quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #42 (Ano 2015).

 

De peão à rei. 

Finalmente está chegando uma nova leva, que deve conter ao todos dois mangás - Essas duas obras devem estrear como simples "peões", mas a Shonen Jump não é como uma monarquia, deste modo para alcançar cargos maiores, como um bispo, general de ouro, é necessário que você conquiste o público e se estabeleça na revista. Caso você seja de fato muito popular, você pode roubar a coroa do rei, que atualmente é One Piece. Calma, essa análise não será baseada no shogi, mas acreditem, mesmo assim tenho várias informações novas e interessantes da comentar... Vamos ao TOC;

TOC Weekly Shonen Jump #42 (14/09)
Mononofu (Capa, Página Colorida de Abertura, 54 páginas, Nova Série de Ikezawa Haruto)
01 - Ansatsu Kyoushitsu 
02 -  Haikyuu!!
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
03 - Boku no Hero Academia
04 - Gintama
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
05 - Black Clover
06 - PSI Kusuo Saiki
07 - World Trigger
Sesuji wo Pin! to (Página Colorida)
08 - Toriko
09 - Nisekoi
10 - Bleach
11 - Best Blue
Kochikame
12 - Kagamigami
13 - Devily-man (FIM)
Isobe Isobee Monogatari
One Piece (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Próxima Edição:
Capa e Página Colorida de Abertura: Samon-Kun wa Summoner (Nova série do mesmo criador da mini-série Monomono no Jijou).
Página Colorida: Mononofu, Haikyuu!! 
Mononofu (Nova Série), Página Colorida de Abertura.

Começando pelo mangá que recebeu a capa, Mononofu é a nova série do criador de Kurogane, mangá que durou cerca de 8 volumes - É interessante perceber que o autor está de volta com um mangá de esporte... Quem leu Kurogane e Hikaru no Go notou que tinha muita semelhança as duas séries, espero que Mononofu não seja tão parecido assim com "Go", pois o autor precisa criar em um sua série uma identidade própria... Logicamente tem muitas séries clichês que dão certo, mas caso tu crie uma identidade própria a sua série, ao seu trabalho, além de fazer-lo muito mais especial, aumenta suas chances de sucesso.

Nessa edição também tivemos página colorida para Shokugeki no Souma, Sesuji wo Pin! e Hinomaru Zumou - Gostaria de falar rapidamente sobre Zumou, o mangá vendeu novamente 21 mil cópias em 3 dias de vendas (Volume 06). Isso só comprova o que já venho dizendo que as vendas de Zumou estão simplesmente estagnadas - O que é muito preocupante, já que significa que ninguém está fazendo um minimo de publicidade boca a boca da série. A verdade é que Zumou está salvo por enquanto, mas de qualquer modo ainda está em cima de uma corda bamba, não se pode dar a liberdade de ter um arco ruim.

Por fim, na próxima edição teremos a estréia de Samon-Kun wa Summoner, será uma comédia demoníaca. Monomono no Jijou foi uma mini-série simpática, porém teve uma recepção mediana, caso essa nova série do autor tenha a mesma recepção que Monomono no Jijou (Que inclusive analisei o one shot da NEXT), provavelmente Samon-kun wa Summoner não irá sobreviver por muito tempo, então o autor deve estar pronto para entregar uma série fantástica, que faça o público cair na risada em cada capítulo... Se a série for da mesma qualidade que o one shot de Monomono no Jijou, poderá sobreviver. Se for na mesma qualidade que a mini-série, será cancelado.

Mononofu, Página Colorida.

Em primeiro lugar no TOC tivemos nosso querido Ansatsu Kyoushitsu, com a ausência de One Piece o caminho ficou em aberto para o mangá conquistar mais uma primeira colocação. Em segundo lugar tivemos Haikyuu!! que após conquistar algumas posições ruins, voltou a ficar nas primeiras colocações - Isso é um ótimo sinal, já que estava muito estranho os editores estarem colocando a série em posições tão baixas. A resposta ainda não encontrei, mas Haikyuu! está seguro na revista, inclusive foi a série da Jump que mais lucrou no mês de Agosto, superando inclusive One Piece (Que lucrou bem menos por não ter nenhum material novo sendo lançado esse mês). 

