domingo, 15 de janeiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #07 (Ano 2017).


A Situação do Plantel

Escrito por Diego Felipe.

O ano de 2017 da Sunday já começou há um tempinho e por enquanto os principais acontecimentos foram a estreia de Maiko-san chi no Makanai-san e o êxito nas vendas de volumes por parte de Komi-san wa Komyushou Desu. Mas é interessante notar também a situação em que se encontram as outras obras no plantel, algo que pode ser conferido ou discutido tanto na leitura dessa análise como pelo breve resumo que fiz na parte final dessa mesma análise.

TOC Weekly Shonen Sunday #07:
Souboutei Kowasu Beshi (Capa, Página Colorida de Abertura) (capítulo 37)
Maiko-san chi no Makanai-san (Pré-Rank) (capítulo 02)
01. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 43)
02. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 57)
Tokiwa Kitareri!! (Página Colorida) (capítulo 100)
03. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 53)
04. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 333)
05. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 34)
06. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 30)
07. Dagashi Kashi (capítulo 126)
Jinmen (Página Colorida, Capítulo Especial da Sunday Webry)
08. Hatsukoi Zombie (capítulo 60)
09. Ryoko (capítulo 11)
10. Tenshi to Akuto!! (capítulo 99)
11. Kyoukai no Rinne (capítulo 557)
12. Dameterasu-sama。 (capítulo 10)
13. Be Blues! - Ao ni Nare (capítulo 274)
14. Hayate no Gotoku! (capítulo 555)
15. Keijo!!!!!!!! (capítulo 163)
16. Saike Mata Shite mo (capítulo 69)
17. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 282)
18. Denpa Kyoushi (capítulo 236)
19. Zettai Karen Children (capítulo 468)
20. Oni wo Tadorite Ikuseisou (capítulo 29)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 36)
Detective Conan (Ausente) (pausado no capítulo 983)
Major 2nd (Ausente) (pausado no capítulo 80)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)


TOC Weekly Shonen Sunday #08:
- Capa: Magi ~ The Labyrinth of Magic
- Página Colorida de Abertura: Tenshi to Akuto!! 
- Páginas Coloridas: Hatsukoi Zombie, Saike Mata Shite mo
- One-shot: Bokutachi Tsuki Attemasu (Capítulo Especial da Sunday Webry), Shikeishuu Sousa-kan Akutagawa Kai no Jikenbo (Capítulo Especial da Sunday Webry)
- Ausentes: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Zettai Karen Children
- Em hiato: Arata Kangatari e Gin no Saji


A capa e a página colorida de abertura foram para Souboutei Kowasu Beshi, simplesmente o novato mais promissor lançado em 2016. O mangá conseguiu uma média de 100 mil cópias vendidas ainda nos dois primeiros volumes lançados e a expectativa é que esse nível de vendas aumente ou pelo menos se estabilize. O mangá foi anunciado com pompa meses antes e sem ter o nome revelado. E se revelou um sucesso quando estreou.

Tokiwa Kitareri!! chegou ao seu centésimo capítulo capítulo e como regalia recebeu uma página colorida. A obra, apesar de ter recebido menos destaque pelos editores recentemente, ainda é uma das mais promissoras lançadas recentemente e pode até vir a se expandir comercialmente no futuro caso venha a ganhar um anime. Para todos os efeitos, Tokiwa é um mangá cuja publicação segue estável.

A edição contou também com a publicação de um one-shot / capítulo especial de Jinmen, mangá publicado na Sunday Webry (pelo que pude compreender é uma revista digital). Vale lembrar que o novato Maiko-san chi no Makanai-san ainda está em seu segundo capítulo e portanto ainda não está sendo ranqueado por enquanto (e ainda não foi possível averiguar sua recepção com clareza). O gag mangá Sunday Hikagaku Kenkyujo sempre é alçado à última posição da ordem de leitura, justamente para encerrar a revista. Portanto Sunday Hikagaku nunca é ranqueado. Vale lembrar que por ora não é garantido que Sunday Hikagaku permanecerá por muito tempo na revista, já que a obra não apresenta grande potencial para vendas aparentemente.

