sábado, 13 de janeiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #07 (Ano 2018).


Monges com Metralhadoras.

Após uma semana de pausa, retornamos com a nossa querida TOC. E nessa semana tivemos a estreia de uma nova série, que já está despertando a curiosidade de leitores de mangás de todo o mundo. Além disso, também tivemos uma TOC muito interessante, com um mangá conquistando o primeiro lugar pela primeira vez no ano de 2018. Por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC.


Weekly Shonen Jump #07 (15/01/2018)
Bozebeats c01 (Capa e Página Colorida de Abertura, Nova Série de Ryouji Hirano, 54 págs)
01 - Kimetsu no Yaiba c93
02 - One Piece c891
Saiki Kusuo no Sainan c273 (Página Colorida)
03 - Black Clover c140
04 - Dr. Stone c42
05 - Yakusoku no Neverland c70
06 - Boku no Hero Academia c166
07 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c46
Hinomaru Zumou c176 (Página Colorida)
08 - Shokugeki no Souma c246
09 - Gintama c666
10 - Haikyuu!! c285
11 - Yuragi-sou no Yuuna-san c93
12 - Robot×Laserbeam c40
13 - Cross Account c28 (FIM)
14 - Spring Weapon Number One c60
15 - Full Drive c11
16 - Golem Hearts c10
Tomatoypoo no Lycopene c13
Ausentes: Boruto c20 (Mensal), World Trigger c165 (Hiato), Hunter x Hunter c371 (Hiato - Retorna na Edição #09)

Weekly Shonen Jump #08 (22/11/2018)
Capa e Página Colorida de Abertura: Act-Age (Nova Série de Tatsuya Matsuki e Shiro Usazaki)
Página Colorida Kimetsu no Yaiba, Bozebeats

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como capa e página colorida de abertura, uma nova série, intitulada de: Bozebeats (que é sobre monges que lutam contra monstros). Eu comentarei mais sobre a série nas minhas primeiras impressões, mas devo já assumir que a arte da série parece muito boa e interessante (mesmo que eu não tenha gostado do design do protagonista). Também nessa edição tivemos página colorida para PSI Kusuo Saiki e Hinomaru Zumou. Além da ausência de Boruto (Mensal), World Trigger (Hiato por tempo indeterminado) e Hunter x Hunter, que deve retorna a revista na edição #09 desse ano (mesmo que depois de dez capítulos deve retornar ao hiato).

Em primeiro lugar na TOC tivemos Kimetsu no Yaiba que esteve presente no meu TOP 30 de Melhores Mangás de 2017. Para quem ainda não leu a matéria, recomendo dar uma olhada, pois tem vários mangás interessantes presentes. Sobre a série, primeira vez no ano que o mangá consegue a primeira colocação. O engraçado é perceber que os três novatos que estão com melhor rendimento na TOC (Kimetsu, Dr.Stone e Yakusoku no Neverland) tem todos uma primeira colocação esse ano, mostrando como os editores estão equilibrando o destaque entre esses três mangás. Em segundo lugar nessa TOC, tivemos ONE PIECE que, com dois primeiros lugares, é por enquanto a série tem mais primeiras colocações no ano de 2018.

Em terceiro lugar tivemos Black Clover. Os seus volumes não tiveram o aumento de vendas esperado, o anime mesmo sendo um sucesso mundial, acabou atraindo muitos "haters", o que pode ter dado uma publicidade negativa para a série. Além disso, os leitores da série não estão satisfeitos com a adaptação da Pierrot (estúdio responsável pelo anime), resultando em uma situação complicada para a série, que é: várias pessoas insatisfeitas com o resultado do anime. Tanto a Shueisha quanto o público. Em compensação, o anime não foi um fracasso completo e deve estar aumentando o revenue da Shueisha, deste modo, mesmo insatisfeitos, não podemos dizer que a empresa teve prejuízos - pelo menos pelo que sabemos -. Em quarto lugar tivemos Dr.Stone que continua um dos principais novatos da revista.

Em quinto lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que além de estar aumentando suas vendas (no último ranking oricon, que teve a divulgação das vendas do sétimo volume da série, vimos que vários volumes antigos da série, inclusive o primeiro volume e o sexto, ganharam um grande boost em vendas), a série também vem ganhando vários prêmios no Japão, inclusive de melhor série do ano de 2017. Isso só comprova como Yakusoku no Neverland está conseguindo conquistar o público japonês. A obra tem um grande potencial e pode se tornar um futuro pilar da revista. Em sexto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que é atualmente um dos pilares da revista e teve um começo muito parecido com o de Yakusoku no Neverland.

