quinta-feira, 28 de março de 2013

Naruto 625: "O Verdadeiro Sonho" (Mangá Review).



A Definição de bem e mal.


Farei esta review a moda antiga, onde irei completamente além do que foi mostrado no capítulo. Lendo os comentários sobre o 625, notei que muitos fãs gostavam de colocar Hashirama como o "bem" e Madara como o "mal".

A verdade, é que ainda temos uma mente maniqueísta  onde dividimos tudo entre preto e branco. Em alguns casos, isto poderia funcionar tranquilamente, porém, no caso de Hashirama e Madara não. 

Por mais que hajam uma divergência entre eles, os dois sem sombras de dúvidas, procuram o bem para o seu povo, e estão dispostos a fazer tudo para consegui-lo (Hashirama quase se matou, pensando no bem dos Senju e Uchihas).

Porém, os dois têm modos diversos de realizar este ideal. Em nenhum momento Madara quer o mal  a Hashirama, ou mesmo aos Senjus, muito pelo contrário, Madara também quer esta paz, desejada por todos. Porém teme, que o preconceito dos Senjus (Demonstrado por Tobirama) leve uma tragédia para as casas dos Uchihas.

Madara não quer o mal a ninguém, só quer, proteger o seu povo, que já foi tão massacrado pelos senjus. E foi pensando desta forma, que ele começou o seu plano (Que está tentando executar até hoje). A verdade é que ele perdeu a fé na realidade, acredita que o povo não é capaz de trazer a paz, e assim procura em um mundo imaginário, gerido por um líder (Ele mesmo) que resolve tudo

Hashirama ainda continua preso a realidade, e acredito que se todos se unirem, poderá trazer a paz. É uma ideia muito mais sensata, mesmo que também utópica (Mesmo que no universo de Naruto, não é nem um pouco utópica). O primeiro hokage acredita de todas as formas, que o povo pode se unir e trazer a paz.

Tobirama, é o equilíbrio entre os dois lados, o excesso de fé nas pessoas de Hashirama e a falta de fé de Madara. É quem tenta, de todas formas equilibrar esta balança. A prova é que ele, de certa forma, manipulou Hashirama, fazendo-o mudar de ideia sobre dar o título de hokage a Madara.

Tobirama agiu sim, com uma visão preconceituosa. Mas também agiu tendo uma visão politica, algo que Hashirama, por estar dominado pelos sonhos utópicos de uma sociedade perfeita, não consegue enxergar. O segundo hokage, sabia que se o título fosse para Madara, a grande maioria não ia gostar da decisão, podendo trazer uma revolta dos senjus e seus aliados.

A democracia, por mais que falha, é o melhor modo da maioria vencer. Caso, simplesmente Hashirama decidisse quem fosse o líder, poderia dizer que Konoha, a vila oculta da folha, era vivia em um sistema totalitário.

Assim, volto ao ponto inicial. Não há bem ou mal nesta história. Tanto Hashirama quanto Madara procuram fazer o bem, trazer a paz para o universo de Naruto, porém, os seus pensamentos convergem, pois há uma diferença em ver o mundo, entre eles dois!

Todos nós sabemos, que esta diferença de pensamento trará no trágico incidente que é a batalha no Vale do Fim. E infelizmente é assim também na realidade, sempre uma ideia deve vencer o outro, de forma pacifica ou mesmo na base da guerra.

Nos próximos capítulos veremos, provavelmente, algumas ações de Madara que poderão mudar totalmente a nossa visão sobre o personagem. A consumação dele como o vilão da história, como o lado ruim da parada...

Ao meu ver, uma visão errônea, porém necessário em um mangá feito para adolescentes. Os Shounens precisam do bem e do mal, mesmo quando não há a definição de um!

20 comentários:

  1. Concordo com a review, Madara ñ é o mal e Hashirama ñ é o bem. São tudas opinioes diferente, sem essa coisa de bem ou mal.

    Mas mesmo assim ñ consigo ñ odiar o Tobirama kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vejo, de nenhuma forma, um motivo para odiar o Tobirama. Nem para odiar o Madara e muito menos o Hashirama. Todos os três estão expondo o seu ponto de vista para melhorar seus próprios clãs.

