sábado, 3 de fevereiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #10 (Ano 2018).


Not Today.

O que dizemos ao deus do encerramento? "NOT TODAY". Para alegria da nação brasileira, Gintama não acabou essa semana, e ainda por cima, os editores não entregaram uma TOC relativamente interessante, no qual tenho vários elementos a serem comentados. Por isso, sem mais delongas, vamos ver essa TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #10 (05/02/2018)
Gintama c669 (Capa, Página Colorida de Abertura, Início dos Capítulos Finais)
01 - One Piece c893
02 - Yakusoku no Neverland c73
03 - Kimetsu no Yaiba c96
04 - Black Clover c143
Boku no Hero Academia c169 (Página Colorida)
Act-Age c03***
05 - Haikyuu!! c288
Shokugeki no Souma c249 (Página Colorida)
Bozebeats c04***
06 - Dr. Stone c44
07 - Hunter×Hunter c372
08 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c49
09 - Saiki Kusuo no Sainan c276
10 - Hinomaru Zumou c179
11 - Spring Weapon Number One c63
12 - Yuragi-sou no Yuuna-san c97
13 - Robot×Laserbeam c43
14 - Full Drive c14
15 - Golem Hearts c13
Tomatoypoo no Lycopene c16Ausentes: Boruto c21 (Mensal), World Trigger c165 (Hiato)
***Séries novas são classificadas somente após o sétimo capítulo.

TOC Prévia da Edição #11:

Capa e Página Colorida de Abertura: Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai


Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como capa e página colorida Gintama QUE NÂO CHEGOU AO FIM, mas muitos acreditam que terminará na próxima edição. Os editores continuaram com a tradição de não encerrar um mangá com uma capa. Também tivemos nessa edição, páginas colorida para Boku no Hero Academia e Shokugeki no Souma, duas séries que vendem bem, são veteranas e não estão recebendo boas posições na TOC.

Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE que pegou a primeira colocação pela quarta vez nesse ano. O arco continua sendo muito polêmico, dividindo a opinião dos leitores, mas isso não deve interferir na popularidade da série, que mesmo tendo uma pequena queda, deve continuar sendo o principal mangá do mercado japonês. ONE PIECE se encontra em uma situação muito confortável e não tem nenhum mangá com capacidade de ameaçar sua dominância atualmente. Yakusoku no Neverland, que ficou na segunda colocação, até poderia fazer um sucesso ao estilo Shingeki no Kyojin, mas por não ter um apelo infantil como ONE PIECE, dificilmente chegaria a ter uma popularidade próxima.

Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que continua sendo um dos principais novatos da revista. A série pode acabar perdendo um pouco de destaque, caso um dos novatos acabe fazendo sucesso, contudo, mesmo esse destaque que pode ser perdido, seria recuperado imediatamente, pois muito em breve devemos ter o anúncio do anime de Kimetsu (esse ano podemos ter muitos anúncios de anime, para alegria dos seguidores da WSJ). Em quarto lugar tivemos Black Clover, que continua lançando seus episódios do anime. Vamos ver se a popularidade da série irá conseguir aumentar com o arco atual (cujo muitos leitores julgam como o arco que irá dar um boost na série).

Em quinto lugar tivemos Haikyuu!! que conseguiu uma colocação boa, mesmo que não chegue aos pés das colocações alcançadas pela série no período de 2014 e 2015. Em sexto lugar tivemos Dr.Stone, que depois de uma semana ausente, retornou a revista de mangás mais famosa do Japão. Para quem não sabe, Dr.Stone é desenhado por BOICHI (somente desenhado, o roteiro é de um outro autor, tão respeitado quanto). O desenhista coreano, Boichi, além de lançar Dr.Stone na Shonen Jump, também lança o mangá "Origin" na Young Magazine (revista seinen da Kodansha). Desenhar duas séries contemporaneamente não é nem um pouco fácil, por isso é normal que vejamos no futuro, a série ter algumas pausas.

Em sétimo lugar tivemos Hunter x Hunter que na semana passada retornou a revista, para alegria dos leitores mais antigos. O mangá não deve durar muito tempo, provavelmente irá lançar entre nove a doze capítulos antes de voltar ao "hiatos", mas pelo menos, nesse ritmo a série está conseguindo lançar um volume ao ano (com potencial de lançar dois volumes em somente um ano), e lentamente, vai progredindo ao seu encerramento natural. Em oitavo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que vai ganhar sua capa de aniversário na próxima semana. Os editores já estão dando mais destaque para a série, já que viram o grande potencial comercial que a série tem. Boku-tachi tem tudo para virar o novo Nisekoi da WSJ.

Em nono lugar tivemos Saiki Kusuo no Sainan (PSI Kusuo Saiki), que está preparando o terreno para se tornar a principal comédia da revista, com o encerramento de Gintama. A revista vem tendo grandes problemas em achar comédias de sucesso, fazendo assim que tenhamos somente duas séries de sucesso no gênero na revista: PSI Kusuo Saiki, Yuragi-Sou no Yuuna-San e Boku-tachi wa Benkyou (Tem Gintama, mas já está acabando) - Sendo que desses três mangás, dois tendem a não agradar o público feminino, que deve correspondem 40% dos comprantes. Devemos ver se Tomatoypoo vai conseguir entrar nesse clube, fortalecendo as comédias da revvista. Em décimo lugar tivemos Hinomaru Zumou, que continua com suas vendas extremamente baixas, mas para sua sorte, em breve será lançado o seu anime que poderá aumentar suas vendas.

Em décimo primeiro lugar tivemos Spring Weapon Number One que parece se encontrar seguro na revista (em relação a próxima leva). Os editores podem estar esperando uma nova comédia boa e convincente, antes de cancelar Spring Weapon Number One, pois, além da série ter uma boa recepção interna, tudo indica que ajuda a manter o bom equilibrio na revista. Como já expliquei meses atrás, é importante que a WSJ tenha uma boa variedade de estilos, para agradar um grupo vastos de leitores. Spring Weapon Number One ajuda a manter essa boa variedade. Em décimo segundo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que continua recebendo colocações baixas, mas está muito seguro na revista e não corre risco de cancelamento.

Em décimo terceiro lugar tivemos Robot x Laserbeam que NÃO deve estar correndo risco de cancelamento: os editores vão continuar classificando a série nas últimas colocações, mas sua popularidade é alta o suficiente para os editores não cancelarem de nenhum modo o mangá (inclusive, Robot continua sendo a série lançada em 2017 que vende mais). Nas últiimas duas colocações tivemos respectivamente Full Drive e Golem Hearts, duas séries que certamente serão cancelados na próxima leva de mangás. Interessante ver que em todas as semanas os editores colocam Golem Hearts em último, nem se dão ao trabalho de variar as posições entre os dois mangás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'