quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Análise: TOC Monthly Ultra Jump #02/Fevereiro (Ano 2015).


A escolha é sua!

Estamos aqui, com mais um mês de análise da Ultra Jump. Em uma edição com uma capa fantástico de JoJolion, o TOC vai confirmando o que já tinhamos imaginado: Os novatos estão, simplesmente, dominando a revista. Poucas vezes na história, vimos a Ultra Jump com tantos acertos em relação aos novatos, isto só prova como os editores estão acertando no novo rumo da revista:

Ultra Jump 02 (19/01):
Jojolion (Capa & Página Colorida de Abertura)

01 - No Guns Life
02 - Q
03 - Kaijin Youchien - Monster's Kindergarden
04 - Terra Formars Gaiden - Rain Hard
05 - Momoiro Armet
06 - Choukakou
07 - Pro Wrestling Kyousoukyoku
08 - Biorg Trinity
Koi wa Hikari (Página Colorida)
Eiyuu Kyoushitsu - Prologue (Promo Chapter)

09 - Dasei 67 Percent
10 - Gingitsune
11 - Peace Maker
12 - Selector Infected WIXOSS - Peeping Analyze
13 - Jumbor
14 - Ad Astra - Scipio to Hannibal
15 - Hayate x Blade 2
16 - Minikui Kaeru no Musume (FIM)
17 - Heaven's Prison
18 - Kuroda-san to Katagiri-san
Dogs - Bullets & Carnage (Ausente)
Bastard!! (Hiatus)
Grandeek Reel (Hiatus)


#03:
Capa: Biorg Trinity
Página Colorida: Dogs - Bullets & Carnage, No Guns Life, Eiyuu Kyoushitsu(Nova Série)

FIM: Terra Formars Gaiden - Rain Hard
Ausente: Kaijin Youchien - Monster's Kindergarden

Começando com os mangás não ranqueados, por duas edições seguidas, Jojolion ganhou o direito a capa da revista. É um fato consumado que o mangá é o que "carrega" a Ultra Jump nas costas desde 2004, quando foi transferido para a revista. Deste modo, é mais do que certo este apoio que a revista dá ao mangá. Nesta mesma edições também teve uma chaveiro relacionado ao mangá como "brinde".

Quem ganhou página colorida foi Koi wa Hikari e somente. Infelizmente, a Ultra Jump tende a não dar muitas páginas coloridas, mesmo sendo mensal, ao meu ver um grande erro. E por fim, dos mangás não ranqueados, tivemos Eiyuu Kyoushitsu, uma nova série que teve um mini-capítulo para criar "hype" em relação a série, veremos se dará certo.

Chegando ao TOC, o primeiro lugar ficou novamente com No Guns Life, o fato da Ultra Jump esta ranqueado tão bem o mangá, me faz acreditar que o sucesso da obra seja gigantesco para o padrão da revista - Próxima semana No Guns Life ganhará um bônus que é uma página colorida e ao meu ver, até Agosto ganha ao menos, uma capa - Mas devemos ter cuidado, como o mangá é uma série mensal, é muito fácil pequenos erros dos autores fazerem ela cair enormemente de popularidade, por isso, por enquanto parece ser um sucesso, mas devemos ver se irá manter esse status.

Em segundo lugar tivemos "Q", outro novato que vem conquistando o coração dos leitores da Ultra Jump. Enquanto No Guns Life aposta em um público mais maduro, "Q" já consegue pegar um público mais geral, assim jovens e ao mesmo tempo adultos. Ao meu ver, a série entre todos os novatos dos últimos meses é a que tem mais possibilidade de explodir após um bom anime. A Ultra Jump não tem um histórico de boas adaptações, normalmente seus mangás nem adaptados são, mas não entregar "Q" a um estúdio, seria uma grande perda de dinheiro, o potencial da obra é gigantesco.

Em terceiro lugar temos mais um outro novato, provando que a revista esta dominada pela "nova carne". Desta vez, Monster's Kindergarden, que não tem chamado muita atenção do ocidente, mas vem pegando, semana após semana, ótimas posições da Ultra Jump. O mangá foi lançado inicialmente como uma mini-série, mas parece que a duração do mangá já foi prorrogada pelo tamanho sucesso da obra dentro da revista. Com certeza, Monster's Kindergarden esta na minha lista de mangás para se traduzir.

Quarto lugar para o Spin-Off de Terra Formars, como foi criado somente para fazer publicidade do Anime e estimular os leitores da Young Jump comprarem a Ultra Jump, agora que a poeira baixou em relação a Terra Formars, não estando mais tanto destaque, o Spin-Off é encerrado, próxima edição será o último capítulo. Em quinto temos Momoiro Armet que conquista outra boa posição, isto é de fato surpreendente, será o mangá após um início ruim, finalmente convenceu o público? Ou é somente uma ação dos editores em tentar fazer essa grande aposta um sucesso (Não se esqueçam que Momoiro Armet estreou com capa, significa, tem grande apoio dos editores). Se próxima edição se manter no topo, podemos chegar a conclusão que de fato, é o mangá que ficou mais popular.

