sexta-feira, 10 de março de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #15 (Ano 2017).


TOC niilista.

Escrito por Leonardo Nicolin.

Essa semana tivemos um perfeito exemplo de uma TOC niilista, no qual, o "vazio" ocupou a classificação e o coração dos editores. Tivemos somente nove séries ranqueadas, utilizando o sistema ocidental de ranqueamento, por isso podemos considerar esta a TOC mais vazia dos últimos anos - tão vazia ao ponto do quinto colocado estar ao mesmo tempo entre os cinco primeiros colocados e cinco último colocados. Sem mais delongas, vamos analisar essa TOC idealizada pelo nosso falecido amigo, Nietzche:

TOC Weekly Shonen Jump #15 (13/03/2017):
One Piece (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Haikyuu!!
Harapeko no Marie (Capítulo 03)
Dr. Stone (Página Colorida)
02 - Yakusoku no Neverland
03 - Boku no Hero Academia
Gekkou no Arcadia (Página Colorida, One Shot)
04 - Spring Weapon Number One
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai (Capítulo 06)
05 - Shokugeki no Souma
Kimetsu no Yaiba (Página Colorida)
Poro no Ryuugaku-ki (Capítulo 04)
06 - Black Clover
U19 (Capítulo 05)
07 - Saiki Kusuo no Sainan
08 - Yuragi-sou no Yuuna-san
09 - Samon-kun wa Summoner
Isobe Isobee Monogatari
Gintama (Ausente)
BORUTO (Ausente, Mensal)
World Trigger (Hiatos)
Hunter x HUnter (Hiatos)


Prévia TOC Weekly Shonen Jump #16:

Capa e Página Colorida de Abertura: Robot×Laserbeam (Nova Série)

Página Colorida: Haikyuu!!, Saiki Kusuo no Sainan, Black Clover, Yuragi-sou no Yuuna-san
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos nessa semana capa e página colorida de abertura de ONE PIECE, que justamente está tratando o arco da Big Mom e o "resgate" de Sanji. Podemos dizer que a série se encontra em um arco bem polêmico, no sentido, tem muitas pessoas gostando e muitas que não estão gostando - por variados motivos, seja a previsibilidade seja o ritmo (os que gostam, logicamente, aprovando tanto as reviravoltas quanto o ritmo desses capítulos). Outro motivo que talvez esteja dividindo as opiniões sobre esse arco, seja a expectativas que vários leitores tinham para o confronto entre os chapéu de palha e Big Mom. Mesmo assim, não podemos negar que ONE PIECE continua sendo uma das principais, aliás, a principal série que integra a Weekly Shonen Jump.

EFEITO COLOR PAGE & POPULARIDADE: É importante notar, como NENHUMA das novas séries foram classificadas em colocações ruins; Harapeko no Marie e Dr.Stone foram classificadas em colocações altíssimas. Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai foi classificado após uma série que ganhou uma página colorida - muitos leitores tendem a dar uma olhada nas séries que ganharam página colorida, deste modo, assim que terminam dão "de cara" com uma série novata, e podem assim decidir ler o capítulo dessa nova série (que talvez tinham abandonado, pois não gostaram do primeiro e segundo capítulo, ou simplesmente tinham esquecido da existência, e como tendem a ler em ordem aleatória, poderiam deixar esse mangá por último - É uma ótima estratégia para pegar os leitores que leem de modo aleatório). Poro no Ryuugaku-ki também foi classificado após uma página colorida, e por fim U19, que aquele que parece ter a menor chance de sobrevivência (e pelo andar da carruagem, os editores já devem ter tido a recepção do primeiro capítulo), foi classificado após Black Clover, que é uma série de grande popularidade e que atrai o mesmo público alvo que U19. Deste modo ,todas as séries novatas da revista foram, teoricamente, classificadas em uma boa colocação - essa foi uma das edições mais bem distribuídas que já vi na Shonen Jump.  

Em primeiro lugar tivemos Haikyuu!!, que após várias edições, retornou ao topo da revista (o mangá não conseguia essa posição desde a edição 10, no qual estreou Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai). Muitas acreditam que a série deveria ganhar primeiras colocações mais recorrente, mas para o seu estilo e público alvo, acredito que a frequência atual seja justa. Além disso, o mangá sempre fica entre os primeiros colocados, é a segunda série que mais recebe capas na revista, constantemente é colocada uma miniatura sua na capa de cada edição (mesmo quando não ganha página colorida, como foi o caso da edição #13), em todas as edições vimos publicidade de produtos relacionados a série. Podemos dizer que os editores fazem questão de mostrar que a série é um dos produtos mais importantes da revista, e não corre nenhum risco de acabar sendo cancelado.

