quinta-feira, 23 de junho de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #30 (Ano 2016).


Receitas Confusas. 

Os editores parecem que decidiram adotar o estilo de vida da "Weekly Shonen Magazine", e não mais entregar um TOC realmente coerente. Por mais que algumas posições continuem estáveis, a verdade é que somente uma série tem uma média de posições ruins o suficiente para merecer ser cancelada. Parece que os editores simplesmente não estão mais se importando em deixar as séries menos populares entre os últimos lugares, e sabe? Isto deixa a brincadeira ainda mais emocionante.

TOC Weekly Shonen Jump #30 (27/06)
Shokugeki no Souma (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - ONE PIECE
02 - Hinomaru Zumou
PSI Kusuo Saiki (Capa e Página Colorida)
03 - Black Clover
04 - Haikyuu!!
Boku no Hero Academia (Página Colorida)
05 - Samon-Kun wa Summoner
06 - HUNTER X HUNTER
Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan (Capítulo 07, Pré-Rank)
07 - Kimetsu no Yaiba
08 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
09 - Toriko
10 - Mononofu
11 - Kochikame
12 - World Trigger
13 - Sesuji wo Pin! to ~ Shikakou Kyougi Dance-Bu e Youkoso ~
14 - BLEACH
15 - Gintama
16 - Nisekoi
Isobe Isobee Monogatari

Começando pelos mangás não ranqueados, nesta edição tivemos capa para duas séries que estarão ganhando anime em Julho. Shokugeki no Souma que terá sua segunda temporada lançada, e que provavelmente será a última da série. Os editores desta vez preferiram não dar uma capa solitária para o mangá, mas mesmo assim, considero esta capa um presente bom o suficiente para uma segunda temporada. A série que dividiu a capa com Souma foi justamente PSI Kusuo Saiki que estará ganhando a sua primeira temporada - Os editores não estavam dando tanto destaque a série, mas faltando pouco tempo para o lançamento da sua primeira temporada, decidiram apostar alto na série, entregando assim por duas edições consecutivas alguma regalia, como capa e páginas coloridas. Esperamos que o anime dê um grande boost na série, já que PSI Kusuo Saiki com certeza merece vender bem mais.

Boku no Hero Academia nesta edição ganhou página colorida, e além disso teve anunciado a segunda temporada do seu anime, que provavelmente será lançada em outubro deste ano. Como eu já havia comentando nas semanas anteriores, era bem provável que a série ganhasse uma segunda temporada, já que era bem improvável que a Shonen Jump tivesse negociado somente 13 episódios de uma das suas séries mais promissoras. Agora é preciso ver se nestes 13 episódios, as vendas continuaram a aumentar. Normalmente uma segunda temporada tende a não dar um grande boost, como a primeira, mas pode ajudar a manter a série em destaque, assim, mais pessoas podem decidir comprar os volumes mais novos. Além disso, se a série conseguir entregar uma saga muito emocionante, como a da batalha de "Stain", pode ser que o anime volte a atrair novos espectadores, aumentando deste modo as vendas dos volumes. É um raro caso, mas pode acontecer.

Em primeiro lugar na TOC tivemos o soberano ONE PIECE que conquistou mais uma outra primeira colocação nesta semana. A situação da série está tão estável e tranquila, que realmente não tenho nenhum assunto para comentar sobre a série, só que estou esperando o Burning Blood ser lançado na Steam para compra-lo. Em segundo lugar tivemos Hinomaru Zumou que esta semana foi classificado em uma posição altíssima pelos editores, provavelmente a série entregou um capítulo realmente emocionante ou muito importante, deste modo os editores decidiram destaca-la por essa semana. Por mais que eu seja contra a publicidade exagerada em cima de séries que vendem pouco como Hinomaru Zumou, devo concordar com a decisão dos editores de esporadicamente dar posições altas para a série, como também não discordo em darem esporadicamente páginas coloridas, o importante é não exagerar nas regalias, como estavam fazendo no ano passado. Sobre a situação da série na revista, parece estar muito segura e acredito que chegará ao seu terceiro ano de vida sem algum problema. Lembrando que o mangá receberá o seu décimo volume no dia 04, por isso tem grandes chances da obra ser bem classificada novamente na próxima semana.