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que após pegar uma primeira colocação na semana passada, nesta semana ficou em terceiro lugar... A Shonen Jump já está mexendo os pauzinhos para transformar Boku no Hero em uma série, eu sinceramente acredito que a adaptação virá de um desses três estúdios: Madhouse, Pierrot ou Toei. Mas porque somente desses três estúdios? Eu acredito que a Shonen Jump vai querer fazer de Boku no Hero Academia uma série direta, por isso, que não será dividida em temporadas... Deste modo os únicos três estúdios de confiança da Shueisha que consegue realizar um anime semanal por todo um ano, são esses. Acredito que no final quem vai lançar Hero é a Toei, talvez no horário de Dragon Ball Super.

Em quarto lugar tivemos uma grata surpresa, quem conquistou a posição foi Gintama. Olhando essas posições, até me dá uma esperança que Gintama conseguirá sobreviver por vários anos e não precisar ser encerrado no próximo ano (Precisa ser encerrado pelo próprio autor, deixando claro). O problema de Gintama vem que suas posições baixas estão mais comum, e como Toriko, as vendas também estão caindo, mesmo que lentamente. Deste modo é necessário que o autor termine a série antes que os editores desistam de vez do mangá - Pelo que está andando o rumo do mangá, isso deve acontecer próximo ano, mas caso o autor queira atrasar o fim de Gintama, está tranquilo, pelo que vejo a série tem fôlego de aguentar até 2017 ou 2018.

Shokugeki no Souma, Página Colorida.

Em quinto lugar tivemos Black Clover, ontem eu estava conversando com um dos membros da Blade Scans (Scan que traduz todos os capítulos de Black Clover de forma excepcional) e estávamos nos perguntando quando Black Clover irá ficar novamente em primeiro lugar... A próxima capa acho que já é bem claro, deve acontecer no seu aniversário de 1 ano, em Fevereiro do próximo ano, mas será que antes disso o mangá terá o previlégio de ser o segundo mangá da edição? (Lembrando que o primeiro é aquele que ganha a capa). A possibilidade de Black Clover, em um capítulo emocionante ou mesmo perto de ser lançado um volume novo, ficar em primeiro lugar são bem altas, então acho que até a edição #12 de 2016, Black Clover terá pego mais um primeiro lugar.

Em sexto lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, eu sempre digo que a série é uma grande montanha russa, de fato é, mas antigamente o mangá ficava nas últimas posições e tinha algumas semanas de pico entre as primeiras, atualmente a situação está o contrário, o mangá normalmente fica nas primeiras colocações e em algumas edições fica em uma colocação ruim. Quando isso começou a mudar? Exatamente depois do anuncio do seu live-action. Isso não é coincidência, meus amigos, acredito que PSI Kusuo Saiki não tenha aumentando de popularidade, suas vendas de certo modo provam isso, mas como será lançado em breve o live-action, os editores estão colocando o mangá em posições mais altas, assim ficando em um destaque maior... PSI finalmente pode trazer um bom lucro para Shonen Jump e eles não podem deixar essa oportunidade passar!

Em sétimo lugar tivemos World Trigger que conquistou outra posição boa, duas semanas seguidas fora do "bottom"? Isso é possível produção? Claro que é! Não sei o que está acontecendo com World Trigger, talvez seja publicidade da nova temporada que está vindo, talvez seja uma sequência de capítulos emocionantes, tem vários motivos diferentes para fazer com que World Trigger tenha conquistando esta posição, mas é certo que o simples fato dos editores estarem dispostos a colocar a série por duas semanas seguinte fora das últimas cinco colocações, a frente de mangás como Sesuji wo Pin! ou Toriko, só demonstra que eles tem total confiança em World Trigger e não planejam de nenhum modo cancelar-lo nos próximos meses. World Trigger está salvo até o segundo semestre de 2016 - É incrível perceber como o mangá, após tanto tempo conseguiu finalmente respirar tranquilamente na revista.

Hinomaru Zumou, Página Colorida.

