segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #48 (Ano 2017).


A Volta do Que Foi e a Ausência do que Ainda Voltará

escrito por Diego Felipe

Não foi tão fácil pensar num título de matéria que resumisse exatamente o que essa TOC representava para a revista. Afinal tivemos o lançamento de mais um capítulo de Sunday Hikagaku Kenkyujo, que teoricamente tinha sido terminado há duas edições. A obra voltou a ser lançada ou foi só um capítulo especial? Só mais para frente poderei responder isso. Enquanto isso, o grande pilar Detective Conan segue sem previsão de retorno após entrar em hiato. Mas, bem, vamos ao índice da edição.

TOC Weekly Shonen Sunday #48 (2017):
Shinobino (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 15)
01. Komi-san wa、Komyushou Desu。(Capa) (capítulos 106 e 107)
02. Kyoukai no RINNE (capítulo 391)
03. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 41)
Maou-jou de Oyasumi (Página Colorida) (capítulo 74)
04. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 65)
05. Hatsukoi Zombie (capítulo 99)
06. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 309)
07. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 96)
08. Major 2nd (capítulo 115)
09. Tenshi to Akuto!! (capítulo 138)
10. Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (capítulo 28)
11. Saike Mata Shite mo (capítulo 95)
12. Dagashi Kashi (capítulo 164)
Jukensei (One-shot)
Otonatte, Kodomotte (One-shot)
13. Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 (capítulo 76)
Birdmen (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 53)
14. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 76)
15. Daiku no Hatou (capítulo 26)
16. Tenshou no Quadrable (capítulo 28)
17. Inseki Shoujo -Meteorgirl- (capítulo 23)
Sunday Hikagaku Kenkyujou (Nunca é Ranqueado) (capítulo 72)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 34)
K・O・I - King of Idol (Ausente) (pausado no capítulo 21)
Zettai Karen Children (Ausente) (pausado no capítulo 484)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1006)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)


TOC Weekly Shonen Sunday #49 (2017):
- Páginas Coloridas de Abertura: Hatsukoi Zombie
- One-shots: Shuukan Shounen Shoujo Kankei, Death Kamakiri
Em hiato: Arata Kangatari, Detective Conan, Gin no Saji, Ryoko

A capa da vez foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, que não ganhou páginas coloridas e, portanto, está sendo ranqueado. As duas páginas colorida de abertura foram para o novato Shinobino, que teve seu primeiro volume lançado recentemente. Pelo que fiquei sabendo. aparentemente os resultados não foram impressionantes, mas é preciso aguardar por mais tempo para saber se os resultados estão mesmo aquém do esperado ou se podem ter sofrido melhoras.

A outra página colorida foi para Maou-jou de Oyasumi. É a segunda edição seguida em que o gag mangá da princesa dorminhoca recebe uma página colorida. O quinto volume de Maou-jou vendeu 25.370 cópias entre os dias 18 e 22 de outubro. Uma quantia boa para que a obra continue firme e forte na line-up. Também tivemos a publicação do 53º capítulo do mensal Birdmen, além do lançamento de dois one-shots: Jukunsei e Otonatte, Kodomotte. Apesar da promessa do atual editor-chefe da revista de investir mais em one-shots, poucos one-shots foram lançados da segunda metade de 2015 para cá. E dos que foram lançados, poucos ganharam destaque.

O novato Youkai Giga sempre fica na última posição da ordem de leitura, portanto não é ranqueado. Já Sunday Hikagaku Kenkyujou surpreende com sua presença na edição, já que o mangá, segundo as prévias anteriores, tinha sido finalizado na edição #45. Seria uma nova fase da obra? Ou um capítulo especial? Mais tarde vou apurar essas informações. E, como já foi explicado na edição anterior, K・O・I - King of Idol está ausente nessa edição, assim como Zettai Karen Children. Não está confirmado se as obras retornarão na próxima edição ou se continuarão ausentes. Caso não volte nas próximas duas edições, passo a dizer que o mangá (que vem apresentando um nível satisfatório de vendas de volumes) está em hiato.

Quatro mangás permanecem em hiato: Arata Kangatari, Detective Conan, Gin no Saji e Ryoko. Conan, que é justamente o grande pilar da Weekly Shonen Sunday, estava previsto para voltar em duas edições. Mas a informação já foi desmentida e não há mais previsão de retorno para a obra. Também começo a desconfiar que Conan talvez não retorne nem mesmo na primeira edição do ano editorial de 2018. Gin no Saji, por sua vez, tem chances de voltar a ter capítulos lançados em 2018. O mesmo não pode-se dizer de Arata e Ryoko, que não devem mais voltar a ser publicados.

Página Colorida de Abertura: Shinobino

No primeiro lugar, com direito a capa, dois capítulos lançados e divulgação do novo volume lançado, temos Komi-san wa、Komyushou Desu。. O sexto volume de Komi-san foi às vendas na semana retrasada e já vendeu 72.411 cópias. Até o fim do mês é bem provável que chegue a pelo menos 125 mil cópias. É, pessoal, parece que Komi-san continuará se destacando na line-up por um bom tempo e mais pra frente as chances de ganhar uma adaptação em anime podem aumentar.

