domingo, 2 de abril de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #18 (Ano 2017).


Ausência em Massa

Escrito por Diego Felipe

Na edição #18 tivemos a ausência de cinco mangás, um número muito grande mesmo para uma revista que frequentemente tem a ausência de algum mangá. E, sendo franco, essa edição ficará marcada pelo fim de Denpa Kyoushi... mas já adianto que o fim da obra em si não é um dos fatos mais memoráveis recentes da revista, visto que o mangá se despede em baixa com o público.

TOC Weekly Shonen Sunday #18 (2017):
Yui Okada (Capa)
Sennen no Mushin (Página Colorida de Abertura, One-shot por Rumiko Takahashi, Parte II, 26 pg.)
01. Detective Conan (capítulo 991)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。(capítulo 67 e 68)
03. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 343)
04. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 68)
05. Ryoko (capítulo 22)
06. Tenshi to Akuto!! (capítulo 110)
07. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 48)
08. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 13)
09. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 293)
10. Hatsukoi Zombie (capítulo 71)
11. Be Blues! - Ao ni Nare (capítulo 284)
12. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 47)
13. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 52)
14. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 111)
Birdmen (Mangá Mensal) (capítulo 49)
15. Saike Mata Shite mo (capítulo 75)
16. Hayate no Gotoku! (capítulo 565)
17. Dameterasu-sama。 (capítulo 21)
18. Zettai Karen Children (capítulo 474)
19. Denpa Kyoushi (Fim) (capítulo 247)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 47)
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Ausente) (pausado no capítulo 40)
Dagashi Kashi (Ausente) (pausado no capítulo 136)
Keijo!!!!!!!! (Ausente) (pausado no capítulo 173)
Kyoukai no Rinne (Ausente) (pausado no capítulo 364)
Major 2nd (Ausente até a TOC #20) (pausado no capítulo 90)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)

TOC Weekly Shonen Sunday #19 (2017):
- Capa: Rikako Yagi
- Página Colorida de Abertura: Tenshou no Quadrable (Novo Mangá, por Takahiro Arai (autor de Darren Shan e de AR∀GO - London Shikei Tokushu Hanzai Sousakan))
- Páginas Coloridas: Maou-jou de Oyasumi, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai
- Ausentes: Dameterasu-sama。, Detective Conan, Major 2nd
- Em hiato: Arata Kangatari e Gin no Saji

TOC Weekly Shonen Sunday #20 (2017):
Novo Mangá: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 , por Kuriyama Mizuki (autor novato)
Fim: Hayate no Gotoku!

TOC Weekly Shonen Sunday #21 (2017):
Novo Mangá: Daiku no Hatou, por Kusaba Michiteru (autor de FantasistaFantasista Stella e Lost Man)

TOC Weekly Shonen Sunday #22/23 (2017):
Novo Mangá: Youkai Giga (Título Provisório), por Satsuki Satou (autor novato)

TOC Weekly Shonen Sunday #24 (2017):
Novo Mangá: Koi (Título Provisório), por Tamiki Wakaki (Autor de Kami nomi zo Shiru Sekai* e Nanoha Yougashiten no Ii Shigoto)
Também conhecido como The World God Only Knows.

TOC Weekly Shonen Sunday #25 (2017):
- Novo Mangá: Inseki Shoujo - Meteorgirl, por Riichi Ishiyama (autor novato)


A capa dessa edição foi estampada por Yui Okada, beldade de 29 anos que já foi idol quando mais jovem e atualmente é modelo, gravure model e race queen. A única obra a receber página colorida nessa edição foi a segunda parte do one-shot Sennen no Mushin, de autoria de Rumiko Takahashi. Tivemos também a publicação do mangá mensal Birdmen. O próximo capítulo de Birdmen será o 50º publicado, feito importante para uma obra que atualmente é publicada em período mensal. A obra ainda está em situação estável  na revista. Sunday Hikagaku Kenkyujo sempre é colocado na última posição da ordem de leitura para fechar a revista. Por isso esse gag mangá, que já vai completar um ano de publicação, não é ranqueado nunca.

