segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #51 (Ano 2017).


Quatro Novatos em Breve

escrito por Diego Felipe

As prévias das próximas edições informaram que logo no início do ano editorial de 2018, nas três primeiras edições, teremos a estreia de quatro novatos. Não tenho muitas informações sobre eles, mas falarei brevemente deles pouco depois da análise do último ranqueado da vez. Mas as prévias abaixo da TOC já informam os nomes dos novatos. De quebra, tivemos cinco páginas coloridas nessa edição para três mangás diferentes. Mas bem, vamos ao índice.

TOC Weekly Shonen Sunday #51 (2017):
Be Blues! ~ Ao ni Nare (Capa, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 312)
01. Tenshi to Akuto!! (capítulo 141)
02. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 68)
03. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 110)
Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (Página Colorida) (capítulo 31)
04. Hatsukoi Zombie (capítulo 102)
05. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 99)
06. Shinobino (capítulo 18)
K・O・I - King of Idol (Página Colorida) (capítulo 24)
07. Kyoukai no RINNE (capítulo 394)
08. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 44)
09. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 79)
10. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 77)
11. Saike Mata Shite Mo (capítulo 98)
12. Zettai Karen Children (capítulo 487)
Tochinokigi Nodoka no Idol Nichijou (One-shot)
13. Dagashi Kashi (capítulo 167)
Kanojo no Umi Tate Nama Tamago (Minissérie) (capítulo 02)
14. Daiku no Hatou (capítulo 29)
15. Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 (capítulo 79)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 64)
16. Inseki Shoujo - Meteor Girl (capítulo 26)
17. Tenshou no Quadrable (capítulo 31)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 36)
Major 2nd (Ausente) (pausado no capítulo 117)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1006)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)

TOC Weekly Shonen Sunday #52 (2017):
Páginas Coloridas de Abertura: Amano Megumi wa Suki Darake!
Página Colorida: Tenshou no Quadrable, Birdmen
One-shot: Dotan wa Shibou Chuu
Ausente: Daiku no Hatou, Zettai Karen Children
Em hiato: Detective Conan, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #01 (2018):
- Capa, Retorno do Hiato: Detective Conan
- Página Colorida de Abertura, Novo Mangá: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (do mesmo autor de ARMS e Area D: Inou Ryouiki)
- Página Colorida: Saike Mata Shite Mo
- Novo Mangá: Tokachi Hitoribocchi Nouen
- Ausente: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #02 (2018):
- Página Colorida de AberturaNovo Mangá: Sokyuu no Ariadone
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko

TOC Weekly Shonen Sunday #03-04 (2018):
Página Colorida de AberturaNovo Mangá: Mari Grave
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko


Página Colorida de Abertura: Be Blues! ~ Ao ni Nare

A capa e as páginas coloridas de abertura desta edição foram para o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, mangá veterano e com um nível de vendas muito bom para os padrões da Weekly Shonen Sunday. As outras páginas coloridas foram para os novatos Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ e K・O・I - King of Idol, que, pelo menos em meu entendimento, já conseguiram se estabilizar e, portanto, estão em situação segura e devem permanecer por um tempo considerável na revista.

De quebra tivemos o lançamento do one-shot Tochinokigi Nodoka no Idol Nichijou (mais um one-shot? Até que fim a Sunday despertou), além do segundo capítulo da minissérie Kanojo no Umi Tate Nama Tamago. Tivemos ainda o lançamento de mais um capítulo Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai, mangá publicado mensalmente na revista, além do retorno de Youkai Giga, mangá que nunca é ranqueado e que esteve ausente na edição anterior.

Página Colorida de Abertura: Be Blues! ~ Ao ni Nare

Nessa TOC #51 tivemos a ausência de Major 2nd, obra mais promissora lançada na revista nos últimos anos. Mas não há motivos para preocupações: Major 2nd já estará de volta na próxima edição. E o breve hiato de Detective Conan chegará ao fim daqui a duas edições, quando o grande pilar receberá a capa da revista da primeira edição do ano editorial de 2018. Bem como eu estava prevendo, não é mesmo? Já Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko seguem em hiato, sem previsão de retorno. Desses três, apenas Gin no Saji tem boas chances voltar a ter capítulos lançados em 2018. Os demais não devem voltar nunca mais, se não tivermos nenhuma surpresa.

Para a minha surpresa, o primeiro lugar foi para o novato Tenshi to Akuto!!, que continua em situação tranquila na revista. A obra não apresenta um nível de vendas de volumes dos mais impressionantes, mas seu rendimento é satisfatório e agrada os editores e leitores. A segunda posição vai para outra obra que não vende muito, mas rende bem: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que conseguiu se estabilizar e, assim como Tenshi to Akuto!!. não corre riscos de cancelamento.

