quarta-feira, 9 de julho de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #33 (Ano 2014)


BEST.TOC.OF.THE.YEAR

Não é por nada que acho tão divertido acompanhar o TOC da Weekly Shonen Jump - Volta e meia ganhamos uma grata surpresa. Acredito que todos, acostumados com as estreias medianas de várias séries, esperavam que Zumou no máximo conseguisse fica no meio da tabela, mas não é que o mangá conseguiu destruir TODAS as previsões?

Weekly Shonen Jump #33

Mitsukubi Condor by Ishiyama Ryou (Cover & Lead Color Page) (New Series)
01 - Hinomaru Zumou
Assassination Classroom (CP)
02 - PSI Kusuo Saiki
03 - Naruto
04 - Isobe Isobee Monogatari
Boku no Hero Academia (CP, 25 pages)
05 - Nisekoi
06 - Haikyuu!! 
Shokugeki no Souma (CP)
07 - Toriko
08 - Kuroko no Basket
09 - Gintama
Kochikame
10 - World Trigger
Hunter x Hunter
11 - Illegal Rare
Sore Ike! Yûgô-kun (Parte 3 de 3)
12 - Bleach

13 - Stealth Symphony (End)
One Piece (Absent)


Weekly Shonen Jump #34

Yoakemono (Cover & Lead CP) by Shibata Yousaku (New Series)
Center color: Mitsukubi Condor, Kuroko no Basket, Gintama


Mitsukubi Condor, Lead Color Page.

Quando estreou Hinomaru Zumou fiz questão de fazer uma análise utilizando os termos do Sumô... Logicamente conheço muito pouco do esporte, assim tive que fazer uma leve pesquisa, ver alguns vídeos para entender como funcionava todo o mangá... Talvez aí que esteja a magia de Hinomaru Zumou, em um japão que vem esquecendo cada vez mais suas tradições, se adaptando as necessidades da cultura ocidental, inclusive focando em esportes ocidentais, vemos renascer da cinza um mangá que trás em sua essência o JAPÃO.

Hinomaru Zumou não é simplesmente um mangá de esporte, é um mangá de esporte tipicamente japonês, feito para que o público japonês volte a gostar da sua cultura, do seu produto. O seu primeiro lugar não é simplesmente um anuncio de um novo mangá de sucesso vindo aí, é simplesmente um anuncio de volta as origens, é a alegria que finalmente, no meio do Futebol, Vôlei, Basquete, Basebol, nasce um mangá de Sumô de boa qualidade.

A posição de Hinomaru Zumou superou a estréia de Ansatsu Kyoushitsu que ficou em segundo lugar, além de se consagrar o quinto mangá na história a estrear em primeiro, e levando em conta que os editores da Jump fizeram questão de ranquear o mangá sempre no topo da revista, podemos dizer que suas posições devem ser mantidas... Finalmente estamos ver a nascer talvez mais um novo tigre. Espero que essa boa posição continue nas próximas issues.

Antes de falarmos das próximas posições no TOC, vamos falar um pouco sobre os mangás não ranqueados da semana. Nessa issue tivemos a estréia do mangá mais esperado por mim, Mitsukubi Condor e estou super ansioso pela raw... Espero que o protagonista continua tão carismático quanto no One Shot.

Ansatsy Kyoushitsu (Assassination Classroom), Color Page.

Quem ganhou página colorida, mais por tradição do que por mérito, foi Boku no Hero Academia. O seu primeiro capítulo que você pode ler a raw aqui é bem decepcionante - A arte de Horikoshi nos passa uma boa primeira impressão se olharmos só a capa e a página colorida, mas de imediato percebemos que ele continua cometendo os mesmos erros:

O seu desenho em certos momentos fica tão sujo, mas tão sujo que você simplesmente não consegue entender o que esta acontecendo no quadrinho - Somado a história totalmente forçada, com um drama do personagem que NÃO TE CONVENCE. O ponto positivo do mangá, ao meu ver, é o "super-homem" que vemos que na verdade ele é só um adulto anoréxico que parece que foi retirado de um vídeo clipe do Gorrilazz... A personagem é carismático e tem um design interessante, o problema é que esse protagonista bundão com drama chulo destrói o mangá, é um ótimo mangá com um protagonista ruim.

