domingo, 20 de agosto de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #36-37 (Ano 2017).


Entra Um, Sai Dois e "Some" Outro


escrito por Diego Felipe

Nessa edição tivemos a estreia de mais um mangá e o fim de duas obras, sendo que desses fins um foi um encerramento natural e outro foi um cancelamento de um novato mal-sucedido. Mas o que talvez chame a atenção de vocês seja a ausência não-explicada de um grande veterano no índice abaixo. Mas isso pode ser explicado ao final da matéria.

TOC Weekly Shonen Magazine #36-37 (2017):
Gotoubun no Hanayome (Capa Física, Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá) (capítulo 01)
01. DAYS (capítulo 211)
02. Tokyo Manji Revengers (capítulo 24)
03. Senryuu Shoujo (capítulo 45)
04. Nanatsu no Taizai (capítulo 229)
05. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 65)
Kessen no Kuon (Pré-Rank) (capítulo 02)
06. Runway de Waratte (capítulo 11)
07. HiGH&LOW g-sword (Fim) (capítulo 14)
08. Daiya no Ace - Act II (capítulo 89)
09. Seitokai Yakuindomo (capítulo 435)
10. Domestic na Kanojo (capítulo 152)
Kanojo、Okarishimasu (Pré-Rank) (capítulo 05)
11. En En no Shouboutai (capítulo 91)
Gravure no Oshigoto (One-shot)
Otonashi no pantsu (One-shot)
12. Baby Steps (capítulo 436)
13. World End Crusaders (capítulo 09)
14. Fuuka (capítulo 166)
15. Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho (capítulo 14)
16. Kindaichi Shounen no Jikenbo R (?)
17. Real Account (capítulo 127)
18. Tsurezure Children (capítulo 153)
19. Fumetsu no Anata e (capítulo 35)
20. Ohayo Survive (Fim) (capítulo 16)
Ahiru no Sora (Em hiato) (pausado no capítulo 561)

Nessa edição tivemos a estreia de mais um novato: Gotoubun no Hanayome, mangá que, como já expliquei ao final da análise retrasada, originalmente foi lançado como um one-shot na edição #07 da revista nesse ano (se quiser ler o one-shot, basta clicar nesse link). Esse one-shot está sendo serializado e se transformando nesse mangá. E, como é de praxe para a maioria dos estreantes que os editores põem muita fé, Gotobun no Hayame recebeu páginas coloridas de abertura e capa digital. Por outro lado, nem sempre um estreante ganha a capa física, não é mesmo? Na edição passada mesmo a capa física foi para Misa Etou, mesmo com a estreia de Kessen no Kuon, que ao menos ganhou a capa digital.

Também tivemos dois one-shots sendo lançados nessa edição: Gravure no Oshigoto e Otonashi no pantsu. Os novatos Kessen no Kuon e Kanojo、Okarishimasu ainda estão em seus segundo e quinto capítulos respectivamente. Cada um desses novatos só passará a ser ranqueado a partir do lançamento de oitavo capítulo. Caso essas obras ganhem alguma página colorida no lançamento do oitavo capítulo, o ranqueamento começa a partir do nono capítulo.

O veterano mangá de basquete Ahiru no Sora continua em hiato, sem previsão de retorno devido a problemas de saúde do autor, Hinata Takeshi. Não é a primeira vez que a obra entra em hiato. O mangá já ficou sem ter capítulos publicados entre outubro de 2013 e março de 2014, por exemplo. Fica o desejo de melhoras a Hinata Takeshi, que conduz a obra desde 2004. Apesar da queda nas vendas de volumes, Ahiru ainda apresenta um rendimento muito satisfatório para os padrões da Weekly Shonen Magazine.

O primeiro lugar entre as obras ranqueadas ficou para o mangá de futebol DAYS, que segue em alta na revista, ainda que seu destaque tenha passado a ser mais moderado. Os editores ainda devem estar muito satisfeitos com o desempenho que a obra vem alcançando. A segunda colocação é de Tokyo Manji Revengers, novato com vinte e quatro capítulos lançados e que precisa melhorar seu nível de vendas se quiser se manter no plantel. O mesmo vale para a obra que ficou na terceira posição: o também novato Senryuu Shoujo, que já teve quarenta e cinco capítulos lançados.

Página Colorida de Abertura: Gotoubun no Hanayome

A quarta colocação ficou para o pilar Nanatsu no Taizai, atualmente o mangá com melhor nível de vendas físicas da revista, superando a marca de 500 mil cópias em média por volume. Mas vale lembrar que Nanatsu está encarando uma redução nas vendas de seus volumes físicos. Também vale lembrar que a obra está em seu arco final e, mesmo que ainda demore um bom tempo para Nanatsu ser encerrado, a possibilidade do fim da obra se aproximar já deve estar preocupando os editores da Weekly Shonen Magazine. Em quinto lugar ficou Hoshino、Me o Tsubutte。 , obra com média de vendas de 60 mil cópias por volume em pouco mais de um mês. Hoshino pode não apresentar um resultado espetacular nas vendas, mas seu desempenho comercial e sua recepção são suficientes para que a obra se mantenha na revista por um bom tempo.

