segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #42 (Ano 2017).


Inseguros a Médio Prazo


escrito por Diego Felipe

Tem certas obras no plantel que vão depender de resultados para se manter a médio prazo. Umas ainda vão demorar a ser postas a prova (caso dos novatos não-ranqueados). Mas outros mangás, já "ranqueados", passam ou passarão por uma intensa disputa pela permanência. Bem, sem mais delongas, eis o índice da vez.


TOC Weekly Shonen Magazine #42 (2017):
Runway de Waratte (Capa Digital, Página Colorida de Abertura) (capítulo 16)
Seishun Soukanzu (Pré-Rank) (capítulo 03)
Kessen no Kuon (Pré-Rank, Página Colorida) (capítulo 07)
Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (Pré-Rank, Capítulo Duplo) (capítulos 02 e 03)
01. Nanatsu no Taizai (capítulo 235)
02. Fuuka (capítulo 172)
03. World End Crusaders (capítulo 14)
Hoshino、Me o Tsubutte。(Página Colorida) (capítulo 68)
04. Daiya no Ace - Act II (capítulo 94)
05. Domestic na Kanojo (capítulo 157)
Gotobun no Hanayome (Pré-Rank) (capítulo 06)
06. En En no Shouboutai (capítulo 96)
07. Tokyo Manji Revengers (capítulo 30)
08. Kanojo, Okarishimasu (capítulo 10)
09. Senryuu Shoujo (capítulo 50)
10. Fumetsu no Anata e (capítulo 39)
11. DAYS (capítulo 216)
12. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (capítulo 19)
13. Baby Steps (capítulo 440)
14. Real Account (capítulo 132)
15. Seitokai Yakuindomo (capítulo 440)
16. Kindaichi Shonen no Jikenbo R (?)
17. Tsurezure Children (capítulo 158)
(One-shot de nome não identificado)
Ahiru no Sora (Em hiato) (pausado no capítulo 561)
Hajime no Ippo (Fora da Raw Digital) (?)

TOC Weekly Shonen Magazine #43 (2017):
- Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá, Transferido da Bessatsu Shonen Magazine: Kishuku Gakkou no Juliet (55 p.)
- Página Colorida: Gotobun no Hanayome
- Capítulo Especial: Sekai ka Kanojo ka Erabenai


A capa digital e a página colorida de abertura foi para o novato Runway de Waratte, que ainda briga por sua estabilização na revista e por enquanto vem mantendo uma boa recepção. As demais páginas coloridas foram para o novato Kessen no Kuon, que está em seu sétimo capítulo e passará a ser ranqueado a partir da próxima edição, e para Hoshino、Me o Tsubutte。, mangá que já tem um ano de publicação e que volta a ganhar uma página colorida.

Os novatos Seishun Soukanzu (em seu terceiro capítulo), Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinani (que teve dois capítulos lançados nessa edição) e Gotoubun no Hanayome (em seu sexto capítulo) não receberam páginas coloridas e só passarão a ser ranqueados a partir do lançamento do oitavo capítulo de cada mangá. Também lançaram um one-shot para fechar a revista. Infelizmente não deu pra saber qual o nome desse one-shot, dessa vez não traduziram o nome. Vale lembrar que o veterano mangá de basquete Ahiru no Sora está em hiato, sem previsão de retorno. Isso se explica pelos problemas de saúde enfrentados recentemente por Hinata Takeshi, autor de Ahiru no Sora.

Quem abre a ordem dos mangás ranqueados, estando porém abaixo de quatro obras não-ranqueadas na ordem de leitura, é o pilar Nanatsu no Taizai, que continua em alta na revista, embora sofrendo uma redução nas ótimas vendas de seus volumes físicos. Embora esteja em seu arco final, acredito que ainda levará um tempo considerável para o mangá ser finalizado. Em segundo lugar está Fuuka, que ganhou capas na edição anterior. Fuuka continua em situação estável na revista, embora não seja mais um mangá com grande potencial comercial a ser explorado.

E em terceiro lugar uma surpresa daquelas: o novato World End Crusaders, que vivia aparecendo no bottom, conseguiu pegar uma terceira posição. No entanto, não estou confiante de que isso seja uma recuperação. Aliás, se não tivermos nenhuma surpresa, o destino de World End Crusaders deve ser mesmo o cancelamento. Já na quarta colocação está Daiya no Ace - Act II, que atualmente possui o segundo melhor nível de vendas de volumes físicos de todo o plantel. A continuação de Daiya no Ace continua fazendo sucesso e em situação mais que confortável na line-up.

