quarta-feira, 26 de março de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #18 (Ano 2014).


Um começo bem ruim para Illegal Rare.

Eu estava bastante ansioso para este TOC, já que teríamos a estreia de Illegal Rare no mundo das classificações - Eu acreditava que Illegal Rare poderia ter até uma boa estréia, ficando no máximo em sexto lugar, porém, quebrei a cara lindamente - O mangá estreou no bottom, o que para um BS (Battle Shounen) é quase o seu funeral.

Vamos ao TOC:

Weekly Shonen Jump #18 :

00 - Haikyu!! (Cover, Lead Color)
01 - One Piece
02 - Assassination Classroom
03 - Toriko
04 - Kuroko no Basket
05 - Naruto
00 - Eikyu Fumetsu Devil Point (Center color, oneshot by author of Sket Dance)
06 - PSI Kusuo Saiki
07 - World Trigger
00 - Stealth Symphony (Sem Rank)
00 - Tokyo Wonder Boys (Sem Rank)

00 - Shokugeki no Soma (Center color)
08 - Isobe Isobee Monogatari
09 - Gintama
10 - Bleach
00 - iShojo (Sem Rank)

11 - Illegal Rare
12 - Soul Catcher(s)
13 - Nisekoi
00 - Kochikame
14 - Iron Knight (End)


Issue 19:
Cover - Haikyu!!
Lead color - Naruto
Center Color - Saiki Kusuo no PSInan, Haikyu!! (31 pages)

Oneshot - Nemuri Netaro Arawaru!! (Author of Reborn!, center color, 54 pages)

One Piece conseguiu outro primeiro lugar, depois de uma semana ausente... Normal né? Não tem muito a comentar, mas devo declamar uma coisa: Os últimos três capítulos foram bastante decepcionantes, este último mesmo teve um flashback extremamente óbvio, sem emoção, prologando por 15 páginas, quase todo o capítulo... Acredito que quando estes capítulos forem ranqueados One Piece pode ter uma boa queda, ficando até na terceira posição.

Logo após temos Ansatsu Kyoshitsu, sem comentário, é o de habitual - A surpresa vem de Toriko voltando a conseguir uma ótima posição, a terceira colocação - É um fato que o mangá nunca fui um grande sucesso, mas ainda esta longe de passar perto do cancelamento. Toriko vende bem (Nada de espetacular), tem uma boa audiência televisiva e consegue boas posições no TOC... É um mangá de bom alcance de popularidade. 

Em quarto temos Kuroko no Basket, boa posição e quinto tempos uma grande surpresa, Naruto - A alguns meses atrás, eu diria que esta posição é o natural do mangá, mas ultimamente Naruto estava conseguindo sempre ficar no TOP 3... Deste modo a quinta posição é relativamente ruim, não é péssima, mas sabemos que o mangá tem potencial para melhores posições. 

Terminando o TOP 05, temos abrindo as posições intermediarias, PSI Kusuo Saiki (Nome ocidental, The Disaster of PSI Kusuo Saiki), eu até cheguei a achar, meses atrás que o mangá estava em seu momento de decadência e não pegaria mais boas posições, ledo engano meu, PSI continua forte e o segundo Gag mais bem posicionado na revista, perdendo somente para Assassination Classrom (Ansatsu Kyoshitsu).

Em sétimo temos World Trigger... Olha, acredito que facilmente WT chegará a 2 anos de revista, mas SOMENTE se o autor conseguir manter a qualidade atual, é somente necessário um deslize, para World Trigger se tornar um mangá de Bottom - Não podemos esquecer, de nenhum modo, que o WT não tem um público muito fiel, isto é provado pelas vendas dos volumes, assim... A maioria que vota é porque esta gostando muito da maneira que o autor leva a história... Se ele der um simples deslize, acabou para o mangá.

Isobe Isobee Monogatari fica em oitavo, já comentei muito sobre ele... É uma claro sucesso, então, vamos ao próximo. Gintama, não é que o meu mangá predileto da revista ficou fora do bottom? A questão de Gintama é simples, o mangá teve seus votos roubado da nova geração de gag, principalmente Ansatsu Kyoshitsu (Que roubou os votos de Sket Dance, Gintama e até Beelzebub). Mas os japoneses continuam gostando de Gintama, aliás, continuam AMANDO Gintama... Como também amavam Sket Dance, só não votam mais.

