quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #37-38 (Ano 2015).


Amnésia.

Eu gosto bastante dessas edições duplas, justamente por trazerem de forma bem humorada todos os protagonista dos mangás que compõe a Shonen Jump, dá para passar vários minutos olhando cada detalhe dessas capa. Porém, essa edição não teve de interessante somente a capa, também tivemos um TOC fantástico com vários mangás pegando posições interessantes, então não vamos enrolar por muito tempo e vamos a classificação:

TOC Weekly Shonen Jump #37 (10/08)
WSJ Cast (Capa)
One Piece (Página Colorida de Abertura)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - Sesuji wo Pin!
03 - Boku no Hero Academia
04 - PSI Kusuo Saiki
Kurama no Hirameki (Gold Future Cup #04)
05 - Nisekoi
06 - Hinomaru Zumou
07 - Shokugeki no Souma
Best Blue (Capítulo 05)
Black Clover (Página Colorida)
08 - Haikyuu!!
09 - Gintama
10 - Kagamigami
Kochikame
11 - Toriko
12 - World Trigger
13 - Bleach
14 - Devilyman
15 - Lady Justice
Isobe Isobee Monogatari
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Edição #39 (Será lançada daqui a 15 dias, se não vazar antes):
Capa e Página Colorida de Abertura: Shokugeki no Souma
Página Colorida: Gintama, Haikyuu!! e Genjuui Toteku (Gold Future Cup #05)
Ausente: World Trigger



One Piece, Página Colorida de Abertura.

Como já é de costume, vamos começar pelos mangás não ranqueados - A capa pode ter sido todos os protagonistas da revista, mas quem recebeu a página colorida de abertura foi One Piece, como já é de tradição nessas edições. Aproveitando o verão (Para quem não sabe, o hemisfério norte do planeta está no verão), Oda fez uma página colorida bem refrescante, onde mostra a tripulação do chapéu de palha se divertindo na praia, uma página colorida simples, porém bem divertida que consegue cumprir seu objetivo.

Nessa edição também tivemos página colorida para Black Clover, que continua firme e forte na revista. O mangá completou 25 capítulos nessa edição e assim finalmente superou o número de capítulo que o antigo mangá de Tabata Yuuki teve (24 Capítulos)... Parece um feito simples, mas é uma grande vitoria para qualquer autor ter uma série sobrevivendo por mais de 6 meses na Weekly Shonen Jump, já que a maioria das séries (Cerca de 81%) tendem a fracassar com menos de 4 meses de vida. Um mangá que vai precisar de sorte (Essa sorte depende diretamente da sua qualidade), é Kurama no Hirameki, o one shot da Gold Future Cup dessa edição, o mangá é sobre Kendo e parece vim ocupar a vaga deixada por Kurogane, será que vai convencer o público?

Por fim, o último mangá não ranqueado é Best Blue, que está no seu quinto capítulo (Começarei a considerar os seus ranks a partir do capítulo 8, porém é bom lembrar que os japoneses consideram que os editores começam a ranquear o mangá de acordo com sua recepção a partir do quinto capítulo). Pelo que eu ando vendo na 2ch, a recepção de Best Blue está bem morna - Ninguém está achando ruim, porém também ninguém está achando de fato o mangá bom. Andar nessa corda bamba normalmente é uma notícia ruim, mas quem sabe o fato do mangá estar no meio-termo já não seja o suficiente para sobreviver no meio da tabela.

Em primeiro lugar na classificação tivemos Ansatsu Kyoushitsu, que com a ausência de One Piece ficou com o caminho aberto para pegar a medalha de ouro nessa edição, quem não ficou nem um pouco feliz com a presença de Ansatsu foi Sesuji wo Pin!, que por causa disso, ficou em segundo lugar novamente, deixando escapar por um triz a primeira colocação - Eu estou muito curioso em saber quais serão as vendas de Sesuji wo Pin!, pois o mangá vem pegando posições fantástica, também espero que suas vendas sejam muito boas, seria uma grande decepção o mangá ser um novo "Zumou"... Começou com posições fantásticas, mas as vendas não corresponderam com suas posições iniciais.

