sábado, 2 de setembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #40 (Ano 2017).


Catimba dos Novatos.

Em uma revista dominadas por veteranos financeiramente fortes e novatos promissores, estamos vendo os editores apostarem nas séries mais novas, deixando assim certas séries veteranas em posições um pouco vergonhosas, como foi Boku no Hero Academia. Para mim a decisão é correta, mas será que os editores estão exagerando? Forçando posições muito altas para os novatos? Bem, nessa análise da TOC vamos discutir isso. Então sem mais delongas, vamos ver a TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #40 (04/09/2017)
Dr. Stone c25 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Robot x Laserbeam c23
02 - One Piece c877
03 - Hinomaru Zumou c159
04 - Saiki Kusuo no Sainan c268
Yakusoku no Neverland c53 (Página Colorida)
05 - Kimetsu no Yaiba c76
06 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c29
Jekyll no Tsukaima (Golden Future Cup 2017 #01, Página Colorida)
07 - Black Clover c123
08 - Yuragi-sou no Yuuna-san c77
09 - Haikyuu!! c268
10 - Shokugeki no Soma c229
11 - Hunter x Hunter c370 (Entrando em Hiato)
12 - Boku no Hero Academia c151
13 - Gintama c647
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c252 (Página Colorida)
14 - Shudan! c12
15 - Spring Weapon No. 1 c42
16 - Cross Account c11
17 - Harapeko no Marie c26
Ausente: BORUTO (Mensal) e World Trigger (Hiato)

Prévia da Edição #41
Capa e Página Colorida de Abertura:: Robot x Laserbeam
Página Colorida: BORUTO, Hinomaru Zumou (Começo da Segunda Temporada) e "Joreishi Rentarou no Yakusoku" (Golden Future Cup #2 por Shindou Masaoki)


Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos capa e página colorida para Dr.Stone, que por mais que entregue capas dos volumes terríveis (que dá vontade de arrancar os olhos), as suas capas da WSJ até agora foram todas de ótima qualidade. Sobre a série em si, também podemos dizer que seus capítulos estão melhorando de qualidade, e lentamente devem atrair mais leitores. Contudo, como comentei nas semanas anteriores, primeiro precisamos ver as vendas do segundo volume, para ver se a série é realmente promissora. Já vimos casos como Hinomaru Zumou, que as vendas não aumentaram em quase nada desde o volume 1.

Também tivemos nessa edição, páginas coloridas para Yakusoku no Neverland e para Isobe Isobee Monogatari, que esse sim está tendo um grande problemas com suas vendas, que só fazem cair, porém, parece que sua popularidade dentro da revista continua boa, pois mesmo vendendo muito pouco (é a série que menos vende na revista a anos), não chegou nem perto de entrar em risco de cancelamento. Eu não digo que Isobe esteja totalmente seguro, mas parece que não corre grandes riscos de sair da revista. Também tivemos página colorida para o primeiro concorrente da GFC, que descobriu muito bons autores, mas poucas séries de sucesso.

Em primeiro lugar tivemos Robot x Laserbeam que decidiu fazer uma catimba contra os demais novatos, para assim conquistar a primeira colocação. Talvez o mangá no qual eles colocaram uma casca de banana com caminho foi justamente Boku no Hero Academia. Essa é a primeira colocação que Robot x Laserbeam recebe, e o motivo deve ser sua boa popularidade (talvez internamente não seja tão grande quanto externo, mas não deixa de ser grande) e também uma preparação para o lançamento do seu volume, que deve acontecer em outubro. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que na próxima semana fará uma outra pausa. Já descobrimos que a maioria das pausas de Oda, é na verdade, ele viajando de férias. Para qual país ele irá visitar dessa vez? Será que vai para alguma ilha tropical? Veremos. Sobre a votação do Blog fiquei surpreso em saber que temos mais leitores de Boku no Hero Academia e Yakusoku no Neverland que de ONE PIECE. 

Em terceiro lugar tivemos Hinomaru Zumou que na próxima semana começará sua segunda temporada do mangá. A série deve ter um salto temporal e começar a tratar a vida profissional do protagonista, uma decisão que eu não concordo, já que poderia terminar muito bem com o arco passado, mas se o autor está iniciando um arco totalmente novo, significa que os editores aprovaram essa ideia, se os editores aprovaram, a série deve ter um apoio muito grande, e não deve estar nos seus planos cancelar-lo no próximo ano. Isso só deve SE muitos novatos derem certo e assim os editores terem que cancelar um veterano. Em quarto lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que novamente se encontrou entre os cinco primeiros colocados, os editores devem estar realmente gostando dos capítulos atuais da série. 

Em quinto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que é um outro novato que já realizou algumas catimbas para conseguir a primeira colocação. Atualmente a série continua aumentando em vendas, e acredito que no próximo volume os editores devem retornar a dar uma capa para a série, a terceira nesse ano. Um dos mangás que mais merece publicidade é justamente Kimetsu no Yaiba (pelo que passou no início e pelo seu crescimento exponencial). Em sexto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que das séries que deram certo é a única que ainda não recebeu nem uma primeira colocação e nem uma capa, contudo não podemos esperar isso por parte da série (ao menos que sua catimba para derrubar TODO MUNDO seja realmente efetiva). O motivo é muito simples: por mais que Baku-tachi esteja dando certo, não é um grande sucesso como seus companheiros de leva, mas quem sabe no futuro, não ganhe uma capa - esperamos que seja antes do seu aniversário de um ano, que acontece em Fevereiro.

