quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #09 (Ano 2018).


Hiatos, Recuperações e Três Pré-Ranqueados


escrito por Diego Felipe


O outrora quinteto de mangás em hiato virou um sexteto, pois nessa edição Be Blues! ~ Ao ni Nare também ficará ausente por um bom tempo. Mas na edição #11 esse sexteto deve voltar a ser um quinteto em hiato, pois uma das obras ausentes por longo prazo vai fazer um breve retorno. Enquanto isso temos três novatos que ainda estão no aguardo para serem ranqueados (um deles passa a ser ranqueado na próxima edição) e também dois mangás que aparentemente estavam (e talvez ainda estejam) em risco de cancelamento mas aproveitaram essa edição para respirarem aliviados. Bem, sem mais delongas, vamos ao índice da vez.

TOC Weekly Shonen Sunday #09 (2018):
Major 2nd (Capa, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 125)
01. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 121)
Sokyuu no Ariadne (Pré-Rank) (capítulo 06)
02. Dagashi Kashi (capítulo 175)
Marry Grave (Pré-Rank, Páginas Coloridas) (capítulo 05)
03. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 107)
04. Daiku no Hatou (capítulo 36)
05. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 85)
Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (Pré-Rank) (capítulo 07)
06. Shinobino (capítulo 26)
07. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 39)
08. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 52)
09. Tenshi to Akuto!! (capítulo 149)
10. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 87)
11. Hatsukoi Zombie (capítulo 110)
12. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 75)
13. K・O・I - King of Idol (capítulo 31)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 66)
14. Zettai Karen Children (capítulo 493)
15. Inseki Shoujo -Meteor Girl- (Último Capítulo) (capítulo 34)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 27)
Tokachi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 07)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1008)
Be Blues! ~ Ao ni Nare (Em hiato) (pausado no capítulo 319)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Saike Mata Shite Mo (em hiato) (pausado no capítulo 102)


TOC Weekly Shonen Sunday #10 (2018):
- Página Colorida de Abertura: Tenshi to Akuto!!
- Página Colorida: Dagashi Kashi
- Mangá Mensal: Birdmen
- Ausente: Zettai Karen Children
Em hiato: Detective Conan, Be Blues! ~ Ao ni Nare, Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko e Saike Mata Shite Mo

TOC Weekly Shonen Sunday #11 (2018):
- Página Colorida de Abertura: Amano Megumi wa Suki Darake!
- Página Colorida: Saike Mata Shite Mo (retorna do hiato)
- Em hiato: Detective Conan, Be Blues! ~ Ao ni Nare, Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko


Para dar mais destaque e trazer mais algumas novidades sobre o anime, como alguns dos dubladores, Major 2nd ganhou capa e duas páginas coloridas de abertura, além de umas páginas falando sobre a produção do anime (algo de praxe para obras que ganham um anime novo ou uma nova temporada do anime). O outro mangá a ganhar páginas coloridas (duas) foi o novato Marry Grave, que ainda está em seu quinto capítulo. Os editores parecem estar bem empolgados com essa obra.

Outros dois novatos ainda não estão em fase de pré-ranqueamento: Sokyuu no Ariadne (em seu sexto capítulo) e Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (em seu sétimo capítulo). Tantei Zeno passará a ser ranqueado na próxima edição, já que não ganhará páginas coloridas. Caso não receba páginas coloridas no lançamento de seu oitavo capítulo, Sokyuu no Ariadne passa a ser ranqueado na edição #11. Já outros três mangás da revista nunca são/serão ranqueados: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai, que é publicado mensalmente e já está em seu 66º capítulo, e a dupla Youkai Giga e Tokachi Hitoribocchi Nouen. Esses dois sempre pegam a penúltima e a última posição na ordem de leitura, respectivamente.

O mangá Be Blues! ~ Ao ni Nare entrou em hiato nessa edição e assim deve permanecer pelo menos até a edição #11, embora eu acredite que esse hiato vá durar mais edições. Ele se junta a outros cinco mangás em hiato: Detective Conan, o grande pilar da revista, com média de vendas superior a 550 mil cópias por volume e mais de mil capítulos lançados; Gin no Saji, mangá com excelente nível de vendas que raramente tem capítulos publicados - isto é, quando a obra retorna tem três capítulos lançados e depois volta pro hiato; Arata Kangatari (veterano bem-sucedido em hiato desde 2013) e Ryoko (novato mal-sucedido de 2017), duas obras que não devem voltar a ter capítulos lançados nunca mais; e, por fim Saike Mata Shite Mo, obra ainda estável na line-up que é publicada entre pausas de médio prazo do autor e cujo retorno está previsto para a edição #11, ou seja, daqui a duas edições... O retorno de Saike acabará diminuindo a quantidade de obras em hiato no momento (de seis, passam a ser cinco).

Página Colorida de Abertura: Major 2nd

O primeiro lugar foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, que segue em alta na revista e com um nível muito bom de média de vendas de volumes (150 mil em menos de um mês). O ponto negativo é que a obra há tempos não ganha página colorida: a última vez que ganhou foi na edição #34 do ano de 2017. Chegou a ganhar a capa da edição #48 nesse meio tempo, vale lembrar. Em segundo está Dagashi Kashi, gag mangá que segue em alta na revista, ainda mais com a segunda temporada de seu anime estando em exibição no momento. A média de vendas é de 200 mil cópias por volume em até um mês e a recepção interna ainda é muito boa.

