domingo, 16 de julho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #33 (Ano 2017).


Mais uma Estreia
escrito por Diego Felipe

No início do editorial de 2017 tivemos apenas uma estreia: Maiko-san chi no Makanai-san. Mas aí tivemos uma nova leva de seis mangás, sendo que cinco deles passaram a ser ranqueados há poucas edições. E nesta edição tivemos a oitava estreia do ano: Shinobino, mangá escrito por Rokurou Ogaki, mesmo autor de The Unlimited - Hyoubu Kyousuke e também de Hourousha.


TOC Weekly Shonen Sunday #33 (2017):
Neru Nagahama (Capa)
Shinobino (Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá, 44 pg.) (capítulo 01)
01. Detective Conan (capítulo 997)
02. Gin no Saji (capitulo 122)
03. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 53)
Amano Megumi wa Suki Darake (Página Colorida) (capítulo 82)
04. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 357)
05. Major 2nd (capítulo 102)
06. Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (capítulo 14)
Joujuu Senjin!! Mushibugyo (Página Colorida) (capítulo 307)
07. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 88)
08. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 296)
09. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 60)
10. K・O・I - King of Idol (capítulo 10)
11. Kyoukai no Rinne (capítulo 378)
12. Hatsukoi Zombie (capítulo 85)
13. Dagashi Kashi (capítulo 150)
14. Inseki Shoujo -Meteorgirl- (capítulo 09)
15. Tenshi to Akuto!! (capítulo 124)
16. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 27)
17. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 62)
18. Daiku no Hatou (capítulo 12)
19. Tenshou no Quadrable (capítulo 14)
20. Saike Mata Shite mo (capítulo 84)
21. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 65)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 11)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 61)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Zettai Karen Children (Em hiato) (pausado no capítulo 476)

TOC Weekly Shonen Sunday #34 (2017):
- Capa: Minami Hamabe
- Página Colorida de Abertura: Komi-san wa、Komyushou Desu。
- Página Colorida: Kyoukai no Rinne
One-shot #1: Senobi no Arisa-chan, por Atsumi Takeru
One-shot #2: 150kg no Kanojo, por Inoue Koharu
One-shot #3: Ami-chan wa Warawanai, por Torisu Fumitaka
- Ausentes: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。
Em hiato: Arata Kangatari, Ryoko, Zettai Karen Children

TOC Weekly Shonen Sunday #35 (2017):
One-shot: Natsu no Rakugasa, por Adachi Mitsuro (autor de Cross Game, Touch, H2 e MIX)
- Página Colorida: Maou-jou de Oyasumi
- Ausente: K・O・I - King of Idol
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko, Zettai Karen Children

Página Colorida de Abertura: Shinobino

A capa da edição foi para a jovem cantora idol Neru Nagahama, que integra o grupo Keyakizaka46 desde 2015. As três páginas coloridas de abertura foram para Shinobino, que recebeu também 44 páginas nessa edição. Fica a torcida para que essa obra consiga emplacar em uma revista cujo plantel é muito jovem e cheio de mangás com rendimento razoável.

As outras páginas coloridas dessa vez foram para o promissor Amano Megumi wa Suki Darake, ainda apresentando um rendimento bem promissor na revista, e Joujuu Senjin!! Mushibugyo, veterano desgastado na revista mas que mantém o apoio dos editores. Amano Megumi ainda deve durar por bastante tempo na revista, visto que seu rendimento pode até fazer com que o mangá ganhe um anime (isso não é uma garantia, mas é uma probabilidade otimista). Já Mushibugyo já teve seu potencial comercial explorado e não deve render mais do que já está rendendo, aliás seu rendimento vem diminuindo com o passar do tempo e, caso o mangá não seja finalizado ainda em 2017, não passa de 2018.

Vale lembrar que os mangás Youkai Giga e Sunday Hikagaku Kenkyujo sempre ficam na penúltima e na última posição da ordem de leitura, respectivamente. Portanto, os dois mangás não são ranqueados. Vale lembrar que atualmente temos três obras em hiato: Arata Kangatari, Ryoko e Zettai Karen Children. Enquanto Arata Kangatari e Ryoko provavelmente nunca mais voltarão à revista, Zettai tem previsão para voltar na estação do verão japonês.

De volta após algumas edições de fora, Detective Conan de quebra pega mais um primeiro lugar entre os ranqueados. Conan atualmente está a apenas três capítulos para alcançar a marca de mil capítulos lançados. A obra é o grande pilar da revista e acredito (pelo menos eu acredito) que quando enfim o milésimo capítulo do mangá for publicado teremos muitas homenagens e curiosidades especiais na edição em que a façanha for alcançada.

