quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #41 (Ano 2014).


Shhhhhhhhhhhhhhh

Aquele momento que você olha essa capa, olha o TOC da revista, a posição de World Trigger e percebe que tudo esta conectado - TUDO - Mas falando sério tivemos uma TOC relativamente com incomum, com algumas posições bizarras e outras bem no habitual. Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

TOC da Weekly Shonen Jump #41

Juudouzu (CoverLead CP & New Series)
01 - Ansatsu Kyoshitsu
02 - One Piece
Hinomaru Zumou (Color Page)
03 - Toriko
04 - Haikyuu!!
05 - World Trigger
06 - Shokugeki no Souma
07 - Nisekoi
Boku no Hero Academia (Color Page)
08 - PSI Kusuo Saiki
09 - Naruto
10 - Isobe Isobee Monogatari
11 - Gintama
Kochikame
Yoakemono (Pré-Rank)

12 - Bleach 

Shounen Nandendeyanen (One Shot)
13 - Mitsukubi Condor (Primeiro Rank)
14 - Illegal Rare (End)
Ausente: Hunter x Hunter 

Shonen Jump #42:
Cover & Lead CP: Hi-Fi Cluster (New Series)
Color Page: Juudouzu, Hinomaru Zumou e Isobe Isobee Monogatari (18 Páginas)

Meu deus que capa BIZARRA. Eu teria medo de entrar na banca de revistas se visse na vetrine uma magazine com esta capa. Esta capa já demonstra que o mangá apostará em várias cenas bem, mas bem bizarras, o que pode dar em merda quanto pode ser um novo sucesso, não podendo esquecer que tanto Ansatsu Kyoushitsu quanto Gintama tem as suas "bizarrices".

Juudouzu, talvez das três séries é a que a Shonen Jump esta apostando mais alto - Por vim de um autor que já teve um mangá lançado na revista, e pelo motivo desta mesma série ter feito sucesso na Jump Live - Mesmo assim, ter feito sucesso em uma revista online de baixo porte, não significa que o mangá será um sucesso na Shonen Jump, principalmente por causa da alta concorrencia, o que ele não havia na Live. Juudouzu é uma incógnita.  Quer saber mais sobre as 3 novas séries, já fizemos uma matéria sobre elas, para lê-la, clique aqui.

Nesta edição também tivemos página colorida para Hinomaru Zumou que parece que vai ganhar outra página colorida na edição número 42, é normal quando o mangá é um grande sucesso ganhar como forma de "apoio" uma sequência de páginas coloridas, por exemplo a de Shokugeki no Souma foram 3 páginas coloridas consecutivas. Outro mangá que ganhou página colorida foi Boku no Hero Academia.

Yoakemono ainda não foi ranqueado, será na próxima edição - Tudo indica que irá ter um desempenho parecido com o de Mitsukubi Condor - Levando em conta a opinião do 2ch, percebemos que inicialmente o mangá foi bem recebido, mas atualmente se encontra em uma situação pior que Mitsukubi Condor, levando a crer que ele terá uma grande queda de qualidade ao longo dos capítulos (E Condor uma melhora), diminuindo as chances de Yoakemono ter uma recuperação no futuro. Hunter x Hunter continua em pausa, agora sem data para voltar.

Indo ao TOC, o primeiro lugar ficou com Ansatsu Kyoushitsu, sem grandes surpresas - Atualmente Hinomaru Zumou é trato com muito hate pelos gringos, e até mesmo por alguns brasileiros, o que me lembra o jeito que eles tratavam Ansatsu Kyoushitsu... Inclusive não aceitando o fato do mangá ser um grande sucesso, alguns até diziam que seria "passageiro" a febre que Assassination Classroom estava causando.

No final, quebraram a cara, Ansatsu Kyoushitsu já é um diamante labidado, um sucesso consagrado... Até se o anime não fizer sucesso algum, o que achou bem dificil, continuará sendo um dos maiores mangás da Weekly Shonen Jump atual... E sinceramente, isto logicamente tem um pouco de achismo, acredito que Hinomaru Zumou também manterá o seu sucesso!



Hinomaru Zumou, Color Page.

Segundo lugar para One Piece, nada de surpreendente, o mangá está voltando ao seu habitual... Mas a primeira surpresa é Toriko em terceiro, mesmo ser ter a publicidade da Jump, Torikão vai recuperando seu espaço na revista, demonstrando que pode manter o público conquistando através da QUALIDADE... Fico feliz em ver que o mangá não está simplesmente "sobrevivendo" na revista, mas sim lutando como um titã contra a nova geração. Quem sabe, podemos ver em um futuro próximo até um segundo ou primeiro lugar do mangá.

