quinta-feira, 4 de junho de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #28 (Ano 2015).


Os dez.

Após quase 10 meses sem ganhar página colorida, Toriko foi presenteado com uma capa pelo seu sétimo aniversário... Mas parece que a Jump exagerou no sentido de dar página colorida para outros mangás, foram tantos mangás recebendo essa regalia nessa edição que tivemos um TOC com somente 10 mangás válidos... Sim, ou você estava no bottom ou no topo. Sem mais delongas, vamos ao TOC:

Weekly Shonen Jump #28 (08/06):
Toriko (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - One Piece
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
03 - Boku no Hero Academia
Sesuji wo Pin! (Capítulo 05)
Black Clover (Página Colorida)
Devily-man (Capítulo 03)
Naruto Gaiden (Capítulo 06)
Warai no Kamigami (Página Colorida, One Shot de Mitsutoshi Shimabukuro)
04 - Haikyuu!!
Lady Justice (Capítulo 04)
Nisekoi (Página Colorida)
05 - Hinomaru Zumou
06 - PSI Kusuo Saiki
Ousengai no Medusa (Capítulo Especial vindo da Jump Plus)
07 - Gintama
Kochikame
08 - Kagamigami
09 - Bleach
10 - Ultra Battle Satellite
Isobe Isobee Monogatari
World Trigger (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Issue #29:
Capa, Página Colorida de Abertura e Grande Anúncio: PSI Kusuo Saiki
Página Colorida: Naruto Gaiden, Ansatsu Kyoushitsu, Tengu Police (One Shot, 45 páginas).
Ausentes: Hunter x Hunter & One Piece

Toriko, Página Colorida de Abertura

Começando pelos mangás não ranqueado, quem ganhou capa nessa edição foi Toriko, em comemoração ao seu sétimo aniversário, um grande feito. A verdade é que muitos poucos mangás conseguem chegar fortes ao seu sétimo ano de vida, Toriko logicamente teve uma queda de popularidade ao longo dos anos, mas continua firme e forte na revista, mostrando que talvez a idade está pesando, mas não tanto quanto muitos imaginariam que iria pesar.

Outros mangás que não foram ranqueados foram Shokugeki no Souma, Black Clover e Nisekoi que ganharam página colorida em publicidade aos volumes que será lançado hoje mesmo (Quinta-Feira). A maioria está curioso mesmo em saber o boost que Shokugeki no Souma ganhará e quanto o primeiro volume de Black Clover irá vender. Eu torço que os dois consigam vender muito, são dois mangás que merecem fazer sucesso. O One Shot do autor de Toriko, Warai no Kagamigami também ganhou página colorida, parece ser uma comédia bem engraçada.

Falando dos novatos, Devily-Man recebeu um bom ranking como esperado para o terceiro capítulo. Já Lady Justice teve uma colocação mediana, melhor que semana passada onde de maneira muito incomum foi colocado no fundo da revista - Por fim temos Sesuji wo Pin! que já chegou ao quinto capítulo e semana após semana continua sendo muito bem ranqueado pelos editores (E também muito bem votado pelo público da 2ch), isso pode significar um sucesso. Veremos na edição #31 se o mangá vingará mesmo ou não.

Outro dois mangás que não foram ranqueados são Kochikame e Isobe Isobee Monogatari que nunca são ranqueados, Kochikame é uma obra veterana que está na revista desde a década de 70, assim os editores preferem manter o mangá a salvo, na verdade ele é votado sim pelo público, mas sabemos que não corre risco nenhum de cancelamento, assim suas posições são consideradas "nulas". Isobe Isobee Monogatari também é votado pelo público, mas os editores decidiram coloca-lo no fundo da revista, sendo a obra que sempre fecha a Weekly Shonen Jump. Tem vários outros mangás que tem a mesma função nas outras Jumps, por exemplo na Jump Square atualmente a comédia Iiyone! está sempre fechando a revista.

Shokugeki no Souma, Página Colorida.

Os dois primeiros lugares no TOC ficarem com os mangás de sempre, Ansatsu Kyoushitsu e One Piece respectivamente. Os dois grandes pilares da revista, juntamente com Haikyuu!! que ficou em quarto lugar nessa semana. Falando mais de One Piece, o mangá continua vendendo 3 milhões de unidades por volume, o que é um número incrível e por mais que não tenha ficado em primeiro lugar na venda do primeiro semestre (Por ter lançamento de somente dois volumes, como aconteceu ano passado também), tudo indica que venderá em média 15 milhões de unidades neste ano inteiro e continuará no primeiro lugar de mangá mais vendido no Japão, parece que será bem difícil tirar o reinado de One Piece.

