quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #11 (Ano 2015).


Novas cartas no baralho.

Finalmente as novas séries começaram a estrear, esta semana tivemos Kagamigami, a nova série de Toshiaki Iwashiro, criador de Psyren. Juntamente com a estréia desta nova série, tivemos também um One Shot especial vindo da Jump Plus e por fim um TOC incrível, que dá para tirar várias informações interessantes, sem mais delongas, vamos ao TOC:

Shonen Jump #11 (09/02):

Kagamigami (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série, 54 pg.)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - Haikyuu!!
Boku no Hero Academia (Página Colorida)

03 - Gintama
04 - Shokugeki no Souma
05 - Hinomaru Zumou 
06 - Toriko
07 - Nisekoi
08 - PSI Kusuo Saiki
Karada Sagashide (Página Colorida, Capítulo Especial vindo da Jump +) 
09 - World Trigger
10 - Gakkyuu Houtei
11 - Bleach
Kochikame
12 - Takujou no Ageha
13 - E-Robot
Isobe Isobee Monogatari (Página Colorida e Anuncio Importante)
One Piece (Ausente)
Hunter x Hunter (Hiatos)


Shonen Jump #12 (16/02):
Capa & Página Colorida: Black Clover de Yuuki Tabata 
Página Colorida: Hinomaru Zumou, Kagamigami, Shokugeki no Souma e Tonkatsu DJ Agetarou (Vindo da Jump +)

Ausente: World Trigger (Mais uma pausa...)
Caso você não entenda como funciona o TOC, clique AQUI para entender.


Kagamigami, Página Colorida de Abertura.

Como já é de tradição, começamos pelos mangás não ranqueados. Neste edição tivemos a estréia de Kagamigami, que será um mangá que misturará investigação com battle shounen, a obra é o terceiro mangá do autor veterano, Toshiaki Iwashiro. É a primeira nova carta do baralho da Shonen Jump e um total de mais quatro que irão estrear. Espero que o autor consiga emplacar seu primeiro grande sucesso, até agora, nenhum dos seus outros dois mangás conseguiram se destacar o bastante ao ponto de ganhar uma versão em anime, por exemplo. Boa sorte, Iwashiro!

Nesta mesma edição tivemos página colorida para Boku no Hero Academia, que já vendeu mais de 300 mil cópias com seu Volume 01 e conseguiu vender mais de 230 mil cópias no segundo (Que ainda esta vendendo bastante). Vendo o sucesso gigantesco que o mangá esta fazendo, a Shonen Jump deu 4 páginas coloridas seguidas para Boku no Hero Academia nesta edição, uma ação bem legal, fico imaginando como será Boku no Hero Academia todo colorido, seria épico. 

Outra notícia importante é o anúncio de Isobe Isobee Monogatari, o mangá não será cancelado, na verdade, agora ele só terá um capítulo por edição (Antigamente havia dois, cada um de 6 ou 7 páginas, um era classificado de acordo com os votos e o outro capítulo fechava a edição), agora só teremos o capítulo que fechará a edição, que ao invés de ter 6 ou 7 páginas, terá de 10 à 12 páginas por capítulo. É uma redução de espaço na revista, mas pelo menos o mangá continuará firme e forte na Shonen Jump, que agora voltou a ter 21 séries.

Página Colorida, Kagamigami

Chegando ao TOC temos em primeiro lugar, Ansatsu Kyoushitsu. Não fez mais do que sua obrigação, em um ranking sem One Piece e Boku no Hero Academia, o caminho ficou aberto para que Ansatsu conquistasse o primeiro lugar, qualquer outra posição, poderia significar uma derrota para o mangá - O seu volume 12 vendeu cerca de 700 mil cópias, provando que a obra ganhou leve boost, mas nada de fantástico ainda, o próximo volume sairá em Março e espero que ao menos chegue a faixa dos 800 mil cópias, como Haikyuu!! consegue, seria decepcionante ver que Ansatsu ganhou um boost quase nulo depois do anime.

Em segundo lugar tivemos Haikyuu!!, este que conseguiu dobrar as suas vendas após o anime. Esta semana o mangá chegou perto de conquistar o primeiro lugar, sendo "barrado" por o Koro-Sensei. A partir da próxima semana será mais difícil este feito, mas sabemos que o jogo atual esta sendo venerado pelos japoneses (Principalmente na 2ch), por isso tem possibilidades reais do mangá mesmo disputando contra One Piece e Ansatsu Kyoushitsu de conquistar a tão prestigiada e requerida primeira colocação.