A recepção do mangá, nos fóruns japoneses e chineses, foi boa, mas bem negativa em relação ao personagem (O que pode não significa nada, pois a maioria dos votantes da Shonen Jump são leitores casuais da revista, os mais hardcores que são o que também comentam em fóruns e procuram mais informações extras, são minoria votante). Os comentários para Boku no Hero variaram de: "O protagonista é totalmente chato", "Uma pena a história não acompanhar a arte, porém gostei tirando o protagonista" e "Preferi mil vezes o One Shot, mas as mudanças foram boas".

O mangá também recebeu seus elogios, muita gente se simpatizou pelo fato do mundo do mangá estar cheio de super poderes, acreditando que isso pode trazer futuramente um bom plot. Outro ponto elogiado foi a arte, a grande maioria achou bem bonita... Por isso se esses que gostaram foram um grupo expressivo, mesmo que menor que os que não gostaram, o mangá pode conseguir sobreviver.

Nesta edição também tivemos página colorida para Ansatsu Kyoushitsu e Shokugeki no Souma - Normalmente os dois mangás nos trazem páginas coloridas muito criativas, então fiquem atento atualizando as páginas que, em no máximo 2 dias será postada a página colorida deles. Sobre Ansatsu temos mais uma notícia sobre o Anime: Irá estrear em Janeiro, nas sexta-feiras a noite. Por isso ainda não sabemos qual será o substituto de Dragon Ball Kai em Abril, pode ser que Toriko volte a ter o anime, mesmo que ainda acho improvável. 

Voltando ao TOC tivemos um segundo lugar para PSI Kusuo Saiki, o mangá quase conseguiu pela primeira vez na sua história um primeiro lugar (Que esta merecendo à muito tempo), mas apareceu Zumou dando um Haritê no seu inimigo, jogando-o para segundo lugar e conquistando a primeira colocação. Fico feliz pela colocação do mangá de sumô, mas ao mesmo tempo fico triste por PSI não ter conquistando o primeiro lugar.

Boku no Hero Academia, Color Page.

Em terceiro lugar temos Naruto, comentei com um leitor que se Naruto nessa semana não conquistasse o primeiro lugar na TOC, não conquistaria nunca mais - Pois o seu único concorrente era Kuroko no Basket (Ansatsu, Souma e One Piece não foram ranqueados, relembrando), mas fui surpreendido pelo ótimo desempenho de Hinomaru Zumou e também de PSI Kusuo Saiki. Não deixa de ser muito decepcionante o rendimento do mangá nessa saga final, para um mangá do tamanho de Naruto, ficar se contentando com terceiros lugares sendo que sua história está no climax é inaceitável. Kishimoto precisa ver urgentemente o porque da sua história não estar animando tanto assim os japoneses (e também parte dos ocidentais).

É interessante perceber que os últimos dois sucessos da Weekly Shonen Jump são dois mangás que resgatam a cultura tradicional japonesa e trazem algo de diferente a revista - Isobe Isobee é uma comédia extremamente regional, com um traço tradicional (Que remede as pinturas da época dos Samurais) e com um tema que ninguém ia acreditar que poderia dar certo na Shonen Jump, um samurai preguiçosa que não luta e apronta altas confusões. E agora temos, em seguida, outro sucesso que é Hinomaru Zumou (Talvez eu esteja bem precipitado em chama-lo de sucesso, mas acredito que será) que trata de um esporte extremamente tradicional no Japão.

No mundo nem tudo é flores e fechamos o TOP 5 com Nisekoi - Como eu já tinha dito antes, de forma esporádica Nisekoi deve conseguir boas posições, pois ainda é um mangá que muita gente lê, mas é certo que aos poucos ele vem perdendo seu público, então ainda acredito que no ano que vem Nisekoi terminará sendo cancelado.

