sexta-feira, 21 de abril de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #21-22 (Ano 2017).


Embaralhando as Cartas.

Parece que os editores não querem deixar nosso trabalho de "analista das TOCs" muito fácil, e decidiram bagunçar ainda mais as cartas no nosso baralho, A TOC dessa semana fez que nossas certezas que vinhamos cultivando nas últimas semanas fossem colocadas em discussão, e é com essas novas incertezas, e tentando mesmo assim manter um pensamento que mais se possa se aproximar a lógica dos editores, irei analisar essa TOC confusa, mas muito interessante. Por isso, sem mais delongas, vamos começar ver a classificação:

Weekly Shonen Jump #21/22 (24/04/2017)
Personagens da WSJ (Capa)
ONE PIECE c863 (Página Colorida de Abertura)
01 - Boku no Hero Academia c135
02 - Haikyuu!! c251
Chingiri (Página Colorida, One Shot de Mitsutoshi Shimabukuro)
Robot x Laserbeam (Capítulo 06)
03 - Yakusoku no Neverland c36
Kimetsu no Yaiba c59 (Página Colorida)
04 - Spring Weapon No. 1 c26
05 - Black Clover c107
Shokugeki no Souma c212 (Página Colorida)
06 - Dr. Stone c08 (Primeiro Rank)
07 - Gintama c632
08 - Yuragi-sou no Yuuna-san c60
09 - Hinomaru Zumou c142
10 - Saiki Kusuo no Sainan c241
11 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c12
12 - Samon-kun wa Summoner c78
13 - Harapeko no Marie c09
14 - Poro no Ryuugaku-ki c10
15 - U19 c11
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c234
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c12 (Mensal), World Trigger c165 (Hiatos) e Hunter x Hunter c361 (Hiatos)

Prévia da Edição #23
Capa e Página Colorida de Abertura: Yakusoku no Neverland (Comemoração do Encerramento do Arco Atual e Início de um Novo)
Página Colorida: BORUTO (Mensal), Samon-kun wa Summoner e Dr.Stone


Começando pelos mangás não ranqueados, como já é de tradição, tivemos nessa edição página colorida de abertura para ONE PIECE, como também já é de tradição - a série sempre recebe o destaque máximo quando temos essas edições duplas (só não recebe na segunda edição dupla do ano). Outros mangás também ganharam página colorida: A série Kimetsu no Yaiba, que vem tendo cada vez mais apoio editorial, e Shokugeki no Souma, que mesmo tendo menos apoio, continua em uma situação estável. Também tivemos nessa edição o One Shot de Shimabukuro, criador de dois sucessos na revista, Takeshi! e Toriko. Seria interessante vê-lo retornando a revista com uma série mais voltada para a comédia, que é o estilo que o consagrou, e que vendo certos One Shots, parece ser aquele que ele quer retornar.

Ainda não ranqueado, mas que no meu ponto de vista, deve ganhar página colorida na edição #24 (que seria seu oitavo capítulo), temos logo abaixo do One Shot de Shimabukuro, a série de GOLF, Robot x Laserbeam. Entre todas as seis séries, é inegável, que aquela que os editores estão dando maior importância é justamente Robot x Laserbeam, deste modo, a possibilidade que a série seja cancelada precocemente são bem baixas - e se levarmos em conta, os bons comentários que a série vem recebendo nos fóruns e na crítica especializada, chegamos a conclusão que a série tem tudo para, ao menos, conseguir sobreviver na revista. A partir da oitava semana começaremos a saber se realmente, os seis primeiros capítulos dessa série foram bem recepcionados.

Começando pelos mangás ranqueados, tivemos na primeira colocação, Boku no Hero Academia, que se antes eu dizia que podia ser ameaçado pelo anime de Black Clover, acredito que podemos dizer já com total certeza, que isso não acontecerá. Independente se Black Clover superará as vendas de Hero ou não, a série sobre a escola de super-heróis continuará sendo um pilar da revista (seja terceiro ou quarto pilar, não importa). Essa nova temporada é a consagração da série com o público japonês e mundial. Em segundo lugar tivemos Haikyuu!! que também está muito seguro na revista, e mesmo com a concorrência aumento (para alegria de todos nós), deve continuar como um dos pilares da revista, por um simples motivo: atrai um grande público feminino, tem um grande apelo comercial mundial e é o mangá de esporte mais popular da atualidade.

Em terceiro lugar tivemos nosso amor de verão, Yakusoku no Neverland. Como muitos estavam torcendo, a série irá ganhar capa e página colorida de abertura na edição #23, como "comemoração" do encerramento do arco atual e início de um novo arco. Após muitos volumes da série, no qual tantíssimas coisas aconteceram, o arco atual chegou ao seu fim, e devo assumir, o roteirista conseguiu guiar a história de modo exemplar, demonstrando que realmente merece estar na revista. Os japoneses continuam a aprovar a série, e suas vendas só vão aumentando, e não temos nenhuma previsão (mesmo que os editores da revista tenham) de quando essas vendas devem parar de crescer. O melhor é que, não estamos contando de nenhum modo as vendas digitais da série - que no caso de séries mais "novas" tendem a ter vendas digitais superiores a séries mais antigas -. Por isso, os números de Yakusoku no Neverland devem estar realmente maravilhosas, deixando os editores eufóricos para um anime.

