sábado, 11 de novembro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #50 (Ano 2017).


Dr.Cracudo.

Em uma TOC interessante, Dr.Stone (ou Doutor Crack?) conseguiu roubar a primeira colocação de ONE PIECE, e demonstrar, após várias semanas, que ainda continua sendo um dos novatos mais importantes da revista. Outros mangás também conseguiram realizar grandes feitos, outros, como Shokugeki no Souma decepcionaram, por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:

TOC Weekly Shounen Jump #50 (13/11/2017):
Black Clover c133 (Capa e Página Colorida de Abertura)
1 - Dr. Stone c35
2 - One Piece c885
3 - Kimetsu no Yaiba c86
4 - Boku no Hero Academia c159
5 - Yakusoku no Neverland c63
Tomatoypoo no Lycopene c06-1
6 - Saiki Kusuo no PSI-nan c267
7 - Haikyuu!! c278
Goo to Goo (Página Colorida, 49 páginas, One-shot de Tatsuya Tanimoto)
8 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c39
Golem Hearts c03 (23 páginas)
Yuragi-sou no Yuuna-san c87 (Página Colorida, Anúncio da 1 Temporada do Anime)
Full Drive c04
9 - Robot x Laserbeam c33
Spring Weapon Number One c53 (Página Colorida)
10 - Hinomaru Zumou c169
11 - Gintama c659
12 - Shokugeki no Souma c239
13 - Cross Account c21
14 - Shudan! c22
Tomatoypoo no Lycopene c06-2
Ausente: Boruto: Naruto Next Generations c18 (Mensal), Hunter x Hunter c371 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato)

Prévia da Weekly Shounen Jump #51 (20/11/2017): 
Capa: Boruto: Naruto Next Generations
Página Colorida de Abertura: Kimetsu no Yaiba
Página Colorida: Shuudan! (Fim do Arco Shôgakusei) e Yakusoku no Neverland.

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos capa e página colorida de Black Clover, que continua tendo o seu anime em exibição - Comentaremos mais sobre a situação da série nas próximas semanas -. Também tivemos nessa edição páginas coloridas para Yuragi-Sou no Yuun-San que deve o seu anime anunciado para a alegria geral da nação (e para a tristeza de algumas pessoas). Também tivemos uma página colorida para Spring Weapon Number One, que comprova que os editores ainda não desistiram dessa bagaça. Além da página colorida para o One Shot Goo to Goo. 

Em primeiro lugar tivemos Dr.Stone, que não conquistava tal colocação desde a edição #39, uma edição antes que o mangá recebeu a sua inédita capa. Naquele período os editores deram um grandíssimo destaque tante para Dr.Stone quanto para Robot x Laserbeam, mas depois se acalmaram e colocaram as duas séries nas suas devidas colocações (no caso de Dr.Stone continuavam posições altas). Por isso ver Dr.Stone voltando a primeira colocação é interessante, pois demonstra que os editores continuam acreditando na série (mesmo que isso era já bem óbvio, mas uma prova a mais, não faz mal a ninguém). Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que continua entre os dois primeiros colocados.

Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que continua sendo uma das principais séries novata da revista. A prova é que na próxima semana receberá página colorida de abertura (PS: A série não receberá uma capa, pois essa regalia foi entregue a série mensal Boruto). Os editores continuam mostrando um grande apoio ao mangá, e acredito que muito em breve receberá mais uma capa. Provavelmente no mês de fevereiro, quando comemorará dois anos de vida, e quem sabe também não anuncie uma adaptação em anime (mesmo que eu ache improvável). Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que ainda não voltou a ficar sempre nas três primeiras colocações, como antes acontecia, mas pelo menos está em uma situação um pouco melhor do que a de algumas semanas atrás, no qual a série ficava na zona intermediária constantemente.