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que continua bem estável na revista, o seu quinto volume conseguiu vender mais que Nisekoi e Bleach no primeiro dia, isso é uma notícia fantástica para Hero. Ainda não dá para saber se nas vendas de 1 semana inteira, Hero se manterá na frente desses dois mangás, mas o simples fato de ter superado no primeiro dia mostra que o mangá ainda está se fortalecendo, pouco a pouco. E por mais que muitos não gostem da qualidade do anime da Toei, acredito que seria o estúdio ideal para fazer Hero se tornar um sucesso gigantesco - Já que poderia colocar Boku no Hero Academia logo após One Piece no horário da TV (Atualmente é Dragon Ball Super que ocupa este slot), fazendo assim que o anime tenha uma visibilidade incrível, porém, o ponto negativo da Toei produzir esse anime, seria justamente a qualidade da animação que provavelmente seria bem podre.

Kurama no Hirameki, Página Colorida (One Shot).

Em quarto lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, a nossa querida montanha russa da disney. O rendimento de PSI Kusuo Saiki para uma comédia é fantástico e acho simplesmente inaceitável os editores da Jump ainda não terem encontrado um estúdio para animar PSI... Tudo bem que vai ser lançado um live-action (Que nunca mais tivemos nenhuma notícia e nem parece que vai ser lançado nos cinemas, será lançado diretamente em DVD ou somente na TV), mas para o mangá se tornar um grande sucesso, é necessário que seja lançado uma versão animada... Um live-action de baixo orçamento não vai ajudar em quase nada.

Em quinto lugar tivemos Nisekoi que conseguiu uma posição magnifica. No começo do ano eu disse que o mangá poderia passar por grandes problemas no segundo semestre desse ano, devo me retratar, posso te acertado em relação a Toriko e World Trigger, mas errei em relação a Nisekoi - O mangá vem tendo um ótimo rendimento para uma comédia romântica de 19 volumes (Nisekoi que é o mangá de "romance" mais longo que já passou pela Weekly Shonen Jump). Esse quinto lugar só comprova como a obra continua com seu posto na revista garantido. Não dá para dizer quando Nisekoi começará a ter uma queda de qualidade, essas obras do nada começam a perder rendimento bruscamente, por isso, pode ser que Nisekoi sobreviva por mais 5 anos ou mesmo já termine ano que vem, mas por enquanto, Nisekoi está bem a salvo.

Em sexto lugar tivemos Hinomaru Zumou que também se encontra em uma situação estável na revista - Vemos pelos one shot's lançados que os editores atualmente estão apostando muito em esporte tradicionais japoneses, nessa edição mesmo, tivemos o lançamento de um one shot relacionado a Kendo - Na edição passada da NEXT! tivemos um relacionado a judô e um relacionado a Kendo novamente. São estilo de mangás que não agradam o ocidente, mas muitos de nós que acompanhamos a Jump esquecemos que a revista não é de nenhum modo focada em nós e sim no público japonês que a compra. Deste modo, é mais do que certo os editores apoiarem obras que preservam a cultura japonesa. Eu espero ver mais mangás de Kendo, Sumô, Judô e vários outros esportes tradicionais sendo lançado, não só na Jump, como em todas as revistas japonesas.

Em sétimo lugar tivemos Shokugeki no Souma que ganhará capa e página colorida de abertura na próxima edição (Que será lançada daqui a 15 dias, caso não vaze antes) - O mangá deu uma grande rasteira em Bleach que ficará mais uma edição sem receber a sua capa de aniversário (Eu acredito que em algum momento o mangá irá receber a sua devida capa, mas irão adiar por um tempo, como fizeram com World Trigger). O motivo dessa capa de Shokugeki no Souma? Não tem motivo claro, não é por causa de aniversário ou mesmo por causa do lançamento de algum volume, provavelmente os autores acreditam que colocar Souma na capa irá ajudar a revista a vender mais, já que o mangá está em destaque (Por causa do anime) e também o desenhista tem a capacidade de fazer uma capa muito bonita.

