quinta-feira, 7 de abril de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #19 (Ano 2016).



Grau de importância.

Após um ano do seu lançamento, os editores decidiram dar a segunda capa para Sesuji wo Pin! to - Com dois claros objetivos: Comemorar o seu aniversário e fazer publicidade do seu novo volume, que foi lançado nesta última segunda-feira. E juntamente com essa capa comemorativa, os editores nos entregaram um TOC normal, contudo, com alguns detalhes estranhos:

TOC Weekly Shonen Jump #19 de 2016 (11/04)
Sesuji wo Pin! to: Shikakou Kyougi Dance-Bu e Youkoso (Capa, Página Colorida de Abertura e Aniversário de 1 ano)
01 - Boku no Hero Academia
02 - ONE PIECE
Sesuji wo Pin! to Bangahein
Black Clover (Página Colorida)
Ansatsu Kyoushitsu Bangahein
03 - Haikyuu!!
Yu-Gi-Oh! - Transcend Game - (Capítulo Especial, Part 1)
04 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
05 - Hinomaru Zumou
06 - Gintama
Samon-Kun wa Summoner (Página Colorida)
07 - Mononofu
08 - Shokugeki no Souma
09 - World Trigger
10 - Kochikame
11 - Nisekoi
12 - Kimetsu no Yaiba
13 - BLEACH
14 - PSI Kusuo Saiki
15 - Toriko
Isobe Isobee Monogatari 
Hunter x Hunter (Ausente).

Prévia da Edição #20:
Capa e Página Colorida de Abertura: Shokugeki no Souma
Página Colorida: Hunter x Hunter, Isobe Isobee Monogatari, Boku no Hero Academia, Yu-Gi-Oh (Parte 2).
Extras: Mononofu.
Sesuji wo Pin! to, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, como já dito, Sesuji wo Pin! to recebeu capa e página colorida de aniversário. A série está lançando o seu quarto volume esta semana, e de acordo com o ranking "Shoseki" o mangá no seu primeiro dia de vendas conseguiu novamente superar Hinomaru Zumou (O volume 3 já tinha superado as vendas do mangá de sumô). Ainda não é certo se suas vendas aumentaram também, mas pelo menos estáveis elas estarão. Das quatro séries que vendem pouco (Zumou, Sesuji wo Pin! to, Samon-Kun e Mononofu), acredito que Sesuji wo Pin! to é aquele tem mais chances de sucesso em longo prazo. Por ser um mangá que a música é muito importante, o anime pode ser um grande sucesso.

Nesta edição também tivemos algumas páginas coloridas: Destaque para Samon-Kun wa Summoner que recebeu essa página colorida por causa do lançamento do seu terceiro volume, e pelo que tudo indica o volume melhorou bastante em vendas comparado ao volume 02 - Inclusive a série tem tudo para vender próximo a Hinomaru Zumou, o que na verdade será mais uma outra péssima notícia para o mangá de sumô, que em seu nono volume, já está sendo superado pelas séries que ainda estão no seu terceiro ou quarto volume. Caso em seu quarto volume, Samon-Kun wa Summoner consiga superar Hinomaru Zumou, podemos dizer que série se encontrará em uma situação bem mais confortável na revista.

Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que como previsto por mim mesmo vem substituindo o nosso amigo Ansatsu Kyoushitsu no TOC - Os editores não iriam deixar One Piece pegar a primeira colocação em todas as edições possíveis, assim tiveram que escolher uma série para ser "o" mangá que seria o concorrente, "o" mangá para ter seu grau de importância realçado as alturas, nada melhor que uma obra que já é muito popular e estar em uma ascensão enorme por causa do seu anime. Falando em ascensão, o primeiro episódio da animação produzida pelo estúdio Bones foi ao ar neste domingo, e conseguiu dividir bastante o público. Mesmo assim, já vemos um boost nos volumes antigos da série, o que demonstra que muitas pessoas se sentiram estimuladas a comprar os volumes por causa do anime. Se será o suficiente para alcançar as vendas de Haikyuu!! ainda é muito cedo para se dizer. É preciso analisar o rendimento das próximas semanas, e por fim, também dos próximos volumes.

ONE PIECE ficou com a segunda colocação, como já era de se esperar - A série raramente sai das duas primeiras colocações. Caso não esteja em primeiro, é noventa porcento de certeza que estará na segunda colocação -. Logo após, em terceiro lugar tivemos Haikyuu!! que vai de uma vez por todas se fixando como o novo "Kuroko no Basket", por isso aquela série de esporte que está sempre entre os cinco primeiros colocados, conquista a primeira colocação algumas vezes e em capítulos esporádicos fica na zona intermediária. Diferente da Shonen Magazine, os editores da Shonen Jump, por mais que acreditem no potencial de vendas dos mangás de esporte, evitam de qualquer modo colocar uma série do gênero entre os dois primeiros pilares, preferindo deixar-las, por exemplo, como uma terceira ou quarta força da revista. A prova é que o lógico seria deixar Boku no Hero Academia como a terceira força, e Haikyuu!! como a segunda força, mas por Boku no Hero ser um B-Shounen, preferiram apostar na série de super-heróis.

