sábado, 21 de dezembro de 2013

Primeiras Impressões: Gingatomakhia (De Kentaro Miura).



Miura está de volta ao mundo dos mangás, e também ao Analyse It, mas não com Berserk, e sim com o seu novíssimo mangá: Gigantomakhia. Veja o achamos deste novo lançamento:

Antes de retomar de vez Berserk (Pausado a vários meses), Miura decidiu que iria lançar uma mini-série, composta por somente 6 capítulos: A estória se passa no planeta terra daqui a 100 milhões de anos, onde os gigantes voltaram a vida.

Quem protagoniza a história é a dupla, extremamente carismática Prome e Delos. A interação entre os dois, desde a primeira página soa interessante e fascinante. Principalmente por eles serem o oposto, enquanto Prome é técnica, impessoal e inteligente... Delos é burro, sentimental e afobado. Isto é reforçado pela fala da própria Prome: "Delos nunca é prudente antes de agir".

Porém, o ponto mais interessante deste primeiro capítulo foi o universo. Lembrando um pouco o mundo de Tegami Bachi, Miura entrega um universo bem interessante, que tem como focos principais os insetos - Mais especificamente os Escaravelhos -.

É lógico que o planeta terra vai muito além de uma sociedade de escaravelhos (Isso ficou bastante claro no mangá), mas por algum motivo, ainda não claro, Miura preferiu escolher como o primeiro plot esta região - Eu digo que ainda não está claro, porque ainda não descobrimos qual vai ser a importância dessa região desértica para o desenvolvimento do mangá.

Sim, descobrimos que os Mu (Humanos adaptados a condição do deserto, que tem várias características de insetos) odeiam profundamente os Hu (Humanos normais), por motivos óbvios, os Hu já fizeram várias maldades aos Mus.

Também descobrimos como biologicamente os Mu são superiores ao humanos, a simbiose foi de extrema importância para a sobrevivência da espécie, e trazendo vantagens físicas perante aos seus demais parentes humanos. Porém, por mais descobrimos essa informações todas, não tivemos nada neste capítulo relacionado aos gigantes, que deveriam ser o foco do mangá.

E ao meu ver, foi nisto que o mangá pecou! O traço de Miura continua bonito como sempre, os personagens interessantes como sempre, e as batalhas dinamíticas e dramáticas como sempre. O problema é que só temos 6 capítulos, e o primeiro capítulo que deveria ser o que mais chama atenção, não apresentou simplesmente nada de concreto sobre o enredo.

Não duvido que a sociedade do escaravelho, que conheceremos mais nos próximos capítulos, atuará de forma importantíssima no desenvolvimento da história. Aliás, tenho quase certeza que sim, mas assumo uma pequena decepção ao final do capítulo.

A luta, entre Delos e o poderoso Escaravelho foi o momento mais forte do capítulo. Pelo fato do principal utilizar a inteligente para vencer o primeiro Round, e não simplesmente um poder mais forte, comum em mangás de Shounen e também em vários Seinens - Lutas vencidas na inteligência, onde o protagonista aproveita-se de uma fraqueza não aparente do inimigo é sempre mais surpreendente e satisfatória.

Espero que o segundo round mantenha a qualidade. Mas também espero que o segundo capítulo finalmente apresente algo concreto sobre os gigantes... Só teremos 6 capítulos desta estória, que eu até queria que tivesse muitos outros, por isso Miura deve dá uma corridinha para dar ao leitor um final minimamente satisfatório.

Para os desinformados, o mangá está sendo publicado na Young Animal, mesma revista que publica Berserk. E após o final desta mini-série Miura voltará a publicar Berserk! Ueba!

Você continuará lendo? É lógico, o mangá me encantou já nas duas primeiras páginas, fiquei um pouco decepcionado pelo ritmo, mas de qualquer jeito estou ansioso pela continuação e vindo de Miura! Lerei todos o 6 capítulos. A scan brasileira, Mundo Manda-Kun está traduzindo os capítulos, nos entregando um produto com rapidez e alta qualidade, recomendo vocês acompanharem por lá!

O mangá fará sucesso? Olha, são somente 6 capítulos, atingirá o público fiel da revista e os fãs de Miura que querem matar saudades de uma boa estória desse autor, nada mais, nada menos. Deste modo, fará sucesso no seu nicho.

10 comentários:

  1. Acredito que o mangá não terá somente 6 capítulos, esta história só será uma introdução para um mangá maior que será serializado futuramente, quando Miura encerrar Berserk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não acredito que Berserk irá acabar tão cedo, penso que só daqui a uns 3 anos - Deste modo, não vejo Miura deixando essa série na geladeira por 3 anos ou mais.

      Excluir
  2. Acho q vc pegou pesado com o manga, esperou demais do Miura. Ele é um puta mangaka, mas decidiu dar um desenvolvemento meio lento no manga sakas? eu gostei do ritmo do primeiro capitulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo. Eu até gostei do ritmo do primeiro capítulo, só gostaria que tivesse mais páginas para apresentar algo mais concreto sobre a história =/

      Excluir
  3. demorei pra comentar pq nem sabia que miura tinha lançado um novo manga, vi o post aqui e tive que tirar um dia para ler asuhashuhashasas

    eu amei o manga, ta simples sim, mas ta com um ritmo bem suave... amei o geito que a menina falava mesmo sendo meio comum usar assim p/ pessoas sem sentimento

    eu gostei do manga, mas tbm fiquei preocupada sobre o que vai msotra ja q só é uma mini serie de 6 capitulos... se tivesse mais capitulos nao ficaria preocupada, mas 6 cap é pouquino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o que mais me deixa preocupado, Caroline, é o fato do mangá ter mostrado tão pouca coisa em um capítulo só. Deveria ter avançado mais.

      Excluir
  4. Boa Análise, vou começar a acompanhar seu site.

    ResponderExcluir
  5. Leo vc tem ideia de quando saira os capitulos seguintes do manga? ele sera mensal ou o que?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso lhe responder com certeza, mas acredito que seja mensal.

      Excluir

onload='emoticon()'