Choukakou, o mangá do autor Chinês, que é ambientado na época do grandioso império Chinês, conquista outra boa posição, neste caso, acredito que seja mais porque o mangá esta em uma ótima fase, assim a Ultra Jump quer dar mais destaque a obra, que antigamente, era uma das escolhidas para fechar a revista, juntamente com Heaven's Prison. Assim que esta fase se "acalmar", o mangá deve voltar as suas posições de tradição, também há uma possibilidade que a obra esta chegando ao seu climax, por isso os editores estão dando um destaque, é possível, mesmo que eu não acredite nesta possibilidade.

Em sétimo temos Pro Wrestling Rhapsody, o slice of life do autor Francês. Este é um outro novato que vem tendo um bom rendimento, por ser uma obra bem "louca" e cheia de metáforas, algumas que somente os ocidentais conseguem entender (Não podemos esquecer o autor é francês), o mangá tem dificuldades em conquistar um grande grupo de fãs, mas mesmo com tantos problemas, esta conseguindo ter um ótimo rendimento e como o nome do autor é muito respeitado na área, acredito que continuaremos a ver Pro Wrestling Rhapsody por muito tempo.

Oitavo lugar para Biorg Trinity, ás vezes acho que a Ultra Jump exagera na publicidade da obra, que próxima semana ganhará mais uma capa - Mangás como Peace Maker, Ad Astra e Jumbor tem capacidade de atrair o público (Este é o objetivo de uma capa, atrair leitores), já que são bem conhecidos pelos japoneses, mas a Ultra Jump ignora essas obras e fica dando várias capas para Biorg Trinity, que de qualquer jeito, os editores querem que seja um grande sucesso. Eles devem entender que as vendas de Biorg já se estabilizou, a situação só pode melhorar caso tenha um Anime, por isso, ao invés de darem a tona várias capas, deviam estar negociando uma boa adaptação em Anime. Falando nisso, mês passado eu estava na Banca de Revistas focadas em Mangás da minha cidade, e encontrei como "Novidade" o primeiro volume de Biorg Trinity... Legal o fato de já estarem vendendo o mangá na Europa, mas ainda é necessário leva-lo a televisão, para que Biorg Trinity se torne um sucesso (Ou não).

Dasei 67 Percent ficou nono, o mangá que é um outro novato, teve um começo bombastico, mas já se "tranquilizou", como é um ecchi que não tem mais de 10 páginas por capítulo, sua posição esta mais do que boa. Pulando para a décima segunda posição, temos WIXOSS que mesmo com o anime já tendo terminado, continua na revista, demonstrando que não foi serializado somente com o objetivo de publicidade da obra mãe, mas tenho que declarar que esta posição no meio da tabela, prova que o fim do anime esta prejudicando um pouco a popularidade da obra, vejamos se ela conseguirá se estabelecer na revista ou aos poucos vai caindo no esquecimento até ser cancelado.

Décimo terceiro lugar para Jumbor, como foi comentando por um dos nossos membros na matéria passada, Hiroyuki Takei tem como o objetivo terminar todas as suas séries este ano (Isto inclui, Shaman King Zero e Ultimo), vamos ver se o de fato, o autor irá terminar Jumbor, ao meu ver, seria uma decisão correta. Como já declarei anteriormente, a revista da Ultra Jump esta ficando cada vez mais madura, não combinando muito com Jumbor, que ao meu ver, funcionaria bem melhor em uma Jump Square. De qualquer modo, mesmo com esta "incompatibilidade", o mangá tem um nome de prestígio e acrescenta muito ao set de mangás da revista, espero que antes que seja encerrado, os editores deem ao menos, uma capa ao mangá.

Ad Astra conquista o décimo quarto lugar, é uma posição bem perigosa por parte do mangá, de fato, ele é bem conhecida no Japão e tem apoio dos editores, mas com o sucesso dos novatos, algum antigo irá ser cancelado. Espero que essas posições baixas que vem conquistando Ad Astra sejam temporárias, é uma escolha dos editores em dar mais destaque aos novatos, mas futuramente voltarão a dar destaque a obra... Espero que seja isso, mas tenho medo que seja um alerta que a série não esta indo mais tão bem e os editores tenham planos de cancela-la.

Quem terminou nesta edição foi Minikui Kaeru no Musume que chega ao seu fim natural, nada de cancelamento. A obra conseguiu, misturando um humor com elementos infantis, agradar o público adulto, foi um resultado fantástico e mesmo que em nenhum momento se tornou um grande sucesso para a revista, teve uma trajetória respeitável. Espero ver o autor de voltar a Ultra Jump, em breve, pois é muito talentoso e criativo. Nas últimas duas posições, temos os mangás que já por costume fecham a revista.

Na próxima edição teremos a estréia de uma nova série, por motivos de "corte de custos" não pude comprar essas duas edições da Ultra Jump, mas voltarei a comprar mensalmente a partir da edição #03, por isso, acredito que poderei dizer a vocês, sem nenhum problema, como é esta nova série que esta para estrear. É isso aí, até amanhã com o TOC da Shonen Jump, deixarei na área dos comentários a foto do volume 01 de Biorg Trinity que comprei nas bancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'