Em terceiro lugar tivemos Black Clover que vai se mantendo estável na revista. O mangá pode até ter levado uma pequena rasteira de Hinomaru Zumou, deste modo não ficando na segunda colocação, mas continua mantendo o seu ótimo rendimento. Eu havia esquecido de comentar que Black Clover ganhará uma light novel em agosto (Obrigado, ElJin por me avisar), e por mais que este seja um presente muito comum, é sempre bom ver a série conseguindo expandir o seu universo para outras mídias. Bem, agora só falta a série alcançar outras três mídias importantes: TV (Anime), Cinema e Vídeo-Jogos. As duas últimas só poderão ser alcançada após o lançamento do seu anime. A de cinema mesmo, somente se o anime tiver um sucesso parecido com Kuroko no Basket ou Haikyuu!!, se tiver uma recepção parecida com Shokugeki no Souma, dificilmente o veremos sendo lançado no cinema, seja como um filme em animação ou mesmo um live-action (que este sim é bem complicado em se lançar). Em quinto lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que conquistou mais outra boa posição. Atualmente, a série é a comédia que está sendo mais amada pelos leitores dentro da revista, por isso, por mais que o mangá venda pouco, acredito que o seu tratamento seja justo.

Em sexto lugar tivemos HUNTER X HUNTER, que continua tendo posições medianas no TOC, o que já é um grande avanço, já que no seu retorno anterior a série era classificada somente nas últimas colocações. Esta informação somada ao fato de Togashi não estar fazendo quase nenhuma pausa, podemos chegar a conclusão que os editores estão confiando na permanência em longo prazo da série. A permanência da série seria um grande "presente" para a revista que está claramente passando por um período de vacas magras, já que desde Boku no Hero Academia não encontraram mais nenhum novato que tenha vendas surpreendentes. Black Clover pode estar até vendendo bem, mas não são resultados realmente surpreendentes. Tenho um pequena suspeita que essas novas séries possam estar tendo suas vendas influenciadas pelo aumento das compras onlines, que não são contadas pelo Ranking Oricon, contudo é somente uma suspeita minha, pois não tenho nenhum dado sobre quantos volumes são vendidos por lojas onlines, como amazon, ou mesmo somente de maneira digital. HUNTER X HUNTER deve manter vários leitores presos por um longo período, o que dará mais tempo ainda para os editores lançarem novas séries. O problema é que eles não podem mais perder tanto tempo, deixando séries medíocres dentro da revista, é necessário acelerar os passos, lançar mais levas com três ou quatro mangás. Esses mangás que os editores estão mantendo dificilmente ganharão anime, e só ajudarão a afundar mais ainda a revista.

Em sétimo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba. Os editores parecem que serão bondosos como foram com Mononofu, e PELO MENOS não decidirão de classificar a série imediatamente nas últimas colocações. Ainda não é certo que a série escapou do cancelamento, mesmo porque, atualmente não temos quase nenhuma série com posições ruins o suficiente para merecer ser cancelado, por isso temos duas opções: Os editores estão planejando estrear uma outra leva com somente dois mangás (Cancelando Toriko e Mononofu) ou planejam cancelar uma das séries com posições relativamente boas, como é o caso de Kimetsu no Yaiba e Sesuji wo Pin! to. Devemos ver o que os editores estão planejando, a Shonen Jump era antigamente um livro bem simples de ler, mas atualmente as receitas estão todas confusas e fica realmente complicado saber quem será cancelado. Logo após tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que continua sendo classificado em posições intermediárias, mas parece estar muito seguro. O mangá conseguiu bons números de vendas, e seus próximos volumes devem vender mais ainda, fazendo-me acreditar que a série, a partir do seu quarto ou quinto volume, possa conseguir chegar a marca de 100 mil cópias por volume. Black Clover teve um inicio de vendas muito parecido com Yuragi-Sou e alcançou esta marca. Lembrando que Black Clover estreou com 38 mil cópias, já Yuragi-Sou no Yuuna-San estreou com 35 mil cópias. Resultados nem um pouco surpreendente, mas muito bons levando em conta a situação da revista.

Em nono lugar tivemos Toriko que deu uma pequena subida, mas ainda acredito que será transferido para a Jump GIGA em breve. Com o lançamento de Takuan to Batsu, os editores fizeram o grande favor de aumentar o número de séries semanais para 21, contudo, está claro que ainda estão com poucas séries para cancelar. Se eu fosse o editor chefe da revista, eu não adiantaria o ritmo de Toriko, deixaria que a série terminasse naturalmente daqui a um ano, e ao mesmo tempo pediria para o autor de Nisekoi ir acalmando os passos, para a série de romance também durar mais tempo. Ao mesmo tempo, iria aos poucos cancelando as séries que venderia menos de 30 mil cópias, cada vez que encontrasse uma série que vendesse acima dessa marca, cancelaria aquela mais frágil do grupo dos 30 mil. Deste modo, eu conseguiria ganhar cerca de um ano ou um ano e meio para achar novas séries de sucesso, e conseguiria ao mesmo tempo estrear vários mangás nesse período. Quanto mais séries estreiam, maior é a possibilidade de achar um grande sucesso, é uma equação muito simples. Esta estratégia deveria ser adotada a partir de agora, que a situação já está crítica, mas sim desde o ano passado. Aliás, a minha estratégia foi adotado pelos editores em quase todos esses anos, mas desde 2015 decidiram abandonar essa estratégia e adotar aquela usada pela Shonen Sunday, por exemplo, de manter vários mangás que não vendem bem. Para mim, o resultado será catastrófico se os editores continuarem essa estratégia suicida. É necessário estrear novas séries para assim encontrar novos sucessos. De NENHUM MODO Toriko deveria ser transferido para manterem um mangá como Kimetsu no Yaiba, isto é loucura. Em décimo lugar tivemos Mononofu que realmente espero que seja cancelado, pois vende muito pouco.

