terça-feira, 26 de setembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #43 (Ano 2017).


O Adeus Sonda o Plantel

Escrito por Diego Felipe

Em uma edição repleta de páginas coloridas, o fato marcante é o fim de Joujuu Senjin!! Mushibugyo, que enfim chegou ao seu último capítulo depois de seis anos de publicação. E pelo visto Mushibugyo não será o único mangá a ser finalizado na revista. E dessa vez nem me refiro aos novatos com risco de cancelamento mas a mangás que em cinco edições já não estarão mais sendo lançados na revista. São os casos de Magi ~ The Labyrinth of Magic e de Sunday Hikagaku Kenkyujo. Sem maiores delongas, eis a análise dessa edição.


TOC Weekly Shonen Sunday #43 (2017):
Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (Capa, Página Colorida de Abertura) (capítulo 23)
01. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 91)
02. K・O・I - King of Idol (capítulo 18)
03. Major 2nd (capítulo 110)
Hatsukoi Zombie (Página Colorida) (capítulo 94)
04. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 100 e 101)
05. Detective Conan (capítulo 1005)
06. Maiko-san Chi no Makanai-san (capítulo 36)
Kyoukai no Rinne (Página Colorida) (capítulo 386)
07. Daiku no Hatou (capítulo 21)
08. Aozakura - Bouei Daigakukou Monogatari (capítulo 61)
09. Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。 (capítulo 72)
10. Tenshi to Akuto!! (capítulo 133)
Joujuu Senjin!! Mushibugyo (Página Colorida, Fim) (capítulo 316)
11. Dagashi Kashi (capítulo 159)
12. Shinobino (capítulo 10)
13. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 68)
14. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 366)
15. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 71)
16. Zettai Karen Children (capítulo 481)
17. Tenshou no Quadrable (capítulo 23)
18. Inseki Shoujo -Meteorgirl- (capítulo 18)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 19)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 70)
Be Blues! ~ Ao ni Nare (Ausente) (pausado no capítulo capítulo 304)
Saike Mata Shite Mo (Ausente, Retorna na edição #46) (pausado no capítulo 92)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)

TOC Weekly Shonen Sunday #44 (2017):
Página Colorida de Abertura: Souboutei Kowasu Beshi
Página Colorida: Tenshou no Quadrable
- Mangá Mensal: Birdmen
- Ausente: Detective Conan, Zettai Karen Children

TOC Weekly Shonen Sunday #45 (2017):
- Página Colorida de Abertura: Amano Megumi wa Suki Darake
- One-shot: Ace to 4th
- Ausente: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
Fim: Sunday Hikagaku Kenkyujo

TOC Weekly Shonen Sunday #46 (2017):
Retorno: Saike Mata Shite mo
- Fim: Magi ~ The Labyrinth of Magic


A capa e as duas páginas coloridas de abertura foram para o novato Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~. O mangá passou a ser vendido há poucos dias. Em seus três primeiros dias, os resultados das vendas de volumes se mostraram pelo menos razoáveis e suficientes para o mangá ter boas chances de se estabilizar. Se não tivermos nenhuma surpresa negativa com o passar do tempo, é bem provável que Hoankan Evans consiga enfim se estabilizar.

Uma das demais páginas coloridas ficou para o último capítulo de Joujuu Senjin!! Mushibugyo. Embora a obra estivesse em sua fase menos gloriosa na revista, Mushibugyo não deixou de contar com o apoio dos editores, ganhando até mesmo páginas coloridas eventualmente. E, diferente do que aconteceu com Keijo!!!!!!!! e Denpa Kyoushi recentemente, Mushibugyo ao menos ganhou página colorida no lançamento de seu último capítulo e de quebra pegou uma posição distante do bottom na ordem de leitura (embora não esteja sendo ranqueado). Fica o desejo de boa sorte ao autor Fukuda Hiroshi no lançamento de seu próximo mangá.

As outras duas obras a receberem página colorida nessa edição foram Hatsukoi Zombie e o veterano Kyoukai no Rinne. São dois mangás que não apresentam vendas espetaculares de volumes (principalmente Zombie, que nem dá as caras no Ranking Oricon de Vendas de Mangás). Mas, graças ao apoio editorial e à boa recepção interna, ambos estão mais que seguros na line-up. Zombie, de quebra, começou a pegar posições melhores na ordem de leitura.

Página Colorida de Abertura: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~

O novato Youkai Giga costuma ser sempre alçado à penúltima posição da ordem de leitura e, portanto, não é ranqueado. E, caso esta obra seja mantida mesmo com o nível pouco impressionante de vendas (o que é possível), deve passar a ficar sempre na última posição da ordem de leitura a partir da edição #45, uma vez que Sunday Hikagaku Kenkyujo, que ficava com a última posição na ordem de leitura, está a apenas dois capítulos do fim. Gag mangá lançada em 2016 em que rolavam entrevistas com autores do plantel, Sunday Hikagaku nunca teve grande apelo comercial. Porém, conseguiu ao menos durar mais que um ano na line-up. Enfim, boa sorte ao responsável pela obra em sua próxima iniciativa.