O sexto lugar ficou com a segunda grandíssima decepção da semana, juntamente com Naruto - Se Naruto tinha obrigação de ter o primeiro lugar em uma semana sem Souma, Ansatsu e One Piece. Haikyuu!! deveria ter conseguindo ficar ao menos no TOP 3, porém o desempenho dele esta semana foi PIOR que as anteriores, saindo pela primeira vez desde que estreou o anime do TOP 5. É claro que o anime deu um boost em vendas nos volumes, mas em termo de posição no TOC foi praticamente nula.

A impressão que eu tenho é que as leitoras novas de Haikyuu!! estão sim comprando os seus volumes, mas não estão animadas o suficiente para comprar a Shonen Jump e ler o capítulo fresquinho. Isso é um ponto negativo enorme, pois significa que Haikyuu!! não esta conquistando verdadeiros fãs, mas sim várias leitores (Em grande parte leitorAS) que se simpatizam com o mangá, deste modo qualquer deslize em qualidade pode fazer que as vendas do volume tenham queda brusca.

Sétimo lugar para Toriko que já praticamente se consagrou como um mangá de meio de tabela, infelizmente... Acho que estamos vendo o começo do fim de um grandíssimo B-Shounen, se nem os capítulos atuais que estão frenéticos conseguirem jogar Toriko para o TOP 5, vamos poder colocar o mangá na "Emergency Room" - Até concordo com a Jump dando foco nos novos mangás, ao invés de Toriko, mas discordo em ela deixar o mangá morrer deste modo. O cancelamento do anime que dava uma boa audição é inexplicável, simplesmente inexplicável.

Em oitavo lugar temos a terceira e penúltima grande decepção, Kuroko no Basket conquistou uma oitava posição, um mangá que tinha tudo para ser o primeiro colocado nesta semana - Mas diferente de Naruto que tem uma constância maior em sua narrativa, a posição de KnB é explicável: Percebemos a queda em posição de dois mangás e a ascensão repentina de um. Tanto Kuroko no Basket quanto Haikyuu!! tiveram uma queda de posições, assim uma diminuição de votos nesta semana, enquanto Zumou que também é um mangá de esporte conquistou o primeiro lugar. Analisando estes fatos, podemos deduzir que o público MASCULINO de KnB e Haikyuu!! migraram por essa semana para Zumou, dando seus votos para o mangá de sumô.

Provavelmente outros públicos também migraram, mas a grande maioria devem ter saído do público masculino de KnB e Haikyuu!! Por exemplo, os votantes de PSI e Isobe (Que devem ser os mesmo, já que tu pode votar em 3 mangás) não migraram para Zumou, deste modo enquanto todos caíram, PSI e Isobe continuaram no topo, inclusive PSI ficou em segundo. No fim, isto não é uma grande preocupação para um mangá como Kuroko no Basket que tem uma gigantesca fã base e pode já estar no final, mas o roubo de voto pode ser muito perigoso para Haikyuu!!

Shokugeki no Souma, Color Page.

Abrindo o Bottom no nono lugar temos Gintama, o mangá ganhará página colorida próxima semana, fiquei decepcionado com a Jump por ela não fazer nada para comemorar os 500 capítulo do melhor mangá de comédia da Jump Atual, mas a vida continua, vamos a próxima posição:

Décimo lugar para World Trigger... É meu amigo, a situação de WT é braba, mesmo com uma sequência de capítulos eletrizante, o mangá continua pegando péssimas posições, espero que o anime mude todo esse cenário... Aliás, acabaram de anunciar que o anime de World Trigger será feito pelo estúdio Toei Animation, o que é uma boa notícia e ao mesmo tempo uma notícia ruim.

A boa notícia é que a Toei é um estúdio muito respeitado e que já lançou vários animes de sucesso: One Piece, Dragon Ball, Air Gear, Toriko e muitos outros... Então eles tem experiencia e técnica para conseguir transformar World Trigger em um ótimo anime para crianças e adolescentes. Lembrando que a Toei fará de tudo para WT seja um produto rentável em outros meios, como vendas de pelúcias, action figures e qualquer outra coisa que possa trazer lucro.

