terça-feira, 18 de julho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #32 (Ano 2017).


Normal!

escrito por Diego Felipe

Você percebe que a revista não está em uma fase das mais agitadas mesmo quando ela está cheia de obras recentes e com Fairy Tail perto de acabar. Não quer dizer que a situação seja próspera, pois com o fim do mangá de Hiro Mashima a revista vai precisar ter no plantel obras com um rendimento à altura ou que compensem o fim de Fairy Tail. A análise, vocês verão, ficou até que bem curta. Mas espero que desfrutem.

TOC Weekly Shonen Magazine #32 (2017):
Riho Yoshioka (Capa Física)
Kanojo、Okarishimasu (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá, 54 pg.) (capítulo 01)
01. Fairy Tail (capítulo 543)
World End Crusaders (Pré-Rank) (capítulo 05)
02. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (capítulo 10)
Runway de Waratte (Pré-Rank) (capítulo 07)
DAYS (Página Colorida) (capítulo 207)
03. Tokyo Manji Revengers (capítulo 20)
04. Daiya no Ace - Act II (capítulo 86)
Senryuu Shoujo (Página Colorida) (capítulo 40)
05. En En no Shouboutai (capítulo 87)
06. Nanatsu no Taizai (capítulo 225)
07. Fumetsu no Anata e (capítulo 32)
08. Tsurezure Children (capítulo 149)
09. Hajime no Ippo (capítulo 1188)
10. Seitokai Yakuindomo (capítulo 430)
11. Domestic na Kanojo (capítulo 148)
12. Real Account (capítulo 123)
13. Fuuka (capítulo 162)
14. Kindaichi Shounen no Jikenbo R (*)
15. 8-gatsu Outlaw (capítulo 28)
16. Ohayou Survive (capítulo 12)
17. Rakuraku Shinwa (capítulo 14)
18. HiGH&LOW g-sword (capítulo 12)
Maji Jisho (One-shot)
Ahiru no Sora (Ausente até a edição #35) (pausado no capítulo 561)
Baby Steps (Ausente) (pausado no capítulo 432)
Hoshino、Me o Tsubutte。 (Ausente) (pausado no capítulo 61)

LEGENDA
(*) - Numeração do capítulo não identificada

TOC Weekly Shonen Magazine #33 (2017):
- Capa Física: Nana Asakawa
- Capa Digital, Página Colorida de Abertura: Hoshino、Me o Tsubutte。
- Páginas Coloridas: Seitokai Yakuindomo, Tsurezure Children
- Páginas Extras: Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Fairy Tail (26 pg.)
- Capítulo Duplo: Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo
- Ausentes: Daiya no Ace - Act II, Fumetsu no Anata e, Ahiru no Sora (até a edição #35)

TOC Weekly Shonen Magazine #34 (2017):
Fim: Fairy Tail


A capa física da edição foi estampada pela atriz japonesa Riho Yoshioka. Curiosamente essa atriz faz parte do elenco da dublagem do filme Detective Conan: Crimson Love Letter, filme da franquia de Detective Conan, da concorrente Weekly Shonen Sunday. Já a capa digital, as páginas coloridas de abertura e 54 páginas foram destinadas para o primeiro capítulo da obra que estreia nessa edição: Kanojo、Okarishimasu.

As outras páginas coloridas foram para o veterano mangá de futebol de DAYS, que continua em alta na revista e com um bom nível de vendas, e o novato Senryuu Shoujo, que tem apresentado vendas razoáveis por enquanto. DAYS está mais que seguro na revista, enquanto Senryuu Shoujo ainda se mantém estável, mas não está seguro a longo prazo. Vale lembrar que os novatos World End Crusaders e Runway de Waratte estão em seus quinto e sétimo capítulos, respectivamente. Cada uma dessas obras só passará a ser ranqueada a partir do oitavo capítulo ou do nono caso o oitavo receba uma página colorida. Runway de Waratte receberá páginas extras mas não páginas coloridas... portanto será ranqueado na próxima edição.

Página Colorida de Abertura: Kanojo、Okarishimasu

Fechando a revista tivemos o one-shot Maji Jisho, que serve apena de tampão para uma revista com três mangás ausentes: Ahiru no Sora, Baby Steps e Hoshino、Me o Tsubutte。. O retorno de Ahiru no Sora estava previsto para essa edição, mas foi adiado(?) para a edição #35. Já Baby Steps e Hoshino、Me o Tsubutte。, que ficaram ausentes desta vez, retornam na próxima edição. Hoshino, inclusive, receberá a capa digital e a página colorida de abertura, evidenciando que os editores estão satisfeitos com o desempenho da obra.

Em primeiro lugar entre os mangás ranqueados está Fairy Tail, que está há apenas duas edições de seu fim. Surgiram notícias de que o autor Hiro Mashima teria revelado o título do último capítulo da obra, que seria "Irreplaceable Friends" (em português, "Amigos Insbustituíveis"). A revelação ocorreu no Twitter do autor, que ainda terá 48 páginas em seu capítulo derradeiro, que será o de número 545. Aparentemente, não teremos o lançamento de dois capítulos numa mesma edição. A segunda posição ficou para o novato Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho, que ainda está brigando por sua estabilização, estando atualmente no seu décimo capítulo publicado. Por ora não dá para falar muito sobre essa obra, que nem ao menos é traduzida para o inglês (como muitos novatos da Shonen Magazine).

