segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #40 (Ano 2017).


Um Pouco de Tranquilidade
escrito por Diego Felipe

A edição #40 não é algo que podemos chamar de "edição agitada". Mas pode-se dizer que ajuda a demonstrar como a Sunday, mesmo em crise, tem muitas obras para recorrer e com recepção interna favorável. Mas isso é compreensível. Na edição #37-38, tivemos a edição especial do milésimo capítulo de Detective Conan, na edição #39 a página colorida de Be Blues! ~ Ao ni Nare para comemorar a marca de 300 capítulos lançados... nessa edição, porém, não tivemos nenhuma novidade especial.

TOC Weekly Shonen Sunday #40 (2017):
Tenshi to Akuto!! (Página Colorida de Abertura) (capítulo 130)
01. Detective Conan (Capa) (capítulo 1002)
02. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 88)
03. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 20)
04. Zettai Karen Children (capítulo 478)
05. Dagashi Kashi (capítulo 156)
Inseki Shoujo -Meteorgirl- (Página Colorida) (capítulo 15)
06. Major 2nd (capítulo 108)
07. Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari (capítulo 58)
08. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 96)
09. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 363)
10. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 68)
11. K.O.I - King of Idol (capítulo 15)
12. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 302)
13. Hatsukoi Zombie (capítulo 91)
14. Maiko-san Chi no Makanai-san (capítulo 33)
Shinobino (Pré-Rank) (capítulo 07)
15. Kyoukai no Rinne (capítulo 384)
16. Tenshou no Quadrable (capítulo 20)
17. Daiku no Hatou (capítulo 18)
18. Saike Mata Shite mo (capítulo 90)
19. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 70)
Birdmen (Mangá Mensal) (capítulo 54)
20. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 313)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 16)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 67)
Maou-jou de Oyasumi (Ausente) (pausado no capítulo 65)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)

TOC Weekly Shonen Sunday #41 (2017):
- Página Colorida de Abertura: Hatsukoi Zombie


A capa da edição foi para Detective Conan, mas o mangá está sendo ranqueado, então você poderá ler mais sobre ele na parte dos mangás ranqueados. Já as páginas coloridas de abertura foram para Tenshi to Akuto!!, que já tinha ganho página colorida na edição anterior. Apesar de não ter um desempenho comercial dos mais impressionantes, Tenshi to Akuto!! segue em situação tranquila na revista, sem riscos de cancelamento. A outra página colorida de abertura

A outra página colorida foi para o novato Inseki Shoujo -Meteorgirl-. Apesar de ter aparecido no bottom em algumas edições e de não estar recebendo posições altas na ordem de leitura, as chances de Inseki Shoujo se firmar ainda não são remotas. Tanto é que o mangá recebeu uma página colorida para maior divulgação. Agora, se isso significa que Inseki Shoujo vai se manter, são outros quinhentos. Tem outro novato, Shinobino, que ainda está em seu sétimo capítulo e, se não tivermos nenhuma surpresa, passará a ser ranqueado na próxima edição, quando é lançado seu oitavo capítulo. Gostaria de frisar que a posição de Shinobino na ordem de leitura nessa TOC #40 não foi das melhores, diga-se de passagem.

Ausente na edição anterior, Youkai Giga volta a ser publicado, ficando com a sua habitual penúltima posição na ordem de leitura, acima de Sunday Hikagaku Kenkyujo, que sempre fica em último na ordem de leitura. Por nunca variarem suas posições e por sempre fecharem a revista, tanto Youkai Giga quanto Sunday Hikagaku Kenkyujo nunca são ranqueados. E o mangá Birdmen, que ficou entre as últimas posições da ordem de leitura, é publicado mensalmente na revista (que é semanal), portanto nunca é ranqueado quando tem capítulo novo.

O gag mangá Maou-jou de Oyasumi esteve ausente nessa edição mas deve voltar a ser publicado normalmente na próxima edição. Maou-jou é um gag mangá com um rendimento bom para os padrões da Weekly Shonen Sunday e está seguro na line-up. Os mangás Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko seguem em hiato, sem previsão nenhuma de retorno. O mais provável é que Gin no Saji volte daqui a no máximo um ano e que Arata Kangatari e Ryoko não voltem nunca mais.

Páginas Coloridas de Abertura: Tenshi to Akuto!!

