terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #10 (Ano 2017).


Uma Edição "Preto-e-Branco" e Muitos Mangás Ranqueados

Escrito por Diego Felipe.

É, infelizmente não foi possível lançar a análise antes também. Sinto muito pela demora, mas espero que pelo menos tenham uma boa leitura. E, pessoal, essa edição foi praticamente em preto e branco. Sim, pois só um dos 27 mangás publicados nessa edição recebeu página colorida, e sequer foi uma página colorida de abertura. Podemos dizer que foi uma daquelas edições em que praticamente todas as obras foram ranqueadas (só duas não foram ranqueadas, além da que ganhou página colorida).


TOC Weekly Shonen Sunday #10:
Erika Karata (Capa)
01. Detective Conan (capítulo 986)
02. Major 2nd (capítulo 83)
03. Dameterasu-sama。 (capítulo 13)
04. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 276)
05. Tenshi to Akuto!! (capítulo 102)
06. Dagashi Kashi (capítulo 129)
07. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 285)
Maiko-san chi no Makanai-san (Pré-Rank) (capítulo 05)
08. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 33)
09. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 56)
10. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 336)
11. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 38)
Birdmen (Página Colorida, Mangá Mensal, 36 pg.) (capítulo 47)
12. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 60)
13. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 40)
14. Kyoukai no Rinne (capítulo 560)
15. Ryoko (capítulo 14)
16. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 103)
17. Zettai Karen Children (capítulo 470)
18. Keijo!!!!!!!! (capítulo 166)
19. Hayate no Gotoku! (capítulo 558)
20. Saike Mata Shite mo (capítulo 72)
21. Hatsukoi Zombie (capítulo 63)
22. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 45)
23. Denpa Kyoushi (capítulo 239)
24. Oni wo Tadorite Ikuseisou (capítulo 32)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 39)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)


TOC Weekly Shonen Sunday #11:
- Capa: Yurina Hirate
- Página Colorida: Maiko-san chi no Makanai-san
- Ausente: Detective Conan
- Em hiato: Arata Kangatari e Gin no Saji


A capa dessa edição foi estampada por Erika Karata. E como já explicado só um mangá ganhou página colorida nessa edição: foi o mensal Birdmen, que ainda se encontra em situação estável na revista. E, como já é de praxe, Sunday Hikagaku Kenkyujo ficou em última posição na ordem de leitura e nunca é ranqueada. Arata Kangatari e Gin no Saji ainda estão em hiato e não tem previsão de retorno. Dos dois o único que tem boas chances de voltar mais pra frente é Gin no Saji, que estava a poucos capítulos de ser encerrado. Já Arata tem probabilidades bem remotas de retornar, visto o longo tempo que está em hiato.

E nessa edição Detective Conan, enfim, volta ao primeiro lugar dentre as obras ranqueadas. Aliás ficou em primeiro lugar na ordem de leitura também. Faltam apenas quatorze capítulos para Detective Conan chegar à impressionante marca de 1000 capítulos publicados, marca essa que deve ser batida em, no mínimo, 15 edições. Sim, no mínimo quinze edições, pois Conan estará ausente na próxima edição, o que adia o alcance da marca por um pouquinho mais de tempo. Aliás, dificilmente Conan terá 14 capítulos seguidos sendo publicados após a edição em que estiver ausente. Mas imagino que na dita edição do milésimo capítulo talvez tenha alguma coisa especial para o mangá.

Em segundo lugar ficou outro pilar da revista: Major 2nd, que apresenta um bom nível de vendas de volumes (250 mil cópias em média). Bem, por enquanto não estão surgindo grandes novidades de Major 2nd, mas o importante é que a continuação de Major continua em situação muito tranquila e sendo vista com bons olhos pelos editores. No terceiro lugar uma "surpresa": Dameterasu-sama。. O novato vinha sendo ranqueado em posições medianas, mas nessa edição pegou uma colocação mais alta na ordem de leitura. Presume-se que pelo menos a recepção inicial de Dameterasu-sama。foi positiva. Caso essa boa recepção se mantenha e contribua para que a obra apresente um bom nível de vendas, é bem provável que Dameterasu-sama。se estabilize na Shonen Sunday.

No quarto lugar está aquele mangá que, embora esteja merecendo, ainda não ganhou nenhuma adaptação em anime: Be Blues! ~ Ao ni Nare. Bem, além de não receber um anime, de quebra ainda não temos como ler a obra em nenhum idioma, já que nenhuma scan (seja de idioma inglês, português ou espanhol) chegou a se arriscar a traduzir Be Blues!... o que é uma pena, pois assim não tomamos conhecimento sobre como realmente é a obra.

