domingo, 12 de novembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #50 (Ano 2017).


Arredondando Marcas


escrito por Diego Felipe

Nesta edição tivemos o lançamento de um one-shot e do primeiro capítulo de uma minissérie. Fica a torcida para que tenhamos mais one-shots sendo lançados em breve. Enquanto isso Amano Megumi wa Suki Darake! e Saike Mata Shite Mo estão se aproximando cada vez da marca de 100 capítulos publicados (que Hatsukoi Zombie ultrapassou nesta edição), Kyoukai no RINNE se aproxima dos 400 capítulos lançados e Zettai Karen Children vai levar mais quatorze capítulos para chegar ao seu 500º capítulo. São pelo menos mais quatro mangás que em não muito tempo vão arredondar marcas. Bem, sem maiores delongas, vamos ao índice desta edição.

TOC Weekly Shonen Sunday #50 (2017):
Erika Ikuta (Capa)
K・O・I - King of Idol (Página Colorida de Abertura) (capítulo 23)
01. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 30)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 109)
03. Major 2nd (capítulo 117)
04. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 43)
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Página Colorida) (capítulo 67)
05. Tenshi to Akuto!! (capítulo 140)
06. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 311)
07. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 76)
Kanojo no Umi Tate Nama Tamago (Minissérie) (capítulo 01)
08. Shinobino (capítulo 17)
09. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 98)
10. Dagashi Kashi (capítulo 166)
Sannin no Koroshiya (One-shot)
11. Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 (capítulo 78)
12. Hatsukoi Zombie (capítulo 101)
13. Kyoukai no RINNE (capítulo 393)
14. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 78)
15. Zettai Karen Children (capítulo 486)
16. Inseki Shoujo - Meteor Girl (26 p.) (capítulo 25)
17. Saike Mata Shite Mo (capítulo 97)
18. Daiku no Hatou (capítulo 28)
19. Tenshou no Quadrable (capítulo 30)
Youkai Giga (Ausente) (pausado no capítulo 35)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1006)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)

TOC Weekly Shonen Sunday #51 (2017):
Páginas Coloridas de Abertura: Be Blues! ~ Ao ni Nare
Páginas Coloridas: K・O・I - King of Idol, Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
One-shot: Tochinokigi Nodoka no Idol Nichijou
- Ausente: Major 2nd
Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #52 (2017):
- Páginas Coloridas de Abertura: Amano Megumi wa Suki Darake!
- Página Colorida: Tenshou no Quadrable, Birdmen
One-shot: Dotan wa Shibou Chuu
- Ausente: Daiku no Hatou, Zettai Karen Children
Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko


Como já é da praxe em muitas edições, a capa foi estampada por uma idol. A escolhida da vez foi Erika Ikuta, integrante do grupo Nogizaka46. A página colorida de abertura foi para K・O・I - King of Idol, que pega uma posição elevadíssima na ordem de leitura, após ter ficado no fundo do bottom na edição #49. K・O・I receberá página colorida na próxima edição também. A outra página colorida foi para Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que segue em segurança, sem riscos de cancelamento. Também tivemos o lançamento de mais um one-shot: Sannin no Koroshiya, além do lançamento do primeiro capítulo da minissérie Kanojo to Umi Tate Nama Tamago, pelo que me parece durará três capítulos.

O mangá que sempre fica em último na ordem de leitura das edições da revista, Youkai Giga, esteve ausente nesta edição. Mas na edição #51 Youkai Giga já estará de volta, na posição de sempre. O grande pilar Detective Conan segue em hiato, mas deve retornar na primeira edição do ano editorial de 2018, que deve sair pouco antes do mês de dezembro de 2017. Já Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko seguem sem previsão de retorno. E desses três, apenas Gin no Saji tem chances de ter algum capítulo lançado em 2018.

Eis que tivemos a grata surpresa de ver o novato Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ ficar com o primeiro lugar. Hoankan Evans vai aos poucos conseguindo se estabilizar, apresentando um nível satisfatório nas vendas de volumes. A segunda posição ficou para Komi-san wa、Komyushou Desu。, uma das obras mais promissoras da Weekly Shonen Sunday atualmente e que aos poucos vê sua média de vendas de volumes subir para 150 mil cópias por volume.

A terceira colocação foi para Major 2nd, obra com melhor nível de vendas de volumes lançada nesta edição (não tivemos Detective Conan, não é mesmo?) e que em breve deve ganhar cada vez mais destaque, com a chegada de seu anime. Lembrete: Major 2nd estará ausente na próxima edição. E pelo visto Maiko-san chi no Makanai-san se deu bem nesta edição, saindo da porta do bottom para o quarto lugar. Maiko-san foi o primeiro novato lançado no ano editorial de 2017. Embora não tenha um nível de vendas de volumes sensacional, a obra está em situação tranquila.

