sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Análise: AIR GEAR (Review)


“O inimigo natural do fraco é o forte.
Entretanto, o inimigo natural do forte é o fraco também.”


Se você esta aqui creio que no mínimo já tenha ouvido falar de air gear (na verdade acho que praticamente todo mundo já ouviu falar ao menos) e esta aqui pra saber o que tem demais neste manga, ou então você é daqueles que viu o anime (e talvez as OVA’s e que saber se vale a pana ler o manga) e claro a possibilidade de você já ter visto o anime lido um pouco do manga mas parou por algum motivo e tem que conviver com a pulga atrás da orelha pensando “será que eu devo continuar a ler?”, eu pretendo no mínimo auxiliar vocês seja qual for a situação.

Antes de tudo farei um resumo sobre a historia para que você relembre ou conheça o enredo deste manga. A historia gira em torno de Minami Ikki o líder do grupo de “valentões” que dominam sua escola, ele vive em um mundo onde existem super patins chamados de air trecks que permitem as pessoas fazerem coisas incríveis que se aproxima de voar. No entanto eles não são usado apenas para diversão, existem vários times formados por usuários deste aparelho que competem entre si em diferentes tipos de competições pra saber qual é o melhor.

Isso na verdade é o básico do básico a da historia, pois não basta ser um time e batalhar com outros com a intenção de ser o melhor, existe uma hierarquia neste mundo, cada air treck deve ser adaptado e melhorado com peças, e cada time necessita ter força para batalhar com equipes do mesmo ranking ou maior para subir nessa hierarquia. Alem disto tudo a historia se mostra muito mais confusa e profunda do que isso, envolvendo a paz mundial em determinado momento.

Neste momento você deve estar se perguntando como patins podem mudar o rumo do mundo e achando isso até mesmo um pouco ridículo, mas isso é que faz deste manga inacreditável, ele é uma viajem de loucuras que fazem um incrível sentido enquanto você le, você vai lendo e as coisas vão sendo reveladas e as historia se encaixando como um quebra cabeça de 500000 peças, alguns capítulos te dão um tapa na cara e você fica confuso e esclarecido ao mesmo tempo (vocês inclusive terão  sorte de ler tudo de uma vez sem ter que esperar o próximo cap. como era comigo).

Ao decorrer do que vai acontecendo chega uma hora que você já não sabe mais para qual lado esta torcendo ou então se ta torcendo pra alguém, tem vezes que na verdade só se quer ver é a pancada rolar. É bizarramente incrível como os personagens são bem desenhados, com filosofias próprias e interesses diferentes, e isso confunde os seus pensamentos, pois você pode concordar com um ou com outros, todos tem sua razão e o autor apesar de fazer a historia girar em torno de Ikki não te limita à visão dele, ele é mais um personagem no meio (literamente) de algo muito maior.

Air gear possui um personagem principal carismático e extremamente interessante e outros personagens mais carismáticos e interessantes ainda, lutas incrivelmente loucas e bem feitas das quais você se perde (se perde no bom sentido) de tão rápidas que são,  em alguns momentos a historia faz você desacreditar em tudo que você acreditava em relação a ela até o momento. O manga te bota em meio a uma guerra de proporções épicas que envolve muito mais do que os personagens principais (inclusive o presidente Barack Obama aparece na historia, de forma significativa com direito a flashback do passado e tudo!), o manga não te deixa parar de ler enquanto você avança com a historia e descobre respostas e arruma mais perguntas até seu desfecho genial.

Mas já vou deixar o aviso, leia este manga de mente aberta, e sem tentar entender tudo logo de cara, em alguns momentos nada vai fazer sentido até serem explicados de uma forma bizarramente coerente capítulos depois. Air gear possui 357 capítulos, 2 OVA’s e um manga bem fiel mas que acaba  nem na metade da metade da historia, eu diria que acaba quando a historia realmente começa.

Algumas observações importantes:
  •          Ao lerem verão que a história vai muito alem do que eu mencionei no resumo, eu não quis estragar a surpresa.
  •          O anime possui um pouco de ecchi, o manga nem tanto, mas nada que atrapalhe a historia, são mais partes cômicas mesmo.
  •          Não comentei na analise mas a arte de Air gear é esplendida em todos os aspectos.
  •          Por ultimo, mas não menos importante, é um dos poucos mangas que li na vida com final satisfatório e descente!

2 comentários:

  1. simplesmente um dos mangás mais fodas de todos os tempos! Kazu é meu modelo de vida! :D

    ResponderExcluir
  2. ouvi falar q o animação do anime de Air Gear é ruim? É verdade...

    Pq se for ja começo do manga.

    ResponderExcluir

onload='emoticon()'