sábado, 6 de outubro de 2012

Análise detalhada do final de Death Note (Anime/Mangá).

Todas as dúvidas sobre o final de Death Note serão respondidas.

Há um tempo atrás criei um artigo para responder as dúvidas de Death Note, porém reparei que com tão poucas linhas eu não poderia responder todas as dúvidas referentes ao final desta grandiosa saga, uma das minhas preferidas. Por isso, primeiramente, eu gostaria de afirmar que esta analise pega como base o Anime e o Mangá. O filme, que tem um final totalmente diferente do Anime/Mangá não será levado em consideração, pois contradiz muitos fatos apresentados pelos autores do mangá: Tsugumi Oba e Takeshi Obata.

Em seus últimos segundos de vida, Kira (Raito/Light) começa a implorar ao Shinigami Ryuk para escrever os nomes de Near e dos demais presentes no galpão. Ryuuku rejeita escrever, já que estava lógico que o final havia chegado para Raito. Aliás, Ryuuku vai além, ele escreve o nome de Kira (Raito Yagami) no seu Death Note, o matando de infarto. Os momentos finais de Kira no Anime é diferente do Mangá - No Anime, ele corre até um outro galpão, até sentir uma dor no coração, assim se encostando em uma escada, e logo após morre de infarto. Já no Mangá, o mesmo testemunha no galpão onde está Near, e os demais, Ryuuku escrever o seu nome do Death Note... Entrando em desespero, chegando a implorar a Ryuuku para anular a sua morte eminente, algo impossível, pois seu nome já havia sido escrito. 

Em si, a morte do Anime é mais poética, já a do Mangá (que eu prefiro) mostra mais a personalidade egoísta e egocêntrica de Raito/Light que nos seus minutos finais, se humilha para poder sobreviver e continuar a sua construção do novo mundo. Porém, no mangá, enquanto Raito implorava pela sua vida, um flashback veio a sua cabeça: De uma conversa, apresentada inicialmente no começo da saga (No Anime e no Mangá), quando Raito pergunta a Ryuuk o que acontece com quem usa o Death Note.

A primeira resposta apresentada foi: "Aqueles que usam o Death Note, não vão nem para o céu e nem para o inferno" - Assim, levando-nos a crer que fosse ao mundo dos shinigamis, se tornando um. Mas no última capitulos do Mangá, é apresentado a continuação do Diálogo, onde Raito questiona Ryuuku:

"Céu e inferno, entendi Ryuuku... Os dois, não existem, não é mesmo?" - Ryuuku se surpreendeu com o questionamento de Raito, e respondeu:

"Você me surpreendeu, achei que todos os humanos acreditassem em céu e inferno. Mas é isso mesmo". Depois ele continua:

"Céu e inferno não existem. Não importa como você viveu sua vida, o pós-morte é o mesmo. A morte é igual para todos".

Então, é simples: Quem usa o Death Note vai para o mesmo local de quem não o utiliza, assim, Raito após morrer foi no mesmo lugar que qualquer outra pessoa, inclusive as pessoas que ele matou. Este lugar pode ser qualquer coisa: O limbo, a terra dos mortos, ou nem existir este local. Não se sabe, e o objetivo dos criadores não era explicar como é este local. Esta teoria é confirmada no Capitulo 108-5, onde é mostrado Ryuuku no mundo dos mortos, anos depois da morte de Kira. Ele chega a comentar sobre Raito, que não estava no mundo dos mortos (Pouca gente sabe que houve um especial, um Capitulo 108-5).

Os demais personagens voltaram ao seu cotidiano. Near se tornou o novo L, e continuou a combater o crime. A criminalidade do japão voltou a crescer, e muita gente no mundo inteiro ainda acredita que um dia Kira irá voltar. A sua identidade nunca foi revelada, Near preferiu manter em segredo. Ryuuku como já comentei, voltou a mundo dos mortos, a sua vida tediosa. E pelo que mostraram nunca mais decidiu brincar novamente no mundo dos vivos. Porém outros Shinigamis decidiram que estava na hora de se divertir, assim "jogando" os seus Death Note no mundo dos humanos, e vendo o que acontecia. Misa-Misa de acordo com o anime, após a morte de Kira se suicidou. Jogando-se de um prédio alto, porém, no mangá não é digo o que acontece com ela. Talvez, Misa continuou viva, sem o seu amado Raito.

Esta é a explicação do final de Death Note em si, e o aconteceu com os personagens após o final da série. Espero que vocês tenham gostado, e qualquer dúvida só perguntar.

3 comentários:

  1. No final do mangá e no final do anime o L e o Raito morrem? A algum final alternativo que os produtores criaram?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. no manga a misa criou uma religião pra "Homenagear" o Raito. [não sei a resposta certa mais é bem assim]

    ResponderExcluir

onload='emoticon()'