Como muitos já devem saber mas torno a explicar para quem não sabe, Detective Conan está sendo ranqueado porque, apesar de ter ganho a capa da edição, não recebeu páginas coloridas. Com isso, o grande pilar da revista mais uma vez fica em primeiro lugar. A vida de Conan definitivamente está muito boa: os filmes animados são um sucesso, as vendas ainda são de pelo menos 550 mil cópias em média por volume em cinco semanas, o anime ainda é um sucesso... Definitivamente Conan é o rei da Shonen Sunday toda.

Na segunda posição, Amano Megumi wa Suki Darake! dá um pulo do gato daqueles, saindo de uma posição medíocre para ficar entre os primeiros mangás da ordem de leitura da edição #40. Amano Megumi tem uma média de vendas de 60 mil cópias por volume. Embora os editores tenham encontrado obras com rendimento maior, como Major 2nd, Komi-san e Souboutei, Amano Megumi também pode ser considerada uma obra promissora, com potencial de melhorar as vendas após uma possível adaptação em anime

O terceiro lugar da vez foi para o gag mangá Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ . A obra geralmente tem obtido posições altas e medíocres desde que passou a ser ranqueada. Aparentemente a recepção interna de Hoankan Evans é positiva, melhor, por exemplo, que as recepções de Daiku no Hatou e Tenshou no Quadrable. Porém, isso não garante que Hoankan Evans se estabilizará. É preciso aguardar como serão os resultados das vendas dos primeiros volumes.

Após ter retornado de um hiato de muitas edições na edição anterior, Zettai Karen Children volta a ser ranqueado e fica com a quarta colocação. Trata-se de uma grata surpresa pois o mangá de Takeshi Shiina geralmente fica no bottom ou pouco acima do bottom. Zettai está atualmente em seu arco final e é bem provável que a obra seja encerrada naturalmente em 2018. O quadragésimo nono volume da obra foi lançado entre os dias 14 e 20 de agosto e vendeu 18.694 cópias em menos de sete dias, nível satisfatório para uma obra com doze anos de publicação.

Páginas Coloridas de Abertura: Tenshi to Akuto!!

Na quinta colocação está Dagashi Kashi, que embora não ganhe mais tanto destaque quanto no passado é uma das obras mais fortes e rentáveis da revista. Em menos de duas semanas, o oitavo volume de Dagashi Kashi já vendeu 142.481 cópias. E de quebra o anime ganhará uma segunda temporada em breve. Dagashi continua, portanto, em situação muito tranquila e firme, agradando os editores com seu desempenho.

A sexta posição ficou para Major 2nd, continuação do mangá de beisebol Major, que fez muito sucesso entre 1994 e 2010. Major 2nd já apresenta um rendimento muito bom (250 mil cópias em média vendidas por volume), mas ele pode se expandir ainda mais com uma futura adaptação em anime. Inclusive, o décimo volume de Major 2nd foi lançado entre os dias 14 e 20 de agosto. Em quatro dias, esse volume teve 70.702 cópias vendidas.

Em sétimo está Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari, que após ter pego posições medíocres/relativamente baixas em edições anteriores, volta a pegar uma posição entre os dez primeiros ranqueados. Com um ano de publicação na Shonen Sunday, Aozakura pode não ter um nível fantástico de vendas de volumes, mas conseguiu se firmar na revista e garantir sua permanência por um bom tempo.

A oitava colocação ficou garantida para Komi-san wa、Komyushou Desu。 , que está muito perto de ter seu centésimo capítulo publicado. Komi-san já conseguiu uma média de vendas pouco superior a 100 mil cópias por volume, assim como Souboutei Kowasu Beshi. Mas, diferente de Souboutei, Komi-san vira e mexe ganha páginas coloridas e até mesmo capas. Pode-se dizer que Komi-san é uma das principais apostas para expansão comercial da Shonen Sunday mais pra frente, com uma possível adaptação em anime (isso se ganhar, claro).

Páginas Coloridas de Abertura: Tenshi to Akuto!!

A nona posição ficou para o ainda pilar Magi ~ The Labyrinth of Magic, que está atualmente em seu arco final, mas continua tendo sua reta final desenvolvida. Magi, apesar da queda de rendimento nas vendas de volumes, continua sendo uma obra muito rentável. Fechando o Top 10 está Souboutei Kowasu Beshi, obra que está em situação muito tranquila na revista, com média de vendas superior a 100 mil cópias por volume. O mangá de Kazuhiro Fujita pode não receber tanto destaque, mas seu nível de vendas passa longe de decepcionar.

