sábado, 22 de dezembro de 2012

Análise: Hungry Joker 06: "White Jokers" (Mangá Review).



A esperança é a última que morre... Mas morre.


Este Artigo contém spoilers referentes ao capítulo 06 deste mangá:

Na primeira review de Hungry Joker, a do capítulo 01, eu declarei:

"E com a maior alegria do mundo que começo esta review! Quanto tempo de espera por esta estréia, e felizmente meu tempo de espera não foi jogado no lixo: Hungry Joker estreou humilhando em termo de emoção, lutas e conteúdo vários pilotos de vários mangás respeitáveis!"

Infelizmente este entusiasmo apresento por mim, logo após ler o primeiro capítulo deste mangá se foi - Hungry Joker obteve muitos erros e poucos acertos - Não, os erros não são furos na história, felizmente ainda não houve nenhum, mas sim em questão de animar o leitor, fazê-lo dizer "UOU, este mangá irei votar para ficar no topo na Shonen Jump".

Hungry Joker é uma junção clara e mal elaborada de clichês que já vimos em vários outros mangás e animes . Muitos mangakás conseguem transformar clichês em artificio interessante para a evolução de sua história, Tabata Yuuki peca pela inexperiência, ele não sabe usar os seus clichês ao seu favor.

Chega a ser tenebroso ter uma sensação de deja vu em relação ao design de TODOS os personagens da série, tirando Haiji, todos os personagens que apareceram me deram a sensação que foram transportados de outros mangás e colocados em Hungry Joker.

Este capítulo em sí foi a prova da falta de emoção que domina o leitor de Hungry Joker, fiz questão de perguntar a alguns amigos meus o que acharam do capítulo, para ter certeza se isso era só uma sensação minha, ou era algo coletivo - Infelizmente é uma sensação coletiva.

Por mais que o autor nos apresentou várias informações importantes e que podiam nos cativar, nada aconteceu - Descobrimos um pouco mais do passado obscuro de Haiji, mais sobre os Whites Jokers e principalmente o plano dos Maples.

Talvez pelo planos deles ser ultra clichê, pode ter nos desanimados. Já não vemos mais Hungry Joker com bons olhos, é natural, depois de tantas decepção agir desta forma. Assim quando vemos mais um elemento clichê já reagimos de forma negativa.

A história de destruir o mundo, é clichê, já vimos em vários outras estórias, mas é algo que pode ser bem desenvolvido, já que não sabemos o porque dos maples quererem destruir tanto a humanidade e o seu planeta. Pra que tanto desprezo?

Do jeito que Yuuki dá as respostas tão rapidamente, não duvido que este mistério seja respondido na batalha do próximo capítulo (Já reparei que Tabata Yuuki tem a grande mania de criar batalhas do nada, foi assim no hospital e agora no esconderijo dos White Jokers). Mas, ao meu ver, este é o tipo de mistério que deve durar um pouco, não ser respondido logo.

Outra informação que ficou muito subliminar, mas foi como uma confirmação: O martelo de pitagoras é a arma utilizada pelo cara do fone de ouvido, por isso devemos ver em vários momentos ele lutando com ela

Alguns avanços também foram feitos, como Haiji e sua assistente terem entrado ao White Jokers. As consequências disso ainda não sabemos, porém é um avanço para a história, com isto podemos conhecer novos personagens e também ter mais informações sobre as Eurekas conhecidas.

Então, as informações estão vindo, , algumas mais rápidas do que o devido, mas elas estão chegando ao leitor... A história também está avançando. O que falta é algo único para a história, um diferencial - Além de personagens mais carismáticos -. Hungry Joker ainda tem tempo para melhorar, mas deve ser rápido, para que não corra risco de ser cancelado.

Por isso, eu digo: Ainda tenho esperanças de Hungry Joker voltar a me animar como o One-Shot me animou (Mesmo que houve tantas modificações no mangá que praticamente não estamos lendo a mesma história. De igual só sobrou o protagonista, e olha lá) e como o primeiro capítulo ttambém me animou, mas rapidamente, com estes múltiplos erros, essa esperança está morrendo.

4 comentários:

  1. Eu acho que você e outros fã estam esperando demais de um autor novato, só dele ter conseguido publicar uma serie na jump já é muita coisa, então é natural que ajam erros afinal é o primeiro trabalho dele, tudo bem que Hungry joker tem clichés, mas hoje em dia não é nada fácil fazer fazer uma serie que não tenha clichés.
    E tem um monte de series por ai com mais cliché do que hungry joker e continuam ai firme e forte, então não dá para acertar na primeira vez, pois alguma hora você vai erra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, existe séries mais clichês que Hungry Joker (Falei isto nesta review inclusive), mas o problema de Hungry Joker é que ainda não apresentou algo único.

      E sim, o Tabata Yuuki está pecando pela inexperiência, é claro que ele não é um Oda, que na sua primeira série já consegue fazer sucesso... Tabata Yuuki ainda tem muito a aprender, e ao meu ver, a culpa do fracasso não é só dele, também do editor:

      Se você leu o one-shot, terá percebido a enorme mudança que aconteceu em HJ até o lançamento, significa, alteraram totalmente a ideia inicial do autor, isso é culpa do editor. Este erro foi o mesmo cometido por Cross Manage, que agora está em risco de cancelamento também - Tabata Yuuki peca na inexperiencia e também em não ter um bom editor -.

      Excluir
    2. Mas do Araki eu só conheço suas obras como mangaká (JoJo Bizzare Adventure), e não como editor, que muda muita coisa. Ele pode ser muito bem alguém que está tentando impor algo a Tabata Yuuki.

      Excluir

onload='emoticon()'