Em quarto tivemos Haikyuu!! conquistando mais uma outra boa posição, com o fim de Kuroko podemos ver o mangá conquistando boa parte do votos feminino, além de parte dos votos masculinos, mas este efeito só iremos ver daqui a 7 edições, quando começar a ser ranqueado as edições sem Kuroko no Basket. 

Talvez, a maior surpresa desta edição foi o quinto lugar de World Trigger - Depois várias semanas oscilando entre Bottom e posições intermediárias, World Trigger finalmente volta ao TOP 5. Isto comprova que os leitores da Weekly Shonen Jump em grande parte continuam lendo World Trigger mesmo com suas péssimas posições.

Continuo preocupado com o futuro de World Trigger, faltam mais ou menos 1 mês para o lançamento do anime, e até agora não tivemos um trailer digno, só montagens das páginas dos mangá... A Shonen Jump deu pouquíssima páginas coloridas ao mangá... Praticamente vem ignorando o fato que WT vai ganhar um anime, este descaso que tanto o estúdio esta tendo (Em não fazer publicidade) quanto a própria Shonen Jump esta tendo vai me deixando bastante preocupado com o futuro do anime de World Trigger.


Boku no Hero Academia, Verdadeira Color Page.

Em sexto tivemos Shougeki no Souma que conquistou uma posição normal, com este TOP 5 concorrido será comum ver Souma algumas vezes fora dele, por mais que o mangá seja claramente um grande sucesso, não chega a ser um Ansatsu Kyoushitsu que tem condição de se manter sempre no TOP 5... De qualquer modo, levando em consideração a qualidade da saga atual, acredito que veremos Souma em breve conquistando um primeiro lugar.

Logo após tivemos Nisekoi que atualmente vem tendo uma melhora de posição, isso acontece porque o autor já vem fazendo algumas alterações na história, adicionando novos personagens, fazendo que ela avance, lentamente, mas avance. Por mais que não pareça por causa das posições que poderemos considerar "medíocres" que o mangá vem ganhando ultimamente, Nisekoi é um grande sucesso - Poucos harens conseguiram fazer tanto sucesso na Shonen Jump. A venda de merchandising do mangá é altissima, além do mangá conseguir vender sempre acima de 400 mil cópias, por exemplo mais que Gintama e Toriko. Oitavo lugar para PSI Kusuo Saiki, posição normal, sem grandes surpresas.

Na porta do Bottom tivemos NARUTO, esta foi a grandíssima surpresa desta edição - Após conquistar um ótimo primeiro lugar, o mangá simplesmente desabou, pegando uma das suas piores posições dos últimos tempo... Pelo que analisei (Sim, tirei um tempo gigantesco só para analisar a posição de Naruto) não é que este capítulo teve uma rejeição, simplesmente soou tão "inútil" e sem emoção que os japoneses o ignoraram, não votando. O que vem acontecendo constantemente em Naruto por causa desta guerra esta se arrastando por várias semanas e ter vários capítulo que não soam interessantes. De qualquer modo Naruto esta no final, e estas ruins posições (e bem raras posições) não irão influenciar em nada na reta final do mangá.


Designs dos personagens do Anime de Ansatsu Kyoushitsu, para as demais páginas (São em total 10 páginas de designs) clique aqui

Abrindo o Bottom temos Isobe Isobee Monogatari, o mangá há um bom tempo que não tem um grande pico de posições, mas isso não significa que esta em crise, pois continua sendo muito amado pelos japoneses - As suas chances de cancelados são baixas, mas não nulas, o apoio dos editores somado as posições relativamente boas, salvam o mangá.

Em décimo primeiro temos Gintama, em décimo segundo temos Bleach, nenhuma surpresas nessas posições, já se tornou o natural desses mangás se acontentar com essas páginas posições, aliás, acredito que os autores já estão comemorando o fato de não ficar em último lugar. Fico triste pelo desempenho que os dois estão tendo, mas como já explicado na análise da TOC passada, é a consequência dos novatos que roubaram os votos tanto de Gintama quanto de Bleach.

Em décimo terceiro tivemos Mitsukubi Condor que teve seu primeiro rank, e foi péssimo - Era esperado esse péssimo desempenho, já que tivemos criticas pesadas ao mangá, uma delas chegava a dizer que parecia que estava lendo um mangá que faltava páginas, de tão incompleto e sem sentido que o primeiro capítulo foi. Com este péssimo rendimento, tudo indica que o mangá terá um triste fim...