A situação de Bleach é um pouco diferente de Gintama, nos últimos anos não teve nenhuma grande estréia de Battle Shounen para roubar os votos do mangá de Kubo, o mal que assolou Bleach é simples, a sua própria qualidade - Bleach não é tão bom quanto era antes, e os japoneses estão vendo isso, deste modo, eles não vão votar em um mangá que esta claramente em uma má fase, vão preferir votar em outros.

Porém esta semana, Bleach deu uma respirada, principalmente por causa da incrível baixa de votos de Nisekoi e também a chegada de Illegal Rare. Falando em Illegal Rare, que péssima estreia ein? Poucos battle Shounen conseguem se recuperar após uma estreia no bottom, o único nos últimos anos a conseguir este feito foi World Trigger.

Deste modo, caso ele não tenha uma clara melhora nos próximos dois capítulos (O que eu acredito que não acontecerá), Illegal Rare será sim cancelado... Outro ponto que aumenta as chances do cancelamento deste mangá em questão é o fato da Shueisha ter adiantado a venda do volume 01 do mangá para Junho.

Um mangá quando esta preste a ser cancelado, a Shueisha (Dona de todas as revistas Jumps e também quem publica os volumes dos mangás) adianta todos os volumes, para assim já se livrar do mangá. Illegal Rare parece que vai ser o ÚNICO da nova leva a estrear em Junho, o que nos leva a crer que já estão querendo se livrar dele.

Este possível rápido cancelamento de Illegal Rare é um ponto positivo para Soul Catcher (S) que deve conseguir se salvar do terrível cancelamento. Esta bem claro que a Jump não quer, de jeito nenhum, cancelar SC (S), por um simples motivo, ele atrai um público diferenciado a revista (Focado no Fujoshi), tem boas vendas (Maiores que a de World Trigger, por causa do público Fujoshi) e tem um potencial enorme para o anime, principalmente porque vai atrair mais ainda o público... Ah, tu sabe qual.

Assim, é bem capaz que a Jump prefira cancelar Illegal Rare com apenas 13/14 capítulos (Lembrando que um mangá normalmente é cancelado com 24 capítulos), salvando Soul Catcher. 

Em penultimo lugar temos Nisekoi que provou de uma vez por toda que O ANIME SÓ SERVIU PARA DAR PREJUÍZO, o mangá conquistou sua pior posição desde a estreia... Mas como Nisekoi esta uma montanha russa não dá para tiver que irá se manter nesta ruim posição. Mas vamos ser sincero, o autor esta esculhambando tanto a história que mereceu esta posição.  

Em último lugar tivemos Iron Knight, que disse adeus a revista - Pretendo fazer um especial "Iron Knight", para me despedir do mangá. De agora em diante sempre que um mangá for cancelado, farei uma matéria contando sua trajetória, motivo do cancelamento e por fim, se vale a pena ou não ler mesmo com tão poucos capítulos. 

Próxima Issue #19:

Teremos capa para Haikyuu, promovendo mais uma vez o anime - Página colorida para Naruto, PSI e o one-shot da criatura de Reborn! Mas a grande surpresa da próxima edição será o fato de termos a estreia do gag manga, IShoujo! (Nome ocidental, IGirl!)

Eu não espero grande coisas do mangá, mas o fato dele já ter ganho um twitter e ir muito bem nos fóruns japoneses, abre um espaço para um possível sucesso. Porém, de negativo, temos o fato que na vespera da sua estréia, a Jump o jogou no Bottom e que ser popular nos fóruns japoneses não significa muito. Lembrando que na leva SHokugeki no Souma, Hungry Joker e Kiruko-San, quem era o mais popular nos fóruns japoneses era Kiruko-San, que pegou as piores posições.

PS: Todos os 3 One Shots devem ser traduzidos, deste modo, farei questão de analisar cada um deles - Sábado, se tudo der certo, publicarei inclusive uma análise sobre o One Shot 31 Heroes, do criador de Kiruko-San! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'