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, o mangá na edição #32 completará 1 ano de vida e deixará de ser considerado um novato na revista, assim já sendo considerado um mangá "jovem" (Adulto somente com 3 anos de vida). A partir da edição #32 podemos começar a comparar as vendas de Hero com os demais mangás da revista - Falando em comparação, o volume 04 de Hero vai ser lançado hoje e se tudo der certo já deve conseguir superar Gintama nas vendas, assim podendo vender nos primeiros 3 dias mais ou menos 250 mil cópias, um número altíssimo para um mangá com apenas 4 volumes. O mangá não recebeu nessa edição página colorida de publicidade, pois já havia recebido nas duas edições anteriores.

Em quarto lugar tivemos Haikyuu!! que está se preparando para a chegada da sua segunda temporada do anime, raramente segundas temporadas dão um grande boost em vendas, mas pelo menos ajudará o mangá a se manter nos holofotes, assim fazendo que Haikyuu!! continue vendendo bem e de forma estável nos próximos 6 meses. Mas logicamente, o autor também deve entregar jogos emocionantes aos leitores, fazendo eles terem vontade de comprar o volume, não adianta ter uma grande publicidade, caso os capítulos atuais estejam ruim - Por enquanto, Haikyuu!! continua entregando capítulos fantásticos.

Em quinto lugar tivemos Hinomaru Zumou, muitos acreditavam que o mangá receberia capa de aniversário nessa ou na próxima edição, o que não aconteceu, mas não se desesperem, o simples fato dos editores não terem dado uma página colorida para Zumou, significa que estão já preparando a edição ideal para dar a capa e página colorida de abertura para a série. Talvez demore um pouco como aconteceu com World Trigger, pois existe muitos mangás na fila pela capa de aniversário (Ansatsu Kyoushitsu e Boku no Hero Academia são um deles), mas acredito que em breve Zumou irá ter sua tão esperada capa e assim também a minha análise especial com termos de sumô. Não digo que essa semana o mangá teve uma boa posição, pois o TOC foi vazio, eu praticamente não estou considerando a posição de quase nenhuma obra.

Black Clover, Página Colorida.

Em sexto temos PSI Kusuo Saiki que terá um anúncio muito importante na próxima semana, isso indica que o mangá provavelmente receberá um anime - Como eu já havia dito nas análises anteriores, PSI Kusuo Saiki tinha tudo para receber no seu terceiro aniversário o tão esperado anime, agora parece que ele está mais perto do que nunca em recebe-lo. Mas se de fato PSI ganhar um anime, não esperem que venda igual Haikyuu!! ou Ansatsu Kyoushitsu, é bem provável que se torne um novo Sket Dance, assim vendendo facilmente 200 mil cópias por volume, que sinceramente é um número altíssimo para um gag tradicional. 

Em sétimo lugar temos Gintama, após várias semanas ficando na parte inicial da revista, o mangá começa a voltar a sua tão odiada parte anterior da Jump. Vemos também na 2ch que os capítulos de Gintama estão voltando a serem dropados, como o esperado caso o mangá esfriasse novamente. A maioria dos leitores de Gintama não são tão fiéis, tendem a largar a obra assim que os capítulos esfriam e só voltando a ler quando o mangá volta a pegar fogo (Fazendo uma maratona dos últimos capítulos). O próximo volume será lançado hoje mesmo e a obra está lutando pau a pau para ver quem vende mais contra Boku no Hero Academia, vamos ver se Gintama consegue se manter acima do queridinho da Jump.

Chegando nos últimos três colocados, temos em oitavo lugar Kagamigami que conquistou mais uma péssima posição, mesmo com o TOC vazio, posso sim dizer dessa vez que Kagamigami teve uma posição bem ruim, por ter ficado abaixo de Kochikame, considerado a linha da pobreza no TOC - Ainda não é certo que Kagamigami dançará na próxima leva, isso dependerá muito se os editores irão querer cancelar alguma série precocemente, o que pode ser bem provável já que parece que Lady Justice não vem sendo muito bem recepcionada, mas caso os editores prefiram manter vivos todas a novas séries, Kagamigami pode sim ser cancelado. Acho que as vendas do volume de hoje irão definir o futuro da nova série de Iwashiro, criador de Psyren.

Nisekoi, Página Colorida.