A edição contou com a ausência de dois pilares: Detective Conan e Major 2nd. Sobre Conan, seu 91º volume já vendeu 514.799 em sua quarta semana de vendas (se não me engano, são 24 dias de vendas). A obra continua sendo a mais rentável e forte da revista inteira. Já quanto ao mangá de beisebol Major 2nd, esse é o novato mais promissor da revista comercialmente falando e os editores devem estar esperançosos para que a obra consiga aumentar suas vidas com um possível anime. Ambos os mangás devem voltar na próxima edição. O mesmo não se pode dizer de Arata Kangatari e Gin no Saji, que seguem em hiato sem previsão de retorno.

Página Colorida de Abertura: Souboutei Kowasu Beshi

Após a surpresa que foi o primeiro lugar ranqueado de Be Blues - Ao Ni Nare na edição passada, nessa edição tivemos outra grata surpresa sendo ranqueada na primeira colocação: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。. O novo sucesso do veterano Hiroyuki Nishimori pela primeira vez é ranqueado na primeira posição. Antes, no máximo, havia experimentado o primeiro lugar na ordem de leitura (que integra todos os mangás da edição), que foi na edição de estreia (TOC #10 de 2016). Chegou a ganhar uma capa na publicação do seu quinto capítulo (TOC #15 de 2016), porém quem ficou em primeiro lugar na ordem de leitura naquela respectiva edição foi Hatsukoi Zombie, que ganhou a página colorida de abertura. Enfim, sobre Hiiragi-sama, esse trata-se de um dos novatos certeiros de 2016, sendo que a obra consegue vender pelo menos 60 mil cópias em média por cada volume. É preciso lembrar, no entanto, que de vez em quando a obra sofre pausas. Inclusive estará ausente na próxima edição.

Na segunda posição está Amano Megumi wa Suki Darake!, gag mangá que tem feito bastante barulho e sucesso na Shonen Sunday. A média de vendas de volumes por enquanto é de 75 mil cópias por volume, média essa que pode se expandir ou pelo menos se estabilizar, vide a boa recepção que o mangá vem recebendo. Pra todos os efeitos, a obra vai conseguindo apresentar um bom desempenho e está nos planos da revista para ser mantido por um bom tempo. A propósito, se as vendas continuarem boas quem sabe não pinte um anime pra Amano Megumi mais pra frente?

Em terceiro ficou outro gag mangá novato que está fazendo bastante sucesso: Komi-san wa、Komyushou Desu。. O mangá atualmente deve possuir uma média de vendas por volta de pelo menos 65 mil cópias por volume, um nível de vendas bom para um mangá de comédia curta. As vendas ainda podem se expandir se o mangá continuar com o bom aumento de vendas que recebeu entre os lançamentos dos volumes 01 e 02. Assim como Amano Megumi, se Komi-san continuar mantendo um bom nível de vendas é possível que a obra ganhe um anime mais pra frente.

Na quarta posição está Magi ~ The Labyrinth of Magic, que se encontra em seu arco final e perto de seu fim (que tem altíssimas probabilidades de acontecer ainda esse ano). Mesmo com a queda de vendas dos volumes, Magi ainda tem uma relevância enorme na Shonen Sunday e ainda permanece sendo um grande atrativo para o público leitor. Tanto que na semana que vem Magi receberá justamente a capa da revista. Em quinto lugar ficou Maou-jou de Oyasumi. Esse gag mangá não deve estar indo muito mal nas vendas de volumes, mas quem levou a melhor mesmo de sua leva foi Komi-san wa Komyushou Desu. Maou-jou por outro lado não parece estar sendo mal-recepcionado pelos leitores, o que facilita sua manuntenção.

Página Colorida de Abertura: Souboutei Kowasu Beshi

Em sexto está Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que parece que está se estabilizando (pelo menos a curto prazo) e deve ser mantido por um bom tempo na revista. Inclusive, as vendas do segundo volume se mostraram melhores que as do quinto volume de Hatsukoi Zombie. Na sétima posição está um dos mangás com melhores vendas de volumes atualmente: Dagashi Kashi. O mangá de comédia curta vende pelo menos 200 mil cópias por volume em média. A obra continua contando com uma boa quantidade de leitores. Pelo visto ainda veremos Dagashi Kashi ter importância na Shonen Sunday por um bom tempo.