Em quarto lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que vem recebendo um grandíssimo apoio dos editores, e parece que vai ser finalmente a série "ecchi" de sucesso que o grupo editorial tanto procurava - Bem, é praticamente certo que a série sobreviva por alguns meses, mas ainda não é certo se será extremamente um sucesso grande, pois devemos ver suas vendas. Os editores atualmente estão apostando em muitas séries que vendem relativamente pouco - É importante perceber que por mais que a série tenha ficado na quarta colocação, em ordem de leitura o mangá ficou em nono lugar, e na semana passada ficou em décimo lugar, por isso podemos dizer que os editores mudaram pouco a sua posição. Para os japoneses mesmo, a série de nenhum modo ficou entre os cinco primeiros colocados. De qualquer modo a série conquistou uma boa posição, seja uma nona colocação para os japonês, como um quarto lugar para nós ocidentais. Yuragi-Sou no Yuuna-San parece que terá um bom futuro pela frente.

Em quinto lugar tivemos Hinomaru Zumou que também conquistou uma posição ilusória, neste caso foi a quinta colocação, que na verdade vale pelo seu dobro, por isso uma décima colocação se seguimos o sistema japonês, que teoricamente seria o mais justo. A situação da série dentro da revista continua estável, os editores não planejam cancelar-la, mesmo assim, contudo devo dizer que suas vendas estão realmente decepcionantes, se não bastasse Sesuji wo Pin! superar-lo em vendas já no seu terceiro volume (e agora está confirmando essa superioridade em vendas com seu quarto volume), Samon-Kun está cada vez mais próximo, e tem tudo para superar a série nos próximos dois volumes. Se eu fosse um estúdio de anime dificilmente apostaria em Hinomaru Zumou, preferiria inclusive adaptar PSI Kusuo Saiki que tem muito conteúdo para ser adaptado e é bem mais popular. A verdade é que tudo indica que a série não conquista novos leitores desde o seu terceiro volume, já que suas vendas estão estáveis (e baixas) desde este período. Eu começo a perder as esperanças que a série consiga se tornar um sucesso mesmo com o anime.

Black Clover, Página Colorida.

Em sexto lugar tivemos Gintama que esta semana deu um pequeno "pulo do gato", mas que na próxima semana já deve voltar entre os últimos colocados. A série é um dos poucos mangás que estão chegando ao seu fim que os editores ainda mantém um "minimo respeito" - Enquanto BLEACH, Toriko e Nisekoi, os editores simplesmente deixam nas últimas colocações, com Gintama eles gostam de dar casualmente uma posição um pouco mais alta para a série, ficando na parte alta da zona intermediária. Isto demonstra que a série ainda deve ter muitos leitores dentro da revista e que os editores vêem um potencial comercial para a série, mesmo que seja bem pequeno (Já que teoricamente a obra nem anime tem mais). O grau de importância de Gintama, por mais que seja baixo, é superior as demais séries que estão em sua reta final. Em sétimo lugar tivemos Mononofu, que conquistou mais uma posição intermediária, mas continua seguro na revista, os editores por enquanto não planejam cancelar o mangá, mesmo que eu tenho minhas dúvidas se o veremos indo muito longe.

Shokugeki no Souma ficou na oitava colocação, e pela segunda semana consecutivas conquistou uma colocação intermediária, o que não é realmente alarmante, por um simples motivo: A série está passando por capítulos mais tranquilos, e na semana que vem já receberá uma capa, que não será nem para fazer publicidade do novo volume e nem para comemorar o seu aniversário, que só acontece em novembro. É preocupante ver que os editores estão mudando o seu comportamento em relação a série. Antigamente classificavam a série entre os seis primeiros colocados independente da qualidade do capítulo, mesmo naqueles mais "tranquilos" ou nos "arcos de transição" a série conseguia ficar entre os seis primeiros colocados, entretanto atualmente os editores estão classificando a série bem somente nos capítulos mais "emocionantes" e "frenético". Isto demonstra que de algum modo, o grau de importância de Shokugeki no Souma foi rebaixado. Espero que a série, com sua segunda temporada, consiga recuperar este "grau de importância".