Na quinta posição está Tenshi to Akuto!!, que tem uma boa recepção interna mas não necessariamente um nível alto de vendas. Pode-se dizer que Tenshi vende em um mês mais ou menos 40 mil cópias por volume, quantidade que, embora não seja muito grande, é boa o suficiente para que Tenshi continue em situação estável. Já o sexto lugar da TOC, Dagashi Kashi, consegue vender bem mais que Tenshi (pelo menos 200 mil cópias por volume). Claro, Dagashi chegou a esse bom nível devido ao anime recebido em janeiro de 2016, mas a verdade é que o nível de rendimento desse gag mangá já era bom antes mesmo da adaptação em anime. A situação de Dagashi deve se manter tranquila por um bom tempo.

Outra "surpresa" da edição é Joujuu Senjin!! Mushibugyo na sétima colocação, dando um baita pulo do gato. Geralmente Mushibugyo é alçado a posições medianas ou baixas na ordem de leitura, mas dessa vez a obra foi alçada a uma posição alta. Apesar de ter sofrido uma relativa queda nas vendas Mushibugyo ainda mantém uma recepção interna razoável. Além disso a obra continua com apoio editorial, o que explica porque eventualmente ganha páginas coloridas.

No oitavo lugar aparece o novato Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari. Aozakura estreou na mesma leva que Komi-san wa Komyushou Desu, Maou-jou de Oyasumi e Oni wo Tadorite Ikuseisou. E dos quatro, o que os editores mais botavam fé a princípio era Aozakura, embora as outras três obras não tenham sido subestimadas. Só que no fim das contas foram Komi-san e Maou-jou quem se revelaram os dois novatos rentáveis. Aozakura também conseguiu se estabilizar mas não em um nível muito elevado de vendas.

Na nona posição está mais um novato bem-sucedido de 2016: Komi-san wa、Komyushou Desu。, que além de ser bem recepcionado internamente consegue vender pelo menos 60 mil cópias por volume em média, uma boa quantia considerando que trata-se de um mangá de comédia com poucas páginas por capítulo. Porém, não são capítulos fechados. Cada capítulo vai dando continuidade à história principal, que é o esforço da Komi-san para conseguir fazer cem amigos.

Fechando o Top 10 na décima colocação está o (ainda) pilar Magi ~ The Labyrinth of Magic, que a cada edição lançada está mais próxima do seu fim, que provavelmente acontecerá ainda em 2017. A situação do mangá continua muito tranquila, ainda mais porque o mangá não será publicado por tanto tempo. Apesar da queda nas vendas dos volumes Magi ainda conta com um bom apoio editorial e não se descarta a possibilidade da autora de Magi lançar uma nova obra na revista futuramente (não quer dizer que ela vá mesmo lançar, mas essa possibilidade existe).

Na décima primeira posição aparece Maou-jou de Oyasumi, que vai se mostrando um gag mangá com rendimento promissor, tendo vendido 20 mil cópias em menos de uma semana na semana retrasada. A média de vendas de volumes de Maou-jou, por ora, vai se moldando por volta de 60 mil cópias por volume. É um bom nível de vendas, considerando que mangás de comédia curta não costumam vender tanto e também que já é um nível superior ao de obras como Tenshi no Akuto!! e Hatsukoi Zombie.

Em décimo segundo está Amano Megumi wa Suki Darake!, que nessa edição pegou seu ranqueamento mais baixo até agora numa TOC da Sunday... o que não é nada preocupante para a estabilidade de Amano Megumi na revista. A verdade é que esse mangá está numa situação muito confortável e aos poucos suas vendas vão encostando na média de 100 mil cópias vendidas por volume. Com um bom nível de vendas não são pequenas as probabilidades de Amano Megumi ganhar uma adaptação em anime mais pra frente.

Na décima terceira colocação está o bem-sucedido novato Souboutei Kowasu Beshi, que completará um ano de publicação em menos de dois meses. A nova obra de Kazuhiro Fujita foi uma das apostas mais certeiras da Shonen Sunday nos últimos tempos, embora ainda não tenha força o bastante para fazer com que consiga diminuir um pouco mais a crise que a revista se encontra. Por outro lado é um mangá com um nível de vendas superior ao de muitos mangás do plantel. Na décima quarta colocação está o mangá veterano Kyoukai no Rinne, que está perto de completar oito anos de publicação e, apesar das vendas não serem muito grandes, a obra de Rumiko Takahashi segue fazendo sucesso.

O novato Ryoko está na décima quinta colocação. Chega a ser curioso que o mangá tem começado a pegar posições medianas/medíocres na ordem de leitura, o que pode significar que os editores podem não estar tão otimistas com o êxito da obra como de início. Porém, isso é só uma suspeita. Afinal, para todos os efeitos, a permanência só será definida ou não dependendo dos resultados das vendas do primeiro volume.

Na décima sexto colocação aparece Tokiwa Kitareri!!, que mais uma vez não pega uma posição alta na ordem de leitura mas ainda assim consegue ao menos ficar fora do bottom, parte das TOCs que andou frequentando bastante recentemente. Tokiwa apresenta vendas consideravelmente boas para os padrões da revista (vende em média pelo menos 60 mil cópias por volume), o que faz com que o mangá se encontre em uma situação bem confortável na revista.