Em sétimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que mesmo vendendo tão bem, não deve conseguir superar a publicidade de Dr.Stone, por um simples motivo: a temática da série é mais voltada para um público alvo, que gosta de séries de romance com muitas personagens femininas. Séries do gênero tendem não agradar um público masculino mais velho e nem o público feminino (por exemplo, Nisekoi era odiado pelas mulheres). Por dois motivos: é um romance mais para adolescentes e as personagens femininas não são feitas para as garotas se identificaram, mas sim para agradar o público masculino (que devem amar essas garotas como fossem suas waifus). Séries que voltadas para um público alvo tendem a receber menos publicidade que séries voltadas para o público geral. Em oitavo lugar tivemos Shokugeki no Souma que continua recebendo colocações medianas na revista.

Em nono lugar tivemos Gintama que lançou o capítulo número 666, mas provavelmente o autor não realizará nenhuma piada relacionada a isto, pois essa é uma simbologia mais ocidental e o arco atual da série acaba não permitindo espaços para capítulos "separados" (com histórias que começam no início de "X" capítulo e termina nesse mesmo capítulo), como o autor realizava antigamente. Em décimo lugar tivemos Haikyuu!!, que é outra série que vem sofrendo na TOC, por causa da nova estratégia editorial, de dar mais destaque para mangás novatos. Sim, é normal mangás de esporte estarem na zona intermediária e darem pulos no TOP 5, contudo, com os editores precedentes esses pulos de posições eram mais frequentes. Vemos cada vez menos Haikyuu!! entre os primeiros colocados da WSJ. Pelo menos a revista acaba ficando mais equilibrada.

Em décimo primeiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que vai comemorar dois anos de vida no mês de Fevereiro, contudo, não devemos esperar tão cedo uma capa de aniversário. Ultimamente os editores estão deixando de presentar os editores com a famosa capa de aniversário, por exemplo, Shokugeki no Souma ainda não recebeu a sua. Além disso, muitas séries fazem aniversário no mês de fevereiro, dificultando o trabalho dos editores (são mais de cinco séries). Deste modo, a melhor estratégia é dar simplesmente uma página colorida de aniversário. Em décimo segundo lugar tivemos Robot x Laserbeam, que por mais não seja um grande sucesso em críticas (na verdade, tem muitas pessoas, fãs e haters, que estão odiando o mangá), continua sendo um bom sucesso comercial.

Em décimo terceiro lugar tivemos Cross Account que chegou ao seu fim após quase trinta capítulos. Muitas pessoas reclamam dizendo que muitas séries são canceladas com pouquíssimos capítulos, mas os três últimos cancelamentos da revista (Harapeko no Marie, Shoodan! e Cross Acount) conseguiram superar a marca de vinte cinco capítulos, demostrando que os editores talvez não estejam tão severos assim. De qualquer modo, Cross Account foi o segundo fracasso do autor, que talvez nunca mais tenha uma chance na revista, uma pena, pois sua arte é realmente muito bonita. Em décimo quarto lugar tivemos Spring Weapon Number One, que vai pouco a pouco sobrevivendo na revista e sambando na cara das inimigas (e dos analistas de TOC que preveem toda leva o seu cancelamento e acabam errando - cof cof Nicolin -). Por isso é o momento de fazer uma previsão positiva para a série, que espero não errar: Na edição #09 ou #10, a série deve receber uma página colorida que mostrará o resultado da pesquisa de popularidade.

Em décimo sexto lugar tivemos Full Drive, que nessa edição acabou recebendo algumas páginas extras. A série juntamente com Golem Hearts, que ficou na última colocação, já estão canceladas. Só estão esperando chegar a nova leva para darem adeus a revista. Se os editores foram bons com Shoodan, Harapeko no Marie e Cross Account, provavelmente não serão com esses mangás e devem cancela-los antes mesmo do capítulo número 20. A próxima leva deve estrear em Abril e deve trazer entre dois a três mangás novos.

Regras da Sessão de Comentários: AQUI

O Poder da Magia (Jussara Nunes)

Trago a vocês nessa análise uma história de um ótima autora, que além de já ter públicado quadrinhos de grande qualidade, ter escrito ótimas matérias sobre os mangás, ser uma ex-grande fã de Hinomaru Zumou, também comenta aqui no Blog. Jussare Nunes. A sinopse da história é:

Sinopse: Amy Allen é uma jovem estudante de magia. Porém, nos últimos tempos, ela não tem apreciado este caminho, acreditando que não tem talento para a magia e que o esforço e os anos de empenho necessários para conjurar feitiços num mundo tomado pela modernidade não valem tanto a pena.

Será que o avô de Amy, que é considerado o mago mais poderoso do mundo, vai fazê-la mudar de ideia sobre o Poder da Magia?

A obra poder ser lida gratuitamente através a Amazon:

LINK: Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'