Em segundo lugar tivemos o nosso querido Yakusoku no Neverland - Primeiro digo é surpreendente a posição de Harapeko no Marie, os editores estão querendo realmente que a série se torne um novo sucesso comercial (provavelmente acreditam que seja o substituto perfeito para Gintama). Porém, mesmo com tantas séries que poderiam ser colocadas em posições mais altas de Neverland, os editores preferiram entregar a segunda colocação para a série de mistério, mostrando como confiam e acreditam no seu potencial. Deste modo é inegável que a situação da série na revista esteja segura, e mesmo com tantos novos mangás estreando, acredito que no máximo três se tornaram um sucesso, por isso, não vejo chances de vermos a série sendo cancelada de nenhum modo. Aliás, para mim é quase garantido que a série chegará aos seus dois anos de vida, quando provavelmente será anunciado o seu anime. 

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que se meteu em uma pequena confusão nos últimos dias; Kevin Hamric da VIZ havia declarado que a nova temporada de Tokyo Ghoul já estava chegando, contudo, na verdade ele queria se referir a nova temporada de Boku no Hero Academia, que será lançada nesse mês de abril. Essa notícia foi um grande baldo de água fria nos seguidores de Tokyo Ghoul, e não acrescentou nada aos seguidores de Boku no Hero Academia, por isso lentamente será esquecida por todos. Sobre uma terceira temporada de HERO, ainda é muito cedo para falarmos. Provavelmente a Bones (estúdio responsável pela animação da série) deve esperar para ver a recepção desses novos capítulos, e também ver as vendas dos volumes da série. Contudo, sejamos sinceros, as chances que a série tenha uma terceira temporada é relativamente pequena. Pode acontecer caso as vendas da segunda temporada sejam iguais a da primeira temporada (que foram o suficiente para o estúdio ter um pequeno lucro), porém, se diminuírem, como é normal acontecer com as segundas temporadas, as chances diminuem drasticamente, e dependerá mais da capacidade da Shueisha em convencer a Bones a produzir mais uma nova "season". 

Em quarto lugar tivemos o nosso querido e inexplicável fenômeno, Spring Weapon Number One - Acredito a possibilidade de vermos a série sobrevivendo à próxima leva seja realmente baixa, aliás, os editores tem total condição de lançar mais uma leva de três ou quatro mangás, a partir de junho. o que diminuiria realmente muito as chances dos editores decidirem salvar a série, contudo, mesmo sendo baixas, não podemos dizer que são nulas. Após o incrível aumento de vendas de Kimetsu no Yaiba (que conseguiu calar a minha boca, e teve um aumento irreal em vendas, vendendo incríveis 41 mil cópias nos primeiros três dias), os editores podem estar esperando um aumento parecido com Spring Weapon Number One, deste modo, podem decidir sobre o seu futuro somente após verem as vendas do segundo e terceiro volume. Acho improvável vermos a série se salvando, mas a possibilidade ainda existe, e o milagre da leva passada, pode se repetir na próxima. Em quinto lugar tivemos Shokugeki no Souma, que ao mesmo tempo que ficou entre os cinco primeiros, também esteve entre os cinco últimos colocados. Domingo teremos o retorno da análise do Ranking Oricon, no qual explicarei melhor a situação que a série se encontra.

Em sexto lugar tivemos Black Clover que vem sendo variando suas colocações, mas sempre está entre os sete primeiros colocados. Contudo, não podemos dizer que a sexta colocação nessa semana é um bom resultado, pois não é. A TOC não podemos analisar simplesmente com o "ranking puro", pois sabemos muito bem (e já expliquei isso com várias provas mil vezes) que a classificação é organizada pelos editores, e de nenhum modo, as posições são referentes a votação de alguma edição, mesmo que os editores levem em consideração a popularidade da série em geral para decidir quais colocações colocar o mangá. Além, do mais importante a qualidade do capítulo. Talvez esse seja o motivo pelo qual Black Clover pegou uma colocação tão baixa ou talvez tenha um outro motivo? Se analisarmos bem, a série está localizada após TREZE mangás, sendo que um deles tem 50 páginas, por isso, a sua posição na revista está na parte INFERIOR da TOC ou explicando mais tecnicamente, o terceiro setor da revista (podemos dividir a Shonen Jump em quatro setores - Essa divisão foi feita pelos meus anos de estudo e experiência nessa bagaça): 

O primeiro setor que são as 150 primeiras página, nessas páginas são localizadas os mangás que tiveram o maior destaque na semana. Por exemplo, usando como base essa edição, provavelmente teremos: ONE PIECE, Haikyuu!!, Harapeko no Marie, Dr.Stone, Yakusoku no Neverland e Boku no Hero Academia. Nas 150 primeiras páginas normalmente temos entre 5 a 6 séries, são aquelas séries que o leitor lê mais facilmente, se ele decide seguir a ordem de leitura (como muitos gostam de fazer - mesmo que a grande maioria dá aquela "roubadinha" e decidem ler primeiro as duas ou três séries que estão extremamente ansiosos para saber o que aconteceu no capítulo).

