segunda-feira, 1 de maio de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #22-23 (Ano 2017).


O Fim Polêmico de Keijo!!!!!!!!

escrito por Diego Felipe

A edição #22・23 me chamou a atenção por três motivos:
  1. A homenagem a Gosho Aoyama por uma importante marca alcançada.
  2. Três obras lançadas em 2016 pegaram os três primeiros lugares entre os ranqueados.
  3. O fim nada favorável de Keijo!!!!!!!!

O terceiro motivo, no entanto, é de longe o que mais chama atenção para a respectiva análise, embora a homenagem a Gosho Aoyama não deva ser nem menoscabada de forma alguma. Na verdade, é impossível ignorar a importância deste autor para a história da editora Shogakukan. Bem, sem maiores delongas, a TOC da edição e a análise estão logo abaixo.

TOC Weekly Shonen Sunday #22・23 (2017):
Gosho Aoyama World (Capa)
Magic Kaito (Capítulo Especial, Parte I)
01. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 50)
Youkai Giga (Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá, 25 pg.) (capítulo 01)
Daiku no Hatou (Pré-Rank, 24 pg.) (capítulo 02)
Tenshou no Quadrable (Pré-Rank) (capítulo 04)
Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (Pré-Rank, Páginas Coloridas) (capítulo 03)
02. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 72)
Magi ~ The Labyrinth of Magic (Página Colorida) (capítulo 347)
03. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 74)
04. Major 2nd (capítulo 93)
05. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 17)
06. Be Blues! - Ao ni Nare (capítulo 287)
07. Kyoukai no Rinne (capítulo 368)
08. Dagashi Kashi (capítulo 140)
09. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 52)
10. Hatsukoi Zombie (capítulo 75)
11. Tenshi to Akuto!! (capítulo 114)
12. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 44)
13. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capíutulo 297)
14. Saike Mata Shite mo (capítulo 79)
Birdmen (Mangá Mensal) (capítulo 50)
15. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 56)
16. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 115)
17. Dameterasu-sama。 (capítulo 24)
18. Keijo!!!!!!!! (Último Capítulo) (capítulo 177)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 51)
Detective Conan (Ausente) (pausado no capítulo 993)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Zettai Karen Children (Em hiato) (pausado no capítulo 476)

TOC Weekly Shonen Sunday #24 (2017):
Páginas Coloridas de Abertura: K・O・I (Título Provisório) (Novo Mangá), por Tamiki Wakaki (Autor de Kami nomi zo Shiru Sekai* e Nanoha Yougashiten no Ii Shigoto)
* Também conhecido como The World God Only Knows.
Páginas Coloridas: Be Blues! - Ao ni Nare, Hatsukoi Zombie, Tenshou no Quadrable.

TOC Weekly Shonen Sunday #25 (2017):
Novo Mangá: Inseki Shoujo - Meteorgirl, por Riichi Ishiyama (autor novato)


A capa dessa edição é em homenagem ao consagrado e veterano autor Gosho Aoyama, que recentemente viu suas obras superarem a marca de 200 milhões de exemplares no mundo todo. Na capa podemos ver os personagens principais de quatro de suas obras: Detective Conan, Magic Kaito, Yaiba e Yoban Sado. De quebra, também tivemos um capítulo especial de Magic Kaito, uma das principais obras da carreira de Gosho Aoyama. Com a publicação do capítulo especial de Magic Kaito, não tivemos capítulo de Detective Conan nesta edição. Porém provavelmente veremos Conan voltar a ser publicado normalmente após o fim dos capítulos especiais de Magic Kaito. 

Nas páginas iniciais também tivemos algumas páginas extras especiais sobre o trabalho de Aoyama quanto ao desenho de seus personagens e obras, além de comentários de muitos autores da Shogakukan (a maioria está atualmente na Weekly Shonen Sunday), muitos deles consagrados como Mitsuru Adachi. De quebra, também saiu o trailer internacional do 21º filme animado de Conan, que pode ser conferido clicando aqui.

