segunda-feira, 12 de maio de 2014

Análise: TOC Weekly Young Jump #23 (Ano 2014)


Como prometido, trazendo o TOC de uma outra revista - Desta vez a "vitima" das analises do nosso blog é a Weekly Young Jump, uma revista voltada ao público adulto que a cada ano vem conquistando ainda mais o público jovem-adulto japonês.

Primeiramente, só para quem não sabe, as capas da Weekly Young Jump normalmente são japonesas de biquínis, sensualizando ou fazendo carinha de fofas - Isso porque, logicamente a Young Jump é uma revista para maioria de 18 anos e se sustenta neste apelo sexual para atrair outros públicos, não só leitores de mangás. Vamos ao TOC:

00 - Tokyo Ghoul (Lead CP)
01 - Kingdom
02 - Rikudou
03 - Terra Formars
04 - Youkai Shoujo
05 - Liar Game
06 - Cyclops Shoujo Saipuuuu
07 - Himouto! Umaru-chan
08 - All You Need Is Kill
09 - Kenkouki
00 - Mogusa-san (CP)
10 - Gokukoku no Brynhildr
11 - Gunjou Senki
00 - Skip! Yamada-kun (CP, One Shot)
12 - Boku Girl
13 - Barcelona no Taiyou
14 - Usogui
15 - Yokohama-sen Doppelgänger
16 - 81 Diver
17 - Nejimaki Kagyuu
18 - Kakuriyo Monogatari
19 - Destroy and Revolution
20 - Innocent

Ausentes: Minamoto-kun Monogatari e Kamen Black Teacher
Outros mangás ausentes: Zetman, Hamatora e Real (Mangás que não são semanais, tem período próprio, podem ser mensais, bimestrais ou quando o autor quiser). 

Lembrando que a classificação da Young Jump não é baseado pelos votos dos leitores, na verdade as posições são decididas unicamente pelos editores: Logicamente eles se baseiam na popularidade dos mangás, os mais populares ficam no topo e os menos populares no fundão (Tirando algumas exceções). 

De qualquer modo, nesta edição quem ganhou a página colorida de abertura da revista foi o mangá Tokyo Ghoul - TG esta vendendo muito bem os seus volumes individuais, como vocês podem ver nas minhas análises do Ranking Oricon... Para melhorar, em Julho será lançado o seu anime, produzido pela Pierrot, mesmo estúdio de Naruto, Bleach e muitos outros animes. Tudo indica que Tokyo Ghoul poderá se tornar um hit, e logicamente a Young Jump esta dando várias páginas coloridas ao mangá para reforçar o seu apoio e crença no potencial de Tokyo Ghoul.

O primeiro lugar ficou com o veterano Kingdom - É o mangá preferido dos editores e um dos preferidos do público. A prova disso é o fato de que na próxima edição, de comemoração de 35 anos da Young Jump, Kingdom estará na capa, como o grande representante da revista. Todo este prestígio em uma das maiores revista do Japão é totalmente merecido, Kingdom tem uma história fantástica.

Rikudou ficou em segundo lugar, o mangá ainda é bastante novo, mas parece que conseguiu agradar muito b os editores, já que é muito novo para se medir a popularidade do mangá. Deste modo deverá ganhar várias páginas coloridas e principalmente, ganhará boas posições no TOC, até, daqui a umas 5 edições possamos ver de fato se o público japonês gostou do mangá, ou só foi os editores! É interessante como a Young Jump vem apostando em mangás de esporte, mesmo que, vamos dizer que boxes combina muito bem com uma revista adulta.

Em terceiro temos o outro grande pilar da Young Jump (Ao lado de Kingdom e Tokyo Ghoul) - O espetacular mangá Terra Formars, várias boas notícias sobre o mangá tivemos nesta edições: A primeira é que a versão de anime do mangá será lançada em Outubro (Outono no norte do mundo) e as suas dois OVAS serão vendidas juntamente com o volume 10 e 11 do mangá. O potencial de sucesso de Terra Formars é maior que Tokyo Ghoul, ele tem tudo para se tornar o "novo Gantz" da revista, mas isso também dependerá de como o anime irá trabalhar com as grandes censuras da televisão.