O segundo setor que está entre as páginas 150 e 300, que são as séries que estão em uma boa colocação, e as pessoas que tendem a ler em ordem de leitura, não se encontram tão cansados. Normalmente os editores colocam duas séries com páginas coloridas nesse grupo, para assim, estimular o leitor a dar uma olhada no meio da revista, ler essas séries, e quem sabe, também ler a série que vem logo após à aquela que ganhou a página colorida, como poder acontecer. 

O terceiro setor: que vai dá página 300 até a página 380, é um setor muito pequeno, ocupado normalmente por três ou quatro séries. Os leitores em ordem de publicação que chegam nessas páginas já estão extremamente cansados, pois lerem mais de 300 páginas de séries, algumas com muitos diálogos, como é o caso Yakusoku no Neverland - Colocar séries com mais dialogos nesse setor pode acabar prejudicando a própria revista. É melhor colocar séries de leitura rápida, como as comédias, ou séries de ação com muitos quadros que apelam somente para cenas rápidas e emocionantes, sem ter nenhuma escrita. Outro ponto a ser considerado é que muitos dão uma pausa na leitura quando chegam nesse período, e o problema da pausa na leitura, é que você nunca sabe quando vai retoma-la - Talvez a pessoa só volte a ler a revista depois de 1 semana, e o período de envio do cartão foi para o beleleu. 

O quarto setor: que é o último, que vai da página 380 até a 480, é composto em grande parte por séries de rápida leitura (comédias ou ecchi's) e séries com baixa popularidade, deste modo aquelas que tendem a ser canceladas. Muitas pessoas tendem a ignorar muitas das séries novatas nas últimas colocações, pois interpretam como mangás de ruim qualidade (e em grande parte é). Os editores da Shonen Jump ultimamente estão colocando séries populares nas últimas colocações, talvez para convencer o público a ler também a parte inferior da revista. Os editores da Young Jump e Shonen Magazine já utilizam essa estratégia à muitos anos. O problema é que de certo modo, é que aqueles que tendem a ler as séries na ordem disposta pelos editores, tendem a chegar MUITO cansados nas últimas cem páginas. Essa semana tivemos no quarto setor SOMENTE séries de leitura rápida; Yuragi-Sou, Samon, PSI Kusuo Saiki e Isobe Isobee (Talvez U19 entre nesse grupo, mas podemos também considera-lo parte do terceiro setor, as páginas não devem serem seguidas rigorosamente). 

Por isso, Black Clover que está localizado na terceira zona nessa semana, foi realmente muito mal classificado, mas talvez os editores colocaram o mangá em uma colocação tão baixa justamente para ajudar um outro mangá, U19 - Sabemos que os editores podem ter o resultado da votação em menos de 20 dias (esse é o período que os editores demoravam para publicar os vencedores da Jump NEXT), mas também podemos deduzir que uma edição da revista comece a ser montada cerca de 10 à 15 dias antes do seu lançamento, por isso levando em conta que estamos na edição #15, os editores PODEM já ter tido a resposta para o cartão de U19, incluindo as respostas para as perguntas diretas, como se gostaram do protagonista e etc. Levando isso em consideração podemos deduzir que os editores já sabem da ruim recepção da série, mas como podemos perceber pelas classificações das novas séries no passado, eles também tendem a não desistir de um mangá antes de saber a recepção dos três primeiros capítulos, por isso, colocar a série entre os últimos, CONTUDO, atrás de Black Clover, pode ter sido uma ótima estratégia para equilibrar a balança - A posição de Black Clover pode também ter sido pela qualidade do seu capítulo (isso não posso responder, pois ainda não li o capítulo dessa semana), e os editores decidiram aproveitar que já pretendiam colocar a série em uma colocação baixa, e assim deixaram que U19 viesse logo após. 

Em sétimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, que claramente está localizado no quarto setor da revista. Logo após tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que parece que vai continuar sendo classificada em posições baixas, os editores claramente estão dando a série o mesmo tratamento que deram à To LOVE-Ru, e talvez só vejamos a série receber um pouco mais de destaque após um possível anime - e não acreditam que tratarão Yuragi-Sou no Yuuna-San como um grandíssimo sucesso, provavelmente continuarão a classificar a série em posições baixas, somente que, por causa do anime, os editores decidam dar ao menos duas capas ao ano para a série, ao invés de NENHUMA ou uma de aniversário (que aliás, ainda estamos esperando pela sua capa de aniversário). Por fim, na última colocação tivemos Samon-Kun wa Summoner que mesmo estando na pior colocação possível, não deve estar correndo risco de ser cancelado, pois os editores só vão começar a pensar em qual série irá cancelar quando tiverem em suas mãos quase todas as recepções das novas séries lançadas nessas últimas semanas. Samon-Kun wa Summoner pode não estar totalmente a salvo, mas por enquanto, suas posições ruins não significam simplesmente nada.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'