Nos últimos dois lugares ficaram Bleach e Ultra Battle Satellite respectivamente, é engraçado a relação desta duas obras, já que ficam trocando de posição entre eles toda a semana, provavelmente na próxima edição é Bleach que ficará em último e UBS na penúltima, assim em diante até UBS ser cancelado. Sim, já coloco como certo o cancelamento de UBS, as vendas dos volumes não devem ser tão boas ao ponto de salvar a obra, mas quem sabe seja boa o bastante para ele ser transferido para uma Jump Plus (Jump NEXT é um pouco irreal). Acho que vende 15 mil unidades nesse primeiro o volume já pode ser o bastante para os editores cogitarem um transferimento para a Jump Plus... O que significaria um cancelamento da line-up da Jump, mas não um cancelamento do mangá em si. 

Para aumentar um pouco o tamanho dessa análise, já que só tivemos 10 mangás ranqueado nessa edição, comentarei um pouco sobre a ausência de World Trigger e Hunter x Hunter. World Trigger por causa do motivo da saúde do autor continuará tendo uma publicação bem irregular na revista, isso fará que os editores ranqueiem o mangá sempre entre os últimos colocados, não significa que os rankings da obra não serão mais válidos para a nossa análise, continuarão sendo, mas saberemos que parte do motivo de estar entre os últimos é por causa da irregularidade de publicação. O mesmo que acontecia com Hunter x Hunter, que por causa da sua irregularidade de publicação os editores preferiam colocar nos últimos colocados - Aliás, ainda não se tem nenhuma previsão para a volta da obra de Togashi.
2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC. O critério de desempate é justamente a segunda nota.

Edição 26, Capa de World Trigger
Color Page: Devily-Man e Boku no Hero Academia
Ausentes: Hunter x Hunter (c350)

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) - Média Sem Não-Leitores

#01 - Hinomaru Zumou (3.74) 3.74 
#02 - Sesuji wo Pin! (3.30) 3.45 
#03 - Boku no Hero Academia (3.17) 3.48 
#04 - PSI Kusuo Saiki (3.13) 3.60 
#05 - Ultra Battle Satellite (2.96) 3.09 
#06 - Ansatsu Kyoushitsu (2.74) 2.86
#07 - World Trigger (2.70) 3.44
#08 - Isobe Isobee Monogatari (2.65) 3.21
#09 - Naruto Gaiden (2.65) 2.77
#10 - Black Clover (2.39) 2.62
#11 - Haikyuu!! (2.35) 3.60
#12 - Devily-man (2.22) 2.43
#13 - Kagamigami (1.83) 2.33
#14 - Shokugeki no Souma (1.78) 2.05
#15 - Gintama (1.74) 2.22
#16 - Kochikame  (1.70) 2.17
#17 - One Piece (1.61) 1.76
#18 - Lady Justice (1.22) 1.47
#19 - Nisekoi (1.04) 1.60
#20 - Bleach (0.96) 1.16
#21 - Toriko (0.87) 1.25

Em primeiro lugar nessa edição ficou Hinomaru Zumou, derrubando assim Sesuji wo Pin! que tinha ganho na semana passada - Sesuji wo Pin! ainda tem que tomar muito café para conseguir disputar a preferência da 2ch, mas o simples fato de já ter pego um primeiro lugar é uma ótima notícia. Em terceiro tivemos Boku no Hero Academia que após ser bem mal classificado na semana passada, deu uma boa recuperada nessa semana.

Já Ultra Battle Satellite parece que aos poucos também está perdendo o apoio da 2ch - Por mais que a média do mangá continue bastante alta, cada semana UBS vai tendo notas piores, mostrando uma certa decepção dos leitores, isso pode ter sido causado justamente pelo autor estar mudando a obra e adiantando várias lutas para assim conseguir agradar os leitores e fugir do cancelamento, mas pelo que estamos vendo, esse adiantamento da história só está fazendo a obra perder os fãs que já tem.

Por fim falando dos outros dois novatos, Devily-Man e Lady Justice parece que não caíram nas graças dos leitores da 2ch. Como eu havia já dito em análises passadas, é comum vermos obras que foram bem recebidas na 2ch não fazendo sucesso, pois o mangá faz um ranking baseado na QUALIDADE, assim um mangá pode até ser bom, mas não conquistar votos pelo fato dos leitores preferirem votar em outra obra. Já quando um novato é mal classificado na 2ch, SEMPRE foi mal recebido na Jump, pelo fato de que se o mangá é ruim, dificilmente receberá votos de alguém - As chances de Devily-Man e Lady Justice estão bem mais baixas, porém não é fim do mundo, quem sabe esses sejam o primeiro erro da 2ch.

Prévia da Edição #29 da Weekly Shonen Jump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'