Página Colorida de Abertura: Kanojo、Okarishimasu

A terceira colocação foi para o também novato Tokyo Manji Revengers, que parece não ter apresentado um desempenho dos mais satisfatórios nas vendas dos primeiros volumes. Ainda assim só o tempo dirá se a obra será ceifada ou se irá se manter no plantel. O quarto lugar ficou com um dos atuais pilares da revista: Daiya no Ace - Act II, que vende em média 350 mil cópias por volume, uma quantia considerável. A obra ainda segue tranquilamente na revista, assim como a obra que está na quinta posição: En En no Shouboutai. O mangá de Atsushi Ohkubo já conta com 87 capítulos lançados. Talvez não demore muito para que um anime seja anunciado (isso deve levar, no máximo, um ano e meio).

A sexta colocação ficou para o pilar Nanatsu no Taizai, que atualmente está no seu arco final, que ainda deve levar um tempinho ainda para ser desenvolvido mas já deve estar preocupando os editores da revista, que precisam aumentar o rendimento de alguns dos mangás que já estão no plantel e conseguir encontrar obras mais rentáveis para revista com nível de vendas bem elevado. Em sétimo ficou Fumetsu no Anata e, que embora não tenha alcançado um aumento notório em seu nível de vendas com o lançamento de seu volume mais recente, já está mais que estabilizado na revista.

Página Colorida de Abertura: Kanojo、Okarishimasu

A oitava posição foi para Tsurezure Children, que está atualmente com uma adaptação em anime em exibição. A obra tem média de vendas de pelo menos 60 mil cópias por volume. Não acredito que esse nível aumentará com a exibição em anime, mas é interessante notar como o rendimento do mangá é considerável: gag mangás geralmente não apresentam um nível de vendas dos mais elevados, 60 mil cópias em média está de bom tamanho.

A nona colocação ficou para o grande veterano Hajime no Ippo, que está muito perto de chegar a mil e duzentos capítulos lançados. O mangá é publicado há quase 30 anos e segue em alta na revista e com um nível de vendas melhor que o de muitos novatos promissores por aí. No décimo lugar está Seitokai Yakuindomo e... se Tsurezure Children tem um bom rendimento com pelo menos 60 mil cópias de volume vendidas, Seitokai, com quase dez anos de publicação, apresenta um rendimento ainda maior, com vendas de volumes na casa das 120 mil cópias em média vendidas por volume, com cada volume recebendo um OVA e de quebra com o lançamento do filme animado da obra. Falando em Seitokai e Tsurezure, ambos vão ganhar página colorida na próxima edição.

Página Colorida: DAYS

Se na edição anterior Domestic na Kanojo foi ranqueado ficou ranqueado na primeira posição, nessa edição a obra dá um pulo do gato reverso e fica na décima primeira posição. As vendas e o rendimento de DomeKano (como o mangá também é conhecido) são satisfatórios para os padrões da revista. Já em décimo segundo lugar ficou Real Account, que passou a pegar melhores posições. Há um bom tempo, Real Account ficava a maior parte do tempo abaixo do Top 10 de mangás ranqueados e sem ganhar páginas coloridas. O tabu de aparecer no Top 10 já foi quebrado e o mangá vira e mexe aparece no Top 10. Já quanto às páginas coloridas, a obra deve ficar mais um bom tempo sem ganhar páginas coloridas.

Na porta do bottom ficou Fuuka, que apesar do fracasso do anime e do nível razoável de vendas de volumes, está seguro na revista e só será finalizado quando o autor Kouji Seo decidir que é fim da linha para o mangá. No bottom está Kindaichi Shounen no Jikenbo R, que voltou do hiato na edição anterior. Parece que o tal grande anúncio para o retorno de Kindaichi de seu hiato é uma colaboração com atrações turísticas de Tóquio, o que não é lá uma surpresa das mais impressionantes se essa informação realmente procede.

Página Colorida: Senryuu Shoujo

No décimo quinto, décimo sexto e décimo sétimo lugares ficaram 8-gatsu Outlaw, Ohayou Survive e Rakuraku Shinwa, respectivamente. As três obras devem ser canceladas em breve, haja visto que não conseguiram um nível satisfatório de recepção crítica e/ou de vendas de volumes. É questão de tempo para vermos esses três mangás rodarem. A situação é tão feia que eles nem ao menos saem do bottom ou variam suas posições, como a maioria das outras obras da revista.

Recentemente fiquei na indefinição se voltava atrás e ranqueava HiGH&LOW g-sword mesmo sendo um mangá para a divulgação da franquia HiGH&LOW. Após maiores reflexões optei por considerar que o mangá é ranqueado, inclusive nessa edição ele fica com o décimo oitavo lugar, sendo o último entre os ranqueados e ficando acima apenas do one-shot Maji Jisho na ordem de leitura. A obra talvez não permaneça por muito tempo, mas nesse caso a ideia já era um mangá de duração relativamente curta.

SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros e Estáveis: Ahiru no Sora, Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, Enen no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo, Hoshino、Me o Tsubutte, Kindaichi Shounen no Jikenbo R, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Tsurezure Children
- Aparentemente Seguro: Senryuu Shoujo, Tokyo Manji Revengers
Em Busca de Estabilização: Kanojo、Okarishimasu, Runway de Waratte, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho, World End Crusaders
Pilar em Reta Final: Fairy Tail
Em Risco de Cancelamento: 8-gatsu Outlaw, Ohayou Survive, Rakuraku Shinwa, Rankers High
- Duração de Curto Prazo(?): HiGH&LOW g-sword


Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #32 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima, galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'