quinta-feira, 7 de julho de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #32 (Ano 2016).


Pressão Externa.

Em uma TOC morna, os editores nos surpreenderam com uma primeira capa da série mensal "Boruto", contudo, mesmo essa sendo a única grande surpresa da edição, o "morno" também pode trazer notícias boas e confirmar várias teorias que eu havia expostos na semana passada (e também colocar para baixo algumas outras). Deste modo, a TOC pode ter sido sem sal e sem açucar, entretanto, trouxe alguns indicações importantes sobre o futuro das séries. Sem mais delongas, vamos a análise:

TOC Weekly Shonen Jump #32 (11/07)
Haikyuu!! (Página Colorida de Abertura)
01 - Black Clover
02 - Boku no Hero Academia
Boruto (Capa e Página Colorida)
03 - Samon-Kun wa Summoner
04 - Kimetsu no Yaiba
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
05 - Hinomaru Zumou
06 - Sesuji wo Pin! to 
07 - Toriko
Yuragi-Sou no Yuuna-San (Página Colorida)
08 - Gintama
09 - World Trigger
10 - Kochikame
11 - Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan
12 - PSI Kusuo Saiki
13 - Mononofu
14 - BLEACH
15 - Nisekoi
Isobe Isobee Monogatari
ONE PIECE (Ausente)
HUNTER X HUNTER (Hiatos)



Prévia da Edição #33:
Capa e Página Colorida de Abertura: ONE PIECE
Página Colorida: Shokugeki no Souma, Hinomaru Zumou e Sesuji wo Pin! to.

Prévia da Edição #34:
Capa e Página Colorida de Abertura: ONE PIECE

Começando pelos mangás não ranqueados, mesmo não recebendo capa, o mangá responsável por abrir a revista foi justamente Haikyuu!!, que vem passando por uma sequência de jogos muito importantes. Com o encerramento de Ansatsu Kyoushitsu e a volta ao hiatos de Hunter x Hunter, Haikyuu!! voltou a ser a segunda série na revista que mais vende volumes, a única, juntamente a ONE PIECE, com capacidade de alcançar 1 milhão de cópias por volume. Nesta edição também tivemos uma bela capa e página colorida para Boruto, que deve ganhar o seu primeiro volume no próximo mês. A série não deve vender tão bem quanto Naruto, mas com certeza deve superar a marca das 500 mil cópias por volume, mesmo porque, pelo que vi, a recepção da série está positiva, mesmo que tem um grupo de leitores que não gostou deste novo seguimento. 

Também tivemos páginas coloridas para Shokugeki no Souma, que ganhará mais uma outra na próxima semana, provavelmente é uma estratégia de intensificação da publicidade da segunda temporada. Querem fazer que os leitores da revista assistam a segunda temporada do anime, e no meu ponto de vista, é uma estratégia justa. Por fim, também tivemos uma página colorida Yuragi-Sou no Yuuna-San, que na semana passada conseguiu retornar ao TOP 50 do Ranking Oricon, e parece que vendeu em 30 dias cerca de 70 mil cópias, levando em conta os problemas de estoque, é praticamente certo que a série teve um rendimento muito parecido com Black Clover com nos primeiros dias. Os dois mangás não podem ser grandíssimos sucessos, mas estão tendo um resultado bom, e merecem ser mantidos na revista. Lembrando que Shokugeki no Souma e Boku no Hero Academia conseguiram vender 70 mil cópias nos seus três primeiros dias de vendas. Por mais que seja bom o resultados de Black Clover e Yuragi-Sou, sabemos que a revista tem um potencial de encontrar séries muito melhores. 

Chegando ao TOC, em primeiro lugar tivemos o já citado Black Clover. A série conquistou mais uma primeira colocação, e deve ter alcançando esta posição ao longo deste ano mais algumas três ou quatro vezes, um desempenho muito parecido com Shokugeki no Souma nos primeiros anos de vida (Atualmente Souma conquista menos vezes a primeira colocação em comparação a alguns anos atrás). Por mais que eu seja otimista em relação ao anime de Black Clover e digo que ele tem a possibilidade de ultrapassar as vendas de Boku no Hero Academia (que deve vender entre 600 a 700 mil cópias), é necessário deixar claro que a série precisa praticamente quintuplicar suas vendas para conseguir alcançar o seu inimigo. Vimos séries como Kuroko no Basket alcançar este feito, mas é importante eu deixar claro que é um efeito muito raro, e dificilíssimo de ser alcançado. Black Clover para conseguir se tornar um pilar tem um caminho muito árduo pela frente, e deverá contar com um anime de sucesso estrondoso para conseguir alcançar seu feito. Por ser um B-Shounen, eu acredito que o potencial para quintuplicar suas vendas, a série tenha. 

Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia que continua o seu desempenho estável. A série tem um espaço curto de tempo para ganhar a sua capa de aniversário, riscando inclusive ter sua capa adiada para a edição #39 ou #40. Isto porque nas próximas duas semanas teremos capa para ONE PIECE (Os editores estão fazendo publicidade do novo filme da série, que será lançado neste mês de julho, mais do que justo). Além disso, após estas duas capas dedicadas ao filme, ainda teremos a capa em comemoração ao aniversário de BLEACH, que deve acontecer antes que a série seja encerrada. Deste modo, caso os editores decidam não estrear nenhuma série antes da edição dupla de #37-38 (que acontecerá em agosto, e com certeza será uma capa com todos os heróis da revista), Boku no Hero Academia terá um espaço minusculo entre a edição #35 e #36 para comemorar o seu aniversário. Acredito que na edição #35 comemoramos o aniversário de Hero, e na edição #36 comemoraremos o aniversário de BLEACH. Com todas as novas séries estreando na edição #39 ou #40, logo após a pausa de agosto. Em terceiro lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner, que recebeu realmente uma posição alta. Como a série é uma comédia simples, é normal vê-la variando tanto assim de posição. 

Em quarto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que com essa posição tivemos praticamente uma confirmação que os editores não desanimaram com as baixas vendas da série e continuarão dando um bom destaque ao mangá. Existe uma possibilidade de Kimetsu no Yaiba melhorar suas vendas, vimos World Trigger começar com números ruins, mas indo melhorando aos poucos, ao ponto de conseguir vender cerca de 150 mil cópias antes da estréia do seu anime, contudo World Trigger não vendia tão mal quanto Kimetsu no Yaiba vende. Acredito que a série, caso consiga se recuperar em vendas e entregar bons números, será o primeiro mangá que vende abaixo de 20 mil cópias a conseguir este feito. E quando digo se recuperar em vendas, é conseguir superar a marca de 50 mil cópias após o seu quinto volume, pois para mim é inaceitável a revista manter um mangá que vende menos que esta quantidade, somente se este mangá for uma comédia como é o caso de Isobe Isobee Monogatari e Samon-Kun wa Summoner. Falando em inaceitável, tivemos outra série que vende muito mal sendo classificada em uma posição alta, estamos falando de Hinomaru Zumou que ficou na quinta colocação. O seu décimo volume, que foi lançado nesta segunda-feira deve vender 30 mil cópias, como os seus volumes anteriores. 

Em sexto lugar tivemos Sesuji wo Pin! to que na próxima semana receberá página colorida. Muitos mangás tiveram suas posições dessa semana "realçadas" pelo fato de muitas séries que teoricamente estariam acima estarem ausentes: One Piece, Haikyuu!!, Hunter x Hunter e Shokugeki no Souma, por isso muitas séries receberam posições mais altas. Sesuji wo Pin! to normalmente fica abaixo dessas quatro séries, e ainda por cima tende a ficar abaixo de Yuragi-Sou no Yuuna-San, que também ganhou página colorida, por isso podemos dizer que o mangá ganhou cerca de 5 posições esta semana. O que estou querendo dizer é que sua posição, por mais seja boa, pois os editores decidiram colocar a série acima de outros mangás que vendem mais como, World Trigger e PSI Kusuo Saiki, não é tão espetacular como parece. O mesmo vale para Toriko, que tem seus méritos estar acima de World Trigger e PSI Kusuo Saiki, mas não conquistou um feito tão grandioso quanto parece. A verdade é que a série ficou acima dos mangás que normalmente tem capacidade de estar acima. Esta TOC pode enganar muitas pessoas, mas se vocês olharem com muita atenção, perceberão que todas as séries que normalmente conquistam as últimas colocações, conquistaram nessa semana uma posição um pouco melhor. Isto foi causado pela ausência das séries do "topo" e ao mesmo tempo, a entrada de mais uma nova série na zona vermelha. 