Página Colorida: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ 

Quem fica em terceiro é Komi-san wa、Komyushou Desu。 , o novato mais promissor lançado no ano passado (vende 100 mil cópias em média por volume e aos poucos sua média vem subindo para 150 mil), com boas chances de receber uma adaptação em anime até 2019. Curiosamente, Komi-san não recebe páginas coloridas há um bom tempo, apesar de ter ganho uma capa recentemente. A quarta colocação foi para Hatsukoi Zombie, que volta a pegar uma colocação alta. Acredito, porém, que aos poucos Zombie voltará a pegar posições medianas na ordem de leitura. Mas isso não é nada preocupante: Zombie continuará em situação estável na revista por um bom tempo.  

O quinto lugar foi para Amano Megumi wa Suki Darake!. A obra terá seu centésimo capítulo lançado na próxima edição. E em comemoração a essa façanha, receberá as páginas coloridas de abertura. Amano Megumi não apresenta um nível de vendas de volume espetacular, mas sua recepção interna é muito boa e seu rendimento agrada ao grupo editorial. A sexta posição foi para o novato Shinobino, cujo primeiro volume não teve vendas muito expressivas. Shinobino ainda briga por sua estabilização, tarefa que não será das mais fáceis, mas também não chega a ser impossível.

A sétima colocação foi para Kyoukai no RINNE, mangá cada vez mais perto da marca de quatrocentos capítulos lançados. O mangá já recebeu três temporadas em anime, porém não recebi informações suficientes se a obra receberá uma quarta temporada em breve ou se isso é possível. Em oitavo está Maiko-san chi no Makanai-san, primeiro novato lançado em 2017 e que conseguiu se estabilizar, ainda que com um nível de vendas razoável.

Página Colorida: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ 

A oitava colocação foi para Souboutei Kowasu Beshi, que apesar de não receber muito destaque dos editores, apresenta um bom nível de vendas (100 mil cópias por volume) e continua em situação bem confortável. Quem repousa ao fim do Top 10 é Maou-jou de Oyasumi, que continua em situação favorável no plantel e não corre riscos de cancelamento, ainda mais contando com uma média de vendas entre 50-60 mil cópias por volume, bons números para um gag mangá. A décima primeira posição foi para Saike Mata Shite Mo, mangá publicado irregularmente e que está perto de ter seu centésimo capítulo lançado.

Na porta do bottom quem dá as caras é Zettai Karen Children, veterano que tem boas chances de ser finalizado naturalmente em 2018. A obra foi um sucesso no passado e ainda apresenta um nível de vendas de volumes satisfatório. Porém é inevitável notar que Zettai (que estará ausente na próxima edição) está lidando com o desgaste do tempo. Quem abre o bottom da vez é o bem-sucedido Dagashi Kashi, que fica no décimo terceiro lugar. Dagashi Kashi tem média de pelo menos 200 mil cópias vendidas por volume e ainda conta com a segunda temporada de seu anime (que será lançada em 2018) para se manter em alta com o público. O novato Daiku no Hatou, que está com chances iminentes de cancelamento nas próximas edições, ficou com a décima quarta posição.

Fora do bottom na edição passada, Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。volta a ficar entre os cinco últimos ranqueados, ficando na décima quinta colocação. Hiiragi-sama não recebe muito destaque e suas vendas são razoáveis/satisfatórias, o que garante a permanência da obra. Os novatos mal-sucedidos Inseki Shoujo - Meteor Girl e Tenshou no Quadrable ficaram com os décimo sexto e décimo sétimo lugares, respectivamente. O cancelamento está batendo a porta, ainda mais com quatro novatos bem perto de estrear. Infelizmente os dias desses dois novatos na line-up, assim como os de Daiku no Hatou, estão contados.

Página Colorida: K・O・I - King of Idol

SOBRE OS PRÓXIMOS NOVATOS...

Como informado na edição #45, um dos novatos será de autoria de Norihiro Yagi (também responsável por Angel Densetsu e Claymore). O nome e a sinopse desse mangá continuam não-revelados (meu único palpite é que o nome não deve ser Tokachi Hitoribocchi Nouen). Porém, sabe-se que Tantei Nemo to Nanatsu no Satsujin Misshits, que terá a autoria de Kyouchi Nanatsuki (ARMS, Area D: Inou Ryouiki) e Teppei Sugiyama. 

O título, em inglês, significa "Nemo the Detective and the Secret Room of Seven Murders" (em tradução livre, "O Detetive Nemo e a Sala Secreta dos Sete Assassinos"). Diferente do novo mangá do autor de Claymore, Tantei Nemo recebeu uma página com um design prévio do personaegm principal. Não há maiores informações sobre os demais novatos.

Prévia da edição #45


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (perto de sair do hiato)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, K・O・I - King of Idol, Kyoukai no Rinne, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros:  Shinbobino, Youkai Giga
Em Risco Grande de Cancelamento: Daiku no Hatou, Inseki Shoujo - Meteor Girl, Tenshou no Quadrable
MinissérieKanojo no Umi Tate Nama Tamago
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Futuros Estreantes: Mari Grave, Sokyuu no Ariadone, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Tokachi Hitoribocchi Nouen


Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #51 da Weeklu Shonen Sunday.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'