Página Colorida de Abertura: Runway de Waratte

O quinto lugar fica para Domestic na Kanojo, que ainda se encontra numa situação bastante tranquila na revista. A obra só será finalizada quando a autora Kei Sasuga quiser. No entanto, embora tenha uma boa recepção e um bom nível de vendas, parece que os editores não estão empolgados em dar uma adaptação em anime para o mangá. O mesmo não pode-se dizer de En En no Shouboutai, que pega a sexta posição e fica bem próximo da marca de cem capítulos lançados. En En é uma das obras que provavelmente vai ganhar anime no futuro, considerando seu bom nível de vendas na revista e seu apelo comercial.

A sétima colocação foi para o novato Tokyo Manji Revengers, que vai sendo mantido na revista por enquanto. Mas é um dos mangás do título da matéria que pode estar inseguro a médio prazo, considerando que as vendas de seus volumes não foi impressionante. Mas ainda assim é preciso paciência, pois nessas iniciativas de despachar novatos aparentemente não rentáveis, a Weekly Shonen Magazine perdeu Infection em seu plantel, sendo que Infection atualmente deve vender 60 mil cópias em média em 45 dias, quantidade que se não é impressionante, é superior à de alguns novatos lançados recentemente.

A oitava posição foi para o novato Kanojo, Okarishimasu. Ainda é cedo para dizer se a obra será um sucesso ou não, só o tempo dirá a situação do mangá. Pelo menos por ora a recepção parece ter sido positiva. Em nono está o novato Senryuu Shoujo, que chegou à marca de 50 capítulos lançados. A obra vai sendo mantida por ora, mas a médio prazo sua permanência não está assegurada. Isso dependerá da manutenção de uma recepção positiva e de como ficarão as vendas de volumes até lá. Ausente na edição anterior, eis que Fumetsu no Anata e retorna e fecha o Top 10 dos mangás ranqueados, pegando outra posição medíocre na ordem de leitura. Mas isso não é sinal de algo ruim, haja visto que Fumetsu tem um nível de vendas satisfatório e uma boa recepção por parte dos leitores.

A décima primeira posição foi para o mangá de futebol DAYS, que continua com um nível de vendas muito bom para os padrões da revista graças à adaptação em anime, que, se não fez o mangá alcançar resultados espetaculares e fenomenais, por outro lado conseguiu dar à obra mais destaque e melhorar bem sua rentabilidade. Na porta do bottom, em décimo segundo lugar, quem aparece é Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho, que continua estável a curto prazo mas pode estar em perigo a médio ou longo prazo, se os volumes não alcançarem um nível de vendas satisfatório.

Página Colorida: Kessen no Kuon

Quem abre o bottom da vez, na décima terceira colocação, é o veterano mangá de tênis Baby Steps, que apesar de não estar no auge está em uma situação bem confortável na revista, com um nível de vendas de volumes superior ao de muitos novatos. Já o décimo quarto lugar foi para Real Account, que ainda deve ficar um bom tempo sem receber páginas coloridas. Real  Account ainda apresenta um bom rendimento para os padrões da Weekly Shonen Magazine, mas os editores tem deixado a obra para escanteio em comparação a outras obras na line-up.

A décima quinta posição ficou para Seitokai Yakuindomo, que mesmo com uma década de publicação segue com um rendimento melhor que muito novato na revista (pelo menos por enquanto). Seitokai está bem no plantel e não corre risco algum. E mais uma vez Kindaichi Shonen no Jikenbo R ficou no bottom, dessa vez na décima sexta colocação. O décimo terceiro volume da obra foi lançado na semana passada e vendeu até o fim de semana 49.030 cópias, uma quantidade boa para os padrões da revista e que evidenciam que mesmo com duas décadas e meia de existência a franquia Kindaichi segue rendendo.

Em décimo sétimo lugar ficou Tsurezure Children, que continua em situação estável no plantel, sem correr riscos de cancelamento. O último episódio do anime foi exibido anteontem, no dia 19 de setembro. O anime, aparentemente, não trouxe grandes resultados ao mangá, o que na verdade até era previsível, haja visto que esse anime não se tratou de um grande investimento e também não recebeu uma divulgação tão ampla. O importante é que o mangá segue firme na Shonen Magazine.

Página Colorida: Hoshino、Me o Tsubutte。


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros e Estáveis: Ahiru no Sora (Em hiato), Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo (Ausente das TOCs digitais), Hoshino、Me o Tsubutte, Kindaichi Shounen no Jikenbo R, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Tsurezure Children
Aparentemente Seguros: Senryuu Shoujo, Tokyo Manji Revengers
Em Busca de Estabilização: Gotobun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Kessen no Kuon,  Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Runway de Waratte, Seishun Soukanzu, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho
Em Risco de Cancelamento: World End Crusaders


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como ultimamente as raws acessíveis ao público ocidental foram as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Foi o que ocorreu dessa vez e por isso não tem sido possível colocar o mangá de George Morikawa na análise.


Bem, pessoal, eis que termino a análise da edição #42 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima, pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'