O ponto negativo é que a Toei também é conhecida pela sua péssima qualidade em animação, isso desde os temas de Dragon Ball... One Piece é a prova que a Toei é um estúdio horrível neste sentido. Deste modo quem esperava um anime de boa qualidade, bonito de se assistir, sem fillers ou sem enrolação, ficará decepcionado. Mas quem esta torcendo para que o MANGÁ de World Trigger consiga conquistar um público maior, tenha mais destaque na Jump e consiga vender muito mais, poderá colocar um sorriso na cara, porque a Toei fará de WT uma franquia rentável.

Em décimo primeiro temos Illegal Rare, ao meu ver o mangá não tem salvação mais - Deverá ficar a partir da próxima semana lutando loucamente contra Bleach para ver quem conquista mais últimos lugares na TOC... A situação de IR é simples, os japoneses até acreditaram que o mangá podia melhorar, mas após vários capítulos simplesmente medianos e sem sal, desistiram. Alguns ainda lêem, mas a grande maioria já dropou o mangá.

Em décimo segundo temos Bleach, sim, esta vergonhosa a sua situação... O mangá está indo de mal para pior, mesmo que não corra risco de ser cancelado, pois o volume ainda vende muito, não deixa de vergonhoso para um mangá do seu nível ficar recebendo menos voto em IR.

E no último lugar, encerrando a revista temos Stealth Symphony, é uma pena vê-lo sendo cancelado com apenas 20 capítulos. Era um mangá que tinha tudo para dar certo: Um bom desenhista, um autor experiente e talentoso, apoio dos editores e da revista e uma fã base que poderia apoiar até o fim o mangá, mas sua péssima qualidade e o fato dele ser extremamente arrastado simplesmente destruíram suas chances de se tornar um mangá de sucesso.

Imagem de prévia da série que irá estrear na próxima Issue, Yoakemono

Chances de Cancelamento

Como nesta última leva estreou 3 mangás, é bem provável que na próxima estreará somente 2 mangás, como é de tradição na Jump - Após uma leva de 3, vem uma leva de 2... Isso só é quebrado quando vem as raras levas de 4 mangás, assim a sucessiva só tem praticamente 1 mangá novo estreando.

A Jump entra em um dilema, pois daqui a 10 à 12 semanas eles devem estrear mais uma leva, porém somente 1 mangá está de fato com um desempenho digno de cancelamento, que é Illegal Rare. Eles tem duas opções, cancelar precocemente um dos novos mangás ou cancelar/terminar um dos já consagrados na revista. Deste modo, por enquanto só deixarei Illegal Rare na porcentagem de cancelamento até a situação na revista ficar mais clara.

90% - Illegal Rare (É a próxima casa que o lobo mau vai visitar).

Podcast Analyse It

É isso aí pessoal, o primeiro podcast do Analyse It finalmente foi gravado, ontem após o jogo vergonhoso do Brasil VS Alemanha. Como prometido venho trazer a vocês o primeiro tema, vamos falar sobre "Animes que marcaram nossa infância", citados Dragon Ball, Shurato, Cavaleiro do Zodiaco, Bleybade,  Digimon, Pokémon, entre muitos outros. Além de fazermos um rápido comentário sobre o mangá de World Trigger se animado pela Toei Animation.

O Podcast será lançado neste Domingo de madrugada! Por causa disso, a Reflexão Semanal foi mudada para Sexta-Feira, e o TOC da Weekly Young Jump foi alterado de Sexta-Feira para Terça-Feira, assim inclusive posto fresquinho (Já que o TOC normalmente é liberado na Segunda ou Terça-Feira). Espero que vocês gostem desse novo projeto!

PS: Maldito TOC falso, eu havia escrito uma análise enorme sobre a TOC passada, tive que apagar quase tudo e escrever novamente agora sobre a TOC verdadeira, hahaha.

Prévia da Issue 34.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'