Karada Sagashide, Color Page (Capítulo Especial)

Em terceiro lugar temos a primeira grande surpresa desta edição, Gintama. É espetacular perceber que o mangá vem reconquistando o público perdido nos últimos dois anos, com o anime que irá voltar em Abril, tem tudo para o mangá conquistar ainda mais força e quem sabe conseguir uma primeira colocação. Parece que o autor já reparou como o público gosta destas sagas mais violentas e de pancadaria, assim tudo indica que por um grande período veremos lutas atrás de lutas, o que para mim, é uma ótima notícia. A única pedra no caminho da obra é justamente os novatos que podem roubar algum votos.

Shokugeki no Souma pegou a quarta colocação, que é sinceramente, o que é esperado do mangá. Caso houvesse Boku no Hero Academia e One Piece no ranking, é bem provável que o mangá ficaria na sexta colocação, uma posição muito familiar de Souma, já que ele fica entre quinto e sexto em quase todos os rankings. Deste modo, novamente a série não conquista uma posição ruim, porém não é nada de fantástico, enquanto conseguir se manter nessas colocações, Souma poderá sobreviver quanto tempo quiser na Shonen Jump.

Fechando o TOP 05 temos Hinomaru Zumou que também, por os mesmo motivos de Souma, conquistou uma posição normal para o seu padrão. A obra continua tendo muita publicidade no ambiente do sumô japonês, mas vamos ser sinceros, isto ajuda mais o ambiente de sumô que vem atraindo espectadores mais jovens que ao contrário, pois quem vê sumô no Japão é um público mais adulto que não comprará um mangá para jovens e adolescentes. Ao menos, a série vendo dando ao esporte mais espectadores jovens, isto é legal.

Isobe Isobee Monogatari, Color Page.

Em sexto lugar temos Toriko, vou fazer um sincero comentário sobre a série, baseado em uma análise de desempenho que fiz essa semana, a posição foi medíocre, logicamente (Pelo mesmos motivos de Shokugeki no Souma e Hinomaru Zumou), mas o que eu quero falar é que simplesmente não dá para entender o que os japoneses querem de Toriko. É claro que atualmente o mangá esta sendo MUITO criticado entre os japoneses, principalmente por o autor estar focando na corrida pelos os ingredientes e não em batalhas entre "humanos", porém, devemos lembrar de um pequeno detalhe: Naquela guerra que houve antes do time-skip, foi praticamente batalha entre humanos, cheio de reviravoltas, mortes e combates épicos, vocês sabem que eu gostei tanto do arco que elegi Toriko o melhor mangá de 2013, mas mesmo assim, as vendas continuaram caindo e os rankings foram bem abaixo do esperado (Tinha um rendimento parecido com Souma atualmente).

Então, o que os japoneses querem de Toriko? Ás vezes acho que eles estão simplesmente saturados da série, é como a nossa relação com Naruto, onde por mais que víamos que a saga estava emocionante, não conseguíamos nos animar tanto quanto na época do clássico. Isto pode ter sido causado pela chegada dos novatos, não é coincidência Toriko ir piorando, pouco em pouco, em cada vez que chega mais um mangá novato de sucesso. É lógico que a saga atual esta abaixo do esperado (Esta melhorando aos poucos, o autor esta colocando tudo nos eixos, felizmente), mas também acho que o público japonês esta tão focado nos "novatos" que não vem se importando tanto assim com Toriko... Espero que o autor consiga reverter a situação, posso ser pessimista em relação ao futuro da série, não exerço a função de leitor aqui e sim de analista, mas quem me conhece, sabe que gosto bastante do mangá.

Em sétimo lugar tivemos Nisekoi, que esta preste a bater o record de mangá de romance que mais durou na Shonen Jump, assim vencendo 100% Ichigo, o mangá já tem 3 anos de vida na Shonen Jump e não podemos mais considera-lo um novato... Engraçado, daqui a pouco também não poderemos mais considerar Haikyuu!! e Ansatsu Kyoushitsu novatos, de fato o tempo esta passando muito rapidamente. Em oitavo temos PSI Kusuo Saiki que conquistou uma posição relativamente baixa, mas é normal, pois é um gag manga tradicional e tende a variar bastante de posição, ainda estou na espera do anuncio de anime, é inaceitável que o mangá complete 3 anos de vida e ainda não tenha ganho uma versão televisiva. 

Boku no Hero Academia, Color Page 01.