Se na edição anterior K.O.I - King of Idol ficou no segundo lugar entre os mangás ranqueados, nessa TOC #40 o novo mangá de Tamiki Wakaki ficou com o décimo primeiro lugar. Apesar de alternar posições elevadas e medíocres, King of Idol parece estar conseguindo se firmar na Weekly Shonen Sunday. Agora o nível de estabilidade da obra só ficará mais claro após o lançamento do primeiro volume nas lojas japonesas.

Após ter ganho as páginas coloridas de abertura da edição anterior, em comemoração à marca de 300 capítulos publicados, Be Blues! ~ Ao ni Nare pega uma posição medíocre na ordem de leitura, sendo ranqueado na décima segunda colocação. A situação do mangá é bem tranquila. Na semana retrasada, em menos de sete dias, o vigésimo oitavo volume de Be Blues! vendeu 26.495 cópias, quantidade satisfatória para os padrões da revista.

A décima terceira posição ficou para Hatsukoi Zombie. O mangá outra vez pegou uma posição medíocre, algo que aos poucos está se tornando menos frequente. Com muito chão pela frente com relação ao seu desenvolvimento, Zombie está em situação estável na revista, apesar do nível de vendas de volumes ser apenas razoável. A recepção interna também facilita a permanência do mangá, que, inclusive, ganhará a página colorida de abertura da próxima edição.

Página Colorida: Inseki Shoujo -Meteorgirl-

Depois de ter ficado no terceiro lugar entre os ranqueados na edição anterior, Maiko-san Chi no Makanai-san dá o "pulo do gato reverso" e fica na décima quarta posição. Apesar das vendas razoáveis do primeiro volume, Maiko-san parece que vai conseguindo se manter no plantel sem grandes dificuldades. Na porta do bottom, quem deu as caras foi Kyoukai no Rinne, no décimo quinto lugar. O mangá de Rumiko Takahashi outra vez pegou uma posição baixa na ordem de leitura, porém a obra ainda apresenta um bom rendimento nas vendas de volumes e com a audiência de seu anime.

Quem abre o bottom na décima sexta colocação é Tenshou no Quadrable, que fica à frente de Daiku no Hatou, esse na décima sétima colocação. Esses dois novatos estão com um risco muito grande de serem cancelados mais para frente, levando em conta que são obras que estrearam há pouco tempo, raramente saem do bottom e nem mesmo recebem destaque ou regalias dos editores, como páginas coloridas. Talvez não sejam canceladas em um tempo curto por causa da experiência dos respectivos autores, mas se as coisas não melhorarem esses dois mangás não terão vez na Shonen Sunday.

Em décimo oitavo lugar ficou Saike Mata Shite mo, obra que muitas vezes passa por pausas em sua publicação. Saike Mata Shite mo não chega a obter um rendimento impressionante na revista, mas sua recepção interna e seu nível de vendas de volumes são satisfatórios o bastante para o mangá ser mantido até o momento em que o autor decidir finalizar, o que, no entanto, talvez não demore tanto a acontecer.

Outra vez os últimos dois mangás ranqueados foram Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 e Joujuu Senjin!! Mushibugyo, que ficaram na décima nona e na vigésima posições. Ambos são mangás que não tem muito apelo comercial (embora, no caso de Mushibugyo, esse apelo comercial tenha existido e sido mutio explorado no passado). As vendas de volumes, no entanto, são boas o suficiente para que os dois mangás se mantenham na revista por mais um tempo.

Página Colorida: Inseki Shoujo -Meteorgirl-

Bem, pessoal, assim encerro as análises das obras ranqueadas.
Agora vamos às situações dos mangás.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Magi ~ The Labyrinth of Magic, Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Joujuu Senjin!! Mushibugyo, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Sunday Hikagaku Kenkyujou, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (retornou do hiato)
Aparentemente Seguros: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Maiko-san chi no Makanai-san, Youkai Giga
Em Busca de Estabilização: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Inseki Shoujo -Meteorgirl-,  K・O・I - King of Idol, Shinobino
Em Risco de Cancelamento: Daiku no Hatou, Tenshou no Quadrable
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)


Bem, pessoal, assim termina mais uma análise de uma edição da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'