quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Análise: Naruto 622: "Para o outro lado" (Mangá Review).



Os males da guerra!


Muitos mangás fazem sagas, que chamam grandes batalhas de "guerras" (Sim, isto foi uma indireta), porém, se resumem a simples lutas épicas, não colocando em questão o sentimento do povo. Já que, estas "Guerras", na verdade são, como eu já disse, grandes batalha.

Em Marineford de One Piece, por mais que considere uma batalha em grandes proporções, pelo menos conseguimos ver uma consequência ao mundo, do tamanho de uma guerra - Com todo o povo e estruturas sofrendo o impacto da morte do Barba Branca e Ace.

Porém, em Naruto, temos um lado sentimental da guerra mais bem explicado - Kishimoto não está tentando mostrar, simplesmente, como existe ninjas fodas ou mesmo como Naruto quer proteger seus amigos e sua vila.

Kishimoto está indo afundo, nos impacto psicológicos e sociais que uma guerra pode fazer - Uma primeira guerra mundial, mas no mundo dos Shinobis. Ódio, rivalidade, morte, tristeza, vingança, sensação de superioridade, tudo isto é demonstrado ao longo desta guerra.

Este capítulo é a concretização desta minha fala. Praticamente foi selado, a nós leitores, a sensação de que a guerra que aconteceu em Naruto, trouxe frutos horríveis para a sociedade - Como a morte do terceiro irmão, o híbrido de Tobirama e Hashirama.

Vimos como a sociedade, afundada no ódio, ignorava o fato de crianças morrerem. O importante era lutar pela sua vila, lutar pela pátria. O interessante, é que Kishimoto não está retratando, uma vila... Está retratando a nossa sociedade.

Ou melhor, Kishimoto está retratando o Japão! Este povo, que coloca a honra de lutar pela sua vila/país, a cima da própria vida, do próprio amor ao outro - Este país, que não medo em fazer um genocídio na China, simplesmente porque queria um território.

Japão é um país banhado de sangue, um país com uma sociedade que se envergonha do que foi - A personalidade do japonês antigo, que em sí, ainda vive nos mais velhos, está sendo transmitida por Kishimoto no mangá.

O pai de Hashirama, é a prova disto. O perfeito homem que coloca a vida dos seus filhos, em pró da Honra! Porém, sempre no meio de uma sociedade ufanista, sempre surgirá mentes pensantes, que tentam lutar contra o sistema.

Estas mentes eram Madara e Hashirama. Homens, de "tribos" diferentes, que se uniram em pró da paz... Crianças cansadas de ver parentes morreram, amigos morrerem... Crianças cansadas desta sociedade suicida.

Assumo, que muitos elementos deste flashback foi reciclado de outros flashbacks ou mesmo cópias descaradas de outros mangás. Porém, o que diferencia este flashback dos demais, é a situação que o cerca. Esta guerra, esta batalha no mundo shinobi.

Kishimoto começou de uma forma satisfatória a história, porém, devemos ver como irá se desenvolver esta relação de Madara e Hashirama - Do mesmo jeito que Kishimoto estragou facilmente o Flashback de Obito, poderá estragar este.

E por último, me veio a mente:

Hashirama = Dante (Novo)
Tobirama = Vergil
Terceiro Irmão = Terceiro filho de Sparta e Eva, esquecidos! Hahahaha!

Joguem o novo Devil May Cry, recomendo! (Publicidade Mode Off).

2 comentários:

  1. Esse cap. foi muito mais emocionante comparado com o 621 pra mim e com certeza me deixou ansioso pro proximo pois quero saber como/quando/pq? eles vão começar a se enfrentar

    ASS:XDGAN

    ResponderExcluir
  2. Achei o capítulo muito bem amarrado. Destaque para o Tobirama, que desde pequeno já sabia como colocar ordem nas coisas. Não se esquecendo também do Hashirama com Madara, que perceberam qual era a falha do sistema de vida dos ninjas.

    O mais tenso do capítulo foi ver a cara do irmão do Hashirama e Tobirama, cercado pelos Uchihas....

    ResponderExcluir

onload='emoticon()'