Em oitavo lugar tivemos uma grande decepção, Haikyuu!! - É assustador o mangá pegar uma posição tão baixo para os seus padrões... Está correndo algum risco? Não, nenhum. O mangá está mais do que seguro, porém, não deixa de ter sido uma péssima posição. Espero que na próxima edição o mangá já se recupere e fique entre os cinco primeiros. É inaceitável o terceiro mangá que mais vende na revista estar em uma posição tão medíocre, dá para entender que a concorrência pelo "TOP 05" está altíssima, mas também devemos levar em consideração que Haikyuu!! ficou abaixo de obras como Nisekoi, algo que não acontece a meses - Mas eu vou relevar dessa vez, porque está claro que os editores estão com o objetivo de dar uma grande diversidade nas primeiras posições, demonstrando que a Shonen Jump está com uma line-up de mangás extremamente diversificada com vários mangás que fazem muito sucesso. E os editores não estão contando mentira alguma, dos 20 mangás lançados semanalmente, somente 4 não podemos considerar um sucesso (Lady Justice, Devilyman, Kagamigami e Best Blue que ainda poderá se tornar um grande sucesso no futuro, é um livro em branco). Em nono lugar tivemos Gintama que ficou na posição intermediária novamente.

Black Clover, Página Colorida.

Em décimo lugar, surpreendemente fora do bottom, tivemos Kagamigami - O seu segundo volume, no primeiro dia de venda, vendeu menos que o terceiro volume do já cancelado Gakkyuu Houtei - Isso é uma péssima notícia para o mangá, porém, em contraposição, vemos Kagamigami se localizando fora do "bottom", assim aumentando suas chances de sobrevivência por mais uma leva. Sinceramente, caso eu fosse um dos editores chefe, eu cancelaria Kagamigami, já que está claro que dificilmente o mangá se tornará um sucesso... O fato do segundo volume ter vendido menos que um mangá já cancelado é assustador, tudo bem que Gakkyuu Houtei foi desenhado por Obata, mas já que cancelarem Houtei, nada mais justo também cancelarem Kagamigami. Eu sinceramente não sei o que os editores irão fazer, parece que querem manter de qualquer modo Kagamigami na revista, porém, caso as vendas continue tão baixas, se tornará insustentável mantê-lo.

Abrindo o bottom, em décimo primeiro lugar tivemos Toriko - A situação do mangá está ficando cada vez mais preocupante... Faz cerca de 1 ano que Toriko ganhou sua última página colorida (Sem ser de aniversário), isso é simplesmente inaceitável. Parece que os editores tiveram uma amnésia e esqueceram da presença da obra na revista... Por exemplo, o que custava nessa edição, dar uma página colorida para Toriko? Mas preferiram lançar uma revista com pouquíssimas páginas coloridas (No total, 4 páginas coloridas (Duas páginas de One Piece), contra 6/7 que são o normal. Chega a ser revoltante o modo em que os editores estão tratando o mangá, e é justamente por causa disso que não acredito mais que Toriko vá sobreviver por mais de 2 anos na Shonen Jump, nem mesmo Bleach quando estava tendo uma queda de popularidade foi trata com tamanho descaso... Está mais do que claro que os editores não esperam mais nada de Toriko, aliás, só esperam a obra seja encerrada para poderem trabalhar em um novo projeto do autor, que esse pelo menos, é muito respeitado pelos editores.

Em décimo segundo lugar tivemos World Trigger que continua na corda bamba e logo após, em décimo terceiro, tivemos Bleach que também entrou na "zona da amnésia", aqueles mangás que os editores fingem que não estão na revista, por isso não são cancelados, porém muito menos recebem uma única página colorida. O caso de Bleach é um pouco mais sério que, por exemplo, World Trigger - Já que enquanto World Trigger tem um anime em exibição e suas vendas estão aumentando, Bleach não tem mais nenhum anime em exibição (E nem voltará a ter) e suas vendas estão caindo, edição após edição... Inclusive o último volume lançado, no seu primeira de vendas, vendeu menos que Boku no Hero Academia e Nisekoi, uma notícia péssima para o mangá. Não acredito que Bleach será cancelado, aliás, para mim é mais vantajoso cancelar Kagamigami do que Bleach, mas que a situação do mangá está preocupante, está. Sobre ainda não ter recebido a capa de aniversário, relaxem que o mangá irá receber em breve a sua devida capa, só estão adiando um pouco, esperando o momento certo, como fizeram com Hinomaru Zumou e World Trigger. Nas duas últimas colocações, temos os já cancelados, Devily-Man e Lady Justice.

Prévia da Próxima Edição da Shonen Jump que será lançada em 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'