Após três semanas entre os primeiros colocados, World Trigger deu uma pequena escorregada, mas continua sendo classificado em posições mais altas do que era classificado à alguns meses atrás. Se o grau de importância de Shokugeki no Souma foi rebaixado nos últimos meses, o de World Trigger nessas últimas semanas parece que está sendo realçado. Os editores parecem estar animados com o melhorando na saúde do autor, ou talvez estejam desesperados com o encerramento do seu anime, e estão fazendo o máximo para que a série se mantenha viva. Independente de qual seja o verdadeiro motivo, está mais do que claro que atualmente a série está sendo mais bem classificada pelo grupo editorial da revista, e se encontra em uma situação mais confortável. Outra série que está bem segura na revista, é Kochikame que ficou na décima colocação, o nosso querido "imortal".

Samon-Kun wa Summoner, Página Colorida.

Em décimo primeiro lugar tivemos Nisekoi que provavelmente será encerrado nas próximas, pois o autor está finalmente fechando todas as pontas da série. Tem uma pequena possibilidade de Kimetsu no Yaiba, que ficou na décima segunda colocação, acabar dançando juntamente com a série: O mangá ainda não pode ser considerado um fracasso, pois pelo que vi teve uma boa recepção nos fóruns, por isso podemos ver o "efeito" Sket Dance acontecendo com a série, do mesmo jeito que aconteceu com Samon-Kun wa Summoner. A diferença entre Kimetsu no Yaiba e Samon-Kun, além de um ser um drama e o outro ser uma comédia, é que quando Samon-Kun começou a ser mal ranqueado, o público realmente ficou revoltado, e começou a fazer campanhas na internet para salvar a série. Já Kimetsu no Yaiba por enquanto não vimos nenhuma campanha acontecendo, o que demonstra que por mais que o público se simpatize pela série, provavelmente não gostam o suficiente para realmente não querer-la ver-la sendo cancelada. Lembrando que algumas séries que são bem recepcionadas acabam sendo canceladas, pois os editores não acreditam que tem um potencial muito grande de vendas ou mesmo, a recepção não foi calorosa o suficiente para merecer ser mantido. Kiruko-San, que estrou juntamente com Hungry Joker, é um desses grandes exemplos.

Em décimo terceiro lugar tivemos Bleach que... eu não tenho mais nada para comentar sobre a série, talvez trazer a notícia que seu jogo já superou a marca de 8 milhões, 9 milhões ou 10 milhões (Sinceramente, não lembro e estou com preguiça de procurar.) de downloads gratuitos em todo o mundo, mas isto seria mais uma curiosidade, pois este dado não mudará em nada da situação - O mangá está mais EXTREMAMENTE seguro na revista, não corre risco algum de ser cancelado. Como a série vai ficar nas últimas colocações quase todas edições, sim quase todas, algumas deve conseguir sair por pouco dos cinco últimos colocados. Eu não sei qual é mais difícil, vermos o mangá retornando para as cinco primeiras colocações, ver-lo sendo cancelado ou ver-lo sendo encerrado naturalmente ainda este ano. Sendo sincero, não é que desprezo a série ou a acho ruim, simplesmente não tenho realmente nada para se comentar sobre Bleach, a série se encontra em uma situação de limbo: Não muda de posição, não será cancelada, não será encerrada, não será transferida, não tem notícias externas interessante; Pelo menos ONE PIECE eu consigo comentar sobre o filme que será lançado daqui a alguns meses, Bleach eu simplesmente não tenho nada para comentar.

Logo após tivemos PSI Kusuo Saiki que realmente de uma bela escorregada, e ficou na décima quarta colocação, mas ainda não acredito que está em uma situação perigosa, mesmo que começo a me preocupar com a série - A série até alguns meses atrás tendia a ser uma grande montanha russa, conquistando constantemente as primeiras e as últimas colocações, contudo, atualmente está se tornando cada vez mais raro ver o mangá fora dos últimos colocados. A série já passou por um período como este, em 2014, e logo após voltou a ser a montanha russa que conhecemos, porém, devo assumir que sempre que uma série é constantemente classificada entre os últimos, está correndo risco de cancelamento. Principalmente, se for a que menos vende entre os últimos colocados - Por isso que Toriko (que ficou novamente na última colocação) entre o quarteto que está sendo encerrado, é aquele que tem mais chances de ser cancelado ou pelo menos aquele que deve estar sofrendo uma grande pressão editorial. Mesmo assim, não acredito que o mangá chegará a ser cancelado, não vejo motivo dos editores decidirem cancelar a série por enquanto, principalmente se levarmos em conta que a série tem tudo para ser encerrada naturalmente em novembro. Mesmo que acho os editores não ficariam sentidos em transferir a série para outra revista, o seu grau de importância deve estar negativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'