      Excluir
  2. Kishimoto mesmo está divindo Hashirama como o bem e Madara como o mal. Percebi isto pela nota final do capítulo, onde fala que "Madara vai se transformando no mal", alguma coisa desse tipo.

    Mas concordo que não deveria haver essa divisão, tipo, os dois tem seus ideias sabe? Na jump poucos mangas não colocam bem e o mal, um deles é Death Note.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Death Note foi um dos poucos que não dividiu os personagens entre o bem e o mal.

      Infelizmente, parece que Kishimoto irá definir bastante Madara como o mal, e Tobirama como o FDP - É um artifício necessário para entreter o público japonês, e até o ocidental também.

      Excluir
  3. To odiando o tobirama. ele pode ate ser equilibrio e talz, mas é um filha da put* chato irritante

    sou muito mais Hashirama!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já comentei acima, não consigo odiar nenhum dos três. Pelo motivos explicados na Review.

      Mas é normal, dependendo de como você veja a situação, odiar Madara ou Tobirama.

      Excluir
  4. Esse flashback está explicando tudo na criação de Konoha, estou gostando. Finalmente Kishimoto esta completamente as lacunas abertas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naruto está na sua saga final, está mais do que na hora de Kishimoto começar a dar as respostas faltantes.

      Naruto tem poucos grandes mistérios, mas os poucos que tem, devem ser respondidos, hehe.

      Ou se não ficarei bem revoltado. (E Xingarei no Twitter).

      Excluir
  5. Eu concordo até certo ponto com o post e com os comentários. Não é que eu ache que existe bem e mau e nem que deva existir, mas algumas coisas precisam ser bem claras. O Hashirama é o bom sim. Não dá para definir o tobirama com esses esteriótipos e por fim o Madara pode ser o que se chama de Anti-heroi. Ele não é mau, ele tem as concepções dele, seu objetivo pode ter um bom fundamento, mas a sua conduta é bastante inadequada em quase todas as situações, até que ponto nós podemos ir pelos nossos objetivos? Ele está passando por cima de muita gente, como o Sasuke fez, não é o caso de rotulá-lo como o Raikage fez com Sasuke, mas não dá pra negar que as coisas que ele faz tem uns requintes de maldade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devo concordar em parte. O Madara atual, em sí tem requintes de maldades. Pois, ele quer matar os demais ninjas para alcançar o seu único objetivo: "O Mundo Ideal".

      Porém, se analisarmos unicamente o Flashback, até agora, Madara tentou somente defender o seu povo (E até pensou também no bem dos demais povos), sem passar por cima de ninguém - A prova é, que ele aceitou a união com Hashirama.

      A verdade, é que Madara deixará ao poucos de pensar no bem comum, e começará a pensar somente no que faz bem a sí mesmo, a sua pouca fé na humanidade, se torna ódio.

      Neste momento, eu digo... Existe sim, bem e mal na história. Porém, por enquanto, neste flashback, ainda não podemos definir Madara como o mal!

      PS: Muito sensata a sua opinião e observação, gostei bastante.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O Tobirama, além de ser meu segundo personagem favorito (Rock Lee 4EVER XD) mostra todas as qualidades de um verdadeiro líder.

    Ele ta lá pra evitar que Hashirama e Madara se desviem de seus caminhos, mesmo julgando Madara com um leve preconceito, ele só pensa no bem dos ninjas e da vila da Folha.

    Madara e Hashirama desejam a mesma coisa, mas pensam de modo diferente no jeito a se conseguir o que querem... Não há bem e mal, nunca ouve! Sempre será resolvido com uma batalha de ideais e pontos de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Também estou gostando bastante de Tobirama, Bruno. Esta se demonstrando um personagem bem sensato e que sabe o que a Vila da folha precisa!

      Excluir
  8. Tobirama é a razão da história. Não vejo motivo de odia-lo ou detesta-lo. O que o personagem está fazendo, é o correto.

    A politica não é para ser levado com o coração, como Hashirama e Madara fazem, mas sim ser levada com a razão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente. Só trará desgraça a vila levar a politica com o "coração".

      Excluir
  9. Kishimito mitando no flashback

    as caras demoniacas de madara sao medonhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando eu tiver um filho vou contar a história de Naruto pra ele antes de dormir... toda vez que ele fizer cagada eu vou falar que o Madara vem pegar ele. quero ver ele sair da linha :D

      Excluir

onload='emoticon()'