A edição também teve a estreia do quarto mangá da leva de seis: Youkai Giga, que recebeu as páginas coloridas de abertura e 25 páginas em seu primeiro capítulo. A obra é de um autor novato e disputará por espaço em um momento delicado para a revista, que está muito perto de perder Magi ~ The Labyrinth of Magic. Falando em Magi, o pilar, assim como na edição anterior, recebeu uma página colorida. Falta muito pouco para o mangá ser finalizado, o que representará uma grande perda comercial para a revista.

O novato Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, que ainda está em seu terceiro capítulo, também ganhou páginas coloridas. Temos ainda dois novatos que não ganharam página colorida e não estão sendo ranqueados: Daiku no Hatou (em seu segundo capítulo) e Tenshou no Quadrable (em seu quarto capítulo). Tenshou no Quadrable, no entanto, receberá uma página colorida na próxima edição.

Sunday Hikagaku Kenkyujo, como sempre, fecha a revista na última posição na ordem de leitura e não é ranqueado (nunca será, aliás). Outra obra, esta publicada mensalmente, também não é ranqueada (e nunca será também): Birdmen. A obra nessa edição chegou ao seu 50º capítulo publicado, marca significativa para uma obra que passou a ser publicada mensalmente. 


Página Colorida de Abertura: Youkai Giga


E a turma do hiato, composta por Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko e Zettai Karen Children, segue sem previsão de retorno, embora eu acredite que Ryoko não deva demorar por tanto tempo a voltar. Zettai deve demorar um bom tempo, mas talvez retorne ainda este ano à revista. Quanto à Gin no Saji e Arata Kangatari, minhas esperanças estão nulas (mas quem sabe não sou surpreendido ao menos por Gin no Saji?)

E eis que vemos uma trindade de novatos estabilizados lançados em 2016 nas três primeiras posições dos mangás ranqueados. Quem abre esta trindade na primeira posição é o gag mangá Maou-jou de Oyasumi, que apresenta um nível de vendas satisfatório para os padrões atuais da revista. A situação de Maou-jou é favorável, ainda veremos a princesa preguiçosa e dorminhoca aprontar bastante no Castelo do Rei Demônio por um bom tempo nos capítulos a serem lançados.

Também veremos por um bom tempo vários momentos de ecchi e humor protagonizados pela Megumi em Amano Megumi wa Suki Darake!, que ficou com a segunda colocação. O mangá continua em alta com os leitores e vira e mexe recebe uma página colorida ou consegue aparecer entre o 50 mangás mais vendidos em algumas semanas no Ranking Oricon. Não é que as vendas de Amano Megumi sejam espetaculares (nenhum mangá da citada trindade vende horrores), mas é um nível bem-avaliado pelos editores e superior ao de alguns mangás do plantel, tais como Tenshi no Akuto!!, Aozakura e Hatsukoi Zombie.

Em terceiro lugar está o mangá com melhor nível de vendas da citada trindade: Komi-san wa、Komyushou Desu。. É interessante ver como está cada vez mais comum ver Komi-san ficando em posições altíssimas na ordem de leitura. A obra já ganhou muitas páginas coloridas e até capa. A popularidade do mangá no Japão se mostra muito boa e, caso as vendas dos volumes sigam se expandindo, é possível que, mais para frente, Komi-san venda mais de 100 mil cópias em média por volume. É, também veremos por um bom tempo a Komi-san se esforçar para conseguir realizar seu sonho de ter 100 amigos.


Página Colorida de Abertura: Youkai Giga


Se as três primeiras posições dos mangás ranqueados foram destinadas a novatos promissores, a quarta posição ficou para um dos pilares da revista: Major 2nd. Com média de vendas de no mínimo 250 mil cópias por volume, Major 2nd apresenta um ótimo desempenho para os padrões da Weekly Shonen Sunday, ainda mais considerando que está muito complicado para a mesma encontrar novatos com desempenho de mesmo nível ou, ao menos, próximo. Vale lembrar que faltam apenas sete capítulos para que Major 2nd chegue à marca de 100 capítulos lançados. Em quinto está o novato Maiko-san chi no Makanai-san, que dependerá das vendas do primeiro volume para se estabilizar ou, caso não venda bem e não se estabilize, ser jogado pra escanteio até o cancelamento.

