sexta-feira, 16 de março de 2018

Ranking Oricon: Vendas dos Volumes da Weekly Shonen Jump (Março 2018).


O boost de Black Clover.

Com um atraso de uma semana, publico mais uma análise do Ranking Oricon. Lembrando que eu irei analisar somente as séries lançadas na Weekly Shonen Jump, por nessa semana são: ONE PIECE, Black Clover, Gintama, Kimetsu no Yaiba, Robot x Laserbeam, Hinomaru Zumou e Shuudan!. Por isso, sem mais delongas, vamos ver o Ranking:

RANKING ORICON - 5 de Março até 11 de Março
01. One Piece #88 (518,435 / 1,819,919)
02. Ao no Exorcist #21 (137,853 / 282,259)
03. Tensei Shitara Slime Datta Ken #7 (128,083)
04. Grand Blue #10 (111,329)
05. Dragon Ball Super #5 (97,666 / 218,959)
06. Black Clover #15 (90,871 / 193,778)
07. 1-nichi Gaishutsu-roku Hanchou #3 (68,965)
08. Gakuen Babysitters #17 (68,108)
09. Gintama #72 (62,111 / 140,881)
10. Yowamushi Pedal #55 (55,059)
11. Kimetsu no Yaiba #10 (52,650 / 118,511)
12. Tensei Shitara Slime Datta Ken〜Mamono no Kuni no Aruki-kata〜 #3 (48,466)
13. Sousei no Onmyouji #14 (42,874 / 85,319)
14. Kinnikuman #62 (39,879 / 94,588)
15. The Fable #13 (37,788)
16. Nanatsu no Taizai #30 (35,294 / 414,620)
17. Sabaku no Harem #7 (34,040)
18. UQ Holder! #16 (33,364)
19. Yuukoku no Moriarty #5 (33,273 / 65,853)
20. Robot×Laserbeam #4 (32,057 / 67,753)
21. Darwin's Game #14 (30,160)
22. Sengoku Gonbee #10 (28,302)
23. Tomodachi Game #11 (23,845)
24. Kidou Senshi Gundam Thunderbolt #11 (22,724 / 82,000)
25. Kogauma nO Cake-ya-san (22,197 / 51,670)
26. Dokyuu Hentai H×Eros #3 (20,515 / 43,709)
27. Furau Faust #5 (19,959)
28. Coffee & Vanilla #8 (19,768 / 87,588)
29. Kemono Jihen #4 (19,703 / 40,785)
30. Sekai de Ichiban Warui Majo #5 (19,043 / 19,326)
31. Blue Giant Supreme #4 (18,889 / 121,133)
32. Urakata!! #6 (18,783 / 18,991)
33. Chihayafuru #37 (18,727 / 276,433)
34. Isekai Nonbiri Nouka #1 (18,694 / 22,358)
35. Hunter×Hunter #35 (18,494 / 914,133)
36. Ojisama to Neko #1 (18,448 / 109,624)
37. Mahou-ka Koukou no Rettousei Raihousha-hen #4 (18,248)
38. Splatoon #5 (18,071 / 47,975)
39. Machigatta Ko wo Mahou Shoujo ni Shiteshimatta #3 (17,890)
40. Bungou Stray Dogs Dead Apple #1 (17,716)
41. Koumei no Yome #8 (17,664)
42. Sounan Desuka? #2 (17,385)
43. Boku no Hero Academia #17 (17,272 / 514,784)
44. Killing Bites #10 (16,976)
45. Hanebado! #12 (16,938)
46. 5-ji Kara 9-ji Made #14 (16,711 / 65,459)
47. Tongari Boushi no Atelier #3 (16,701 / 105,709)
48. Haikyuu!! #30 (15,716 / 624,938)
49. Katsute Kami Datta Kemono-tachi e #7 (15,435)
50. Shoujo Shuumatsu Ryokou #6 (15,381)

Para quem não sabe, o Ranking Oricon é uma classificação semanal dos mangás mais vendidos no Japão. A classificação leva em consideração somente as vendas fisicas das séries e não temos dados das vendas digitais de NENHUM mangá da WSJ. Como eu não consegui publicar a análise na semana passada, eu preferi esperar uma semana e publicar a análise referente aos dez dias de vendas de cada série. Os mangás não presentes no Ranking Oricon, utilizei os dados do Ranking Shoseki para ter uma estimativa de qunato a série vendeu.

