terça-feira, 23 de dezembro de 2014

TOP 20 - Melhores Mangás de 2014.


Quem irá morrer na praia?

Continuando o polêmico "TOP 30" melhores mangás de 2014, lembrando que esta matéria é uma opinião minha, Leonardo Nicolin, por isso mangás que eu não li este ano não estarão presentes na classificação, alguns exemplos de obras que estiveram presentes na classificação de 2013, mas nesta não estarão, pois eu li quase nada delas em 2013, são: Baby Steps, Billy Bat e Feng Shen Ji. Entre outros que não estiveram presentes no ranking do ano passado e nem estarão neste ano.

Lembrando que já foram reveladas os mangás que estão entre a posição 32 e 21, por isso, caso vocês não tenham visto os mangás que conquistaram as posições anteriores, recomendo darem uma lida na matéria anterior. Para ler-la clique no link abaixo


20 - Sidonia no Kishi


Nada melhor que começar o TOP 20 com uma obra de um dos maiores mangakás de todos os tempos, "rei" do cyberpunk japonês, autor do renomado Blame!, Nihei Tsutomu. O ponto forte do mangá, é o universo futurista criado, sabendo explorar muito bem os elementos do espaço, adicionando várias criaturas interessantes e ótimas batalhas com mechas.

Com a chegada do anime, a obra continua pegar ainda mais destaque entre os japonês e principalmente entre o público ocidental. Este ano de fatoi, foi um ano muito especial para Sidonia no Kishi e o mangá merece todo o sucesso que esta tendo. Se tem um ponto negativo, é ao meu ver, a queda de qualidade nos desenhos do autor nos últimos capítulos, mas mesmo assim o mangá continua muito bom. É uma leitura que vale a pena.

19 - Magi


Ano passado, coloquei Magi vigésima posição e deixei claro que foi o meu único arrependimento em relação ao ranking, já que ao meu ver o mangá merecia uma posição mais alta - Pensei que este ano, pelo desenvolvimento da saga, com várias guerras e batalhas incríveis, poderia finalmente jogar o mangá no "TOP 10", mas infelizmente, não pude.

Em 2014, o mangá cometeu alguns tropeços, inclusive exagerando nos flashbacks que tirou a fluidez da sequência de capítulos - Mas mesmo assim o mangá continuou com uma qualidade enorme, trazendo vários "Plot twits" ao longo da saga e principalmente, fazendo os leitores teorizarem mais e mais. Quem sabe ano que vem, não poderei colocar este incrível mangá em uma posição mais alta.

18 - World Trigger


Por mais que o mangá tenha muitos despreciadores, é inegável que o seu último arco foi simplesmente fantástico. Com várias lutas emocionantes, inimigos cativantes e muitos, mas muitos "plots twists", o mangá conseguiu convencer muitos leitores que não acreditavam que o autor havia capacidade de desenvolver um arco de grandes proporções.

Acredito, que apesar da emoção dada ao arco e as várias viradas de mesas que vimos ao longo dos capítulos, o seu traço continuo um grande problema, os poderes são até interessante, mas o design dos personagens, em sua grande maioria continuam bastante fracos e desinteressantes, diminuindo a intensidade das batalhas. De qualquer modo foi um ano ótimo para World Trigger, quando o assunto é o mangá... Se formos falar do Anime, é outros 500.

17 - Sousei no Onmyouji


Sousei no Onmyouji estreou na primeira edição do ano da Jump Square, e imediatamente no seu primeiro capítulo conseguiu conquistar vários fãs - Os protagonista da história são esses dois exorcistas acima, e acredito que o principal ponto forte do mangá, é justamente as batalhas que se desenvolve na série. As várias cenas bem "darks" e "macabras" presentes na obra também é um fator muito positivo.

Acredito que ano que vem poderemos ver o mangá pegando posições ainda maiores, já que a obra vai caminhando para um ótimo climax... Com certeza Sousei no Onmyouji se configurará como o verdadeiro substituto de Ao no Exorcist na Jump Square.

16 - Ajin


O mangá que surpreendeu muitos, por estar no "TOP 30" no ano passado, esta de volta, agora duas posições mais alto. O mangá conta história de um garoto que após ser atropelado e sobreviver sem danos a este atropelamento, que não é um humano de verdade e sim um tão temido "Ajin" - Deste modo se vê obrigado a fugir da polícia e ao mesmo tempo entender o que ele de fato é.

Neste ano o mangá focou muito mais no desenvolvimento da criatura "Ajin", assim explicando o funcionamento da criatura, sua autonomia, e muitas outras coisas. Vários mistérios ainda estão em aberto, porém, se vê que o autor tem perfeitamente a rede a da história e esta sabendo guia-la ao caminho correto. Novamente, o problema do mangá é o seu ritmo lento, o que para mim não é um ponto negativo, mas para muitos pode muito bem ser.