A oitava posição foi ocupada por Hatsukoi Zombie. Esse mangá de comédia romântica ecchi pode até não apresentar vendas de volumes muito altas, porém conta com uma boa recepção por parte dos leitores. A obra conseguiu até mesmo sobreviver a um concorrente de leva mais promissor aparentemente (o mangá de judô Akatsuki no Tyrant, que já foi cancelado). Não é raro ver Zombie ganhando páginas coloridas (algumas até mesmo quando não é lançamento de novo volume). Aliás, irá ganhar uma página colorida na próxima edição.

Em nono está o novato Ryoko. Considerado promissor e tendo uma recepção inicial positiva, os editores torcem para que o mangá consiga alcançar um nível no mínimo aceitável de vendas de volumes (o primeiro volume, se não me engano, ainda não foi lançado). Porém é preciso cautela para avaliar sua situação. Na reta final do ano editorial de 2015, Akatsuki no Tyrant também foi lançado com muita pompa, mas acabou durando só um ano na revista, sendo cancelado. É ver se Ryoko terá um destino bem melhor. A minha torcida é pelo sucesso desse novato.

Fechando o Top 10 aparece Tenshi to Akuto!!, que na próxima TOC vai completar 100 capítulos publicados (assim como Tokiwa alcançou nessa edição). Essa marca não vai passar batida: na próxima TOC Tenshi também vai ganhar a página colorida de abertura. Mesmo não sendo uma obra com vendas muito altas Tenshi conta com uma recepção interna muito boa e seu desempenho agrada aos editores, o que torna a situação da obra segura. Uma futura adaptação em anime não está descartada, embora também não sejam pequenas as chances de Tenshi no Akuto!! não ganhar um anime mais pra frente.

Página Colorida: Tokiwa Kitareri!!

O décimo primeiro lugar é de Kyoukai no Rinne, cuja terceira temporada de seu anime passará a ser exibida em abril. É interessante como o anime conseguiu se mostrar mais bem-sucedido que o mangá, que por sua vez vende em média pelo menos 60 mil cópias por volume. Isso provavelmente se deve à popularidade de obras anteriores da autora Rumiko Takahashi (tais como InuYasha, Urusei Yatsura e Ranma 1/2). No geral Kyoukai está em situação muito tranquila na revista e não está nem um pouco ameaçado. 

Na décima segunda colocação aparece outro novato lançado recentemente: Dameterasu-sama。 , que está em seu décimo capítulo ainda. Por enquanto esse ranqueamento "meio de tabela" (ou melhor, no meio da ordem de leitura) não indica exatamente se o mangá vai conseguir se estabilizar. Será preciso esperar as vendas do primeiro volume para julgar seu desempenho, embora pelo menos de início parece que a recepção de Dameterasu-sama tenha sido positiva.

Após ter sido ranqueado no primeiro lugar na edição passada, nessa edição Be Blues! - Ao ni Nare ficou mesmo é com o décimo terceiro lugar mesmo. O mangá de futebol geralmente fica alçado mais para o meio da ordem de leitura. No entanto Be Blues! trata-se de uma obra bem popular, vendendo em média pelo menos 150 mil cópias por volume. Já está em tempo desse mangá receber alguma adaptação em anime. 

Na décima quarta posição ficou Hayate no Gotoku!, que tem grandes chances de ser finalizado ainda esse ano. Se não for pelo menos deve avançar bastante no desenvolvimento de sua reta final, já que o mangá está em seu último arco segundo o autor Kenjiro Hata. Apesar de não ter mais tanta força quanto antigamente, Hayate ainda é um dos mangás que conseguem vender bem na revista (média de pelo menos 100 mil cópias por volume em relação aos últimos volumes).