Na sexta posição ficou o novato Runway de Waratte, que ainda está tentando se firmar na revista (boa sorte, Waratte). Já na sétima colocação ficou o mangá especial HiGH&LOW g-sword, que teve seu décimo quarto e último capítulo lançado nessa edição. Não foi um cancelamento, vale ressaltar: a obra já foi planejada para ser publicada em poucos capítulos. Trata-se de um mangá feito pelas autoras da CLAMP cujo objetivo era expandir a divulgação da franquia HiGH&LOW. Daiya no Ace - Act II ficou com o oitavo lugar da vez. A continuação de Daiya no Ace continua em alta na revista, sendo uma das obras com melhor nível de vendas de volumes físicos (350 mil cópias em média).

A nona posição fica para Seitokai Yakuindomo, veterano que teve filme animado lançado recentemente nos cinemas e que ainda apresenta uma boa média de vendas de volumes lançados fisicamente: 120 mil cópias por volume. Seitokai está mais do que estável na revista. Quem fecha o Top 10 dessa vez é Domestic na Kanojo, obra de Kei Sasuga (mesma autora de GE: Good Ending) que, embora não pareça inspirar os editores a expandi-la comercialmente, segue em situação confortável na revista. A obra, cuja média de vendas é de 70 mil cópias por volume, só deve ser finalizada quando for a vontade da autora.

O promissor En En no Shouboutai, cuja média de vendas físicas é de 100 mil cópias por volume, ocupou a décima primeira colocação. En En está perto de chegar a marca de cem capítulos lançados, feito significativo mas nada surpreendente para essa obra que é uma das esperanças da revista para aumentar sua rentabilidade. O décimo segundo lugar ficou para o veterano mangá de tênis Baby Steps. A obra pode não ser mais tão chamativa quanto no auge, mas seu desempenho na revista ainda está muito bom na visão dos editores, ainda mais considerando o tempo longo de publicação: serão 10 anos de publicação completos em outubro.

Página Colorida de Abertura: Gotoubun no Hanayome

Na décima terceira posição ficou World End Crusaders, que ainda está tentando se firma na revista, mas não deve ter vida fácil, visto que está muito difícil para a Weekly Shonen Magazine emplacar novatos no plantel. A décima quarta colocação ficou para Fuuka, mangá que está jogado no limbo do esquecimento e de lá não deve sair. A obra de Kouji Seo continua em uma situação tranquila na revista, mas acredito que não demorará muito para o mangá ser finalizado. É bem provável que Fuuka passe tranquilamente de 2017 mas as chances do mangá acabar em 2018 não são pequenas.

Após ter ganho duas páginas coloridas e o privilégio de ter dois capítulos publicados (ambas as regalias foram dadas na edição #35) o novato Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho fica com o décimo quinto lugar, na porta do bottom. A obra ainda briga pela sua estabilização no plantel. Quem abre a porta do bottom dessa vez na décima sexta colocação é Kindaichi Shounen no Jikenbo R, que retornou após ter ficado ausente na edição anterior. Kindaichi continua sendo uma franquia com um bom rendimento para os padrões da Weekly Shonen Magazine. 

Em décimo sétimo lugar está Real Account, que continua a variar suas posições. Por um lado, a obra de autoria de Okushou e da arte de Shizumu Watanbe encontra-se em situação segura na revista, com média de vendas de 80 mil cópias por volume em um período de até dois meses de disponibilidade. Por outro lado, é raro ver Real Account ganhar páginas coloridas. Muito raro mesmo. A última delas foi na edição #27, esse ano. Já a penúltima edição em que Real Account ganhou páginas coloridas foi na edição #41 de 2016. A décima oitava posição ficou para Tsurezure Children, mangá que vende em média 60 mil cópias por volume e está com um anime televisionado. A situação de Tsurezure é muito confortável na revista, sem risco algum de cancelamento.

Mais uma vez Fumetsu no Anata e dá as caras no bottom, na décima nona colocação. Já tinha aparecido no bottom na edição passada. Apesar de pegar posições baixas com certa frequência na revista, a obra encontra-se em situação estável devido às suas vendas de 80 mil cópias por volume (estima-se). A obra também mantém uma boa recepção e não corre riscos de cancelamento. A vigésima e última posição entre os mangás ranqueados ficou para Ohayo Survive, que enfim foi cancelado. A obra infelizmente não vingou na revista e não convenceu os leitores. Fica o desejo de melhor sorte ao autor em sua próxima empreitada.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Nanatsu no Taizai
Seguros e Estáveis: Ahiru no Sora, Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, Enen no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo, Hoshino、Me o Tsubutte, Kindaichi Shounen no Jikenbo R, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Tsurezure Children
Aparentemente Seguro: Senryuu Shoujo, Tokyo Manji Revengers
Em Busca de Estabilização: Gotobun no Hanayome, Kanojo、Okarishimasu, Kessen no Kuon, Runway de Waratte, Tsue Petit Mahou Tsukai ♀ no Bouken no Sho, World End Crusaders
Finalizados Nessa Edição: Ohayo Survive, HiGH&LOW g-sword


LEMBRETE

Vale lembrar que Hajime no Ippo não é lançado digitalmente e como nem sempre as raws acessíveis ao público ocidental são as raws digitais, muitas vezes não é possível saber em que posição ficou esse mangá de boxe com quase três décadas de publicação. Foi o que ocorreu dessa vez e por isso não deu pra colocar o mangá de George Morikawa na análise.


Bem, galera, assim termina a análise da edição #36-37 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima, pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'