Em último tivemos Illegal Rare, do mesmo criador de Nurarihyon no Mago, não foi desta vez que ele emplacou um novo sucesso, assim o mangá sendo cancelado com menos de quarenta capítulos... Illegal Rare foi um mangá que prometeu ser maduro, sangrento e dark, porém pecou pelo desenvolvimento lento e em muito tempo superficial. Outro erro de Illegal Rare foi ter lançado o mangá sem nem ao menos ter feito um One Shot, demonstrando que os editores estavam tão confiantes na obra que acreditaram que já era um sucesso absoluto.

O autor é super talentoso e deve voltar para a Shonen Jump em um futuro próximo, espero que ele tenha aprendido com os seus erros, e na próxima vez faça um mangá com um desenvolvimento mais coeso e veloz, para que assim consiga fazer um novo mangá de sucesso. Adeus, Illegal Rare!

Aviso de Hunter x Hunter voltando a Hiatos até quando a coluna de Togashi melhorar.


2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição.

Edição 39, Cover Kuroko no Basket

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Votos

#01 - Hinomaru Zumou (209) 3.54 Rei Soberano da 2ch
#02 - Boku no Hero Academia (197) 3.34
#03 - PSI Kusuo Saiki (188) 3.19
#04 - Rokkotsu-San (184) 3.12 One Shot da Golden Cup
#05 - Shokugeki no Souma (175) 2.97) Comidas deliciosas, melhor que Ana Maria Braga
#06 - World Trigger (166) 2.81
#07 - Isobe Isobee Monogatari (136) 2.31 Isobe >>>>>> Vagabond
#08 - Ansatsu Kyousthisu (134) 2.27
#09 - Bleach (130) 2.20)
#10 - Gintama (126) 2.14
#11 - Haikyuu!! (125) 2.12
#12 - Mitsukubi Condor (123) 2.08 Esta melhorando, :O
#13 - Kochikame (114) 1.93
#14 - One Piece (110) 1.86
#15 - Yoakemono (107) 1.81
#16 - Kuroko no Basket (106) 1.80
#17 - Naruto (104) 1.76
#18 - Illegal Rare (91) 1.54
#19 - Toriko (77) 1.31
#20 - Kasahara-San (67) 1.14 One Shot substituto de Hunter x Hunter.
#21 - Nisekoi (65) 1.10

Tivemos mais um ranking da 2ch, dessa vez devo assumir que fiquei surpreso com um detalhe pequeno, Hinomaru Zumou pegou uma pontuação bem menor que o habitual, levando a crer que este capítulo não é tão espetacular quanto os outros, mas nada para se preocupar. Outra surpresa foi a boa aceitação do One Shot Rokkotsu-San, grande candidato a serialização junto com Devily-San.

Gintama e Bleach vem conquistando boas posições à um bom tempo, finalmente saindo as últimas posições... Estou curioso para ver como vai ser o ranking destes capítulos na TOC, será que esses mangás finalmente irão sair do bottom 5?

E por último tenho que comentar a melhora de Mitsukubi Condor, aos poucos que ele esta conquistando melhores posições na Shonen Jump, isso é uma ótima notícia ao simpatizantes ao mangá, pode ser que também no TOC ele tenha uma boa melhora.


Sorteio da WEEKLY SHONEN JUMP.


Isso mesmo, finalmente chegou a tão esperada edição 38-39 da Weekly Shonen Jump - Ela foi comprada na Mangaoh, uma loja japonesa de mangás, e chegou em menos de 1 semana... Um serviço de entrega excelente. Mas então, como irá acontecer o sorteio?

É bem simples, foi criada uma página de Facebook no Analyse It, onde iremos postar notícias, curiosidades, e várias outras coisas sobre o mundo das magazines de comics japonesas (Por isso o mundo dos mangás)... Para participar do sorteio desta incrível edição da Weekly Shonen Jump, que também vem junto com adesivos de TODOS os mangás da revista é simples:

Vocês devem Curtir a página de Facebook do Analyse It, o sorteio vai acontecer entre os membros que curtiram a página do Facebook... Simples e fácil - Não vai precisar compartilhar nenhum post ou mesmo curtir algum post, você só precisará curtir a pagína do Facebook, e já estará concorrendo a Weekly Shonen Jump número 38-39. Boa sorte!

Página Facebook do Analyse It

Para encerrar, fiquem com a nova imagem do anime de World Trigger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'