Abrindo o bottom temos na nona colocação, World Trigger - Provavelmente o autor vai fazer outra pausa por causa da sua saúde, é necessário o autor fazer estas pausas, a saúde deve vim acima de tudo, mas não deixa de ser preocupante, pois sabemos que o mangá não tem uma situação muito confortável na Weekly Shonen Jump. Então, após estrear todos os quatro novatos, provavelmente ganhará uma capa em comemoração ao seu aniversário de 2 anos, como aconteceu no ano passado, de fato World Trigger se tornou um novo Psyren, mas com um rendimento um pouco melhor. Caso ele consiga completar 3 anos de vida (Isto depende mais do rendimentos das futuras levas), podemos compara-lo também a D.Gray-Man que tinha rendimento mediano, mas conseguiu sobreviver por um longo tempo na revista, até a autora adoecer e ser transferido para a Jump Square.

Em décimo lugar tivemos Gakkyuu Houtei, não é que o público casual foi mais "hardcore" que o da 2ch, que pelo menos esperou até o terceiro capítulo antes de abandonar o mangá. Quando um mangá começa a pegar posições ruins, sabemos que cai uma pressão enorme em cima dos autores para que eles de algum modo invertam a situação, o que faz que o mangá passe por alterações loucas e que só fazem prejudicar mais ainda a obra... A pressão sobre o autor de Gakkyuu Houtei deve ser ainda maior que o normal, já que ele pode estar desperdiçando a chance da sua carreira, já que é um mangá onde ele tem como desenhista, Takeshi Obata. A situação esta bem critica para Gakkyuu Houtei, vamos ver se com o apoio dos editores, a série vai conseguir se recuperar.

Boku no Hero Academia, Color Page 02

Em décimo primeiro lugar temos Bleach que após uma boa posição (Para o padrão atual do mangá), voltou ao seu habitual. O nosso colega perdeu um grande amigo de posição, que era Isobe Isobee Monogatari, que agora tem cadeira de ouro na revista... Olha, Bleach também sofre um pouco do mal de Toriko, não é que todos os capítulos da série sejam ruins ou que a saga esteja em um nível igual ao de E-Robot, porém os leitores estão tão mais ligados as novas séries e também estão um pouco saturados de Bleach, assim não se importando tanto com a série. A situação deve se manter a mesma até a obra ser encerrada por Kubo, talvez a batalha final faça que Bleach melhore um pouco, talvez...

E por fim temos nas duas últimas colocações, Takujou no Ageha e E-Robot, respectivamente. Podemos já enterrar estes dois mangás que não tem muita chance de sobreviver, quando alcançam fundo do poço, somente um milagre igual de Sket Dance para salvar a série, só que milagres não acontecem todo os dias e a série deve ser muito boa para conseguir conquistar o voto popular mesmo estando nas últimas colocações, o que não parece ser o caso de Ageha e e nem de E-Robot, a tendência é eles sobreviverem até maio, quando chegará uma nova leva e eles serão cancelados (Com o risco de Gakkyuu Houtei dançar junto).

Próxima semana teremos a volta de One Piece, milhares de páginas coloridas e a ausência de World Trigger, o que resultará em um ranking bem vazio. E também teremos a estréia de Black Clover, o novo mangá de Tabata Yuuki, o autor de Hungry Joker. Caso você ainda não saiba nada sobre os novatos, já fizemos uma matéria especial dizendo tudo sobre eles, por isso, não perca tempo e clique AQUI para lê-la.

Boku no Hero Academia, Color Page 03.

2ch Ratings

Os cálculos desta semana foram feitos pelo Lemongrab, usando a média aritmética dos votos, assim sabendo a nota final (levando em conta a média) de cada mangá levado a votação. A média dos votos, comparada ao modelo anterior estará um pouco maior, mas mesmo assim é totalmente válido para vermos o rendimento de cada obra.

Relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos e faço o calculo aritmético, assim chegando a uma média final.

Edição 09, Capa de Haikyuu!!
Color Page: Gakkyuu Houtei e Tenjou no Aruwando (Oneshot / Ikeda Keisuke)
Ausentes: Hunter x Hunter
FIM: Hi-Fi Cluster

#Posição - Nome do Mangá (Média do Total de Pontos recebidos)

#01 - Gintama (3.74)
#02 - Tenjou no Aruwando (3.67)
#03 - PSI Kusuo Saiki (3.63)
#03 - E-Robot (3.63)
#05 - Haikyuu!! (3.60)
#06 - Isobe Isobee Monogatari (3.47)
#07 - World Trigger (3.12)
#08 - Boku no Hero Academia (3.11)
#09 - Hinomaru Zumou (3.00)
#10 - Kochikame (2.63)
#11 - Shokugeki no Souma (2.56)
#12 - Nisekoi (2.38)
#13 - One Piece (2.29)
#14 - Takujou no Ageha (2.20)
#15 - Ansatsu Kyoushitsu (2.11)
#16 - Toriko (2.07)
#17 - Hi-Fi Cluster (2.06)
#18 - Gakkyuu Houtei (1.76) FIM
#19 - Bleach (1.71)
#20 - Sporting Salt (1.47)