Os cinco mangás ausentes nessa edição foram:
  • Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari: A obra atualmente está em seu 40º capítulo publicado e perto de completar um ano de publicação. Aozakura não tem um desempenho muito elevado nas vendas de volumes, mas sua recepção e o apoio dos editores garantem a permanência obra pelo menos a médio prazo.
  • Dagashi Kashi: O sétimo volume de Dagashi já vendeu pouco mais de 140,5 mil cópias e deve alcançar a marca de 200 mil cópias em breve. Dagashi segue com um ótimo rendimento e, embora os editores não destaquem mais a obra como antes (provavelmente para focar em sucessos mais recentes), isso não reduz a boa fase do mangá.
  • Keijo!!!!!!!!: Após o fracasso do anime Keijo!!!!!!! foi parar no limbo do esquecimento, onde deve permanecer até ser finalizado. A obra não vende muito e com a redução de seu apelo comercial pode ser finalizada em não muito tempo.
  • Kyoukai no Rinne: Rinne pode ter ficado ausente nessa edição (também esteve ausente na semana passada) mas deve retornar bem a tempo para a estreia da terceira temporada de seu anime. Embora não tenha vendas muito elevadas quanto a seus volumes, o anime tem uma ótima audiência.
  • Major 2nd: O mangá de beisebol, que é um dos pilares da revista, ficará ausente até a edição #20, pelo que consta a previsão.

Se por um lado cinco mangás nos surpreenderam por estarem ausentes, por outro dois seguem em hiato, sem nos surpreender com um retorno: Arata Kangatari e Gin no Saji. Vale lembrar que, quando lançados, os volumes de Gin no Saji venderem em média 700 mil cópias por volume, tendo sido um dos pilares da revista enquanto publicado regularmente. Eventualmente três capítulos seguidos de Gin no Saji são lançados. Já Arata está em hiato desde 2013, praticamente sem ter mais nenhum capítulo lançado, e praticamente não tem sequer voltado eventualmente.

Falta pouco, galera... falta pouco. Detective Conan está a somente nove capítulos de chegar a 1000 capítulos publicados, um feito marcante e alcançado por pouquíssimos mangás. A obra é o mangá que mais vende na revista atualmente e um dos mais importantes (senão o mais importe) da história da Weekly Shonen Sunday. Imagino que a comemoração dos mil capítulos lançados será muito especial... mas agora um pequeno banho de água fria: Conan estará ausente na próxima edição, adiando um pouco mais o alcance dessa fabulosa marca.

E na segunda colocação está Komi-san wa、Komyushou Desu。, que definitivamente está melhorando suas vendas. Seu terceiro volume já vendeu pouco mais de 61,5 mil cópias e de quebra tem previsão para vender um pouco mais e chegar a pelo menos 80 mil cópias. É impressionante como Komi-san acabou fisgando os leitores mesmo quando a grande aposta de sua leva parecia ser Aozakura. Os editores devem estar muito animados para ver Komi-san se expandir comercialmente cada vez mais, visto o potencial que possui a obra da garota popular mais incomunicável da Shonen Sunday.

Na terceira posição está o pilar Magi ~ The Labyrinth of Magic, cada vez mais próximo de seu fim, que significará uma perda considerável para a revista, visto que a obra, mesmo com a queda nas vendas, ainda vende 450 mil cópias em média por volume. No quarto lugar temos Amano Megumi wa Suki Darake!, que, com uma média de vendas de 50 mil cópias por volume, já garantiu uma boa estabilidade no plantel. Claro, o plantel não é dos mais rígidos, mas isso não diminui a relevância de Amano Megumi ter alcançado um êxito moderado.

Na quinta posição está o novato Ryoko, que ainda não está apresentando um bom desempenho nas vendas de seus volumes mas pelo menos a curto prazo continuará a receber apoio dos editores. Isso não garante a permanência de Ryoko, mas ao menos garante sua sobrevivência por mais um tempinho. Vale lembrar que Ryoko, assim como Conan e o também novato Dameterasu-sama, estará ausente na próxima edição.

