sexta-feira, 14 de julho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #33 (Ano 2017).


A Coroa de Palha.

Chegamos a edição trinta e três do ano, e tivemos uma grandíssima comemoração: o aniversário de 20 anos da série mais importante para o mercado japonês de mangá atualmente. O mangá movimenta milhões, e consegue fazer com que a WSJ se mantenha extremamente relevante, sendo a revista mais vendida do Japão. Eu planejava fazer uma análise especial de "ONE PIECE", mas com essa semana tivemos muitas informações importantes, adiarei para a próxima vez que a série receber uma capa (que não deve durar muito tempo, já que a série recebe ao menos uma a cada 10 edições). Agora, sem mais delongas, vamos a TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #33 (15/07/2017)
ONE PIECE c872 (Capa, Página Colorida, Aniversário de 20 Anos)
Oda-san to no Omoide Manga! (Capítulo Especial de Mitsutoshi Shimabukuro pelo Aniversário de 20 anos de One Piece)
01 - Boku no Hero Academia c145
Yakusoku no Neverland c47 (Página Colorida)
02 - Shokugeki no Soma c223
03 - Dr. Stone c19
04 - Gintama c641
05 - Black Clover c117
Robot x Laserbeam c17 (Página Colorida)
06 - Kimetsu no Yaiba c70
Cross Account (Capítulo 05)
07 - Saiki Kusuo no Sainan c252
08 - Haikyuu!! c262
09 - Yuragi-sou no Yuuna-san 71
Shuudan! (Capítulo 06)
10 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c23
11 - Hinomaru Zumou c153
12 - Spring Weapon No. 1 c36
13 - Hunter x Hunter c364
14 - Harapeko no Marie c20
Isobe Isobee Monogatari c245
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c15 (Mensal), World Trigger c165 (Hiatos)

Prévia da Weekly Shonen Jump #34 (24/07/2017)
Capa e Página Colorida de Abertura: Boku no Hero Academia (Aniversário de 3 Anos)
Página Colorida: Black Clover (Resultado do Concurso de Popularidade), Kimetsu no Yaiba, Shuudan! (27 Páginas)


Começando pelos mangás não ranqueados, obviamente tivemos capa e página colorida de abertura para ONE PIECE, que também entregou uma capa muito interessante - juntando a sua primeira capa da revista, no qual vemos Luffy com 17 anos, começando sua jornada, com o Luffy atual, de 19 anos e com uma grande cicatriz no peito. Também podemos ver que o Chapéu de Palha, após tanta viagem e tanto vento, acabou perdendo um pouco das suas cores (não acho que isso foi realmente proposital, hehe). De qualquer modo ONE PIECE é de longe, um dos mangás mais importantes da história, e devemos assumir que é realmente um feito gigantesco completar 20 anos de produção de uma série, realmente poucos mangás semanais conseguiram realizar esse feito.

Também tivemos nessa edição um especial sobre Oda, desenhado pelo autor de Toriko (que espero que retorne em breve para a revista). Além de páginas coloridas para Yakusoku no Neverland e Robot x Laserbeam. Também tivemos nessa edição anúncio de página colorida para Shuudan!, o que significa uma ótima notícia, pois, ou o público aceitou muito bem a série (sabemos que os editores tem a partir do quarto capítulo já a recepção do primeiro) ou que mesmo não tendo uma grande recepção, os editores acreditam no potencial da série, por isso tem um apoio editorial. Já Cross Account, eu estou apostando mesmo é um cancelamento precoce, pois assim os editores poderão salvar novamente Spring Weapon Number One.

Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que para mim, está caminhando para se tornar o segundo pilar da revista, mesmo vendendo menos que Haikyuu!! - por um simples motivo; a série está tendo um apelo comercial no Japão muito maior, e está se tornando um produto mais valioso. Haikyuu!! pode ser uma série que atrai muito o público feminino e agrada os amantes de esporte na revista, contudo, Boku no Hero Academia está atraindo MUITO o público infantil, principalmente aqueles que talvez não comprem os volumes (pois precisam do dinheiro dos pais para isso), mas assistem o anime, e assim que se tornarem adolescente, terão mais autonomia, saberão gerir melhor o dinheiro, e assim poderão começar a comprar tanto as edições da WSJ quanto os volumes de Boku. Além disso o mangá já atrai um público comprante bem valioso e está criando um bom "nome" a revista, por isso, sim, tem tudo para virar o segundo pilar.

Em segundo lugar tivemos Shokugeki no Souma que lançou o seu mais novo volume, e em comparação ao seu volume anterior, teve uma pequena queda de vendas, indo de 226 mil para 213 mil, por isso uma queda de 5.75% em vendas. É uma queda realmente baixa, mas que deve preocupar os leitores do mangá, pois as vendas da série continuam a cair volume após volume, e nem o anúncio da terceira temporada conseguiu parar essa queda (mesmo que seja raro um anúncio de segunda ou terceira temporada melhorar a venda de uma série, pode acontecer, e isso não aconteceu com Shokugeki no Souma). A série está longe de correr risco de ser cancelada, e pelas posições que vem ganhando na TOC, os editores demonstram que ainda confiam no potencial da série (principalmente pelo fato que o mangá ainda vende bem), contudo, como já comentei nas semanas anteriores, o grupo editorial não está apostando em longo prazo na série, a prova é o número baixo de capas que recebeu nos últimos meses.

Em terceiro lugar tivemos Dr.Stone que vendeu nos seis primeiros de vendas cerca de 36 mil unidades, uma ótima quantidade para uma série novata. Se a série não tiver uma estabilização anormal (mas que já aconteceu com várias séries, incluindo Hinomaru Zumou), as suas vendas devem crescer o suficiente, ao ponto de conseguir no quarto ou quinto volume alcançar a marca de 100 mil cópias em 6 dias. Mesmo a série alcançando um ótimo resultado, o mangá recebeu uma pequena rasteira de Robot x Laserbeam que vendeu cerca de 59 mil cópias em 6 dias, um resultado espetacular. Tudo indica que o mangá de golfe tem uma popularidade baixa dentro da revista, mas seu grande número de seguidores externos (vindo do sucesso de Kuroko no Basket) potenciaram as vendas do mangá. Tudo indica que essas duas séries acabarão sobrevivendo, se tornando obras muito promissoras comercialmente falando.

Em quarto lugar tivemos Gintama, que mesmo tendo vendido menos que Yakusoku no Neverland no primeiro dia de vendas, acabou vendendo mais nos primeiros seis dias. Mesmo assim, é muito provável que no próximo volume, a série de mistério consiga superar a comédia de maior sucesso da revista atualmente. Gintama vendeu 147 mil, enquanto Yakusoku no Neverland vendeu 134 mil cópias. Mesmo assim não podemos interpreta como uma notícia ruim, pois Gintama está terminando, ter um mangá que sem anime, já está superando uma série veterana muito amada pelos leitores da revista, é uma notícia espetacular para todo mundo. Em quinto lugar tivemos Black Clover que terá seu anime lançado em Outubro, por isso os editores devem dar uma próxima capa para a série somente no mês de Setembro.

Em sexto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que pode ter saído do quarteto não-fantástico (RIP), e se tornado uma série promissora, mas com o surgir de tantas novas séries promissoras, a série está lentamente retornando aquela situação no qual, não se tornar uma das principais apostas dos editores. Logicamente, vendendo o que vende atualmente, a série está muito seguro na revista, mas podemos ver o seu anime chegar um ano ou dois anos que o previsto (por isso quando estiver completando três ou quatro anos de vida). Essa é uma possibilidade, pois os estúdios podem estar tão ansiosos para adaptar obras como: Yakusoku no Neverland (que tem possibilidade real de ganhar um anime antes do aniversário de dois anos), Dr.Stone, Robot x Laserbeam, que Kimetsu no Yaiba acaba sendo transcurado. Em sétimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que sofreu exatamente o problema de Kimetsu no Yaiba, só foi ganhar anime no aniversário de cinco anos, pois, além de ser uma série de comédia, estreou em uma época de muitas séries novatas extremamente promissoras: Ansatsu Kyoushitsu, Haikyuu!!, Nisekoi, Shokugeki no Souma, Hungry Joker... Espera...

