também é interessante ver como, mesmo com as vendas sendo apenas satisfatórias, a recepção do mangá segue muito boa, a ponto de ganhar páginas coloridas frequentemente.

A nona colocação ficou para Be Blues! ~ Ao ni Nare, que nessa edição chegou a uma marca muito especial: seu 300º capítulo foi lançado. Para a comemoração do feito, Be Blues! ganhará as páginas coloridas de abertura da próxima edição. É curioso que a comemoração para a marca de 300 capítulos ter sido alcançada seja comemorada na edição em que sai o capítulo seguinte ao de número 300, mas pudera: na mesma edição Detective Conan chega ao milésimo capítulo. E de quebra teve o anúncio do anime de Dagashi Kashi. 

Se na edição anterior K・O・I - King of Idol ficou na ponta de cima do Top 10, em primeiro lugar, dessa vez a obra ficou na ponta de baixo mesmo dessa área, em décimo lugar. King of Idol, como a obra é mais referenciada, ainda está em busca de sua firmação. O seu nível de destaque por parte dos editores dependerá das vendas de seus volumes e se elas serão pelo menos satisfatórias para os padrões da Shonen Sunday, que já não são muito elevados.

Outra vez Maiko-san chi no Makanai-san pegou uma posição medíocre, entre o Top 10 e o bottom. O mangá, que foi o primeiro novato a estrear no ano editorial de 2017, ficou com a décima primeira posição. Maiko-san parece ter se estabilizado na revista, assim como Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que ficou com o décimo segundo lugar. Com mais de um ano de publicação, Aozakura está garantido no plantel, com seu rendimento satisfatório e uma boa recepção do público do leitor, o que ajudou na manutenção do mangá no plantel.

Página Colorida: Dagashi Kashi

Depois de ficar várias edições no bottom ou na porta do bottom, eis que Tenshou no Quadrable pega uma posição mais elevada e fica na décima terceira colocação. Porém, não diria que isso é um pulo do gato. É mais provável que seja igual ao salto de um golfinho no rio: sobe, faz uma gracinha em cima, mas depois cai de novo. Quadrable ainda tem chances pequenas de permanecer na revista, mas se as vendas do primeiro volume não forem satisfatórias a permanência desse novato ficará insustentável.

Mais uma vez Kyoukai no Rinne ficou em uma posição medíocre. Dessa vez a obra de Rumiko Takahashi ficou na décima quarta posição. Rinne ainda tem popularidade na revista, mas sua rentabilidade, embora agrade os editores, não é das mais elevados. Sem falar que esse mangá já tem oito anos de publicação e está perto da marca de quatrocentos capítulos lançados. Bem, para todos os efeitos, Rinne segue tranquilamente no plantel.

Quem ficou na porta do bottom dessa vez foi Souboutei Kowasu Beshi, mangá de autoria de Kazuhiro Fujita (o mesmo autor de Ushio to Tora e Karakuri Circus). Mas uma vez Souboutei pegou uma posição medíocre na revista, o que é curioso pois trata-se de um dos novatos com nível de vendas mais elevados lançados recentemente. E a obra ainda recebe destaque eventualmente, com direito a capas e páginas coloridas de abertura.

O fardo de abrir o bottom nessa edição ficou para o novato Daiku no Hatou. A obra, que ficou na décima sexta colocação, ainda briga por sua estabilização, mas suas posições são uma verdadeira montanha-russa: altas em algumas TOCs, baixas em outras. Pode-se dizer que Daiku não conseguiu alcançar uma recepção fantástica o bastante para motivar os editores a dar destaque a obra. Porém por ora Daiku ainda briga por sua estabilização e só o tempo dirá se o mangá se firmará ou se será cancelado.

Página Colorida: Shinobino

Depois de ter sido o último entre os mangás ranqueados da edição anterior, dessa vez Saike Mata Shite mo, que vive um caso de amor com o bottom, mesmo não correndo grandes riscos de cancelamento, ficou ranqueado no décimo sétimo lugar. Apesar das publicações irregulares, o mangá chegou a 88 capítulos e deve ultrapassar a marca de cem capítulos. Seria a segunda obra da carreira do autor Tsubasa Fukuchi a ter mais de cem capítulos lançados (o único mangá dele até agora a alcançar esse feito foi Ueki no Housoku, com 154 capítulos lançados).

Se por um lado Tenshou no Quadrable conseguiu pegar uma posição um pouco melhor nessa edição, as coisas não ficaram nem um pouco melhores para Inseki Shoujo -Meteorgirl-... pelo contrário: o novato ficou na décima oitava colocação. As chances do mangá conseguir se estabilizar na revista não são muito altas. E, diferentemente de novatos como Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san e K・O・I - King of Idol, Inseki Shoujo não tem recebido mais páginas coloridas, nem posições altas na ordem de leitura, ainda que eventualmente.

A décima nona posição ficou para o veterano Joujuu Senjin!! Mushibugyo, obra que ainda tem um pouco de respaldo por parte dos editores, o bastante para que o autor (Hiroshi Fukuda) encerre a obra naturalmente. O que Mushibugyo não tem mesmo é respaldo para se manter por um prazo muito longo na revista. O mangá deve passar de 2017, mas em 2018 são grandes as chances de Mushibugyo ser encerrado na revista.

Em vigésimo lugar, para a surpresa de ninguém, está Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, obra que até apresenta um nível satisfatório de vendas, mas não recebe destaque nenhum. Aparentemente os editores não veem muito potencial na obra, acreditando que suas possibilidades de expansão comercial não são muito altas. Por enquanto a obra vai sendo mantida, mas não seria surpreendente se o mangá fosse finalizado em 2018.

Página Colorida: Shinobino


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilar: Major 2nd.
Muito Seguros: Dagashi Kashi, , Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera, Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen, Hatsukoi Zombie, Joujuu Senjin!! Mushibugyo, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Sunday Hikagaku Kenkyujou, Tenshi no Akuto!!, Zettai Karen Children
Aparentemente Seguros: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Maiko-san chi no Makanai-san, Youkai Giga
Em Busca de Estabilização: Daiku no Hatou, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜,  K・O・I - King of Idol, Shinobino
Risco de Cancelamento: Inseki Shoujo -Meteorgirl-, Tenshou no Quadrable
Provavelmente Cancelado de Forma Não-Oficial: Ryoko
Em Reta Final: Gin no Saji, Magi ~ The Labyrinth of Magic

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #37-38 da Weekly Shonen Sunday. Como trata-se de uma edição dupla, deve demorar pelo menos duas semanas para a próxima análise.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'