Página Colorida de Abertura: K・O・I - King of Idol

Após ter pego uma posição baixa (mas acima do bottom) na edição anterior, Tenshi to Akuto!! dá o pulo do gato e fica na quinta posição. O mangá não tem um nível de vendas muito alto, mas seu rendimento é suficiente para que se mantenha na revista por um bom tempo. A sexta colocação ficou para o veterano mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, que continua com um rendimento mais que satisfatório no plantel e eventualmente ganha destaque por parte dos editores. E quem repousa no sétimo lugar é Maou-jou de Oyasumi, o mangá da princesa cativa no Castelo do Rei Demônio. Pra quem gosta do mangá, não há motivo para preocupações: Maou-jou continua em situação tranquila na revista, sem riscos de cancelamento.

O novato Shinobino fica na oitava colocação, ainda na briga por sua estabilização neste concorrido plantel. O empecilho está na melhora das vendas de seus volumes, uma vez que o primeiro volume não teve um nível de vendas de muito destaque. Em nono está Amano Megumi wa Suki Darake!, muito perto da marca de cem capítulos lançados. Amano Megumi possui um nível de vendas bom para os padrões da line-up e acredito que não será nenhuma surpresa se anunciarem futuramente uma adaptação em anime desta obra. E quem fecha o Top 10 da vez é o gag mangá Dagashi Kashi, que continua em alta na revista após três anos de publicação, sendo que Dagashi terá a segunda temporada de seu anime televisionada no ano que vem (sim, já repeti várias vezes essa informação em análises anteriores). 

Pra variar, Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。pega uma posição fora do bottom, ficando com a décima primeira posição. Embora receba pouco destaque por parte dos editores, a situação de Hiiragi-sama é estável e a obra só será finalizada quando o autor (o cinquentão Hiroyuki Nishimori) quiser. E, após ter ganho a página colorida de abertura por seu centésimo capítulo na edição anterior, Hatsukoi Zombie despencou para a décima segunda colocação. Fazia um tempinho que o mangá de Ryo Minenami não pegava uma posição medíocre na ordem de leitura. Mas a situação de Zombie continua bem confortável e provavelmente o mangá será ranqueado numa posição alta já na próxima edição.

Página Colorida: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari

O décimo terceiro lugar ficou para Kyoukai no RINNE, que está muito perto de chegar à marca de quatrocentos capítulos lançados. RINNE segue em situação tranquila, com vendas satisfatórias de volumes e mantendo a boa recepção dos leitores. Souboutei Kowasu Beshi aparece na porta do bottom, na décima quarta posição. Souboutei apresenta um nível acima da média dos demais mangás da revista no quesito "vendas de volume" (a média é de pelo menos 100 mil cópias por volume). Porém o mangá nem sempre recebe atenção do grupo editorial. Felizmente a obra segue firme e forte no plantel mesmo sem receber tanto destaque.

Quem abre o bottom na décima quinta colocação é o veterano Zettai Karen Children, que atualmente está em seu arco final e perto de bater a marca de quinhentos capítulos lançados. Zettai ainda apresenta um nível de vendas de volumes satisfatório e fará falta à Shonen Sunday quando for encerrado. Em décimo sexto lugar está Inseki Shoujo - Meteor Girl, que recebeu páginas extras nesta edição. Inseki Shoujo infelizmente corre o risco de ser cancelado nas próximas edições, levando em conta que a recepção desse mangá não foi das mais calorosas e que as vendas do primeiro volume ficaram aquém do suficiente para que Inseki Shoujo se estabilizasse.

Na décima sétima posição, quem dá as caras é Saike Mata Shite Mo, mangá que é lançado irregularmente há três anos. Saike continua em situação estável na revista, mesmo sem receber muito destaque. O mangá de Tsubasa Fukuchi está perto de alcançar a marca de cem capítulos publicados. A décima quarta colocação foi para Daiku no Hatou. Infelizmente esse novato não vingou na revista e é questão de tempo para que ele seja cancelado. O décimo nono lugar foi para outro novato mal-sucedido: Tenshou no Quadrable, que mais uma vez amarga uma posição baixíssima na ordem de leitura. Apesar dos riscos de cancelamento, Quadrable receberá uma página colorida na edição #52 (o que no entanto não deve salvar a obra do cancelamento).


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto do fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, K・O・I - King of Idol, Kyoukai no Rinne, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros:  Shinbobino, Youkai Giga
Em Risco Grande de Cancelamento: Daiku no Hatou, Inseki Shoujo - Meteor Girl, Tenshou no Quadrable
- MinissérieKanojo no Umi Tate Nama Tamago
- Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
- Futuros Estreantes: Mari Grave, Sokyuu no Ariadone, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Tokachi Hitoribocchi Nouen

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #50 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'