Página Colorida de Abertura: Shinobino

Na segunda colocação está Gin no Saji, mangá bastante rentável que acabou de voltar do hiato mas já vai entrar nele de novo na edição #35. Pelo visto veremos o mangá retornando eventualmente do hiato com três capítulos lançados até que o mangá enfim seja realmente encerrado. E aparentemente a autora Hiromu Arakawa (a mesma de Fullmetal Alchemist e do mangá de Arslan Senki) não pretende lançar uma nova obra na Weekly Shonen Sunday após o fim de Gin no Saji.

Se na edição anterior Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari apareceu no meio do bottom, nessa edição o mangá dá um pulo do puma (pulo do gato é pouco!) e aparece na terceira posição entre os mangás ranqueados. Aozakura pode não apresentar um nível elevado de vendas de volumes, mas seu rendimento é satisfatório o bastante para que a obra ainda se mantenha nos planos dos editores e permaneça estável na revista.

O quarto e o quinto lugares ficaram para dois pilares: Magi ~ The Labyrinth of Magic e Major 2nd. Ambos vivem situações distintas: enquanto Magi está muito perto do fim e sejam enormes as chances de acabar no fim de 2017, Major 2nd continua em fase de expansão comercial e, uma vez que se trata da continuação do clássico Major, os editores devem ver a obra com muito potencial para ganhar anime futuramente. 

Na sexta colocação está o gag mangá de faroeste Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜. A obra é sobre um xerife que é implacável no combate ao crime mas não é bem-sucedido em suas tentativas de arranjar uma namorada. A recepção por ora tem sido boa para os padrões da revista e dos cinco novatos ranqueados (Yokai Giga não está sendo ranqueado) é quem pega a melhor média de posições, o que não significa que é a obra que mais tem chances de se estabilizar. Veremos se Hoankan Evans vai acertar o alvo da estabilização ou se vai rolar para a cova do cancelamento ao som da marcante música de tema de "Três Homens em Conflito".

Página Colorida de Abertura: Shinobino

Em sétimo lugar está atualmente um dos novatos mais promissores da revista (senão o mais promissor): Komi-san wa、Komyushou Desu。. O mangá está com vendas cada vez melhores e em breve deve passar a superar tranquilamente a marca de 100 mil cópias vendidas em média por volume. Acredito que é apenas questão de tempo para que Komi-san tenha uma adaptação em anime anunciada, haja visto as boas vendas de volumes. A oitava colocação da vez ficou para o veterano mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare. A obra já tem seis anos de publicação e quase 300 capítulos lançados. As vendas são mais que satisfatórias para os padrões da revista.

A nona posição ficou para Maou-jou de Oyasumi, que segue em situação estável na revista. Mesmo sendo um gag mangá, é raro ver a obra pegar posições baixas ou fora do Top 10, embora provavelmente isso passe a ser mais frequente com o passar do tempo. O importante é que Maou-jou segue em situação confortável na revista, sem riscos de cancelamento, chegando a ter o seu sexagésimo capitulo lançado nessa edição.

Quem fecha o Top 10 da vez é o novo mangá do autor de The World God Only Knows e Nanoha Yougashiten no Ii Shigoto: K・O・I - King of Idol. King of Idol ainda briga por sua estabilização e portanto ainda não dá para dizer se a obra vai vingar ou correr riscos. Mas para os interessados em ler esse novato, já tem oito capítulos lançados em inglês, ou seja, faltam apenas dois capítulos para o mangá ficar em dia nas traduções gringas. O décimo primeiro lugar ficou para Kyoukai no Rinne, que segue firme e forte e rumo aos 400 capítulos lançados. De quebra, Rinne receberá uma página colorida na próxima edição. O mangá de Rumiko Takahashi segue com um bom rendimento na revista.

Outra vez vemos Hatsukoi Zombie pegar uma posição mediana, no caso a décima segunda posição, na qual a obra aparece com frequência. Zombie segue em situação tranquila na revista, sendo um típico mangá "meio de tabela" (fica ranqueado com maior frequência nas posições medíocres/medianas). Por outro lado não é raro ver Zombie pegar posições altas quando algo surpreendente ou significativo ocorre para o desenvolvimento da obra. E, a julgar pelos acontecimentos recentes no mangá, talvez não demore muito para que o mangá de Ryou Minenami seja ranqueado em uma posição elevada. 

Página Colorida: Amano Megumi wa Suki Darake

O décimo terceiro lugar foi para o gag mangá Dagashi Kashi, que, embora não esteja recebendo tanto destaque por parte dos editores, que estão mais concentrados em obras mais recentes, continua apresentando um rendimento positivo e muito além do satisfatório para os padrões da revista. Acredito que esse mangá só será finalizado por vontade de seu autor, Kotoyama. O mangá, em suma, está seguro, mesmo a longo prazo.