Outro novato que vem sendo muito bem classificado, lançado em Março Youkai Shoujo é extremamente bizarro e não sei até que ponto é de fato preferência do público ou mesmo somente dos editores que querem manter um mangá neste estilo na revista - O teor ecchi do mangá gigantesco, mas vamos ser sinceros, Young Jump é uma revista que tem toda a liberdade de mostrar peitos, vaginas e até cenas de sexo... Um ecchi na revista serve para dar, de certa forma, um "tesão" ao leitor, que fica esperando o nudismo, mas tudo que vê são calcinhas, peitos balançados e vários outros detalhes, para que de fato, os mangás que aparecem as mulheres nuas surjam efeito (Exemplo, se depois do Ecchi vim aquelas cenas da Kishimoto pelada em Gantz, você se sentirá no paraíso, hahaha). 

Liar Game fica em quinto lugar, o mangá esta a quase 10 anos na revista e tem todo o apoio dos editores, para ser cancelado deve ter uma queda de popularidade assustadora. A primeira surpresa desta edição é Cyclops Shoujo Saipuuuu que ficou em sexto lugar, o mangá deu um UP gigantesco no TOC - Esta subida foi um modo dos editores dizerem que ainda apoia muito o mangá em questão e que ele não deve estar correndo risco de cancelamento, mesmo com as posições relativamente fracas na últimas edições.

Em sétimo temos Himouto, nunca li nada deste gag mangá, mas pelas raws parece bem infantil - Deste modo, achei estranho um mangá como este conseguir ir tão bem no TOC por várias semanas seguidas, pode ser a necessidade dos leitores em ter na revista mangás de comédia curtas, para diversificar como faz a Jump Square ou pode ser mesmo que ele seja popular e um mangá bem engraçado. 


Mogusa-san, Color Page.

O oitavo lugar ficou para All You Need Is Kill, o mangá mais hypado no exterior da revista - Ao meu ver, injustamente, já que o mangá não é nada de fantástico e a Young Jump muitos outros mangás melhores. Mas parece que os editores concordam comigo e não se deixam levar pelo "Efeito Death Note", e dá posições que Need is Kill merece, entre a oitava e a décima posição na revista. De qualquer modo, All You Need is Kill esta preste a acabar, provavelmente será encerrado em Junho.


Kenkoki fica em nono, o mangá é um novato, tem menos de 1 mês na revista e vamos ser sinceros, as suas posições não são das melhores, isso demonstra que os editores não colocam muita fé no mangá - Em breve começará a ser ranqueado e veremos se a opinião dos leitores será igual ao dos editores. Lembrando que se os editores quiserem salvar um mangá, eles salvarão, já que o TOC não é feito pela votação do público e sim pela ordem que os malditos editores quiserem e acharem melhor... Mesmo que normalmente eles levam em consideração a popularidade do mangá para assim ranquea-lo. 

Em décimo temos Gokukoku, ao meu ver este sim é um ecchi de alta qualidade e que de fato te deixa "animado", diferente de Youkai Shoujo que para mim soa mais bizarro do que instigante. De qualquer modo o mangá conseguiu boas posições e tem o apoio dos EDITS. Logo após temos Gunjou Seiki, este já é um mangá que é a cara da Young Jump, sangrento e traz grandes reflexões sociais sobre a juventude. Super merecida esta posição. Depois temos Boku Girl, sem muitos comentários, mas o mangá me agrada.

Em décimo terceiro fica Barcelona no Taiyon, sinceramente achei o traço do mangá muito, mas muito infantilizado e não acredito que ele seja popular com o público jovem da revista - Mas, levando em conta que a copa do mundo esta próxima, talvez os editores estejam ignorando a baixa popularidade do mangá e decidam manter ele até o final de Julho, para ver se de fato ganha um UP ou não. Deixo claro que isso é uma teoria minha, o mangá pode tranquilamente ter agradado não só os editores, mas também os leitores.

O veterano Usogui fica em décimo quarto... Posição relativamente ruim, mas nada demais - A verdade é que Usogui é um daqueles mangás que os editores simplesmente tem profundo respeito e não irá cancelar, na verdade eles jogam de proposito o mangá lá em baixo, pois sabem que tem um público fiel e mesmo estando no fundo, continuarão a lê-lo. 