15 - Diamond no Ace


Se este ano fiz o erro enorme de não ter lido Baby Steps, pelo menos acertei em continuar lendo "Diamond no Ace" que esta a cada capítulo melhorando, nos entregando partidas emocionantes. É incrível como um mangá de um esporte que não me chama atenção, consegue me prender tanto ao ponto de eu ficar loucamente ansioso para ler o capítulo seguinte. O traço do autor, muito detalhista e que consegue passar a sensação de movimento, faz que o leitor consiga aproveitar totalmente a obra.

Diamond no Ace é um dos melhores mangás do gênero já lançados na história e com certeza é um dos melhores mangás de esporte da atualidade, para quem gosta de obras focadas em superação, como a grande maioria das obras de esporte, recomendo a leitura deste fantástico mangá.

14 - JoJolion


Em décimo quarto lugar temos a oitava parte da série de JoJo - Ao meu ver, foi fantástica a mudança total de estilo do mangá nesta quarta parte, apostando mais no mistério do que de fato na ação, a verdade é que por o mangá estar na Ultra Jump, uma das revistas mais maduras da Jump, o autor tem uma liberdade muito maior no momento de desenvolver a história, podendo adicionar elementos que nas outras revista não poderia.

Ao meu ver, quando o assunto é profundidade do roteiro e exposição dos mistérios, Jojolion é a melhor parte que a série já teve, porém, ao mesmo tempo devo assumir que sinto falta de várias batalhas e cenas de aventura épicas que haviam nas partes anteriores. De qualquer modo, o mangá esta com uma qualidade enorme e este ano o autor continuou o seu ótimo trabalho em desenvolver o roteiro, respondendo vários mistérios e criando vários outros.

13 - Gin no Saji


Não podemos esperar algo muito de fantástico por parte de Gin no Saji (Silver Spoon) no sentido de surpresas chocantes no roteiro, a autora, que é a mesma de Fullmetal Alchemist, continua desenvolvendo a história lentamente, apresentando as problemáticas dos personagens e lentamente resolvendo-as. Mas para um mangá que tem como proposta mostrar a simplicidade da vida, acredito que é mais do que acertado este desenvolvimento.

Neste ano, Gin no Saji se manteve na sua linha, fiel ao seu objetivo e ao seu modo de narrar a história, desenvolvendo bem vários personagens, além do principal... e principalmente, nunca esquecendo a sua boa e suave comédia. No final das contas, Gin no Saji é fantástico por ser simples, fácil de se digerir e ao mesmo tempo com uma mensagem muito bonita. Felizmente este ano manteve estas ótimas características, mantendo a sua ótima qualidade.

12 - Akame ga Kill!


Akame ga Kill! sempre foi uma ótima obra, mas por causa do anime este ano conseguiu ter mais destaque neste mundo tão concorrido, muitas pessoas passaram a conhecer esta fantástica obra após assistir o seu anime, que mesmo censurado conseguiu transmitir bem a atmosfera da série.

Este ano Akame ga Kill! como série não decepcionou, nos trouxe batalhas ainda mais emocionantes e eletrizantes que as anteriores, fazendo que vários leitores perdessem o fôlego ao ler o mangá - Cenários sendo pulverizados com poderes incríveis, frases de efeito marcantes, aliados e vilões com personalidade e design interessante, no final das contas Akame ga Kill! teve um ano fantástico e se continuar evoluindo, provavelmente no próximo ano se configurará no TOP 10.

11 - One Punch-Man


Quando lançado, One Punch-Man surpreendeu a todos por juntar um desenho bem detalhada com um mais infantilizado, além de ter um dos protagonista mais carismáticos da atualidade. Porém, este ano o mangá deu vários tropeçadas, primeiramente com o fato de lançar várias versões do mesmo capítulo, adicionando algumas páginas e depois em relação ao fato de alguns inimigos serem apresentados como forte, te dando a esperança de finalmente serem um vilão que lutará igual por igual com o protagonista, mas no final de novo são derrotados com um punho.

Mesmo assim, com seus tropeços, One Punch-Man não se abala tanto, a obra é fantástica o bastante para que estes erros sejam jogados para de baixo do tapete. Deste modo, este ano OPM não entra no TOP 10 de melhores mangás do ano, na minha opinião, mas não deixa de ser umas das mais incríveis obras da atualidade, com uma comédia fantástica e um desenvolvimento de universo de super heróis muito bom, que provavelmente Boku no Hero Academia esta pescando.

10 - Nisekoi

Pegadinha do Malandro! De nenhum modo eu colocaria "Nisekoi" entre os dez melhores mangás de 2014, mas amanhã mesmo vocês já saberão quem são esses 10 melhores mangás, juntamente com o resultado da votação que foi aberta na terça-feira passada. É isso aí e até amanhã!

Para ver o TOP 10, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'