Esteve ausente nessa edição o veterano mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, assim como Saike Mata Shite Mo, obra publicada de forma irregular, isto é, em temporadas. Be Blues! deve retornar à sua publicação normal na próxima edição. Já Saike Mata Shite Mo está em mais uma de suas pausas. Porém desta vez voltará em pouco tempo: na edição #46 o mangá de Tsubasa Fukuchi já estará de volta, com o início de um arco novo. A turma do hiato, formada por Arata Kangatari, Gin no Saji e Ryoko, segue sem previsão de retorno. Dessas três obras, apenas Gin no Saji deve voltar a ter capítulos publicados em breve. Arata e Ryoko talvez nunca mais tenham capítulos lançados na revista, ainda mais Ryoko, que estava à beira do cancelamento. 

O primeiro lugar entre os ranqueados ficou para Amano Megumi wa Suki Darake!, que outra vez volta a pegar uma posição alta na ordem de leitura. Amano Megumi pode não ter um rendimento do nível de Komi-san ou Souboutei por enquanto. Mas é inegável que a obra é promissora para a revista, com chances consideráveis de ganhar uma adaptação em anime mais para frente. A situação da obra é bem confortável.

Página Colorida de Abertura: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~

Após ter ganho a página colorida de abertura na edição anterior, eis que K・O・I - King of Idol volta a ser ranqueado na segunda posição. Esse novato, aliás, foi o que apresentou os melhores resultados de vendas de volumes nos três dias iniciais de seu lançamento, em comparação a seus colegas de leva. Se as coisas começarem a melhorar a permanência de King of Idol ficará mais que assegurada. Seu primeiro volume, aliás, teve melhor desempenho nos três primeiros dias que os volumes #31 de Mushibugyo e #5 de Aozakura. É torcer para que King of Idol se mantenha nessa pegada.

O terceiro lugar foi para Major 2nd, mangá de beisebol que dá continuidade ao clássico Major. Major 2nd continua com um nível muito bom de vendas para os padrões da Weekly Shonen Sunday, sendo uma das obras mais rentáveis da revista atualmente. O nível de vendas do mangá atualmente é de 250 mil cópias em média por volume, média que pode até aumentar no futuro se Major 2nd ganhar uma adaptação em anime.

Já na quarta colocação está Komi-san wa、Komyushou Desu。, que consegue ultrapassar a marca de cem capítulos lançados (e ainda lança o capítulo 101). Ultimamente a obra teve seu destaque relativamente reduzido, o que é compreensível, já que estamos na época do lançamento dos primeiros volumes de seis novatos. O importante é que Komi-san segue em alta na revista, com boas chances de ganhar uma adaptação em anime mais pra frente. Quem sabe não anunciam um anime em 2018?

Página Colorida: Hatsukoi Zombie

Em quinto está Detective Conan, que ultimamente não vem pegando tantos primeiros lugares entre os ranqueados como vinha fazendo outrora. Mal sinal? Nem pensar. Conan é o grande pilar da revista e se vinte e dois anos de publicação e mil capítulos não foram suficientes para deixar a obra em estado de saturação, não seriam algumas edições fora do primeiro lugar que iriam significar algo negativo para a permanência da obra, não é mesmo? A sexta posição ficou para Maiko-san Chi no Makanai-san, que embora não tenha um nível de vendas de volumes dos mais elevados está conseguindo se estabilizar tranquilamente. Até palpito que no futuro talvez nós possamos ver o mangá aparecendo no Ranking Oricon.

Se na edição anterior Daiku no Hatou ficou ranqueado em terceiro lugar após muitas edições pegando posições baixas ou medíocres, nessa edição Daiku conseguiu ficar com o sétimo lugar. Mas, a julgar as vendas de seus primeiros dois volumes, Daiku corre um risco sério de ser cancelado em não muito tempo. Já na oitava posição está Aozakura - Bouei Daigakukou Monogatari, que embora apresente um rendimento razoável nas vendas de volumes, tem uma boa recepção do público que lê a revista e, de quebra, vêm agradando os editores, o que garante a permanência da obra. Vale lembrar que na edição #45 Aozakura estará ausente, segundo as prévias das próximas edições.