 Yokohama-San fica na décima quinta posição, fora do bottom, mas teoricamente é o segundo com maior possibilidade de cancelamento - O mangá foi lançado em Fevereiro deste ano, não conquistou muito o público japonês e parece que também os editores não gostaram muito do rumo que o mangá esta tomando. Então, mesmo fora do bottom, ele tem tudo para ser cancelado em breve. 

Abrindo o bottom temos 81 Diver, outro mangá veterano, lançado em 2006 que mesmo estando no bottom tem poucas chances de ser cancelado - Mas também tenho que assumir que tem chances sim do mangá ser cancelado, não é algo impossível... Mas seria muito estranho a Young Jump sem 81 Diver e seus peitões super mega assustadoramente gigantescos, hahahah. 


Em décimo sétimo temos Nejimaki Kagyuu, olha a situação deste mangá é muito estranha - Ele não é tão popular quanto a revista esperava e queria que ele fosse, mas de qualquer modo ele tem um bom público, o bastante para dar motivo para ser renovado, rodada após rodada. podemos dizer que Nejimaki Kagyuu é o World Trigger da Young Jump. Desta vez a situação esta mais feia para o mangá, pois a maioria dos novatos estão fazendo sucesso, podendo assim um veterano rodar.

A última posição "válida" ficou com Kokuriyo Monogatari, então, os editores fizeram de tudo para que o mangá conseguisse se tornar um sucesso, viram um potencial nele, APOSTARAM neste potencial, mas não foi traduzido em nada... O mangá não conseguiu conquistar o público como eles esperavam e parece que chegou o momento que os editores desistiram de ajudar Kokuriyo - Fico triste por isso, mesmo não lendo o mangá, as suas raws me agradavam bastante e eu me simpatizava por ele. É o favorito para o cancelamento, infelizmente.

As duas últimas posições podemos considerar inválidas: Destroy and Revolution é um mangá mensal, se não me engano... Então é um sistema totalmente diferente - Normalmente os editores tendem a colocar os mangás mensais no final da revista, pois os consideram "especiais". Se serão cancelados ou renovados, não dá para julgar pela posição no TOC, somente pelas vendas dos volumes individuais ou noticias vazadas sobre as opiniões dos editores sobre o mangá. E a última posição ficou com Innocent que sempre deixam para fechar a revista (É assim desde o seu lançamento, os editores amam o autor de Innocent e qualquer mangá dele, até se não tiver 1 leitor, se manterá na revista, haha). 


One-Shot Skip! Yamada-Kun

Informação Extra:

A informação extra desta semana é referente ao One-Shot de Ohba, roteirista de Death Note que foi lançado nesta Issue (Sim, é este mangá aí em cima). Dei uma olhada nos raws, e o one-shot me agradou, mas ainda estou esperando lançar a tradução em inglês para formar opinião sobre o mangá.

De qualquer modo, faço parte do grupo que NÃO quer ver Obata e Ohba juntos por enquanto, acho que a dupla deve tentar mais alguns projetos sozinhos, para assim voltarem unidos para um novo mangá na Shounen Jump lá para 2017 ou 2018. Se este one-shot for serializado na Young Jump ficarei muito feliz e com certeza acompanharei o mangá.

PS: Assim que sair a versão em inglês prometo fazer a análise do One-Shot. Sobre a matéria de despedida de Tokyo Wonder Boys, ela não existirá, pois praticamente as minhas primeiras impressões sobre o mangá já disseram tudo que tinha para dizer sobre os erros e motivos de cancelamento de TWB. Já o sobre o novo mangá da Jump Square U&I, esta semana deve chegar minha Jump Square e lerei o mangá, assim poderei fazer minhas primeiras impressões sobre ele (Mesmo que talvez, eu ainda espere a versão traduzida em inglês, pois meu japonês é péssimo, comparado a de uma criança de 5 anos e não devo interpretar muitas coisas erradas).

Caso você queira saber mais sobre a Young Jump aqui esta uma matéria minha voltada só para explicar como funciona e os principais mangás da revista: Reflexões Semanais Young Jump.

Pretendo voltar ainda esse mês com as Reflexões semanais, já que muitos vem pedindo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'