Estamos de volta com o ranking 2ch, quem venceu esta semana foi Gintama, novamente. O mangá simplesmente conquistou o público do fórum, que a um tempo atrás estava colocando sempre a série entre os últimos (Provando que é possível recuperar a simpatia do público da 2ch), mas quem surpreendeu mesmo foi o segundo lugar de Tenjou no Aruwando, o One Shot foi o mais bem aceito deste ano, até agora, e tem possibilidades reais de ser serializado.

Boku no Hero Academia vem se estabilizando no TOC, não se destacando tanto quanto se destacava antes. Quem teve uma queda de rendimento foi Hinomaru Zumou que esta semana ficou somente na nona colocação, o pior ranking que o mangá teve desde a sua estréia, provavelmente o capítulo agradou muito pouco os leitores, vamos torcer para que este resultado negativo não seja "transferido" também para o TOC.

E por fim, Gakkyuu Houtei até deu uma respirada, mas continua muito mal - É aquela coisa, nem sempre os mangás que fazem sucesso na 2ch, fazem sucesso na Shonen Jump, mas até agora, todos os mangás que fracassaram na 2ch, também fracassaram no TOC, e parece olhando o Table Of Contents, que Gakkyuu Houtei não será o mangá que quebrará esta estatística. Próxima semana teremos a recepção da edição 10, que teve capa de One Piece, nesta mesma edição também tivemos o one shot, Oni Goroki.

One Piece Party, Color Page (Lançado na Jump +)

Otacoxinha, Loja Shinohara & Link do Sorteio da Jump Square

Primeiramente gostaria de fazer a nossa tradicional "recomendação" da semana, lembram do Leokiko? O meu chará que participa do Podcast? Então, ele criou um blog de Anime e Mangás, ainda esta no começo, ele esta ajeitando as paradas do Blog, mas já está escrevendo matérias que podem ser muito interessantes, recomendo vocês darem uma olhada e darem também um bom feedback.

Otacoxinha

É o momento do sorteio da Jump Square, inicialmente eu iria sortear duas edições, uma no Facebook e outra aqui, mas vou fazer diferente. Este mês irei sortear a Jump Square somente pelo site (Usando o Google Docs) e no próximo mês, sortearei a Jump Square de Owari no Seraph - Mas, não farei um simples sorteio, desta vez irei fazer algo especial. O vencedor será sorteado, mas ele terá em sua disposição pode escolher entre as três primeiras edições da Jump Square, isso mesmo, você que escolhe qual Jump Square quer ganhar.

Lembrando que nós não nos responsabilizamos por você dar o endereço errado - O envio será feito por uma loja japonesa, cujo eu tenho a garantia que sempre entrega o produto, mas pode durar entre 15 dias à 3 meses para chegar a Jump Square... Até agora, em todos os sorteios, os produtos foram todos entregues. Quem participou de sorteios antigos e quem ganhou sorteios antigos, tem toda a liberdade de participar deste.

Para participar do Sorteio é muito simples, é fazer a ficha de inscrição abaixo, colocar o seu perfil de Facebook (Já que te contataremos por lá) e pronto. O sorteio será realizado na próxima Segunda-Feira de noite. Boa Sorte.


E por fim faço uma última recomendação, muitos vem me perguntar através do chat do Facebook (E também via email), onde se pode comprar uma Shonen Jump - Como vocês sabem eu vivo na Itália, por isso compro diretamente da Amazon.jp ou mesmo da Hmv.jp que é minha loja preferida e já tenho milhões de cupons, já posso até comprar cupons grátis. Mas para quem mora no Brasil, pode sair um pouco caro comprar nessas lojas, por causa da valorização da moeda e também por causa dos preços de importação.

Deste modo, recomendo para vocês, talvez, a melhor recomendação que já foi feita aqui no Analyse It, vocês podem comprar a Shonen Jump e várias outras revistas em uma loja que é fantástica (Que não só vende magazines, mas como muitos outros acessórios), estou falando da Loja Shinohara. Inclusive, atualmente estão realizando um sorteio de um Dakimakura de Kill La Kill de 1,70 cm, quase do meu tamanho. Então, vão lá, curtam a página, conheçam os seus produtos e compre também a sua Shonen Jump dos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'