Em décimo primeiro lugar tivemos o vovô Kochikame que está muito seguro na revista e não corre risco algum de ser cancelado. Em décimo segundo lugar tivemos World Trigger que realmente voltou a ser classificado nas posições mais baixas. Ainda é cedo para sabermos se os editores colocaram o mangá nas posições mais altas por causa do arco emocionante, e agora que a situação se acalmou retornou a classifica-lo nas posições baixas, ou se haviam classificada a série entre os primeiros, para dar um pequeno apoio pelo fim do anime, e agora que o anime já terminou faz várias semanas, não vêem mais necessidade de dar esse apoio (É como ajudar um amigo que acabou de perder uma familiar, nas primeiras semanas tu fica do seu lado, da apoio moral, e depois de um tempo, simplesmente deixa de dar esse apoio moral, pois acredita que o amigo já superou essa perda). Só teremos essa resposta daqui a algumas edições, quando a série voltar a entregar capítulos mais emocionante. Se os editores nesse momento voltarem a classificar a série entre os primeiros, saberemos que estas posições baixas que a obra está recebendo atualmente, são causadas justamente por causa do seu ritmo mais lento, nada demais. 

Em décimo terceiro lugar tivemos o nosso querido mangá de dança, Sesuji wo Pin! to. Pessoalmente eu gosto muito da série, do mesmo modo que eu me simpatizo por Kimetsu no Yaiba, por exemplo, contudo, não consigo acreditar na sobrevivência em longo prazo da série. Primeiramente devo assumir que eu não acharia nem um pouco injusto transferirem a série para outra revista, justamente por suas vendas serem baixas, e segundo, os editores provavelmente farão isso assim que encontrarem um mangá que consiga vender mais que o mangá, o que realmente não é muito difícil. Esses mangás de baixa venda estão sendo mantidos, por um motivo bem simples: Foram bem recepcionado pelo público, mesmo não sendo amados. A qualidade dessas obras não é ruim. Levando esse ponto, para mim o mais justo seria transferir esses mangás para uma revista que suas vendas correspondessem. Kimetsu no Yaiba funciona perfeitamente em uma Ultra Jump (De nenhum modo em uma Young Jump, que tem mangás MUITO mais maduros), já Sesuji wo Pin! to daria muito certo na Grand Jump ou mesmo na Jump GIGA. Hinomaru Zumou acredito que funcionaria bem na Grand Jump ou Jump GIGA também. Por fim, Mononofu fica um pouco descolado, pois a sua revista perfeita é justamente a Shonen Jump. Sesuji wo Pin! to, acabará sendo transferido ou cancelado, e corre risco disso acontecer em julho, mesmo que as chances são pequenas. A situação da série não está fácil. 

Em décimo quarto lugar tivemos BLEACH que percebo que muitas pessoas ainda discutem sobre um possível anime da obra (no mangahelpers discutem isso SEMPRE). Então, existe uma possibilidade da série voltar a ter um anime? Existe, pois o mangá ainda é muito popular e isto pode estimular a Pierrot a querer produzir mais uma temporada, entretanto, as chances ainda são pequenas, pois a série está chegando ao seu fim, e duvido que os produtores planejam produzir um anime de um mangá que já será encerrado provavelmente no primeiro semestre do próximo ano. Mesmo que se tratando da Pierrot, do jeito louco que são, eles podem simplesmente resumir todas as sagas ainda não adaptadas em apenas três episódios, e já partirem para este arco final, mas acredito que isto é um "pouco" improvável. De qualquer modo, BLEACH continua sendo uma série muito popular, que vende boas cópias do seu jogo, vende muitos volumes e tem vários seguidores fanáticos, por isso o mangá está muito seguro na revista, e acredite mesmo os editores não classificando bem a série, eles gostam MUITO do dinheiro que o mangá entrega. Em décimo quinto lugar tivemos Gintama que vai receber uma bela capa e página colorida de abertura na próxima semana, por isso vai compensar essa ruim colocação. E em último tivemos Nisekoi que pode estar quase fechando a revista, mas não corre risco algum de ser cancelado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'