A segunda colocação ficou para Kyoukai no RINNE. RINNE está a nove capítulos de alcançar a marca de quatrocentos capítulos lançados. O mangá da veterano Rumiko Takahashi ainda está em situação estável na ordem de leitura, sem riscos de cancelamento. E, após ficar numa posição muito baixa na edição anterior, Maiko-san chi no Makanai-san dá o pulo do gato e fica em terceiro dessa vez. Maiko-san não chega a apresentar um nível impressionante de vendas, mas seu rendimento é suficiente para que a manutenção esteja assegurada.

Na quarta e na quinta colocações ficaram Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari e Hatsukoi Zombie, respectivamente. Ambos possuem vendas razoáveis, mas uma ótima aceitação interna por parte dos leitores e um bom apoio do grupo editorial. Aozakura aos poucos está passando a pegar posições menos baixas na ordem de leitura. Hatsukoi Zombie não só passou a ficar mais vezes em posições altas na ordem de leitura, como receberá a página colorida de abertura da próxima edição, em que seu centésimo capítulo será lançado. Vale lembrar que nem mesmo Komi-san wa、Komyushou Desu。(novato com melhor nível de vendas) recebeu essa regalia no lançamento de seu centésimo capítulo.

Página Colorida de Abertura: Shinobino

O mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare ficou com a sexta posição. Be Blues! continua em situação confortável na revista, sem riscos de cancelamento e com um rendimento estável, que garante a permanência da obra por mais um bom tempo se o autor assim pretender. E depois de pegar alguns primeiros lugares em edições anteriores, Amano Megumi wa Suki Darake! tem que se contentar com um mixuruca (só que não) sétimo lugar. Entre os dias 18 e 22 desse mês, o oitavo volume do mangá vendeu 24.014 cópias, quantia mais que satisfatória para o mangá de Nekoguchi continuar firme na revista e agradando os leitores por mais um bom tempo.

Na oitava posição quem dá as caras é Major 2nd, atualmente um dos pilares da Weekly Shonen Sunday. Major 2nd teve anime anunciado na edição anterior. Bem a tempo, já que a continuação do clássico mangá de beisebol Major pode melhorar seu rendimento e amenizar o impacto do fim de Magi ~ The Labyrinth of Magic. Também vale lembrar que é possível de Detective Conan não volte tão cedo de seu hiato, então Major 2nd seria a obra ou uma das obras a suportar e amenizar a ausência do grande pilar.

Quem fica com a oitava colocação é Tenshi to Akuto!!, obra com quase três anos de publicação e que continua em situação confortável na line-up, com o público leitor ainda demonstrando certo apoio ao mangá. Tenshi to Akuto!! não chega a ser uma das obras mais bem-sucedidas comercialmente, mas vai conseguindo se manter. O décimo lugar fica para o gag mangá de faroeste Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, que volta a pegar uma posição mais alta na ordem de leitura após algumas aparições no bottom. A obra por enquanto vai conseguindo se manter e as vendas do primeiro volume são satisfatórias.

Página Colorida: Maou-jou de Oyasumi

A décima pirmeira posição foi para Saike Mata Shite mo, que nessa edição fica fora do bottom e pega uma posição mais mediana. Saike está perto de alcançar a marca de cem capítulos lançados, o que deve acontecer em pelo menos cinco edições, caso a obra não sofra mais uma pausa antes disso. O décimo segundo lugar ficou para Dagashi Kashi, que segue em situação muito confortável, ainda mais com a segunda temporada de seu anime confirmada para ser exibida nas telinhas japonesas em 2018. As vendas também continuam muito boas (média de 200 mil cópias por volume)

A décima terceira posição foi para Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。, que volta a aparecer no bottom após pegar o quinto lugar na edição anterior. Hiiragi-sama não chega a ser uma obra de muito destaque na line-up, mas continua em situação estável. Já a décima quarta colocação foi para Souboutei Kowasu Beshi. Na semana retrasada, o sexto volume de Souboutei vendeu 52.632 cópias. É uma quantia muito boa para um mangá que ficou menos de sete dias à venda. Mesmo assim, é bastante comum ver essa obra receber poucas páginas coloridas na revista, provavelmente por causa da idade avançada do autor.

E, como tem sido de praxe, o trio de novatos Daiku no Hatou, Tenshou no Quadrable e Inseki Shoujo -Meteorgirl- pegaram as últimas posições entre os mangás ranqueados da revista, ficando no décimo quinto, décimo sexto e décimo sétimo lugares, respectivamente. É, galera, acho que esses mangãs terão sorte se ainda estiverem no plantel na primeira edição do ano editorial de 2018, que sai ainda esse ano, em dezembro. Mas o fato é que os editores já devem ter escolhido os novatos que os substituirão mais pra frente.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto do fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Kyoukai no Rinne, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, K・O・I - King of Idol, Youkai Giga
Em Busca de Estabilização:  Shinobino
Em Risco Grande de Cancelamento: Daiku no Hatou, Inseki Shoujo -Meteorgirl-, Tenshou no Quadrable
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
- Incógnita(?): Sunday Hikagaku Kenkyujo


Bem, galera, assim acaba a análise da TOC #49 da Weekly Shonen Sunday de 2017.
Até mais, pessoal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'