Como eu havia relatado na análise da edição anterior, o fato de Inseki Shoujo -Meteorgirl- ter aparecido no bottom em seu oitavo capítulo podia até parecer um mau prognóstico mas era preciso esperar por mais edições para averiguar a situação da obra. Dessa vez Inseki Shoujo até pega uma posição medíocre mas ao menos sai do bottom, ficando com a décima quarta colocação. Inseki Shoujo, portanto, ainda briga por sua estabilização, embora a tarefa não seja das mais fáceis, mesmo em uma revista em crise.

Depois de ter surpreendido com o quinto lugar na edição anterior, dessa vez Tenshi no Akuto!! dá um "pulo do gato reverso" e aparece em uma posição medíocre entre os ranqueados, na décima quinta posição. Mas ao menos fica de fora do bottom. Tensho no Akuto!! ainda consegue garantir seu espaço no plantel, mesmo tendo um destaque mais reduzido e mesmo apresentando um nível razoável (mas satisfatório) de vendas de volumes. O ponto negativo é que aparentemente os editores não se mostram interessados em expandir comercialmente a obra, talvez por não acreditarem que ela tenha potencial para tal.

Na porta do bottom, isto é, na décima sexta colocação, quem aparece é Maiko-san chi no Makanai-san, que não apresentou um desempenho fantástico nas vendas de seu primeiro volume mas parece que vai conseguindo se estabilizar, ao menos a médio prazo. O mangá varia bastante suas posições mas não aparece com tanta frequência no bottom e de vez em quando até pega posições altas na ordem de leitura. Isso não assegura sua permanência por muito tempo, mas dá a entender que os editores planejam a obra está nos planos para ser mantida no plantel, ao menos por ora.

Página Colorida: Joujuu Senjin!! Mushibugyo

Quem abre o bottom no décimo sétimo lugar é Souboutei Kowasu Beshi. Embora consiga alcançar um nível de vendas superior a 100 mil cópias em média por volume, parece que na visão dos editores já não é tão necessário colocar a obra sempre em posições elevadas. E com a chegada de Komi-san wa Komyushou Desu, que apresenta nível de vendas similar ou até superior ao de Souboutei e apresenta melhores chances de expansão comercial, é até compreensível que o mangá de Kazuhiro Fujita tivesse uma certa redução em seu nível de destaque... Mas o importante é que a obra segue em segurança na revista.

Dois novatos ficaram na décima oitava colocação e na décima nona colocação: Daiku no Hatou e Tenshou no Quadrable, respectivamente. As duas obras ainda brigam por estabilização, então não dá para dizer por ora que essas aparições no bottom sejam muito preocupantes, pelo menos no caso de Daiku. Já Quadrable tem aparecido no bottom com frequência enorme, aliás poucas vezes é posto em uma posição muito acima do bottom, o que é não dá um parâmetro muito otimista. Mas ainda assim a situação das duas obras só será melhor avaliada após as vendas de seus primeiros volumes.

Depois de seu retorno do hiato na edição anterior, Saike Mata Shite mo já dá as caras no bottom, em seu octagésimo quarto capítulo e no vigésimo lugar. Mas não é atípico Saike ser ranqueado em posições no bottom, visto que a obra é publicada irregularmente, tem vendas razoáveis, mas mantém uma boa recepção interna. O mangá não corre riscos grandes de cancelamento e o mais provável é que a obra seja encerrada apenas por vontade do autor Tsubasa Fukuchi. Porém, haja visto que ele não é de publicar obras muito longas, isso não deve demorar a acontecer.

Mais uma vez Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。apareceu no fundo do bottom, dessa vez na vigésima primeira posição entre os ranqueados. A obra simplesmente está sendo deixada para escanteio pelos editores e de quebra ainda está repercutindo pouco entre o público atualmente. Fica o receio de que o fim de Hiiragi-sama será o mesmo de Tokiwa Kitareri!!. Ao menos o nível de vendas é razoável para os padrões da revista, mas dá para notar que não dá para aproveitar a obra para maiores expansões comerciais.

SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilar: Major 2nd.
Muito Seguros: Dagashi Kashi, , Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Zettai Karen Children (****).
Aparentemente Seguros: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Maiko-san chi no Makanai-san (**), Saike Mata Shite mo (**), Sunday Hikagaku Kenkyujou, Tenshi to Akuto!!
Em Busca de Estabilização: Daiku no Hatou, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Inseki Shoujo -Meteorgirl-, K・O・I - King of Idol, Tenshou no Quadrable, Youkai Giga
Em Grande Risco de Cancelamento:  Ryoko (**) (****)
Em Reta Final: Gin no Saji (****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*)

Bem, galera, assim termina a análise da edição #33 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'