Em quarto lugar tivemos Spring Weapon Number One, que para quem leu a minha análise do ano 2000 da Weekly Shonen Jump, sabe que talvez, a série esteja passando por um fenômeno muito conhecido pelos japoneses: O "fenômeno Norman", que no caso é, os editores vão mantendo na revista uma série que vende mal e não é popular (mesmo que não seja odiado pelo público), pois tem outras séries em situações piores - no caso, Poro e U19 tiveram recepções péssimas. Hinomaru Zumou está chegando ao seu fim (provavelmente), e Samon-kun wa Summoner também não vem sendo muito bem aceitado pelo público leitor. Deste modo, levando em conta que tem séries em situações piores que Spring Weapon, os editores vão deixando-o na revista por mais alguns meses, mas mesmo assim, a possibilidade que a série consiga superar a marca de 12 meses de vida, por isso, cinco volumes, ainda são bem restritas. Dependerá muito, se o mangá, vai ter uma milagrosa melhora na aceitação, como já aconteceu com séries como SKET Dance.

Em quinto lugar tivemos Black Clover, a série pode ter sido classificada em uma colocação baixa para os seus padrões (É um TOP 5, mas se analisarmos bem, temos muitas séries não-classificadas em uma colocação na revista bem melhor), mas mesmo assim ainda não considero uma notícia realmente ruim. Como comentei nas semanas passadas e também na análise do ano 2000 da WSJ, vemos séries que tiveram seus animes anunciados e que ainda não estrearam, terem uma inconstância maior que o normal - não é que a série começa a ser classificada em posições baixas constantemente, mas que tende a ter picos baixos e picos altos, bem mais constantes que quando o anime ainda não tinha sido anunciado. O motivo pode ser vários, muda de caso à caso, mas quando se trata de Black Clover, podemos dizer que a razão no qual os editores devem estar deixando a série no segundo setor, ao invés do primeiro, deve ser justamente que, como o mangá ganhará um anime, em breve terão que dar um grande destaque, até quando o anime não estreia, é melhor dar destaque a outras séries que estão tendo um grande aumento de vendas.

Em sexto lugar tivemos o primeiro rank de Dr.Stone, que parece ter começado bem, principalmente se levarmos em consideração que ganhará uma série página colorida na próxima semana. Essa classificação, como pudemos ver pelos comentários dos membros da 2ch, deve ser referente aos seis primeiros capítulos da série, então, ver a obra sendo classificada na zona intermediária e ao mesmo tempo ser premiada com uma página colorida na edição #23, nos leva a crer que o público gostou da obra (ao menos o suficiente ao ponto dos editores acreditarem que vale a pena dar um pequeno apoio). Ainda é incerto o futuro da série, a recepção dos próximos capítulos será essencial, mas ao menos, Dr.Stone deu um bom primeiro passo. Em sétimo lugar ficou Gintama que deu uma leve melhorada - eu não estou lendo o mangá, por isso não sei quanto próximo está do seu final, mas pode ser um dos mangás que pode acabar ainda esse ano, ajudante ainda mais Spring Weapon.

Em oitavo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que ficou na zona intermediária, que é praticamente estar em um TOP 5 para a série (levando em conta o tratamento que os editores dão a série do seu gênero). Em nono lugar tivemos Hinomaru Zumou, que começa a entregar sinais claros que pode terminar já para próxima leva: primeiramente suas páginas coloridas são em ritmo de despedida, e o seu arco, por isso, o campeonato está chegando ao seu ápice, por isso, o autor caso queira, pode terminar a série daqui a 3 à 5 capítulos. É importante perceber que outras séries estão chegando ao seu fim, como é o caso de U19 e Poro, por isso, a nova leva pode estar muito próxima, podendo estrear na edição vinte e cinco, ou até mesmo vinte e quatro. Hinomaru Zumou pode acabar sendo encerrado para dar retorno a uma série no hiatos, fazendo assim que a nova leva continue com duas séries novatas. Lembrando que por mais que os editores possam optar por uma leva com três mangás, isso pode acabar prejudicando as novas séries que ainda não se estabeleceram.

Em décimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que se encontra estável e em um boa situação. Em décimo primeiro lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que continua em uma colocação baixa, mas melhor que na semana passada - a série claramente está agradando um público específico, e parece que não teve a aceitação de "Nisekoi", deste modo, os editores não parecem ainda muito confiantes em relação ao mangá. O aspecto de transformar a série em um harém, como Nisekoi, pesou negativamente com o público "geral" da revista, mesmo que tenha agradado aqueles leitores que são amantes do gênero. Acredito que se o autor, ao invés de transformar a série em uma comédia romântica harém, decidisse fazer da série um "slice of life", no qual os personagens passam por vários problemas de estudantes do ensino médio, e pouco também vão se apaixonando um pelo outro (mantendo a comédia, que foi um dos pontos mais positivos do primeiro capítulo), faria a série bem mais única. De qualquer modo, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai não é um mangá ruim, e para mim, merece continuar na revista.

Em décimo segundo lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner, que tem leves chances de acabar sendo cancelado, principalmente se der a "louca" dos editores, e decidirem estrear quatro nova séries (levando em conta que Hinomaru Zumou termine para essa próxima leva). A série também pode ser cancelada, sem que Hinomaru Zumou termine, estreando assim três mangás, sendo os cancelamentos: U19, Poro e Samon. Em décimo terceiro lugar tivemos Harapeko no Marie, que não está correndo risco de cancelamento precoce, mas se continuar sendo mal classificado, pode "começar" a entrar na zona de risco. Mesmo a série sendo uma comédia, que são obras que tendem a ser muito instáveis, os editores na maioria das vezes, não classificam mal imediatamente uma comédia, somente após inúmeros capítulos que começam a classificar em posições baixas, fazendo a série se tornar uma montanha russa.. É melhor o autor ficar muito atento, e nas últimas duas colocações, temos dois mangás que tem tudo para serem encerrados muito em breve, daqui a 1 à 3 capítulos. Estou falando dos nossos queridos mortos-vivos: U19 e Poro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'