Em 2017 somente outros dois Rankings foram referentes a 10 dias de vendas; A classificação do mês de Agosto e de Março, por isso, sem mais delongas, vamos ver o Ranking:


01. ONE PIECE Vol.88 liderou o ranking vendendo 1.8 milhões de cópias em um período de 10 dias. No mês passado tinhamos chegado a conclusão que realmente o público japonês estava migrando como a mídia digital, como o editor-chefe da WSJ tinha anunciado. Também chegamos a conclusão que no último ano, provavelmente 13% dos compradores migraram para a midia digital, por isso se uma série tivesse uma queda de 13% em 12 meses no Ranking Oricon (que só conta a midia fisica), não podiamos considerar realmente uma queda de venda real. 

ONE PIECE, em comparação ao seu volume 86, lançado em Agosto de 2017,  vendeu 1.9 milhões de cópias em 10 dias, deste modo a série teve uma queda de quase 9%. Levando em conta que 7% deve ter migrado para a mídia digital nesse período (o número deve ser um pouco maior, mas vamos nos manter no seguro), podemos dizer que ONE PIECE teve uma queda de vendas realmente pequena, e esse 100 mil de compradores perdidos, por mais que pareça um número assustador, é mais do que natural. A série mesmo assim, desde o arco de Marineford vem perdendo compradores e só deve conseguir recuperar em um outro arco muito impactante ou com um filme de altíssima qualidade. 

06. Black Clover Vol.15 vendeu cerca de 193 mil cópias em apenas 10 dias no mercado japonês. A série desde que estreou o seu anime, em Outubro do ano passado, só viu suas vendas aumentarem tantíssimo. Lembrando que séries mais novas tendem a vender um pouco melhor digitalmente que aquelas mais antigas, por dois motivos: O primeiro é que a idade do público comprador é mais jovem (um público mais familiaridade com a tecnologia) e o segundo motivo é muitas pessoas continuam a comprar fisica para manter a "coleção" que iniciaram na época que as vendas digitais não existiam, mas as novas séries já compram em midia digital.

Mas então, quanto Black Clover melhorou em vendas? O último volume lançado antes do anime tinha vendido em 10 dias cerca de 128 mil cópias, com o anime a série conseguiu aumentar suas vendas de incríveis 50%. O resultado não pode ser fabuloso, mas não deixa de ser um resultado muito positivo e que vai dar mais estabilidade no Japão e por todo o globo. Por isso, podemos considerar que o anime produzido pela Pierrot trouxe bons frutos para o mangá.

A série agora consegue superar facilmente a marca de 200 mil cópias por volume e ainda por cima vende mais que Gintama. Ainda vende muito menos que Shokugeki no Souma (242 mil cópias), Boku no Hero Academia (376 mil cópias) e Haikyuu!! (478 mil cópias), séries que no mesmo período conseguiram vender muito mais, mas Black Clover conseguiu se estabelecer entre um dos principais mangás da revista e como os editores não estão conseguindo encontrar boas séries do seu gênero (B-Shounen) não deve correr risco de ver sua popularidade ameaça nos próximos meses.

09. Gintama Vol.72 vendeu cerca de 140 mil cópias em apenas 10 dias no mercado japonês. Por causa da incompatibilidade com os períodos dos seus volumes anteriores, não podemos comparar as vendas de Gintama, mas o que significa essas 140 mil cópias? A resposta é bem simples: Notícias boas, mas nada de espetacular.

A série ainda está vendendo muito bem, e mesmo perdendo alguns leitores (que pode ser por causa das vendas digitais, sem uma comparação direta, é muito complicado chegar a uma resposta definitiva sobre esse quesito), o mangá ainda tem um anime de sucesso em exibição e consegue vender mais que as séries novatas que ainda não receberam um anime. 


