domingo, 25 de fevereiro de 2018

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #13 (Ano 2018).


Em Choque.

Depois de um grande período de calmaria, os editores perceberam que chegou o momento de dar uma pequena bagunçada na revista e encerraram naturalmente uma série veterana que ninguém esperava que acabasse. Além disso, anunciaram três novas séries e entregaram uma TOC fantástica, com vários pontos a serem comentados. Por isso, sem mais delongas, já que a análise será longa e detalhada. Vamos lá:

Weekly Shonen Jump #13 (26/02/2018)

Black Clover c146 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Dr. Stone c47
02 - Kimetsu no Yaiba c99
03 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c52
04 - Boku no Hero Academia c172
05 - Yakusoku no Neverland c76
06 - Haikyuu!! c291
07 - Hunter x Hunter c375
Saiki Kusuo no Sainan c279 (FIM da primeira parte, Página Colorida, 26 paginas)
Act-Age (Capítulo 06)
BOZEBEATS (Capítulo 07, Pré-Rank)
Kishibe Rohan wa Ugokanai Episode 10 The Run (One-Shot, Página Colorida)
08 - Spring Weapon Number One c66 (Será encerrado na próxima semana)
Boruto: Naruto Next Generations c21 (Página Colorida)
09 - Hinomaru Zumou c182
10 - Shokugeki no Soma c252
11 - Gintama c672
12 - Yuragi-sou no Yuuna-san c100
13 - Robot x Laserbeam c46
Tomatoypoo no Lycopene c19
Ausente: One Piece c896 e World Trigger c165 (Hiato)

Weekly Shonen Jump #14 (05/03/2018)
Nova Série: "Jujutsu Kaisen" de Gege Akitami (Capa e Página Colorida de Abertura)
Página Colorida: Kimetsu no Yaiba e Dr. Stone

Weekly Shonen Jump #15 (12/03/2018)
Nova Série: "Noah's Notes" de Haruto Ikezawa - Autor de Monofufu e Kurogane (Capa, Página Colorida de Abertura)

Weekly Shonen Jump #16 (19/03/2018)
Nova Série: "Ziga-Ziga" de Rokuro Sano e Kentaro Hidano (Capa e Página Colorida de Abertura)


Começando pelos mangás não ranqueados tivemos como capa e página colorida de abertura, a série Black Clover, que se encontra em uma boa situação na revista. Também tivemos um One Shot do criador de JoJo. Esse One-Shot pode ajudar a atrair alguns leitores novos (ou recuperar leitores antigos, já que o autor é muito famoso e tem vários seguidores fieis. Tivemos página colorida para BORUTO, série mensal que quase sempre quando é lançado na revista recebe uma página colorida. Além das páginas coloridas tivemos Act-Age e Bozebeats que estão esperando o oitavo capítulo para ter os seus primeiros rankings. Eu comentei sobre minhas expectativas para as colocações de BOZEBEATS nas minhas primeiras impressões da série, e comentarei sobre Act-Age na próxima semana, antes de lançar a análise da TOC #14.

Por fim tivemos uma grande surpresa nessa edição: PSI Kusuo Saiki acabou sendo encerrado naturalmente. O capítulo dessa edição, que além de ter uma página colorida, também teve 26 páginas, trouxe um encerramento ao mangá e revelou a origem dos poderes do protagonista. Contudo, pelo que tudo indica a série realmente não terminou. Pelo que foi explicado, PSI Kusuo Saiki lançará uma segunda parte em formato 4-Koma, que é um estilo de história, no qual a história é contada em quatro quadrinhos, que são lidos de cima para baixo. Normalmente os 4-Komas tem traços mais simples e tem poucas páginas por edição. Ainda não sabemos se esse 4-Koma será um especial lançado em uma outra revista ou realmente uma segunda parte da série lançada em outra revista ou na própria WSJ, mas teremos a resposta muito em breve.

Em primeiro lugar tivemos Dr.Stone que conquistou mais uma primeira colocação nesse ano. Entre os novatos, é a série que vem tendo o melhor rendimento, mas entre os novatos, é também aquela mais nova, por isso é esperado que os editores dêem mais posições altas que Kimetsu no Yaiba e Yakusoku no Neverland. Falando em Kimetsu no Yaiba, os editores colocaram a série em segundo lugar - O seu anime é uma questão que pode atrasar um pouco, mas deve chegar em breve - O fato de Yuragi-Sou no Yuuna-San vender mais, acabou fazendo que a WSJ decidisse se esforçar mais para que a série Ecchi consiga uma adaptação. Atualmente devem estar dando um pouco mais destaque na escolha do estúdio de Kimetsu no Yaiba.