Zettai Karen Children deu um pequeno pulo do gato (ênfase no "pequeno") e apareceu na décima sétima colocação, fora do bottom. A obra ainda apresenta um bom nível de vendas, o que faz com que não corra riscos de ser cancelada. Porém o fôlego do autor já não é mais o mesmo, devido à idade sua avançada (50 anos). Zettai, diferente de Hiiragi-sama, até ganha páginas coloridas de vez em quando, mas faz pausas em maior frequência.

Na décima oitava posição está Keijo!!!!!!!!, que continua pegando, na maioria das vezes, posições baixas na ordem de leitura. Mas pelo menos dessa vez, assim como Zettai, ficou de fora do bottom. O mangá ainda está em uma situação estável e não deve ser cancelado. No entanto o mangá não teve um aumento considerável de vendas após o anime. Aliás, aparentemente o anime também não emplacou. Portanto Keijo!!!!!!!! deve ficar mais pro limbo do esquecimento.

No décimo nono lugar está Hayate no Gotoku!. Hayate, como já foi explicado várias, ainda mantém um bom nível de vendas de volumes (superior a 100 mil cópias por cada volume recente). Também já foi explicado muitas vezes anteriormente que o mangá de Kenjiro Hata provavelmente será finalizado ainda em 2017. Portanto não temos nenhuma novidade por enquanto relacionadas à Hayate. E acredito que só veremos Hayate voltar a dar uma sacudida na revista quando estiver a poucos capítulos do fim.

Abrindo o bottom, na vigésima colocação, está Saike Mata Shite mo. A obra não apresenta vendas muito elevadas, deve vender em média pelo menos uma média de 35 mil cópias por volume no período de um mês. No entanto a recepção interna (sempre ela) é boa o bastante para que o mangá continue sendo publicado. Aliás, é interessante notar que é a vigésima edição consecutiva que sai um capítulo de Saike. Geralmente o mangá é publicado em período de pausas. Muitos acreditam-se que isso deve devido a problemas de saúde do autor Tsubasa Fukuchi, embora nada disso tenha sido confirmado.

Após algumas posições altas, posições medíocres e páginas coloridas nas TOCs anteriores, Hatsukoi Zombie volta a aparecer no bottom, na vigésima primeira colocação. A última vez que isso aconteceu foi na edição #51, do ano editorial de 2016, há nove edições. O mangá de comédia romântica ecchi costuma pegar na maioria das vezes posições baixas na ordem de leitura, o que pode ser explicado pelo desempenho razoável do mangá comercialmente. Já com relação a esse ranqueamento mais baixo, isso pode ser explicado provavelmente por ser um capítulo de pouca importância para o desenvolvimento da obra, ou seja, o famoso "empurrar com a barriga".

Em vigésimo segundo lugar está Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, que está perto de completar um ano de publicação na revista. O mangá como sempre se mantém em uma situação confortável, mesmo pegando posições baixas na ordem de leitura em algumas edições. Hiiragi-sama tem uma boa aceitação interna e também um bom nível de vendas, mas os editores não destacam muito a obra provavelmente para poupar o autor veterano, que já não consegue publicar capítulos regularmente (Hiiragi-sama tem muitas pausas).

Após ter ganho página colorida na edição passada, Denpa Kyoushi volta a aparecer no bottom nessa edição, na vigésima terceira posição. É bem provável que Denpa esteja muito perto de ser finalizado. Não seria um cancelamento, o fim seria natural. Porém a obra já não desfruta mais de grande popularidade, o que faz com que, estando em segurança ou não, Denpa não possa se estender por muito tempo caso o autor ainda queira entregar um fim, no mínimo, razoável para a obra.

E, pra finalizar, na vigésima quarta colocação está Oni wo Tadorite Ikuseisou, que ainda está resistindo e sendo publicado no plantel. Chega a ser surpreendente que mesmo com as baixas vendas a obra ainda esteja sendo publicada. Mas isso não deve durar muito tempo e em breve Oni wo Tadorite deve ser cancelado. Provavelmente os editores só estão permitindo ao autor que finalize a obra da forma como melhor desejar.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Gin no Saji (**)(****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*), Major 2nd.
Muito Seguros: Be Blues! - Ao ni Nare, Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Birdmen (***), Denpa Kyoushi (**), Hatsukoi Zombie, Hayate no Gotoku! (*), Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**), Tenshi no Akuto!!, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children.
Em Busca de Estabilização: Dameterasu-sama。, Maiko-san chi no Makanai-san, Ryoko
Em Risco de Cancelamento: Sunday Hikagaku Kenkyujou, Oni wo Tadorite Ikuseisou

LEGENDA
(*) Devem ser encerrados em 2017.
(**) Podem ser encerrados em 2017.
(***) Mangá publicado mensalmente.
(****) Mangá em hiato


Bem, pessoal, assim se encerra a análise da edição #10 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'