Página Colorida de Abertura: Sennen no Mushin

Na sexta posição temos Tenshi no Akuto!!, que pegou uma posição na ordem de leitura dessa vez. Tenshi, como explicado, vende pouco mas tem uma boa recepção e os editores acreditam que o desempenho da obra é satisfatório o suficiente para que ele permaneça na revista. Tenshi já ultrapassou a marca de 100 capítulos publicados e, apesar de não ter um apelo comercial muito alto, não está descarta a possibilidade de uma adaptação em anime mais pra frente.

Em sétimo está Souboutei Kowasu Beshi, que parecia ser o único novato da Shonen Sunday lançado após Major 2nd a conseguir superar a média de vendas de 100 mil cópias por volume... mas parece que Komi-san aos poucos está encostando nessa marca. Melhor para a revista, que ainda pena para achar novatos com rendimento acima da média de 100 mil cópias vendidas. Souboutei, obviamente, permanece estável na revista.

O oitavo lugar ficou para o novato mais recente da Shonen Sunday: Maiko-san chi no Makanai-san, que tem variado suas posições na ordem de leitura. O mangá ainda está em busca de atenção dos leitores para se firmar na revista. Durante um bom tempinho Maiko-san foi a única estreia da revista no ano editorial de 2017... mas aí vem a leva de seis mangás pra dar uma boa recheada e um bom agito na line-up.

Na nona colocação está Joujuu Senjin!! Mushibugyo, cujo rendimento não é dos melhores atualmente. Mas a obra provavelmente está perto do fim e os editores permanecem apoiando o mangá, visto que o mangá ainda ganha páginas coloridas eventualmente e subiu mais algumas posições na ordem de leitura. Mushibugyo não deve se despedir em alta mas ao menos ainda tem chances de ser encerrado de uma forma não-melancólica.

E enfim Hatsukoi Zombie volta ao Top 10, ficando em décimo lugar nessa edição. Porém, vale lembrar que Zombie só voltou ao Top 10 devido a ausência de cinco mangás, dentre eles obras como Major 2nd (que com certeza apareceria no Top 10), Dagashi Kashi e Kyoukai no Rinne (esses dois provavelmente estariam no Top 10). Mas apesar de não pegar posições altas na ordem de leitura em ranqueamentos normais, Zombie fica em posições de destaque quando ganhas páginas coloridas, aliás a obra de Ryou Minenami ganha páginas coloridas com frequência. Basicamente falando, a situação do mangá de comédia romântica ecchi é segura e estável.

No décimo primeiro lugar está o mangá de futebol Be Blues! - Ao ni Nare, que está perto de alcançar a marca de 300 capítulos publicados, um feito marcante e alcançado por poucas obras. A obra já tem seis anos de publicação e deve estar se manter estável mesmo a longo prazo. Já a décima segunda colocação dessa edição ficou para Maou-jou de Oyasumi, em uma posição mais baixa do que o habitual da obra na ordem de leitura. Geralmente Maou-jou aparece no Top 10 na grande maioria das TOCs, o que não aconteceu nessa edição. Mas essa posição mais baixa não afeta em absolutamente nada a estabilidade e o potencial comercial de Maou-jou, que ainda apresenta um nível de vendas de pelo menos 40 mil cópias em média por volume, superior ao de obras como Hatsukoi Zombie, Tenshi no Akuto!!, Aozakura e Keijo!!!!!!!!.

Após ter ficado ausente na edição passada, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 está de volta, e no décimo terceiro lugar. Com uma média de vendas de 50 mil cópias por volume, pode-se dizer que a situação de Hiiragi-sama é estável e sem riscos de cancelamento. Mesmo assim a obra nunca ganha páginas coloridas ou uma divulgação mais ampla, o que felizmente não interfere negativamente na estabilidade da obra.