11. Kimetsu no Yaiba Vol.10 vendeu cerca de 118 mil cópias em apenas 10 dias no mercado japonês. Para a alegria geral da nação japonesa, Kimetsu continua aumentando suas vendas, e em três volumes, conseguiu ter um aumento de 20% em suas vendas (o aumento nas vendas digitais, deste modo, podem ter sido ainda maior). O volume 7 da série em 10 dias conseguiu vender cerca de 96 mil cópias, enquanto o volume atual alcançou a incrível marca de 118 mil cópias.

É raro que uma série após o seu sexto volume, mesmo sem anime, continue aumentando tanto suas vendas. Normalmente as maiorias dos mangás estabilizam suas vendas e só voltam a aumentar quando a primeira temporada é lançada. Entretanto, sabemos que Kimetsu no Yaiba não segue as regras normais. A série inicialmente não conseguia nem entrar no Ranking Oricon, e nos seus três primeiros volumes praticamente não teve uma melhoria em vendas, contudo, por causa da sua alta qualidade e altíssima publicidade boca a boca, conseguiu ir aumentando suas vendas, ao ponto de superar a marca de 100 mil cópias.

Atualmente, Kimetsu no Yaiba está vendendo mais que seu companheiro de leva, Yuragi-Sou no Yuuna-San e tem grandes chances de superar Black Clover quando o seu anime estrear. Muito dificilmente veremos Kimetsu no Yaiba se tornando um grande pilar da revista, mas pode conseguir se estabilizar na revista como aconteceu com o noss querido World Trigger.


20. Robot x Laserbeam Vol.4 vendeu cerca de 67 mil cópias em apenas 10 dias no mercado japonês. A série está tendo um pequeno problemas com as vendas, mas devo retirar minha declaração totalmente equivocada e precipitada da semana passada - Robot x Laserbeam não é o mangá que menos vende da sua leva (composta também por Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai e Dr.Stone). Como eu tinha comentado meses atrás, e Márcio justamente comentou na análise da TOC, algumas séries veteranas tendem a vender mais lentamente que séries novas, pois os leitores não sentem a necessidade de comprar imediatamente o volume. Robot x Laserbeam pode ser um mangá muito novo, com apenas um ano de vida, mas é escrito e desenhado por um autor veterano.

Deste modo, com 10 dias, Robot x Laserbeam ainda está vendendo mil cópias a mais que seu companheiro de leva - uma diferença realmente muito pequena que me faz concluir que tanto Dr.Stone quanto Robot x Laserbeam estão vendendo a mesma quantidade. As consequências dessa igualdade em vendas eu irei comentar na análise da TOC, mas posso adiantar que vender 67 mil cópias no quarto volume não é um resultado ruim, e mesmo o mangá tendo um potencial para já ter superado a marca de 100 mil cópias, os editores não podem se lamentar do resultado alcançado.

Hinomaru Zumou Vol.19 vendeu cerca de 34 mil cópias em apenas 10 dias no mercado japonês. Nessas duas semanas a série não entrou no Ranking Oricon por realmente muito pouco, por algumas centenas de cópias. Hinomaru Zumou em comparação a alguns volumes atrás conseguiu melhorar um pouco suas vendas, mas nada que mude a realidade da série, que alcançou já a marca de 19 volumes e ainda tem uma dificuldade de superar a marca de 60 mil cópias.

Talvez o anime que irá estrear em Outubro desse ano mude a realidade da obra. Eu não estou esperando um milagre, que Hinomaru Zumou se torne um sucesso comercial absurdo, mas pelo menos espero que a série consiga alcançar a marca de 100 mil cópias por volume após o seu anime.

Shuudan! Vol.04 vendeu cerca de 13 mil cópias em 10 dias de vendas. A série de esporte chegou ao seu fim vendendo pouco, o que justifica o seu cancelamento, mas não podemos considerar o mangá uma vergonha ou um fracasso enorme, temos muitos outros fracassos que venderam três ou quatro vezes menos que esta série. Deste modo, mesmo vendendo entre 11 à 14 mil cópias, levando em conta toda a circustância em torno do autor (que lançou uma série de sucesso relativo, Sesuji wo Pin! to) e a maldição dos mangás de futebol na WSJ, eu acredito que o resultado alcançado pela série não tenha sido um desastre, e por isso, veremos o autor retornando a revista em algum momento.

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