Novamente Be Blues! - Ao ni Nare aparece no Top 10, no sexto lugar. O mangá de futebol, que há tempos merece uma adaptação em anime, costuma variar suas posições na ordem de leitura, às vezes até aparecendo no bottom. Mas seu rendimento é estável para os padrões da revista e Be Blues! eventualmente recebe destaque por parte dos editores. Na próxima edição, por exemplo, receberá uma página colorida. Vale lembrar que, aos poucos, Be Blues! está cada vez mais perto de alcançar a impressionante marca de 300 capítulos publicados.

Se por um lado Be Blues! - Ao ni Nare está muito perto de alcançar a marca de 300 capítulos publicados, Kyoukai no Rinne, que ficou em sétimo lugar, ultrapassou essa marca em 2015 e com o tempo fica cada vez mais perto de ter 400 capítulos publicados. Apesar das vendas dos volumes não serem elevadas, Rinne apresenta um rendimento razoável para os padrões da revista, fora a boa audiência do anime (atualmente em sua terceira temporada).

Assim como na edição anterior, Dagashi Kashi ficou ranqueado em oitavo lugar nessa edição, descendo apenas uma posição na ordem de leitura (isto se considerarmos o capítulo especial de Magic Kaito na ordem de leitura). Em meio a tempos tão difíceis e complicados na Weekly Shonen Sunday, o bom desempenho de Dagashi nas vendas de seus volumes são um alento para a revista, embora a necessidade  de encontrar obras com um rendimento elevado seja gritante. 


Página Colorida: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜


A nona colocação da vez ficou para Souboutei Kowasu Beshi, obra que continua apresentando um bom nível de vendas e superando com certa tranquilidade a marca de 100 mil cópias em média por volume, ao contrário da maioria dos mangás do plantel. Souboutei, em um ano de publicação, já conseguiu um nível de estabilidade muito bom, fazendo com que a obra não esteja nem um pouco ameaçada pelo risco de cancelamento.

Depois de uma surpreendente quarta posição entre os ranqueados da edição passada, Hatsukoi Zombie volta a ficar em uma posição mediana, mas dessa vez fechando o Top 10 ao invés de ficar no meio de tabela. Zombie continua com um bom nível de aceitação e apoio dos leitores da revista, apesar de não apresentar um nível de vendas de volumes expressivo. Os editores parecem satisfeitos com o desempenho na obra, que inclusive ganhará uma página colorida na próxima edição.

E, como já é costumeiro, Tenshi no Akuto!! tem uma variação de posições, dessa vez ficando em décima primeira posição. O mangá, assim como Hatsukoi Zombie, não apresenta um nível expressivo nas vendas de seus volumes, mas tem um relativo apoio editorial e mantém uma boa recepção por parte dos leitores. No entanto, é bem provável que Tenshi não seja encarado como uma obra de bom apelo comercial por parte dos editores.

Outra vez no meio de tabela, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari ficou na décima segunda colocação entre os ranqueados. Aozakura não apresenta vendas muito expressivas, ainda mais considerando que parecia a obra mais promissora de sua leva, mas viu Komi-san e Maou-jou, da mesma leva, apresentarem melhor desempenho comercial. No entanto, a situação de Aozakura é estável e o mangá não corre grandes riscos de cancelamento por ora.


Página Colorida: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜


Na porta do bottom, em décimo terceiro lugar, quem aparece é Joujuu Senjin!! Mushibugyo, que está muito perto de ter seu 300º capítulo publicado. Mushibugyo não está mais em alta com os leitores, ainda mais com o surgimento de alguns novatos que acabaram se estabilizando na revista. A relação da obra com os editores, no entanto, ainda é positiva. Não é raro ver Mushibugyo ganhar páginas coloridas, mesmo teoricamente estando no limbo do esquecimento ou tendo um apelo comercial já desgastado.

O mangá que abre o bottom nessa edição é um dos principais residentes da zona dos cinco últimos: Saike Mata Shite mo, mangá publicado irregularmente (já sofreu várias pausas) e atualmente com 79 capítulos lançados. Saike tem um nível razoável de vendas (30 mil cópias em média por volume) e o autor Tsubasa Fukuchi parece ter uma relação tranquila com os editores da Weekly Shonen Sunday. Presume-se que Saike só será finalizado quando o autor optar por encerrar a obra... o que pode não estar muito longe de acontecer, vale ressaltar.