Em oitavo lugar tivemos Gintama que essa semana re-anunciou que está entrando no seu arco final (na verdade, essa semana o autor confirmou que o último arco da série realmente começou, antes simplesmente tinha dito que estava preste a começar). Existe uma possibilidade real da série acabar ainda esse ano, dependerá justamente do ritmo do autor em encerrar o este último arco. Seria uma grande rasteira nos editores três séries veteranas serem encerradas ainda este ano (Toriko, BLEACH e Gintama). Talvez seja justamente por causa dessa possibilidade apocalíptica. que os editores decidiram estender o tempo de vida de "Nisekoi". Percebíamos que a série de romance estava seguindo um ritmo extramente veloz, mas a algumas semanas atrás voltou a ter um ritmo mais lento, talvez os editores pediram para o autor desacelerar, para não termos quatro séries com boas vendas encerrando este ano. A revista está preste a entrar em colapso com tantos mangás veteranos encerrando. Sinceramente, grande parte da culpa é dos editores de não terem estreado quase nenhuma série nesse período. Se conseguissem achar um sucesso grande, ao invés de se satisfazerem com mangás com vendas medíocres, o moral da revista estaria muito maior. O importante não é lançar quatro séries que vendam tão bem quanto esses mangás que estão acabando, mas sim, lançar uma ou duas séries que sejam tão fantástica, que estimulem os leitores a continuaram a comprar revista e continuem achando que a revista tem capacidade de encontrar grandes sucessos. Atualmente, a Shonen Jump está desacreditada. Em nono lugar tivemos World Trigger e em décimo tivemos Kochikame, os dois mangás estão seguros e não correm risco de cancelamento. 

Em décimo primeiro lugar tivemos Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan. Então, essa posição meio que coloca em cheque minha declaração da semana passada, em que eu disse que provavelmente os editores iriam estender o tempo de vida da série. Se nas próximas semanas o mangá continuar sendo mal classificado, é bem possível que os editores acabem cancelando o mangá precocemente, mesmo a sua popularidade não sendo para um cancelamento precoce. Sejamos sinceros, os editores estão loucos: Estão estendendo séries que não deveriam ser estendidas, assim, tendo que cancelar precocemente mangás que não deveriam ser cancelado precocemente. Provavelmente finalmente perceberam que a situação da revista está realmente complicada. Deste modo, estão se sentindo obrigado a estrear ao menos três ou quatro mangás na próxima semana (Talvez nem seja o grupo editorial que reparou isso, mas sim a Shueisha que está obrigando-os a tomar uma ação mais drástica). BLEACH e Mononofu são as próximas vítimas. Hunter x Hunter pode já ser substituído por outro mangá, caso os editores tenham certeza que Togashi vai ficar um longo tempo parado. Por isso, os editores já podem estrear três mangás, contudo, caso queiram estrear quatro, podem acabar cancelando precocemente Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan, e na próxima leva se livrarem de KImetsu no Yaiba, Toriko e por fim, cancelar um dos quatro novatos precocemente (Normalmente em uma leva com quatro séries, sempre um dos mangás acaba sendo cancelado com apenas dez à doze capítulos. Vimos isto acontecer com Roggy, mesmo tendo uma popularidade boa o suficiente ao ponto de conseguir alcançar a marca de 20 capítulos). Vamos ver qual será o próximo passo dos editores. Espero que decidam estrear quatro séries. 

Em décimo segundo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que para mim devia estar sendo classificado entre os cinco primeiros colocados. O anime acabou de estrear, deste modo o justo seria dar um grande destaque para o mangá, do mesmo jeito que estão dando para Shokugeki no Souma. Espero que esta posição tenha sido só por estar edição, e na próxima semana os editores voltem a classificar a série entre os primeiros colocados. Em décimo terceiro lugar tivemos Mononofu que é garantido que será cancelado na próxima leva. Será o segundo fracasso do autor, mas acredito que os editores darão uma terceira possibilidade, justamente por causa de seus dois fracassos terem ao menos durado seis meses. Em décimo quarto lugar tivemos BLEACH que parece que será encerrado entre 4 a 6 capítulos, pois no seu volume 73 foi anunciado que o volume 74, que será lançado em outubro, será o último. Deste modo, podemos deduzir que não teremos poucos capítulos até que a série seja encerrada definitivamente. Provavelmente o mangá chegará ao seu fim no meados do mês de agosto, entre a edição #36 e #39. Por fim, na última colocação tivemos Nisekoi que parece que vai sobreviver, mesmo conquistando posições péssimas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'