Na edição anterior Hiiragi-sama wa Jibun wo Sagashite Iru。já tinha nos surpreendido por ter sido ranqueado entre o Top 10 e o bottom. Nessa edição Hiiragi-sama nos surpreende por pegar uma posição no Top 10 mesmo, sendo ranqueado na nona colocação. Ultimamente têm sido raro ver a obra receber qualquer tipo de destaque dos editores, mesmo em se tratando de posições na ordem de leitura. A obra está segura a curto prazo, mas já não tenho mais tanta certeza se Hiiragi-sama estará no plantel por tanto tempo assim.

Página Colorida: Kyoukai no Rinne

Quem fecha o Top 10 da vez é Tenshi to Akuto!!, obra que pode não ter um rendimento dos mais impressionantes, mas ainda vem apresentando um rendimento satisfatório na visão dos editores. Tenshi continuará em situação estável por ora. Já em décimo primeiro lugar está Dagashi Kashi, que mais uma vez pega uma posição medíocre. Ainda assim, isso não é um mau prognóstico para a obra, uma vez que ela é bem rentável para os padrões atuais da Weekly Shonen Sunday, tendo inclusive uma segunda temporada do anime anunciada para 2018.

O novato Shinobino foi ranqueado no décimo segundo lugar, pegando uma posição medíocre. Porém, ainda é cedo para concluir se o mangá está se estabilizando ou se está correndo riscos de ser cancelado. É preciso esperar por mais tempo para saber como será a situação de Shinobino na revista. E quem aparece na décima terceira colocação, na porta do bottom é Maou-jou de Oyasumi. Maou-jou está começando a pegar posições medíocres ou baixas com mais frequência. Mas a situação do mangá ainda é bem tranquila, com vendas em até 50 mil cópias em média vendidas por volume em pelo menos 45 dias.

A surpresa negativa dessa edição foi a aparição de Magi ~ The Labyrinth of Magic bottom, abrindo a zona dos cinco últimos ranqueados e ocupando a décima quarta posição. Mas não é à toa que a obra dessa vez não pegou uma posição elevada: recentemente foi anunciado que o mangá será finalizado em quatro edições. Se a previsão estiver certa, o mangá será encerrado na edição #47. A obra da autora Shinobu Ohtaka pode não estar mais em seu auge, mas seu fim com certeza será uma das maiores perdas do atual plantel da Weekly Shonen Sunday.

Página Colorida: Joujuu Senjin!! Mushibugyo

Quem já não surpreende mais com suas aparições no bottom é Souboutei Kowasu Beshi, que ficou com o décimo quinto lugar. Embora tenha um nível de vendas de volumes próximo ao de Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei atualmente recebe menos destaque. O que é curioso, já que a obra tem um rendimento melhor que o de muitos mangás que costumam ser alçados a posições altas ou tem obtido posições altas recentemente. Mas o importante é que a situação da obra é bem tranquila.

Se as aparições de Souboutei no bottom já não surpreendem mais, o mesmo pode ser dito das vezes em que o veterano Zettai Karen Children (que pegou a décima sexta posição) aparece na zona dos cinco últimos. Zettai atualmente está em seu arco final. A obra deve passar de 2017, mas provavelmente será finalizada (por vontade do autor) em 2018. Embora seu nível de vendas de volumes não seja espetacular, o rendimento da obra de Takashi Shiina ainda é superior ao de obras recentes e estáveis, tais como Aozakura, Hatsukoi Zombie, Tenshi to Akuto!! e Maiko-san Chi no Makanai-san. Lembrete: Zettai estará ausente na próxima edição.

E, nas duas últimas posições, estão Tenshou no Quadrable e Inseki Shoujo -Meteorgirl-, ocupando as décima sétima e décima oitava colocações, respectivamente. A situação desses dois novatos não é nada favorável, ainda mais com os resultados muito ruins nos primeiros dias das vendas do primeiro volume (ao menos aparentemente). No terceiro dia de vendas os primeiros volumes desses mangás não cosntaram nem entre os 500 mais vendidos do Ranking Shoseki, segundo dados trazidos pelo leitor Lyn nos comentários da análise da edição anterior. É, caros leitores, o cancelamento dessas duas obras é praticamente iminente.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilar: Major 2nd
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Gin no Saji (em hiato, perto do fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (mensal, em hiato), Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Kyoukai no Rinne, Maiko-san chi no Makanai-san, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo, Tenshi to Akuto!!, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
Aparentemente Seguros: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Youkai Giga
Em Busca de Estabilização: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜,  K・O・I - King of Idol, Shinobino
Em Risco de Cancelamento: Daiku no Hatou, Inseki Shoujo -Meteorgirl-, Tenshou no Quadrable
Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Finalizado Nessa Edição: Joujuu Senjin!! Mushibugyo
Finaliza em Duas Edições: Sunday Hikagaku Kenkujou
Finaliza em Três Edições: Magi ~ The Labyrinth of Magic

Bem, caros leitores, assim se encerra a análise da edição #43 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'