Em oitavo lugar tivemos Toriko que conquistou uma posição preocupante... Cada semana que passa a série está perdendo mais forças - O seu novo volume teve uma queda ENORME vendas, caiu de 142 mil para 111 mil (Os dois dados são referente a 3 dias de vendas), Eu até poderia dizer que as vendas continuam altas, já que tem muitos mangás que nem alcançam esse número, mas eu estaria mentindo. Toriko chegou na linha da miséria, Reborn teve o seu final "adiantado" (Foi um cancelamento disfarçado) vendendo mais que isto e Beelzebub foi cancelado vendendo um pouco mais do que está vendendo atualmente Toriko... E olha pelo que tudo indica, as vendas de Toriko só tendem a cair mais ainda. A situação do mangá não está favorável. Antes que alguém compare Toriko com Zumou que vende 21 mil, lembrem-se que Zumou é um mangá de esporte, ainda tem um anime à vir que pode mudar toda o seu futuro, então vale a pena apostar na obra. Toriko já não ganhará mais nenhum anime, filme ou qualquer coisa do tipo, tem pouquíssimas possibilidades de reverter essa queda de vendas.

Em nono lugar tivemos Nisekoi que conquistou mais uma posição ruim, mas que não deve preocupar os fãs, além dos motivos já citados nas análises anteriores, Nisekoi tem boas almofadas como Best Blue e Kagamigami que devem dançar já na próxima leva. O mesmo vale para Bleach que ficou na décima colocação, com suas queridas almofadas, o mangá não precisará mais passar por posições vergonhosas como passava antes da estreia de Lady Justice e Devily-man. Sobre quando vai terminar nosso querido Bleach, eu acredito mesmo que seja encerrado em 2016, não vejo como Kubo estender mais a obra, mas quem sabe não é? Acreditei que ia terminar este ano e queimei a minha língua. O fato é que acho a possibilidade de Bleach acabar sendo cancelado ou transferido praticamente 0, nessa altura do campeonato, não vale mais a pena fazer isso, principalmente depois de todos os esforços que os editores estão fazendo para que Bleach seja mantido na revista (Acreditem, o fato de estarem estreando tão poucos mangás ultimamente é justamente para salvar Bleach e Kagamigami).

Sesuji wo Pin! to, Página Colorida

Best Blue ficou na décima primeiro colocação e acredito que já podemos declarar que o mangá será cancelado... Uma pena, vamos ver se o autor receberá uma terceira oportunidade na Jump ou se esse foi de fato o seu último trabalho. Outro que provavelmente vai dançar na próxima leva é Kagamigami, os editores estão fazendo de tudo para salvar o mangá, mas será muito, mas muito difícil ele ser salvo da próxima leva, que deve estrear cerca de três mangás - O autor não deve se preocupar, se Kagamigami for cancelado, será seu primeiro mangá a ser cancelado com menos de 1 ano, deste modo provavelmente receberá uma mais uma chance na revista. Não vejo nenhum motivo de descartar um autor talentoso como Iwashiro, um autor que trabalha na Shonen Jump a muito tempo e já foi o "sensei" de vários novatos, como por exemplo, Tabata Yuuki de Black Clover.

Por fim, em última lugar, sendo encerrado, tivemos nosso querido Devily-Man... A maldição da Gold Future Cup continua e mais um mangá que foi lançado na competição terminou sendo cancelado precocemente. O que deixa ainda mais triste a situação de Devily-Man é saber que seu primeiro volume vendeu muito menos que Lady Justice (Que deve ter vendido entre 11 mil cópias), mostrando que quase ninguém teve interesse de comprar os volumes da obra. Eu tenho quase certeza absoluta que veremos o autor lançando algum one shot com página colorida na NEXT, quem sabe no próximo ano, então, para quem se simpatizou por Devily-Man recomendo ficar atento nos próximos projetos do autor, não garanto que ele irá voltar para a Weekly Shonen Jump, mas tenho quase certeza absoluta que ele irá lançar algum one shot na NEXT.

O primeiro ano da Shonen Jump!


Você que fica semana após semana esperando o TOC, sabe como e quando começou a Weekly Shonen Jump? Então, caso não saiba muito do início dessa revista que mudou a vida de milhões de pessoas, tenho uma fantástica recomendação para vocês. A escritora Jussara Gonzo escreveu no Gyabbo!! uma matéria espetacular sobre o primeiro ano da revista, e vocês devem ler essa matéria de qualquer modo. Eu mesmo descobri coisas que eu não sabia, e aprendi muito mais sobre essa revista que já estudo e coleciono faz anos.

Então, caso você goste muito de mangás, goste muito da Shonen Jump ou mesmo seja um louco por informações, recomendo vocês irem ler imediatamente essa análise, já que te fará conhecer muito, mas muito mais sobre essa revista que para mim, é como um grande amigo que sempre está me apresentando mangás novos.

Gyabbo!

Prévia da Próxima Edição da Shonen Jump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'