No décimo quinto lugar está Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, outra vez aparecendo na zona em que ficam os cinco últimos ranqueados. Hiiragi-sama tem um nível relativamente positivo de vendas (45 mil cópias em média por volume), no entanto raramente a obra recebe destaque ou uma página colorida por parte dos editores, o que é, no mínimo, curioso, considerando que suas vendas são superiores às de Hatsukoi Zombie e Aozakura, que ganham páginas coloridas com maior frequência.

Se na edição passada esteve na porta do bottom, dessa vez Tokiwa Kitareri!! chafurdou no bottom outra vez, na décima sexta posição. Tokiwa ainda apresenta um bom rendimento e se encontra em uma situação estável na revista, porém parece não estar ganhando muito destaque por parte dos editores. Será que os motivos para Tokiwa não receber mais tanto destaque são os mesmos que fizeram Keijo!!!!!!!! receber pouco destaque? (falarei mais sobre isso nos últimos parágrafos). Só o tempo responderá ou evidenciará essa probabilidade.


Página Colorida: Magi ~ The Labyrinth of Magic


Com o fim de Keijo!!!!!!!! (sobre o qual lerão nos parágrafos a seguir) o mangá do plantel com mais chances de ser cancelado passa a ser o fracassado novato Dameterasu-sama。 , décimo sétimo colocado da edição e atualmente com 24 capítulos lançados. A obra não convenceu e seu cancelamento é iminente, haja visto que os editores já não dão mais destaque algum ao mangá e nem dão posições fora do bottom na ordem de leitura. Em suma, a situação de Dameterasu-sama é péssima. O novato está morto.

E, por fim, temos o último lugar entre os ranqueados da edição e que teve seu último capítulo lançado: Keijo!!!!!!!!. A obra de Daichi Sorayomi termina de forma melancólica (sem receber destaque) e muito polêmica. Muitos acreditaram/acreditam que o fim de Keijo!!!!!!!! tenha sido motivado pelo fracasso do anime no Japão (em contraste com a popularidade que a obra teve no Ocidente). Em seu blog, Daichi Sorayomi explanou que o fim do mangá já estava decidido antes mesmo da estreia do anime. Sorayomi também salientou que só contava com um assistente para dar continuidade ao mangá e que teve seu pedido de mais assistentes recusado, chegando até a desenhar de exaustão certa vez devido ao trabalho excessivo.

Mesmo na época da estreia do anime Keijo!!!!!!!! ficou pra escanteio por parte do grupo editorial. Vale ressaltar que a obra parecia correr riscos de cancelamento já no início do ano editorial de 2016, época em que o anime foi anunciado. O desempenho comercial da obra não era muito bom, de fato, porém os relatos apresentados pelo autor levantam a discussão de que houve um sério caso de descaso por parte dos editores ou mesmo se a crise da Shonen Sunday é mais severa do que se imaginava.

Apenas para dar um tom mais polêmico ou observativo a essa situação, vale também observar que Denpa Kyoushi também foi finalizado em baixa com os editores, nem recebendo página colorida no fim. Ou mesmo que Hayate no Gotoku! (enquanto era publicado) chegou a ficar mais de um ano sem receber páginas coloridas, Tokiwa raramente recebe e Hiiragi-sama nunca mais recebeu páginas coloridas após o lançamento do primeiro volume.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Gin no Saji (****), Major 2nd.
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**), Tenshi no Akuto!!, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children (****).
Aparentemente Seguro: Sunday Hikagaku Kenkyujou
Em Busca de Estabilização: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Tenshou no Quadrable, Youkai Giga
Em Risco de Cancelamento:  Dameterasu-sama。(*) , Ryoko (**) (****)
Em Reta Final: Magi ~ The Labyrinth of Magic (*)
Cancelado: Keijo!!!!!!!!

LEGENDA
(*) Devem ser encerrados em 2017.
(**) Podem ser encerrados em 2017.
(***) Mangá publicado mensalmente.
(****) Mangá em hiato

Bem, caros leitores, assim termina a análise da edição #22/23 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'