Em terceiro lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que pode até conseguir receber um anime antes de Dr.Stone. Com certeza um dos novatos da leva de fevereiro de 2017 terá seu anime um pouco atrasado. As chances que este novato seja Robot x Laserbeam, mesmo o mangá estando em colocações baixas, é bem pouca, pois a série além de ter um autor famoso (mais conhecido que BOICHI), é dos três mangás, aquele que ainda vende mais. Contudo, Boku-tachi por causa da sua temática que tende agradar o público que gosta de anime, por causa da boa relação que a WSJ tem com o estúdio XEBEC (assim facilitando a negociação de qual estúdio irá adaptar), o fato que é a segunda série entre as três que mais vende, pode acabar tendo uma adaptação mais cedo que nosso amigo Dr.Stone. Logicamente não sei o que acontece nos internos da revista, mas Boku-tachi pode receber um anime mais cedo do que o esperado.

Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que ainda está tentando conquistar uma primeira colocação esse ano. Contudo, essa semana foi revelado qual banda irá realizar a abertura da teceira temporada. O grupo escolhido foi UVERWorld, que foi responsável pela segunda abertura de BLEACH (inclusive sobre a série tivemos o trailer do seu live-action japonês), para mim uma boa escolha. Miwa será responsável pelo encerramento. Em quinto lugar tivemos Yakusoku no Neverland que encontra em uma situação muito confortável, sempre estando entre os primeiros colocados. Yakusoku no Neverland deve ter o anúncio do seu anime na próxima Jump Festa (que acontece em Novembro) - Quem sabe até mesmo o lançamento de uma OVA no evento -.

Em sexto lugar tivemos Haikyuu!!, que como Boku no Hero Academia deve estar com muitas saudades da primeira colocação. São os pilares que não se comportam de pilares (desde a nova direção editorial). Em sétimo lugar tivemos Hunter x Hunter que essa semana conquistou uma boa colocação. Lembrando que os editores, diferente das vezes passadas, não colocou Hunter x Hunter no lugar de nenhuma série, deste modo, quando a série voltar para o hiato (levando em conta que o autor lança dez capítulos ao ano, é bem possível que isso aconteça), não veremos nenhum mangá estreando no seu lugar. Antigamente os editores sempre ocupavam a vaga de Hunter x Hunter, por isso quando a série entrava em hiato, uma série estreava, e quando voltava a ser serializado, deviam cancelar alguma série. Com o sistema atual é bem mais simples e eficaz, já que não devem pensar em qual série cortar para colocar um mangá que dura somente 10 capítulos.

Em oitavo lugar tivemos Spring Weapon Number One, que saíram alguns rumores que a série pode ser cancelada na próxima semana. Se a segunda parte de PSI Kusuo Saiki, que será em 4-Koma, não seja lançada imediatamente ou essa segunda parte tenha realmente poucas páginas por capítulo (como é muito normal com séries do gênero), é natural que os editores cancelem outra série, e SWN1 seria uma boa opção, entretanto, alguns pontos mostram que isso provavelmente não vai acontecer e o rumor pode ser falso: o primeiro é que a nova parte de PSI Kusuo Saiki vai demorar para estrear (ou estreará em outra revista), segundo é que a Weekly Shonen Jump está ficando sem comédias e para manter a diversidade na revista, são obrigados a manter SWN1 na revista. E por último, que a série de comédia parece ter uma boa popularidade interna e agrada o público infantil. Em nono lugar tivemos Hinomaru Zumou que está esperando seu anime estrear.

Em décimo lugar tivemos Shokugeki no Souma que voltou a ser classificado em uma colocação mais baixa, mas a série não deve estar correndo risco de ser cancelada, muito pelo contrário se encontra muito estável. Em décimo primeiro lugar tivemos Gintama que pode acabar muito em breve. A próxima leva (que vem após essa nova leva de março) deve estrear entre maio e julho, e deve conter entre dois a três mangás. Se BOZEBEATS e Act-Age derem certo, os editores provavelmente terminarão Gintama e cancelarão precocemente um dos três novatos de março. Se somente uma das duas séries der certo, os editores provavelmente cancelarão aquela que deu errado juntamente com o encerramento Gintama. Por fim, se as duas derem errado, os editores podem prolungar ainda mais Gintama (o que acho improvável, pois parece mesmo que a série está terminando, mas pode acontecer) ou mesmo podem cancelar as duas séries e terminarem naturalmente Gintama, estreando assim novamente três séries.

Em décimo segundo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que continua estável na revista e só está esperando o seu anime estrear. A série é já um sucesso e sejamos sinceros, para o seu gênero vende muito bem, por isso, mesmo que o anime não dê um boost, Yuragi-Sou se encontra em uma situação confortável, contudo a situação pode melhorar com o anime. E por fim, na última colocação, tivemos Robot x Laserbeam, que não está correndo risco de cancelamento e parece estar muito estável na revista. Devemos ver se o novo volume aumentará de vendas, pois parece que do segundo ao terceiro volume, a série não teve um real aumento. Em março teremos a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'