Em quinto lugar tivemos Yakusoku no Neverland, o novato com mais possibilidade de se tornar um grande sucesso de vendas. O único problema de séries que já começam com um grande explosão de popularidade, é que tendem a já ter uma grande publicidade boca a boca, deste modo, quando lança o anime, já muitas pessoas conhecem o mangá. O "boost" em vendas só acontece quando pessoas que NÃO conhecem o mangá decidem assistir o anime, se apaixonam pela a série e decidem também comprar os volumes. Por exemplo, com Ansatsu Kyoushitsu o boost quase não aconteceu, pois a série já vendia acima de 1 milhão de cópia antes do anime, todo mundo já conhecia o mangá. Logicamente, Yakusoku no Neverland não é um Ansatsu Kyoushitsu, e muitas pessoas não conhecem a série ainda, por isso, tem uma possibilidade real de receber um boost, mas existe a possibilidade disso não acontecer (por esse e outros motivos, como uma adaptação ruim). Em sexto lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, que essa semana conseguiu uma boa colocação para os padrões da série.

Em sétimo lugar tivemos Haikyuu!! que voltou a zona intermediária, que é a zona no qual a série pertence, já que os editores tradicionalmente dão um tratamento estilo "montanha-russa" aos mangás do gênero. É importante eu deixar claro que a série continua sendo o segundo pilar da revista: suas vendas são altíssimas e provavelmente é a segunda série que mais estimula os japoneses a comprarem a WSJ. A única diferença é que os editores (principalmente o novo editor chefe que está a pouco tempo no comando) estão adotando uma estratégia mais próxima a aquela da Magazine, Jump SQ e Sunday, que é não deixar os três pilares sempre nas três primeiras colocações, como acontece na Young Jump e acontecia na Shonen Jump até pouco tempo atrás. Em oitavo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou Dekinai que após receber finalmente a sua capa, voltou para a zona intermediária, local no qual a série pertence. 

Em nono lugar tivemos Robot x Laserbeam que em comparação a semana passada melhorou de uma colocação, mas a série continua na zona intermediária, que para é a posição que o mangá "merece" - não pela sua qualidade (já que não é minha função nessas análises julgar a qualidade de nenhuma série), mas pela sua temática e sua popularidade interna, que não parece ser tão alta assim -. Sim, quando tiver partidas emocionantes ou capítulos importantes, no meu ponto de vista é necessário colocar Robot x Laserbeam entre os primeiros, inclusive foi por isso que critiquei a colocação da série à duas ou três semanas atrás, mas em capítulos mais "normais" o seu local deve ser a zona intermediária. O mesmo vale para Hinomaru Zumou (que ficou em décimo lugar, na abertura do Bottom), com uma única pequena (grande) diferença, a série não merece mais receber colocações altas, máximo algumas páginas coloridas e capa de aniversário. Hinomaru Zumou não tem popularidade e não tem propectiva de melhora, por isso não vejo motivos para ser classificado bem. 

Em décimo primeiro lugar tivemos Gintama que como venho comentando todas as semanas está simplesmente "curtindo" seus últimos momentos na revista. Espero que o autor retorne para a WSJ com uma nova série, que aliás, seja completamente diferente do que vimos em Gintama: talvez uma série de esporte ou um Shounen bem mais dramático. Uma comédia mais "colegial" como SKET Dance, também seria interessante, o importante é que seja diferente de Gintama, por dois motivos: evitar comparações e vermos um lado diferente desse autor genial. Em décimo segundo lugar tivemos Shokugeki no Souma que voltou a ficar em uma colocação ruim, e sejamos sinceros, a situação da série atualmente é bem simples: passa por períodos entre os primeiros, até consegue uma primeira colocação, depois passa um período na zona intermediária, e depois um período entre os últimos colocaods, independente da qualidade do arco. 

Em décimo terceiro lugar tivemos Cross Account que deve ser cancelado em fevereiro. Lembrando que essa é a segunda tentativa do autor, POR ISSO, será muito difícil que o veremos retornando a revista. Somente se retornar como desenhista puramente (talvez dessa vez trabalhando com um roteirista realmente competente, e não com aquele de Tokyo Wonder Boys). De qualquer modo, mesmo que não volte para a WSJ, é quase certo vermos o autor lançando algum material na Jump Plus. Em décimo quarto lugar tivemos Shuudan! que na próxima semana receberá uma página colorida - tudo indica que a série terá uma time-skip, o que significa que realmente está preste a ser cancelada -. Mesmo assim, me surpreendo pelo tratamento que os editores dão para o autor. Em condições normais, a série seria cancelada sem receber nenhuma regalia. Isso demonstra como o grupo editorial mudou, mas também que eles planejam dar mais chances para o autor, que já lançou um sucesso na revista: Sesuji wo Pin! to. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'