Na porta do bottom, isto é, na décima quinta colocação ficou Keijo!!!!!!!!. O anime acabou não gerando um grande efeito nas vendas dos volumes de Keijo!!!!!!!!, embora o mangá não deva ser cancelado, pelo menos não tão cedo, uma vez que a obra apresenta vendas melhores que Hatsukoi Zombie e Aozakura, por exemplo. Por outro lado é bem possível que Keijo!!!!!!!! em breve se afunde mais no "limbo do esquecimento", até que a história seja encerrada pelo autor.

Página Colorida: Jinmen (Capítulo Especial da Sunday Webry)

Abrindo o bottom na décima sexta posição aparece Saike Mata Shite mo, mangá de Tsubasa Fukuchi que por enquanto mantém uma boa recepção mesmo não vendendo muito seus volumes. Apesar de ser publicado irregularmente, essa TOC é a décima edição seguida em que um capítulo de Saike é lançado (tal sequência se iniciou na TOC #41 de 2016). Há uma certa possibilidade dessa sequência longa ser o desenvolvimento final do mangá, porém isso é só uma especulação e não uma informação confirmada ou uma possibilidade comprovadamente real. Mas o importante é que Saike ainda se encontra em situação estável, inclusive o mangá vai ganhar página colorida na próxima edição.

Em décimo sétimo quem dá as caras é Joujuu Senjin!! Mushibugyo, que apesar de se encontrar em segurança, também é um dos integrantes do "limbo do esquecimento", ou seja, mesmo sendo mantida no plantel não recebe o mesmo destaque que novatos promissores e/ou obras com vendas de volumes muito altas, ainda mais porque Mushibugyo não vende muito e tem passado por uma pequena queda ns vendas dos volumes.

Na décima oitava posição aparece Denpa Kyoushi, que definitivamente perdeu muita de sua relevância na revista, entrando no "limbo do esquecimento" em 2016. O mangá tem sido ranqueado com enorme frequência no bottom. Apesar da boa audiência do anime recebido em 2015, a obra não explodiu nas vendas de volumes e no ano seguinte teve uma queda de popularidade. Denpa não deve ser cancelado mas são grandes as chances do mangá ser encerrado ainda em 2017, uma vez que o mangá do professor otaku ruivo não vai conseguir se manter por um prazo muito longo.

Zettai Karen Children está em décimo nono. Apesar da idade avançada e de frequentemente pegar posições baixas na ordem de leitura, Zettai continua apresentando boas vendas de seus volumes e ainda conta com o carinho dos leitores e o apoio dos editores. Inclusive, quando Zettai ganha páginas coloridas a obra é colocada numa posição mais elevada na ordem de leitura. No vigésimo e último lugar está o praticamente cancelado Oni wo Tadorite Ikuseisou. Provavelmente o mangá só vai durar por pelo menos mais três capítulos para preencher a quantidade de capítulos de um volume. Bem, é só questão de tempo pra anunciarem a finalização de Oni wo Tadorite. Boa sorte ao autor em sua próxima empreitada. 

Encerradas as análises das posições de cada obra, deixo disponível abaixo uma explicação breve e resumida de como está a situação dos atuais mangás da Shonen Sunday.



SITUAÇÕES DOS MANGÁS

- Intocável: Detective Conan
- Muito Seguros: Gin no Saji (**)(****), Dagashi Kashi, Magi ~ The Labyrinth of Magic (*), Major 2nd.
- Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hayate no Gotoku! (*), Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo, Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Souboutei Kowasu Beshi, Tenshi no Akuto!!, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children.
- Aparentemente Seguros: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Denpa Kyoushi (**) , Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**).
- Em Busca de Estabilização: Dameterasu-sama。, Maiko-san chi no Makanai-san, Ryoko
- Em Risco de Cancelamento: Sunday Hikagaku Kenkyujou, Oni wo Tadorite Ikuseisou


LEGENDA
(*) Devem ser encerrados em 2017.
(**) Podem ser encerrados em 2017.
(***) Mangá publicado mensalmente.
(****) Mangá em hiato


Bem, galera, essa foi a análise da TOC #07 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'