Página Colorida de Abertura: Sennen no Mushin

Na porta do bottom (e mais uma vez sem aparecer no bottom) temos Tokiwa Kitareri!!, o décimo quarto colocado da vez. É possível notar que Tokiwa passou a pegar posições um pouco mais altas d que vinha pegando, provavelmente em razão de alguns acontecimentos mais emocionantes nos capítulos recentes. Tokiwa segue estavelmente no plantel e não corre riscos de cancelamento, visto o nível razoável de vendas de volumes.

Abrindo o bottom, na décima quinta colocação, está Saike Mata Shite mo, que não apresenta um nível elevado de vendas mas consegue vender a um nível satisfatório para os editores e ainda mantém uma recepção positiva por parte dos leitores. Como já explicado anteriormente, Saike é a segunda obra com mais capítulos de autoria de Tsubasa Fukuchi, perdendo apenas para Ueki no Housoku, principal obra do autor.

Faltando apenas edições para ser encerrado, Hayate no Gotoku! aparece no bottom na décima sexta posição. A obra não chega a estar num nível muito baixo de rendimento, mas Hayate deve se despedir da revista em baixa. O que é uma pena, pois Hayate já foi um dia uma das obras mais chamativas da Weekly Shonen Sunday. Ao menos a relação dos editores com o autor Kenjiro Hata permanece boa (ao menos aparentemente), o que possibilita que ele continue na editora Shogakukan.

Em décimo sétimo ficou Dameterasu-sama。 , cujo cancelamento está evidente. Não é possível imaginar a obra sobrevivendo na revista, a não ser que tenhamos uma grande surpresa. Apesar da experiência do autor, que é o mesmo de Hajimete no Aku, Dameterasu-sama não convenceu os leitores e levou a pior na disputa de atenção com o colega de leva Ryoko (que também não está seguro). De quebra, Dameterasu-sama estará ausente na próxima edição.

Na penúltima posição entre os mangás ranqueados, isto é, na décima oitava posição está Zettai Karen Children, que embora não esteja mais em seu melhor nível de rendimento, como foi entre os anos de 2005 e 2010, permanece com vendas melhores que muitos novatos ou obras mais recentes. Zettai não corre riscos de cancelamento, de forma alguma, embora não receba mais tanto destaque por parte dos editores. Mas não numa situação desfavorável no limbo do esquecimento, já que de vez em quando o mangá de Takashi Shiina ganha páginas coloridas. A propósito, o autor Takashi Shiina anunciou que a primeira parte do arco recente de Zettai seria encerrada na edição #20 e que após a publicação o mangá se ausentaria por um tempo, não ficando confirmado se seria apenas uma breve pausa (como será a de Major 2nd) ou se Zettai entrará em hiato.

E a edição fica marcada pela publicação do último capítulo de Denpa Kyoushi, que se despede de forma melancólica, ficando no último (décimo nono) lugar entre os mangás ranqueados, sem receber uma página colorida sequer para o seu encerramento. Bem, pelo menos diferente de um certo mangá da concorrência Denpa Kyoushi não foi finalizado abruptamente: o autor teve tempo para desenvolver e encerrar a obra. E, como eu já havia dito na análise anterior, fica o meu desejo de boa sorte ao autor Takeshi Azuma para sua próxima empreitada, seja na Weekly Shonen Sunday ou em outra revista.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Gin no Saji (**)(****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*), Major 2nd.
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**), Tenshi no Akuto!!, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children.
Aparentemente Seguro: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Ryoko, Sunday Hikagaku Kenkyujou
Em Busca de Estabilização: Maiko-san chi no Makanai-san
Em Risco de Cancelamento:  Dameterasu-sama。
Em Reta Final: Hayate no Gotoku
- Finalizado: Denpa Kyoushi

Bom, pessoal, assim se encerra a análise da edição #18 da Weekly Shonen Sunday. Agradeço mais uma vez aos leitores pelo conteúdo e pelas opiniões trazidas nos comentários.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'