Em oitavo lugar tivemos outro tropeço de Haikyuu!!, que como eu venho comentando semana após semana, a partir de agora será uma montanha russa na revista, pois começará a receber o tratamento que os editores dão para mangás do gênero. Sobre a série se tornar o terceiro pilar, perdendo o lugar de segunda para Hero, em sua defesa tenho que dizer que a série ainda vende mais, e parece que Boku no Hero Academia não irá superar, o seu anime tem vendas espetaculares, e a série atrai um público feminino enorme, que atualmente deve corresponder a mais de 40% dos compradores, por isso, uma parcela muito importante para a revista. Esses fatores podem manter a série como segundo pilar. Em nono lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que continua vendendo bem, mas que parece ter tido uma queda de vendas no último volume (cerca de 10 mil), como é a primeira vez que vejamos a série piorando suas vendas, devemos ver se foi culpa de problemas na impressão ou se realmente sua popularidade está caindo. Se no próximo volume suas vendas não voltarem a aumentar, os leitores devem ficar realmente preocupado, mesmo que as chances da série não receber um anime daqui a alguns meses, é bem baixa.

Em décimo lugar tivemos Boku-tachi que ainda não conseguiu receber o apoio editorial, mas não vejo risco em ser cancelado, sendo que está vendendo mais que Hinomaru Zumou. O risco da série é que os próximos novatos façam um grande sucesso, por exemplo, se Shuudan! superar a série em vendas, e na próxima leva (que aposto que estreará cerca de três mangás) também encontrarem um outro sucesso que supere as vendas de Boku-tachi, a série pode começar a correr sérios risco de ser cancelada. Em décimo primeiro lugar tivemos Hinomaru Zumou que não tem mais espaço na revista, mas para sorte do autor, está sendo encerrada muito em breve. E logo após na décima segunda colocação tivemos Spring Weapon Number One que como sempre está em cima de uma corda bamba, mas pode acabar se salvando, principalmente se tivermos o cancelamento precoce de Cross Account, que parece muito provável, levando em consideração a péssima recepção da série. Spring Weapon Number One é realmente um caso muito estranho e de uma sorte absurda.

Em décimo terceiro lugar tivemos Hunter x Hunter, que já alcançou a marca de 1 milhão de cópias vendidas em seu mais novo volume, mas sejamos sinceros, a maioria dos compradores do volume de Hunter x Hunter, provavelmente nem compram mais a Weekly Shonen Jump (no máximo compram para ler ONE PIECE), e aqueles que voltaram a comprar a revista por causa de Hunter x Hunter, devem abandonar assim que a série voltar em hiatos. O mangá não tem apelo com o público alvo da revista atualmente. É um mangá que influencia nas vendas da revista, mas não ajuda tanto a propagar o produto "Shonen Jump". Em décimo quarto lugar, e na última colocação novamente, tivemos Harapeko no Marie que vendeu 16 mil cópias em 6 dias, uma quantidade extremamente baixa (principalmente se levarmos em consideração que ao menos 12 mil devem ter vindo dos leitores que são fanáticos pelo autor). Boku-tachi que vem de um autor desconhecido, em menos tempo, conseguiu alcançar um resultado mais convincente. Harapeko no Marie além disso deve estar com uma recepção interna realmente baixa. Não tem motivos para salvarem a série. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'