Em sétimo lugar tivemos outra série que foi vítima da catimba dos novatos, Black Clover. Para conseguir uma colocação mais alta, Robot, Kimetsu e Boku-tachi roubaram as chaves do carro do editor de Black Clover para assim ele entregar o capítulo atrasado, e assim ficar só com a sétima colocação, ao invés do tradicional TOP 6. Falando sério, isso não é um problema da série que daqui a um mês deve receber um novo anime, sua devida capa de publicidade e deve ficar em posições bem altas nas primeiras semanas que seu anime estiver sendo transmitido. Então, os editores não estão vendo nenhuma razão para atualmente dar destaque a uma série, que em um mês receberá um grandíssimo destaque. Em oitavo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que aqui no blog recebeu MENOS votos que Boku-tachi wa Benkyou. Isso me surpreendeu, pois Yuragi deveria ter muito mais leitores, mas isso demonstra como uma série de romance consegue ter uma popularidade bem maior que uma série ecchi.

Em nono lugar tivemos outra série que sofreu com a catimba dos novatos: nesse caso Haikyuu!! os materiais para desenho do autor "desapareceram" de uma dia para outro, bem no domingo, onde todas lojas estavam fechadas. Assim o autor ficou dois dias sem trabalhar, atrasando a entrega do capítulo (fazendo assim que os editores no desespero por ter poucos capítulos de veteranos entregue, colocaram os capítulos que tinham (no caso, das séries sem anime) nas primeiras colocações). Falando sério, levando em conta a primeira colocação de Robot x Laserbeam e Hinomaru Zumou, para deixar uma revista mais equilibrada e com os mangás de esporte bem distribuídos, é mais do que natural Haikyuu!! ficar em uma colocação mais baixa. Em décimo lugar tivemos outra série que foi sabotada, no caso, Shokugeki no Souma, enquanto o editor levava os capítulos, um grupo de seis homens mascarados, o espancaram e roubaram o capítulo, obrigando assim o autor e seus assistentes a trabalharem como loucos para desenhar o novo capítulo.

Em décimo primeiro lugar tivemos Hunter x Hunter, que os novatos usaram a mesma estratégia que usaram com Shokugeki no Souma, contudo, quem estava levando o capítulo era o próprio Togashi, e ao ver seu capítulo sendo roubado, com preguiça de voltar a trabalhar, decidiu desistir de desenhar novamente e foi jogar Dragon Quest. A série deste modo, entrou em hiatos por tempo indeterminado pela milésima vez, mas dessa vez tem rumores que vai ser somente por seis meses, com a série voltando nas primeiras edições de 2018. Infelizmente a saúde de Togashi é muito frágil e claramente o seu ritmo de trabalho é muito lento, fazendo assim que consiga produzir poucos capítulos ao ano. Essa situação não deve mudar, e provavelmente até quando chegue ao seu fim, veremos a série lançando uma sequência de capítulos e depois entrando em hiatos por tempo indeterminado. O lado bom é que pelo menos isso garante o lançamento de um volume ao ano, já que essas sequência são de oito a dez capítulos. Esperamos que o autor de Hunter x Hunter volte a revista logo.

Em décimo segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia que uma das suas piores colocações da história (a quase três anos que não saia do TOP 5), lembrando que a série recebia colocações parecidas no seu pré-ranking (contudo os editores ao mesmo tempo, sabendo da ótima recepção do primeiro capítulo, a partir do quarto capítulo já estava distribuindo posters da série na NEXT), e podemos dizer Hero essa semana voltou a uma colocações que não sentia a muito tempo (e em uma situação parecida: sendo mal classificado mesmo com grande apoio editorial). Próxima semana, ou no máximo, daqui a duas semanas a série deve retornar a ter uma colocação alta. Os seguidores não devem se preocupar, é só uma colocação momentânea. Em décimo terceiro lugar tivemos Gintama que nessa TOC louca e bem confusa, se manteve em sua posição normal, não conseguiu usar o "caos com uma escada".

Em décimo quarto lugar tivemos Shudan! que como comentei na semana passada está correndo risco de cancelamento, mas com o hiatos de Hunter x Hunter, talvez não seja cancelado. Como comentei nos comentários e também na própria análise, a série receberá o seu primeiro volume em novembro, e não em Outubro, o que comprova que os editores não estão pensando em cancela-lo imediatamente. Existe uma possibilidade real que a série sobreviva a próxima leva, que com 99.9% deve estrear entre a edição #45 e #46, e seja cancelado somente na sucessiva. Isso daria tempo da série conquistar mais leitores e se estabelecer na revista, algo que os editores querem muito, levando em consideração o apoio que dão ao autor. Em décimo quinto lugar tivemos Spring Weapon Number One que muito dificilmente conseguirá sobreviver a próxima leva, tudo indica que deve acabar dançando juntamente com Cross Account e Harapeko no Marie.

Existe uma possibilidade de não estrear quatro séries na próxima leva - se o hiatos de Hunter x Hunter for realmente por somente seis meses, os editores podem preferir NÃO colocar um substituto em sua vaga, assim estreando três novas séries, que devem entrar no lugar de Spring Weapon Number, e os dois últimos colocados dessa TOC, respectivamente, Cross Account e Harapeko no Marie. Esses dois mangás dificilmente escaparão do cancelamento na próxima leva, principalmente Harapeko no Marie que vem à muito tempo sendo classificado na última colocação. Os editores só estão mantendo a série viva na revista por dois motivas: suas vendas não são insustentáveis (lembram muito aquelas de Mononofu, que chegou a ter cinco volumes lançados) e por ser uma série de um autor veterano, que de algum modo pode ter seus direitos vendidos para empresas estrangeiras, conseguindo deste modo extrair um pouco mais de dinheiro de uma série que não conseguiu dar certo de nenhum modo. 

RESULTADO DA ENQUETE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'