A terceira colocação foi para o simpático mangá Amano Megumi wa Suki Darake!. Três coisas continuam sendo constantes para esse mangá: a boa recepção, a média de vendas entre 50-60 mil cópias em até um mês e as cenas ecchi envolvendo sua protagonista. A grata surpresa da vez é ver Daiku no Hatou no quarto lugar. A obra está começando a pegar posições mais altas na ordem de leitura e recebeu páginas coloridas recentemente, mesmo após parecer que corria risco claro de cancelamento. Seria esse um sinal de que Daiku está se recuperando? Só o tempo dirá.

Após ganhar a página colorida de abertura na edição anterior, Maou-jou de Oyasumi permanece numa posição alta na ordem de leitura e é ranqueado na quinta colocação. A obra continua em boa fase. E pelo que parece Shinobino (sexto lugar) é outro que começa a esboçar uma chance de não ser nocauteado pelo risco do cancelamento tão cedo... os editores ainda tentarão manter o mangá em destaque (ainda que relativo) pelo máximo de tempo possível até que das duas uma: ou o mangá se estabilize de vez ou seja cancelado.

Página Colorida de Abertura: Major 2nd

O mangá de faroeste Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ ficou em sétimo lugar, mais uma vez usufruindo da estabilidade conquistada ao longo de seu curto tempo de publicação, tempo esse que foi suficiente pro mangá conseguir um nível de vendas de 45-50 mil cópias entre 35-40 dias de vendas. A oitava posição ficou para Maiko-san chi no Makanai-san, que foi o primeiro mangá a estrear no ano editorial de 2017. Maiko-san aos poucos viu a média de vendas de seus volumes melhorar. Em período brevemente superior a um mês o mangá passou a vender entre 50-60 mil cópias, o que ajudou a garantir sua estabilidade. Tenshi to Akuto!! ficou em nono, mantendo-se no Top 10. Tenshi continua firme e forte na revista, com vendas de volumes satisfatórias, boa recepção dos leitores e respaldo do grupo editorial.

A décima posição (ou seja, a posição da porta do bottom) foi para Souboutei Kowasu Beshi, mangá de Kazuhiro Fujita que, embora que apresenta um nível de vendas muito bom (média de 100 mil cópias por volume), apesar de não receber muito destaque por parte dos editores. Apesar de achar estranho que certas obras bem-sucedidas não ganhem tanto destaque assim, acredito que o motivo seja justamente o fato desses mangás serem bem rentáveis comercialmente mesmo sem receber um marketing mais amplo, enquanto outras obras, com rendimentos menos elevados, acabam contando com esse marketing pra se manter em alta pelo máximo de tempo possível.

Página Colorida: Marry Grave

Quem aparece na décima primeira colocação é Hatsukoi Zombie, que após ter ganho página colorida na edição anterior, acaba abrindo o bottom da vez. Faz tempo que Zombie, que continua em situação bem tranquila na revista e com apoio dos editores e carinho dos leitores, não aparece no bottom. Mas a julgar a forma como o autor tem protelado o desenvolvimento do mangá, é até compreensível que o mangá em determinado momento pegue posições medíocres/baixas, já que não dá pra dar destaque a certos capítulos menos impactantes.

Já o décimo segundo lugar é de Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que apesar da posição baixa continua em situação estável, apesar do nível satisfatório de vendas mas graças à boa recepção interna que o mangá tem. Ausente na edição anterior, K・O・I - King of Idol retorna para dar as caras no bottom, na décima terceira posição. Atualmente a situação de King of Idol não é tão boa quanto o esperado, pois os editores não parecem muito empolgados com o desempenho da obra, que nos últimos tempos raramente pega boas posições na ordem de leitura. De quebra, a obra aos poucos vai recebendo cada vez menos destaque. É ver se isso não é um sinal de que King of Idol pode estar perdendo força e correndo riscos de não permanecer.

Página Colorida: Marry Grave

A décima quarta colocação foi para o veterano Zettai Karen Children. Com a ausência do grande pilar Detective Conan, Zettai é o mangá mais antigo que está sendo publicado na line-up atualmente. Zettai continua com um nível de vendas de volumes satisfatório (entre 60-70 mil cópias por volume) e está muito perto de chegar ao 500º capítulo publicado, marca impressionante e difícil de ser alcançada. Em tempo: aparentemente Zettai estará ausente na próxima edição.

O décimo quinto e último lugar entre os ranqueados foi para o cancelado Inseki Shoujo -Meteor Girl-, que teve seu último capítulo lançado nessa edição. Meteor Girl foi o último a estrear da famosa leva de seis novos mangás lançada na revista no ano passado. A obra acabou não vingando, apesar dos editores terem dado liberdade ao autor para conduzirem a obra por um prazo um pouco mais longo, o que não é raro na Weekly Shonen Sunday. Bem, fica o desejo de melhor sorte ao autor de Meteor Girl em seus próximos projetos.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare (em hiato), Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (retornará do hiato em breve), Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Daiku no Hatou, K・O・I - King of Idol,Shinobino, Youkai Giga
Em Busca de Estabilização: Sokyuu no Ariadne, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Marry Grave, Tokachi Hitoribocchi Nouen
Cancelado Nessa Edição: Inseki Shoujo - Meteor Girl,
Não São Mais Lançados: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)


Bem, pessoal, chega ao fim a análise da edição #09 da Weekly Shonen Sunday de 2018.
Até a próxima, galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'